Início

Questões de Concursos INFRAERO

Resolva questões de INFRAERO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q539073 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Quanto ao emprego do indicador de gestão de economicidade aplicável aos dispêndios com serviços terceirizados (Fator K), é INCORRETO concluir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q14168 | Português, Arquivista, INFRAERO, FCC

Texto associado.
Os anônimos

 Na história de Branca de Neve, a rainha má consulta o seu espelho e pergunta se existe no reino uma beleza maior do que a sua. Os espelhos de castelo, nos contos de fada, são um pouco como certa imprensa brasileira, muitas vezes dividida entre as necessidades de bajular o poder e de refletir a realidade. O espelho tentou mudar de assunto, mas finalmente respondeu: “Existe". Seu nome: Branca de Neve.
     A rainha má mandou chamar um lenhador e instruiu-o a levar Branca de Neve para a floresta, matá-la, desfazer-se do corpo e voltar para ganhar sua recompensa. Mas o lenhador poupou Branca de Neve. Toda a história depende da compaixão de um lenhador sobre o qual não se sabe nada. Seu nome e sua biografia não constam em nenhuma versão do conto. A rainha má é a rainha má, claramente um arquétipo, e os arquétipos não precisam de nome. O Príncipe Encantado, que aparecerá no fim da história, também não precisa. É um símbolo reincidente, talvez nem a Branca de Neve se dê ao trabalho de descobrir seu nome. Mas o personagem principal da história, sem o qual a história não existiria e os outros personagens não se tornariam famosos, não é símbolo de nada. Ele só entra na trama para fazer uma escolha, mas toda a narrativa fica em suspenso até que ele faça a escolha certa, pois se fizer a errada não tem história. O lenhador compadecido representa dois segundos de livre-arbítrio que podem desregular o mundo dos deuses e dos heróis. Por isso é desprezado como qualquer intruso e nem aparece nos créditos.
     Muitas histórias mostram como são os figurantes anônimos que fazem a história, ou como, no fim, é a boa consciência que move o mundo. Mas uma das pessoas do grupo em que conversávamos sobre esses anônimos discordou dessa tese, e disse que a entrada do lenhador simbolizava um problema da humanidade, que é a dificuldade de conseguir empregados de confiança, que façam o que lhes for pedido.

(Adaptado de Luiz Fernando Verissimo, Banquete com os deuses)
Para uma das pessoas do nosso grupo, a entrada do lenhador simbolizava a dificuldade de conseguir empregados obedientes.

Refaz-se a redação da frase acima, mantendo-se a correção, a clareza e a coerência em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q14198 | Arquivologia, Arquivista, INFRAERO, FCC

Manifesto de carga, documento em que se especificam as mercadorias embarcadas em navio ou avião, é exemplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q354732 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Técnico, INFRAERO, NCE

A primeira preocupação dos Contadores, Auditores e Fiscais em relação à Contabilidade de Custos foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q184510 | Engenharia Civil, Instalações de Esgotos Sanitários, Engenheiro Civil Hidrossanitário, INFRAERO, FCC

Sabe-se que nos terminais de atendimento de passageiros em aeroportos ocorre uma demanda significativa pelos serviços de manutenção da limpeza nos ambientes de circulação dos usuários. Normalmente, são utilizadas soluções que evitam a propagação de substâncias nocivas ao meio ambiente e, dentre elas, destaca-se o uso do fecho hídrico, que é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q806004 | Legislação e Decretos, Sistema Controle Interno Executivo, Analista Superior II, INFRAERO, FCC

Nos termos do Decreto no 3.591/2000, compete à Secretaria Federal de Controle Interno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q14201 | Arquivologia, Arquivista, INFRAERO, FCC

O instrumento de pesquisa que tem por objeto documentos selecionados de um ou mais fundos a partir de critério temático, descrevendo-os individualmente, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q14202 | Arquivologia, Arquivista, INFRAERO, FCC

