Início

Questões de Concursos INMETRO

Resolva questões de INMETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q546788 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca das máquinas elétricas.

Um motor de corrente contínua do tipo série funciona sem circuito de excitação de campo.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q781520 | Engenharia de Telecomunicações, Medidas elétricas, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos equipamentos e métodos de medições e ajustes de parâmetros técnicos de sistemas de comunicação, julgue os itens a seguir.

Os métodos de medida TDR (time domain reflectometry) e FDR (frequency domain reflectometry) utilizam o fenômeno da reflexão que uma onda eletromagnética sofre quando encontra uma descontinuidade no meio de propagação. No caso do FDR, o gerador é do tipo senoidal com variação de freqüência; a amplitude do sinal no medidor resulta da soma entre as ondas incidente e refletida, cujas fases dependem da freqüência de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q541962 | Probabilidade e Estatística, Séries Temporais, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Tipicamente, um gráfico (ou carta) de controle apresenta determinada medida de qualidade ao longo do tempo. Ele contém uma linha horizontal central (:) que representa o valor médio dessa medida de qualidade quando o processo está sob controle. Duas outras linhas horizontais, chamadas de limite superior de controle (LSC) e limite inferior de controle (LIC), também são características marcantes desse gráfico. Determinada empresa estabelece que um alarme deve ser acionado quando uma medição produzir um valor fora desses limites. Um alarme é considerado como falso quando a ocorrência da medição além dos limites de controle é decorrente de um erro estatístico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

A presença de autocorrelação positiva entre observações sucessivas em uma carta de controle pode induzir a um aumento na taxa de falsos alarmes.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q379636 | Biologia, Práticas Laborais, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Em um laboratório de pesquisa, foi isolado de hemolinfa de insetos um novo peptídio antifúngico de massa molecular 3 kDa e pI igual a 8. Considerando tais características e os diferentes métodos cromatográficos atualmente disponíveis para a purificação de proteínas e peptídios, julgue os itens a seguir.

Na purificação de peptídios dentro dessa faixa de massa molecular — aproximadamente em torno de 3 kDa —, são muito empregadas colunas de fase reversa com matriz C18.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q380352 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Muitos genomas microbianos foram seqüenciados em sua totalidade, nos últimos anos, o que contribuiu para o desenvolvimento da ciência genômica. No tocante a esse assunto, julgue os próximos itens.

Pelo número de quadros de leitura aberta de um organismo — open reading frames (ORF) —, é possível estimar o número total de proteínas que seu genoma pode codificar.

  1. ✂️
  2. ✂️

146Q546525 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.

Um mecanismo de contraste possível na imagem formada por elétrons retroespalhados em um MEV é o contraste de composição.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q379359 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a isolamento, cultivo e crescimento microbianos.

Métodos que empregam temperaturas elevadas na esterilização não eliminam endósporos bacterianos, em função do baixo conteúdo de água dessas estruturas.

  1. ✂️
  2. ✂️

148Q795651 | Finanças Públicas, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, INMETRO, IDECAN

“As finanças públicas foram disciplinadas, no direito positivo brasileiro, através da Lei de Orçamento nº _________________, que estabelece as Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q546656 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A análise dos resultados obtidos por meio de técnicas espectroscópicas requer o conhecimento dos princípios que regem a propagação e a interação da radiação com meios materiais. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Pode-se minimizar a reflexão da luz em uma superfície depositando-se sobre ela uma camada de material de índice de refração menor que o da superfície, com espessura óptica igual a um múltiplo ímpar 1/4 de do comprimento de onda da luz.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q592866 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

No método de espectrometria, o analito é introduzido no sistema, na forma aquosa, em uma câmara de expansão que o torna nebulizado. A seguir, por ação da fonte de plasma, ocorre dessolvatação, dissociação, atomização e ionização. Os íons são direcionados para o sistema analisador. Uma separação é feita em função da aceleração que é imposta a todos os íons, que respondem com diferentes velocidades, em função da relação massa/carga. Dessa forma, os parâmetros carga e massa dos íons determinam a ordem de chegada ao detector em tempos diferentes. No detector, os íons são contados por unidade de tempo (íons/segundo), havendo uma relação de proporcionalidade entre a contagem e a concentração.

Com relação ao método descrito acima, julgue os itens seguintes.

Quase todos os elementos da Tabela Periódica podem ser determinados por esse método.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q546627 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com respeito às características de microfones e hidrofones utilizados na medição do campo sonoro, julgue os itens que se seguem.

Os microfones de medição demonstram melhor acurácia entre todas as classes de microfones disponíveis. Via de regra, quanto menor o microfone de medição, maior a fidelidade no mapeamento do campo sonoro.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q379107 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao uso de microscopia para identificação de microrganismos.

Microscópios eletrônicos apresentam poder de resolução superior ao de microscópios ópticos, mas não permitem a visualização de estruturas como proteínas e ácidos nucléicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q544772 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

No começo do século XX, os cientistas desenvolveram uma teoria capaz de descrever a dinâmica de sistemas microscópicos. Essa teoria, conhecida como mecânica quântica, obteve grande sucesso na descrição dos átomos e das ligações entre átomos que formam moléculas e sólidos. Julgue os itens a seguir, relacionados à mecânica quântica e a alguns de seus resultados.

