Início

Questões de Concursos INEP

Resolva questões de INEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q935818 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, INEP

Empédocles estabelece quatro elementos corporais — fogo, ar, água e terra —, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante mistura e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais aqueles são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio.

SIMPLÍCIO. Física, 25, 21. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q403920 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Técnico em Informações Educacionais, INEP, CESGRANRIO

Quanto às licitações, a inexigibilidade se distingue dos casos de dispensa pela(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q861994 | Geografia, Urbanização, INEP, 2021

Em uma cidade no nordeste da Austrália, as temperaturas desérticas chegam a atingir 48,8 ºC. Em razão desse clima que chega a ser insuportável, tanto no verão quanto no inverno (temperatura extremamente fria), moradores decidiram construir suas casas embaixo da terra. Dentro de antigos lugares que serviam para escavação de opala, um tipo de minério, os habitantes podem viver na sombra e com água fresca. Ninguém precisa de ar-condicionado ou sistemas de aquecimento, já que a temperatura se mantém em um nível agradável.

Disponível em: https://estilo.catracalivre.com.br.

Acesso em: 10 jul. 2015 (adaptado).

No texto, a adoção dessa forma de ocupação do espaço tem como causa a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q935794 | Matemática, INEP, INEP, 2022

Em uma loja, o preço promocional de uma geladeira é de R$ 1 000,00 para pagamento somente em dinheiro. Seu preço normal, fora da promoção, é 10% maior. Para pagamento feito com o cartão de crédito da loja, é dado um desconto de 2% sobre o preço normal.

Uma cliente decidiu comprar essa geladeira, optando pelo pagamento com o cartão de crédito da loja. Ela calculou que o valor a ser pago seria o preço promocional acrescido de 8%. Ao ser informada pela loja do valor a pagar, segundo sua opção, percebeu uma diferença entre seu cálculo e o valor que lhe foi apresentado.

O valor apresentado pela loja, comparado ao valor calculado pela cliente, foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q485609 | Inglês, Gramática, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

There’s a missing connective in each of the following sentences I, II and III:

I. Brooke Ellison is a quadriplegic girl. _________ her difficulty, she remains active. II. You had better write down her phone, _________ you won’t be able to remember it. III. You could attend the meeting _________ you don’t accuse anyone. The alternative that respectively brings the correct connective for each one is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q437391 | Direito Constitucional, Educação, Técnico em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

A autorização e a fiscalização das Instituições de Educação Superior cabem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q935777 | Geografia, Globalização e Desenvolvimento, INEP, INEP, 2022

A dublagem é o novo campo a ser explorado pela inteligência artificial, e há empresas dedicadas a fazer com que as vozes originais de atores sejam transpostas para outros idiomas. A novidade reforça a tendência da automação de postos de trabalho nas mais diversas áreas. Tem potencial para facilitar a vida de estúdios e produtoras e, ao mesmo tempo, tornar mais escassas as oportunidades para dubladores e atores que trabalham com isso.

GAGLIONI, C. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 25 out. 2021.

A consequência da mudança tecnológica apresentada no texto é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q935784 | Sociologia, Desigualdades, INEP, INEP, 2022

Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos no regime da chibata?

JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.

O texto, que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q674163 | Biologia, INEP, INEP

A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser
realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água.

A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q861980 | Química, Substâncias e suas propriedades, INEP, 2021

A produção industrial de ferro metálico a partir dos seus óxidos é um processo realizado em altos-fornos de siderúrgicas e demanda muita energia. A reciclagem é uma alternativa desejável, sendo também realizada nos altos-fornos, onde ocorre a adição de uma menor quantidade de minério em função da introdução do ferro a ser reciclado. A mistura é aquecida na presença do ar, produzindo o ferro gusa, que depois é transformado em ferro fundido ou aço, dependendo da quantidade de carbono incorporado.

FONSECA, L. H. A. Reciclagem: o primeiro passo para a preservação ambiental. Revista Semana Acadêmica, n. 1, 2013 (adaptado).

A reciclagem desse metal é desejável pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q935764 | Português, Interpretação de Textos, INEP, INEP, 2022

Texto associado.

TEXTO I

Projeto Mural Eletrônico desenvolvido no INT, semelhante a um totem, promete tornar o acesso à informação disponível para todos

A inclusão de pessoas com deficiência se constituiu um dos principais desafios e preocupações para a sociedade ao longo das últimas décadas. E o uso da tecnologia tem se revelado um aliado fundamental em muitas iniciativas voltadas para essa área. Exemplo disso é uma das recentes criações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ali, com o objetivo de que as diferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculos no acesso à informação ou na comunicação, engenheiros e tecnólogos vêm trabalhando no desenvolvimento do projeto Mural Eletrônico.

O Mural Eletrônico nasceu da necessidade de promover a inclusão nas escolas. Com interface multimídia e interativa, todos têm a possibilidade de acessar o Mural Eletrônico. Por meio do equipamento, podem ser disponibilizados vídeos com Libras, leitura sonora de textos, que também estarão acessíveis em uma plataforma de braille dinâmico, ao lado do teclado.

