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Questões de Concursos INES

Resolva questões de INES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q45555 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Assinale a alternativa correta acerca da disciplina na escola.
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32Q45565 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). O Bilinguismo, considera como direitos linguisticos da criança surda: 

I. que todos os seres humanos têm direito de identificarem-se com uma língua materna e de serem aceitos e respeitados por isso. 
II. que qualquer mudança que ocorra na língua materna será involuntária e imposta. 
III. que todos têm o direito de aprender a língua, materna completamente, nas suas formas oral (quando fisicamente possível) e escrita (pressupondo que a minoria linguística seja educada na sua língua materna). 
IV. que todos têm o direito de usar sua língua materna em todas as situações oficiais (inclusive na escola).
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33Q434773 | Direito Constitucional, Administração Pública, Administrador, INES, Magnus Auditores e Consultores

De acordo com a Constituição Federal de 1988, é incorreto afirmar:
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34Q45552 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

A criança aprende a respeitar as regras ou normas morais vivendo em sociedade. Considerando a hipótese de que existem tantos tipos de moral como de relações sociais, Piaget a distingue em duas formas, são elas:
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35Q45541 | Português, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Texto associado.
                                            Monteiro Lobato?
                                     Não com o nosso dinheiro

                                                                                                        Leando Narloch

    1.§    O movimento negro me odeia. Desde que mostrei, com o livro Guia do Politicamente Incorreto da História do Brasil, que Zumbi mantinha escravos no Quilombo de Palmares, os ativistas das cotas não estão contentes comigo. Do lado de cá, eu também me irrito com boa parte do que eles defendem. Mas, existe um ponto em que eu preciso concordar com eles: a polêmica dos livros do Monteiro Lobato.
    2.§    Se você acaba de despertar de um coma, o que aconteceu foi que, em 2010, o Conselho Nacional de Educação decidiu impedir a distribuição do livro Caçadas de Pedrinho em bibliotecas públicas. Disseram que esse clássico da literatura infantil era racista por causa de frases como “Tia Anastácia trepou que nem uma macaca de carvão” ou “Não vai escapar ninguém, nem Tia Anastácia, que tem carne preta”. Muita gente esperneou contra a decisão, afirmando que se tratava de um exagero, uma patrulha ideológica e um ato de censura contra um dos maiores autores brasileiros.
    3.§    É verdade que é preciso entender a época de Monteiro Lobato, quando o racismo era regra não só entre brancos, mas mesmo entre africanos. Até Gandhi, o líder mundial do bom-mocismo, escreveu e repetiu frases igualmente racistas nos 20 e poucos anos que viveu na África do Sul.
    4.§    A questão, porém, é outra: o governo deve investir em obras que parecem preconceituosas a parte da população? O Conselho Nacional de Educação não defendeu a proibição dos livros de Monteiro Lobato: foi contra apenas a distribuição bancada pelo governo. Pois bem: o Ministério da Educação deve gastar seu disputado dinheiro com esses livros? Eu acredito que não.
    5.§    Os negros que pagam impostos e os outros contribuintes que consideram Monteiro Lobato racista não devem ser obrigados a bancar edições do escritor. É mais ou menos essa a posição do economista Walter Williams, um dos principais intelectuais libertários dos EUA. Defensor da ideia de que o Estado deve se meter o mínimo possível na vida, nas escolhas e no bolso das pessoas, esse economista negro prega a liberdade de se fazer o que quiser desde que isso não implique violência a terceiros. Se um grupo quiser, por exemplo, criar um clube de tênis só para brancos, ou só para negros, tudo bem – desde que não use verba pública e não tente proibir manifestações de repúdio. Se tiver verba pública, não pode discriminar.
    6.§    Para libertários como Williams, ninguém, nem o governo, tem o direito de ameaçar ou praticar violência contra indivíduos pacíficos. Não é correto ameaçar um indivíduo de prisão por sonegação fiscal se ele não topar contribuir com essa ou aquela prática do governo. Um grupo de políticos que defende uma guerra com o Iraque não deve obrigar os cidadãos a contribuir para essa guerra. Do mesmo modo, se uma turma acredita ter uma boa ideia ao criar uma universidade, um estádio de futebol ou um festival de curtas-metragens, essa ideia deixa de ser boa quando implica a ameaça contra aqueles que não querem contribuir.
    7.§    Nada impede, é claro, que os autores dessas ideias tentem convencer as pessoas de que seus projetos merecem contribuições. É o que fazem há séculos as melhores universidades americanas, as instituições de caridade, alguns tipos de fundos de investimento e, há poucos anos, os sites de crowdfunding, o “financiamento coletivo”. Nada impede, também, que os admiradores de Monteiro Lobato se organizem, reúnam doações e publiquem quantas edições quiserem das ótimas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
 