As soluções da equação de Schrödinger têm de ser funções reais.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q545559 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A técnica laser-ultra-som figura entre as mais promissoras para rotinas de metrologia de micro e macroestruturas. Nessa técnica, um feixe laser (normalmente pulsado) incide em uma amostra sólida gerando ultra-som por meio do regime termo-elástico ou ablativo. Um outro feixe laser (normalmente contínuo), acoplado a um sistema interferométrico, é então direcionado para a superfície da amostra para detecção do ultra-som gerado. Como a geração e a detecção de ultra-som são ambas realizadas por dois feixes ópticos, a técnica é totalmente remota, podendo ser utilizada em amostras submetidas às mais extremas condições de temperatura e pressão. A focalização dos feixes ópticos com lentes adequadas possibilita, também, a aplicação da técnica em amostras com superfícies bastante irregulares e de difícil acesso. Outra grande vantagem oferecida pela técnica laser-ultra-som é a geração simultânea de diferentes tipos de ondas elásticas (ou ondas de ultra-som) em sólidos, incluindo ondas volumétricas (longitudinais e transversais), ondas de superfície (Rayleigh) e ondas guiadas (ondas de Lamb em placas, ondas de flexão em cilindros etc.). Essas características não são possíveis com técnicas convencionais de geração e detecção de ultra-som com transdutores piezoelétricos.

 Considerando essas informações, julgue os seguintes itens, referentes à técnica laser-ultra-som.

Em um sistema laser-ultra-som que emprega interferômetro homodino para detecção de ondas elásticas, a largura-defaixa do sistema é limitada pela bandapassante do fotodetector.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q634396 | Informática, Auditoria, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a conceitos de auditoria e controle de riscos em tecnologia da informação (TI).

O uso de ferramentas de teste de penetração de rede, como o nmap, não deve ser realizado durante uma atividade de auditoria, pois o teste de aderência a controles e políticas de segurança em redes está fora do escopo do trabalho do auditor.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q378940 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considerando o desenvolvimento e a aplicação de métodos diagnósticos em bacteriologia e micologia, julgue os itens subseqüentes.

Uma estratégia adequada para aumentar a especificidade de detecção do DNA de determinado microrganismo por PCR consiste no aumento da temperatura de anelamento dos iniciadores da reação.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q379978 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a isolamento, cultivo e crescimento microbianos.

As vantagens dos meios complexos de cultura incluem a facilidade de preparação e o conhecimento preciso da composição química.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q544851 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com respeito às características de microfones e hidrofones utilizados na medição do campo sonoro, julgue os itens que se seguem.

O hidrofone é um sensor sonoro para uso em água e em outros líquidos. Sua resposta em freqüência pode atingir algumas dezenas de megahertz.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q544749 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A técnica laser-ultra-som figura entre as mais promissoras para rotinas de metrologia de micro e macroestruturas. Nessa técnica, um feixe laser (normalmente pulsado) incide em uma amostra sólida gerando ultra-som por meio do regime termo-elástico ou ablativo. Um outro feixe laser (normalmente contínuo), acoplado a um sistema interferométrico, é então direcionado para a superfície da amostra para detecção do ultra-som gerado. Como a geração e a detecção de ultra-som são ambas realizadas por dois feixes ópticos, a técnica é totalmente remota, podendo ser utilizada em amostras submetidas às mais extremas condições de temperatura e pressão. A focalização dos feixes ópticos com lentes adequadas possibilita, também, a aplicação da técnica em amostras com superfícies bastante irregulares e de difícil acesso. Outra grande vantagem oferecida pela técnica laser-ultra-som é a geração simultânea de diferentes tipos de ondas elásticas (ou ondas de ultra-som) em sólidos, incluindo ondas volumétricas (longitudinais e transversais), ondas de superfície (Rayleigh) e ondas guiadas (ondas de Lamb em placas, ondas de flexão em cilindros etc.). Essas características não são possíveis com técnicas convencionais de geração e detecção de ultra-som com transdutores piezoelétricos.

 Considerando essas informações, julgue os seguintes itens, referentes à técnica laser-ultra-som.

Na técnica descrita, a densidade de energia do feixe óptico de geração, que controla as amplitudes dos diversos modos elásticos gerados na amostra, é inversamente proporcional à área do feixe.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q381687 | Biologia, Práticas Laborais, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Muitos programas atualmente disponíveis permitem análises dos graus de similaridade entre diferentes grupos de proteínas. Ao realizar uma busca por similaridades utilizando-se o programa BLAST disponibilizado pelo NCBI (USA), um pesquisador obteve os seguintes resultados para a análise de um novo peptídeo: identities = 20/25 (80%), positives = 24/25 (96%), gaps = 0/25 (0%); identities = 12/19 (63%), positives = 13/19 (68%), gaps = 4/19 (21%). Considerando tais resultados, julgue os próximos itens.

O valor de 80% de identidade encontrado é obtido considerandose também as substituições conservativas dos resíduos de aminoácidos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.