KIFFER, D. Inclusão ampla e irrestrita. Rio Pesquisa, n. 36, set. 2016 (adaptado).

TEXTO II

Projeto Surdonews, desenvolvido na UFRJ, garante acesso de surdos à informação e contribui para sua “inclusão científica”

Para não permitir que a falta de informação seja um fator para o isolamento e a inacessibilidade da comunidade surda, a jornalista e pesquisadora Roberta Savedra Schiaffino criou o projeto “Surdonews: montando os quebra-cabeças das notícias para o surdo”. Trata-se de uma página no Facebook, com notícias constantemente atualizadas e apresentadas por surdos em Libras, e veiculadas por meio de vídeos.

A ideia de criar o projeto surgiu quando Roberta, ela própria surda profunda, ainda cursava o mestrado. Para isso, ela procurou traçar um diagnóstico do conhecimento informal entre as pessoas com surdez. Ela entrevistou cinquenta alunos surdos do ensino fundamental e viu que eles tinham muita dificuldade de ler, além de não captar a notícia falada. “Isso é muito grave, pois 90% do saber de um indivíduo vem do conhecimento informal, adquirido em feiras científicas, conversas, cinema, teatro, incluindo a mídia, por todas as suas possibilidades disseminadoras”, explica a pesquisadora. “Prezamos pelo conteúdo científico em nossas pautas. Contudo, independentemente disso, nosso principal trabalho é, além de informar e atualizar, fazer com que os textos não sejam empobrecidos no processo de ‘tradução’ e, sim, acessíveis”.

KIFFER, D. Comunicação sem barreiras. Rio Pesquisa, n. 37, dez. 2016 (adaptado).

Considerando-se o tema tecnologias e acessibilidade, os textos I e II aproximam-se porque apresentam projetos que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q444278 | Direito Constitucional, Competência Exclusiva da União, Técnico em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

A conta das normas constitucionais sobre a organização político-administrativa do Estado, pode-se afirmar que é competência exclusiva da União:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q401433 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

São atributos dos atos administrativos, que os distinguem dos atos de direito privado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q935821 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, INEP

Dizem que Humboldt, naturalista do século XIX, maravilhado pela geografia, flora e fauna da região sul-americana, via seus habitantes como se fossem mendigos sentados sobre um saco de ouro, referindo-se a suas incomensuráveis riquezas naturais não exploradas. De alguma maneira, o cientista ratificou nosso papel de exportadores de natureza no que seria o mundo depois da colonização ibérica: enxergou-nos como territórios condenados a aproveitar os recursos naturais existentes.
ACOSTA, A. Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016 (adaptado).

A relação entre ser humano e natureza ressaltada no texto refletia a permanência da seguinte corrente filosófica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q935822 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, INEP

Para Maquiavel, quando um homem decide dizer a verdade pondo em risco a própria integridade física, tal resolução diz respeito apenas a sua pessoa. Mas se esse mesmo homem é um chefe de Estado, os critérios pessoais não são mais adequados para decidir sobre ações cujas consequências se tornam tão amplas, já que o prejuízo não será apenas individual, mas coletivo. Nesse caso, conforme as circunstâncias e os fins a serem atingidos, pode-se decidir que o melhor para o bem comum seja mentir.
ARANHA, M. L. Maquiavel: a lógica da força. São Paulo: Moderna, 2006 (adaptado).

O texto aponta uma inovação na teoria política na época moderna expressa na distinção entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q635220 | Informática, Sistema de arquivos, Técnico em Informações Educacionais II, INEP, IBFC

Quanto ao gerenciamento de arquivos pode-se afirmar que:

(I) A lixeira é um local de armazenamento temporário de arquivos excluídos. (II) Os backups devem ser realizados periodicamente. (III) Não se pode criar mais do que dez pastas por diretório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q935830 | Biologia, INEP, INEP

No processo de captação da luz pelo olho para a formação de imagens estão envolvidas duas estruturas celulares: os cones e os bastonetes. Os cones são sensíveis à energia dos fótons, e os bastonetes, à quantidade de fótons incidentes. A energia dos fótons que compõem os raios luminosos está associada à sua frequência, e a intensidade, ao número de fótons incidentes.

Um animal que tem bastonetes mais sensíveis irá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q628445 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Técnico em Informações Educacionais II, INEP, IBFC

A arquitetura de um banco de dados relacional pode ser descrita de maneira informal ou formal. Na descrição formal estamos preocupados com a semântica formal do modelo e utilizamos os seguintes termos principais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q401437 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Pesquisador Tecnologista, INEP, IBFC

É a denominação dada à qualificação concedida, por decreto específico, a autarquias ou fundações que celebrem contrato de gestão com a Administração a que se achem vinculadas, para melhorar a eficiência e reduzir custos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q403529 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Técnico em Informações Educacionais, INEP, CESGRANRIO

O contrato administrativo é:

I - consensual;

II - inalterável após sua assinatura;

III - sujeito a controle da Administração.

Está(ão) correta(s) a(s) característica(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.