Quando, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, os arquivos de uma mesma esfera governamental ou de uma mesma instituição, pública ou privada, funcionam de modo articulado na consecução de objetivos técnicos comuns, segundo padrões emanados de unidade central normativa, tem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q749179 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A utilização do sistema de iluminação de pistas é fundamental para as operações aéreas no período noturno, sendo que, a partir de um determinado percentual de inoperância das luzes de balizamento, o sistema deve ser considerado indisponível. Nesse sentido, os percentuais mínimos de disponibilidade das luzes de cabeceira e do eixo da pista, para operações sob regras de voo por instrumentos em aeródromos de não-precisão, devem ser, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q118525 | Informática , Banco de Dados, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, INFRAERO, FCC

Clusters são grupos de tabelas que ficam Imagem 013.jpg porque elas Imagem 014.jpg que são frequentemente utilizadas em conjunto. Isso Imagem 015.jpg.

Completam correta e respectivamente as lacunas I, II e III:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q632109 | Informática, Engenharia de Software, Analista Superior III, INFRAERO, FCC

Durante a validação de requisitos devem ser realizadas verificações que podem refletir situações tais como:

I. Os sistemas têm diversos stakeholders com necessidades diferentes. Estudos e análises podem demonstrar que o que se pensava como necessidade inicial (funções) pode variar com o

aprofundamento da análise.
II. Não devem existir restrições ou descrições contraditórias e conflitantes para a mesma função de um sistema.

De acordo com Sommerville, essas verificações são, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q185577 | Engenharia Eletrônica, Engenheiro Eletrônico, INFRAERO, FCC

O parâmetro híbrido do transistor bipolar que caracteriza a sua impedância de entrada na configuração coletor comum é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q118810 | Redes de Computadores , Modelo OSI, Analista de Sistemas Rede e Suporte, INFRAERO, FCC

Em relação ao funcionamento da camada de enlace é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q182332 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Estruturas Edificações, INFRAERO, FCC

Fundações superficiais, também chamadas de fundação rasa ou direta, transmitem a carga do edifício ao terreno através das pressões distribuídas sob a base e são assentadas, preferencialmente, a uma profundidade de até duas vezes a sua menor dimensão em planta. De acordo com as características do solo, as condições ideais para a execução dessas fundações, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q353879 | Contabilidade Geral, Princípios de Contabilidade, Técnico, INFRAERO, NCE

No encerramento do exercício, uma empresa prestadora de serviços observou que alguns serviços efetivamente prestados a clientes não estavam ainda faturados. Atendendo-se ao Princípio da Competência, o lançamento contábil a ser efetuado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q118871 | Programação , Java, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

No Java, um tipo inteiro (int) utiliza quatro bytes para armazenamento. A faixa máxima possível de valores inteiros para se armazenar em uma variável do tipo primitivo int é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q645360 | Informática, Diversos, Analista Superior III, INFRAERO, FCC

Nas linguagens DML, DDL, DCL e DTL são usadas, respectivamente, as instruções

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q162516 | Português, Ortografia, Auditor, INFRAERO, FCC

Analise as frases abaixo do ponto de vista da redação.

I. A Gestão por Competências, alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações, propõem-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes niveis da organização, as competências
necessárias à consecussão de seus objetivos.

II. A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê- las junto ao quadro de funcionários internos.

III. Na Gestão por Competências, direcionam-se as ações prioritariamente para o gerenciamento da lacuna de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando suprimi-la ou minimizá-la.

IV. Minimizar eventuais lacunas de competências significam orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepânsias entre o que eles são capazes de fazer e o que a organização espera que eles façam.

(Adaptado de Gestão por competências, http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_compet%C3% AAncias, acessado em 01/04/2011)

Estão redigidas de acordo com a norma culta APENAS as frases

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q392474 | Direito Administrativo, Contratos, Analista Superior II, INFRAERO, FCC

O atraso injustificado na execução do contrato administrativo sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato. Referida multa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q161678 | Auditoria, Amostragem Estatística, Auditor, INFRAERO, FCC

Texto associado.

Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37,
considere as normas vigentes até 30/12/2010.

Em relação à utilização de amostragem na auditoria, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.