Início

Questões de Concursos INFRAERO

Resolva questões de INFRAERO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q115804 | Redes de Computadores , Servidor Web, Analista de Sistemas Rede e Suporte, INFRAERO, FCC

Em relação a servidores de aplicação JEE, considere:

I. No JBoss, um load balancer pode ser implementado por software ou hardware, sendo que um load balancer externo implementa o seu próprio mecanismo para entender a configuração do cluster e prover sua forma de balanceamento de carga e failovere.

II. No JBoss, a alta disponibilidade está baseada em funcionalidades, tais como, criação de cluster, cache, failover, balanceamento de carga e implementação em ambientes distribuídos.

III. Criação, edição e exclusão de perfis e grupos de usuários, atribuição de perfis aos usuários e validação de e-mail no cadastro de novos usuários, são algumas das ferramentas disponíveis na administração do JBoss.

IV. No WebSphere, a capacidade de fornecer um ambiente de alta disponibilidade está embasada nas no Business Events, através da exploração da funcionalidade natural do Application Server Network Deployment.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q182158 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro Civil Hidrossanitário, INFRAERO, FCC

Quanto às consequências decorrentes da alteração do nível da água em um terreno, analise as assertivas:
I. O rebaixamento do nível poderá ocasionar problemas como recalques, provocados pela redução da pressão neutra, aumentando, assim, a tensão efetiva no solo, carregando-o.
II. A elevação do nível poderá provocar recalques quando ocorrer em solos colapsíveis, pois a saturação gerará uma súbita compressão.
III. O aumento do nível dágua poderá provocar a elevação das fundações de uma residência, uma vez que haverá redução da tensão efetiva no solo.
É correto concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q792371 | Engenharia Sanitária, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Analise:

I. Num prédio de 2 pavimentos, cujo abastecimento

de água provém de um reservatório instalado sobre

o prédio, há o mesmo valor da pressão da água em

todos os pontos da edificação.

II. A pressão estática presente nas tubulações de uma

edificação é medida pela altura que existe entre o

ponto de medição e o nível superior do reservatório.

III. O valor da pressão da água independe do traçado da

tubulação e dos diâmetros adotados para os tubos.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q182844 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Hidrossanitário, INFRAERO, FCC

Em relação à administração de contratos de obras de infraestrutura, analise:
I. É dever do gestor do contrato anotar, em registro próprio, as ocorrências, de qualquer natureza, verificadas durante a execução do contrato, determinando o que for necessário para regularizá-las, inclusive notificando a contratada.

II. É dever do gestor do contrato encaminhar à autoridade superior proposta de rescisão do contrato, quando o objeto estiver sendo executado de forma irregular, em desacordo com as especificações e, ainda, quando constatada a paralisação da execução ou cometimento de faltas que ensejem a adoção dessa medida, garantida ampla defesa à contratada.

III. A administração pública só poderá promover alterações contratuais em comum acordo com a contratada.

IV. O gestor do contrato pode ser responsabilizado penalmente caso não cumpra alguns deveres legais, porém civil e administrativamente, a responsabilidade recai sempre sobre o chefe do setor ao qual o gestor do contrato está subordinado.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q182589 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Hidrossanitário, INFRAERO, FCC

A denominação técnica do processo que permite o uso, em instalações hidráulicas, de um distribuidor (ou manifould) para fazer a ligação com os pontos de utilização, sem o uso de curva ou cotovelos, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q808833 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Analista Superior II, INFRAERO, FCC

A respeito dos crimes contra o meio ambiente previstos na Lei no 9.605/98, considere:

I. A proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa, prevista no art. 76 da Lei no 9.099/95, é inaplicável

aos crimes ambientais, mesmo de menor potencial ofensivo.

II. A ação penal nas infrações penais previstas na Lei no 9.605/98 depende de representação dos órgãos setoriais responsáveis

pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental.

III. É isento de pena o infrator que manifestar arrependimento e providenciar a espontânea reparação do dano ambiental

causado.

IV. A responsabilidade penal da pessoa jurídica por crime ambiental não exclui a das pessoas físicas autoras, coautoras ou

partícipes do mesmo fato.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q182749 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, INFRAERO, FCC

Com relação às Áreas de Preservação Permanente (APP), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q183284 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Hidrossanitário, INFRAERO, FCC

Determinado engenheiro, encarregado de fazer o projeto do sistema público de abastecimento de água, cuidará de selecionar um manancial cuja água seja potabilizável, depois de submetida à linha convencional de tratamento de água. Com relação às formas clássicas de tratamento de água, analise:
I. Nos filtros rápidos, o processo de tratamento é físico e químico.
II. Os filtros lentos destinam-se a águas de turbidez elevada.
III. A decantação quase sempre precede a filtração rápida, salvo nos casos de águas brutas de baixa turbidez, quando então é possível efetuar a filtração direta.
IV. Na coagulação e floculação, deseja-se tratar quimicamente a água, de modo que as partículas coloidais sejam desestabilizadas e aglutinadas umas às outras.
É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q169251 | Biologia, Legislação Ambiental, Biólogo, INFRAERO, FCC