                       Revista Superinteressante, edição 312, de dezembro de 2012.
De acordo com o texto, o autor é contra
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36Q45558 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Sobre o brincar na adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.
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37Q45537 | Português, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Texto associado.
                                            Monteiro Lobato?
                                     Não com o nosso dinheiro

                                                                                                        Leando Narloch

    1.§    O movimento negro me odeia. Desde que mostrei, com o livro Guia do Politicamente Incorreto da História do Brasil, que Zumbi mantinha escravos no Quilombo de Palmares, os ativistas das cotas não estão contentes comigo. Do lado de cá, eu também me irrito com boa parte do que eles defendem. Mas, existe um ponto em que eu preciso concordar com eles: a polêmica dos livros do Monteiro Lobato.
    2.§    Se você acaba de despertar de um coma, o que aconteceu foi que, em 2010, o Conselho Nacional de Educação decidiu impedir a distribuição do livro Caçadas de Pedrinho em bibliotecas públicas. Disseram que esse clássico da literatura infantil era racista por causa de frases como “Tia Anastácia trepou que nem uma macaca de carvão” ou “Não vai escapar ninguém, nem Tia Anastácia, que tem carne preta”. Muita gente esperneou contra a decisão, afirmando que se tratava de um exagero, uma patrulha ideológica e um ato de censura contra um dos maiores autores brasileiros.
    3.§    É verdade que é preciso entender a época de Monteiro Lobato, quando o racismo era regra não só entre brancos, mas mesmo entre africanos. Até Gandhi, o líder mundial do bom-mocismo, escreveu e repetiu frases igualmente racistas nos 20 e poucos anos que viveu na África do Sul.
    4.§    A questão, porém, é outra: o governo deve investir em obras que parecem preconceituosas a parte da população? O Conselho Nacional de Educação não defendeu a proibição dos livros de Monteiro Lobato: foi contra apenas a distribuição bancada pelo governo. Pois bem: o Ministério da Educação deve gastar seu disputado dinheiro com esses livros? Eu acredito que não.
    5.§    Os negros que pagam impostos e os outros contribuintes que consideram Monteiro Lobato racista não devem ser obrigados a bancar edições do escritor. É mais ou menos essa a posição do economista Walter Williams, um dos principais intelectuais libertários dos EUA. Defensor da ideia de que o Estado deve se meter o mínimo possível na vida, nas escolhas e no bolso das pessoas, esse economista negro prega a liberdade de se fazer o que quiser desde que isso não implique violência a terceiros. Se um grupo quiser, por exemplo, criar um clube de tênis só para brancos, ou só para negros, tudo bem – desde que não use verba pública e não tente proibir manifestações de repúdio. Se tiver verba pública, não pode discriminar.
    6.§    Para libertários como Williams, ninguém, nem o governo, tem o direito de ameaçar ou praticar violência contra indivíduos pacíficos. Não é correto ameaçar um indivíduo de prisão por sonegação fiscal se ele não topar contribuir com essa ou aquela prática do governo. Um grupo de políticos que defende uma guerra com o Iraque não deve obrigar os cidadãos a contribuir para essa guerra. Do mesmo modo, se uma turma acredita ter uma boa ideia ao criar uma universidade, um estádio de futebol ou um festival de curtas-metragens, essa ideia deixa de ser boa quando implica a ameaça contra aqueles que não querem contribuir.
    7.§    Nada impede, é claro, que os autores dessas ideias tentem convencer as pessoas de que seus projetos merecem contribuições. É o que fazem há séculos as melhores universidades americanas, as instituições de caridade, alguns tipos de fundos de investimento e, há poucos anos, os sites de crowdfunding, o “financiamento coletivo”. Nada impede, também, que os admiradores de Monteiro Lobato se organizem, reúnam doações e publiquem quantas edições quiserem das ótimas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
 
                       Revista Superinteressante, edição 312, de dezembro de 2012.
Em “Se você acaba de despertar de um coma...”, o enunciador
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38Q45561 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Sobre as línguas de sinais, NÃO podemos afirmar que
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39Q805154 | Legislação e Decretos, Decreto n 5296 2004 Regulamenta as Leis nos 10048 2000, Assistente em Administração, INES, Magnus Auditores e Consultores

Conforme o Decreto nº 5.296/04, o atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, compreende tratamento diferenciado e atendimento imediato. Não inclui no tratamento diferenciado:
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41Q373220 | Português, Crase, Administrador, INES, Magnus Auditores e Consultores

O emprego da crase é facultativo em:
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42Q562434 | Informática, Memória, Assistente em Administração, INES, Magnus Auditores e Consultores

Diferentes tipos de memória são usados nos diversos dispositivos computacionais atuais como tablets, smartphones, notebooks e computadores pessoais. Sobre estes tipos de memória é correto afirmar:
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43Q45546 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Os aspectos mais importantes do desenvolvimento psicossexual da idade pré-operacional abrangem os seguintes pontos:
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44Q45554 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Sobre a agressividade, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas. 

I. Muitas vezes "ser agressivo" vem associado com "ser dinâmico", "ser competente", não importando muito o que é preciso fazer para alcançar o patamar do chamado "cidadão vencedor". 
II. a agressividade como “pode ser entendida como uma forma de comportamento designada a machucar ou causar dano a outro ser vivo, que, por sua vez, é motivado a evitar tal tipo de tratamento". 
III. A agressividade pode ser classificada em instrumental, quando o objetivo do indivíduo é causar dano ao outro.
IV. A agressividade pode ser classificada em hostil, quando o dano é causado mas com um fim que não está nele mesmo.
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45Q409356 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente em Administração, INES, Magnus Auditores e Consultores

A estabilidade dos servidores públicos nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público se dará:
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46Q45553 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Assinale a alternativa correta. Várias tendências de educação relacionadas à ética já foram registradas. Entre elas:
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47Q406030 | Direito Administrativo, Contratos, Administrador, INES, Magnus Auditores e Consultores

Os contratos regidos pela Lei nº 8.666/93, relativos à prestação de serviços a serem executados de forma contínua poderão ter sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos, com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a:
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48Q45564 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. 

( ) Estudos relatam que, para aquisição da linguagem, faz-se necessário que as crianças surdas sejam expostas o quanto antes a língua brasileira de sinais, pois esta desempenhará um papel importante na constituição do português, o qual será utilizado como primeira língua. 
( ) Pesquisas sobre a questão da leitura e da escrita em crianças surdas evidenciam que as crianças surdas, como todas as demais, têm a necessidade de conhecimento de mundo para que no momento da recontextualização do escrito possa atribuir um sentido ao que lêem. 
( ) As escolas estão organizadas para conviver com a exclusão sutil que ainda assola o ensino regular.
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49Q373195 | Português, Período Composto, Administrador, INES, Magnus Auditores e Consultores

O atendente a quem entreguei os formulários foi muito atencioso.

 A oração destacada acima possui a mesma classificação e exerce a mesma função sintática que a oração reduzida em:

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50Q822150 | Legislação Federal, Lei 12462 2011, Administrador, INES, Magnus Auditores e Consultores

Conforme o Regime Diferenciado de Contratações Públicas, instituído pela Lei nº 12.462/11, no caso de contratos que resultem em receita para a administração pública, será utilizado o critério de julgamento:
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