A legislação brasileira vigente considera

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q169769 | Biologia, Biólogo, INFRAERO, FCC

Com relação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, considere:

I. Uma estação ecológica tem, entre seus objetivos, a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

II. Uma unidade de conservação é, em resumo, um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, com objetivos de conservação e limites definidos, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

III. Os limites da unidade de conservação, em relação ao espaço aéreo, são estabelecidos no Plano de Manejo, embasados em estudos técnicos realizados pelo órgão gestor da unidade de conservação, consultada a autoridade aeronáutica competente e de acordo com a legislação vigente.

IV. Ao órgão executor proponente de uma nova unidade de conservação compete elaborar os estudos técnicos preliminares e realizar, quando for o caso, a consulta pública e os demais procedimentos administrativos necessários à criação da unidade.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q809804 | Legislação Federal, Lei 11182 2005, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

A respeito da Taxa de Fiscalização da Aviação Civil – TFAC, considere:

I. São sujeitos passivos da TFAC, dentre outros, as empresas concessionárias, permissionárias e autorizatárias de prestação de serviços aéreos comerciais.

II. A TFAC não recolhida no prazo e na forma estabelecida em regulamento será acrescida de multa de mora de 20% (vinte por cento), reduzida a 10% (dez por cento) caso o pagamento seja efetuado até o último dia do mês subsequente ao do seu vencimento.

III. Os débitos de TFAC não poderão ser parcelados em razão da sua natureza tributária e de arrecadação tarifária.

IV. São sujeitos passivos da TFAC, dentre outros, os operadores de serviços aéreos privados, as exploradoras de infraestrutura aeroportuária e as agências de carga aérea.

De acordo com a Lei no 11.182/2005, está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q184889 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Hidrossanitário, INFRAERO, FCC

A aplicação de agentes estabilizantes diretamente na água bruta para desinfecção gera um efeito direto de destruição

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q116046 | Redes de Computadores , Redes sem Fio, Analista de Sistemas Segurança da Informação, INFRAERO, FCC

Representam fragilidades de segurança em redes sem fio, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q748908 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

De acordo com os objetivos estabelecidos pela ICAO, no sentido de padronizar a notificação da resistência de pavimentos de aeródromos com a aplicação do método ACN-PCN, é correto concluir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q819088 | Legislação Federal, Lei 11182 2005, Profissional de Engenharia e Manutenção, INFRAERO, FCC

De acordo com a Lei no 11.182/2005, os militares da Aeronáutica da ativa, em exercício nos órgãos do Comando da Aeronáutica correspondentes às atividades atribuídas à ANAC, passam a ter exercício na ANAC, na data de sua instalação, sendo considerados como em serviço de natureza militar. Estes militares da Aeronáutica deverão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q193167 | Direito Ambiental, Advogado, INFRAERO, FCC

A respeito dos crimes contra o meio ambiente previstos na Lei nº 9.605/98, considere:
I. A proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa, prevista no art. 76 da Lei nº 9.099/95, é inaplicável aos crimes ambientais, mesmo de menor potencial ofensivo.

II. A ação penal nas infrações penais previstas na Lei nº 9.605/98 depende de representação dos órgãos setoriais responsáveis pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental.

III. É isento de pena o infrator que manifestar arrependimento e providenciar a espontânea reparação do dano ambiental causado.

IV. A responsabilidade penal da pessoa jurídica por crime ambiental não exclui a das pessoas físicas autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato.
Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q116142 | Português, Morfologia, Analista de Sistemas Segurança da Informação, INFRAERO, FCC

Texto associado.

imagem-retificada-texto-001.jpg

... como antes o rei absorvera o homem.

Passando-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q719107 | Arquitetura, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Para poder controlar um projeto, desde o seu início até o encerramento, um gerente de projetos deve lançar mão de várias técnicas, dentre as quais se destacam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q118040 | Segurança da Informação , Analista de Sistemas Rede e Suporte, INFRAERO, FCC

No contexto do histórico do modelo que abrange as normas NBR ISO/IEC 27001 e NBR ISO/IEC 27002, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q426931 | Direito Constitucional, Comissão Parlamentar de Inquérito e Outras Comissões, Advogado, INFRAERO, NCE

Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada no âmbito do Congresso Nacional, decide convocar o Presidente do Tribunal do Trabalho da Quinta Região para prestar depoimento em relação a fatos conexos a sua administração, relevantes para a investigação parlamentar. Tal convocação, observados os termos da Constituição Federal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.