Início

Questões de Concursos INMETRO

Resolva questões de INMETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q380646 | Biologia, Práticas Laborais, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O primeiro microscópio eletrônico desenvolvido por Ruska e Knoll, em 1931, apesar de permitir um aumento de apenas 400 vezes, abriu as portas para um novo modelo de análise estrutural. Tanto a microscopia eletrônica de transmissão (MET) quanto a microscopia eletrônica de varredura (MEV) tiveram origem na mesma década. Modelos mais recentes, que ampliam a imagem até 2 milhões de vezes, ainda utilizam princípios baseados no protótipo de Ruska e Knoll. As diversas aplicações da técnica, como a análise de microrganismos, arranjos macromoleculares, biópsias médicas, metais, estruturas cristalinas etc., levaram ao desenvolvimento de vários métodos de preparo de amostras, adequados a cada aplicação. Considerando as características dos diversos tipos de microscopia eletrônica e o preparo de amostras, julgue os itens que se seguem.

A imersão de um espécime em nitrogênio líquido, previamente conservado em temperatura ambiente, leva à formação de uma camada isolante de nitrogênio evaporado, o que retarda o resfriamento do espécime.

  1. ✂️
  2. ✂️

242Q449810 | Direito do Consumidor, Defesa do Consumidor em Juízo, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca do CDC, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em ação de reparação de danos movida por certo consumidor, o juízo de primeiro grau julgou o pedido do autor parcialmente procedente. Contudo, apenas o réu interpôs recurso de apelação. Nessa situação, mesmo não tendo o consumidor apresentado recurso, é lícito ao tribunal de justiça decretar de ofício a nulidade de cláusula contratual considerada abusiva, para os fins do CDC.

  1. ✂️
  2. ✂️

243Q546360 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.

A aberração cromática de lentes esféricas é causada pela variação do índice de refração do material da lente com o comprimento de onda da luz.

  1. ✂️
  2. ✂️

244Q546113 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 é o instrumento legal que estabelece requisitos gerenciais e técnicos relativos à competência de laboratórios que fornecem resultados de ensaio e calibração tecnicamente válidos. A respeito dessa norma, julgue os itens que se seguem.

Os requisitos do tipo gerenciais constantes nessa norma asseguram a continuidade da competência técnica do laboratório que a utiliza, enquanto os do tipo técnico asseguram a competência técnica.

  1. ✂️
  2. ✂️

245Q594400 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos materiais semicondutores e suas aplicações, julgue os itens subseqüentes.

A eficiência de conversão fotovoltaica exibida por uma célula solar é afetada por sua localização geográfica.

  1. ✂️
  2. ✂️

246Q545326 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Na calibração de equipamentos para altas tensões e altas correntes em laboratórios, geram-se campos aos quais o trabalhador fica exposto. No caso da calibração de transformadores de corrente (TCs), é necessário manipular fontes de corrente que podem gerar campos magnéticos intensos. De modo dual, a calibração de equipamentos envolvendo manipulação de altas tensões contribui para a geração de elevados campos elétricos. A respeito de procedimentos de segurança que visam evitar ou minimizar o efeito dos campos mencionados sobre os trabalhadores, durante calibração de equipamentos e ensaios em laboratório de altas tensões e altas correntes, julgue os itens subseqüentes.

Na calibração de TCs, pode-se adotar a prevenção como procedimento de segurança. Nesse procedimento, os trabalhadores e os instrumentos são posicionados de modo a que não fiquem expostos a campos com valores superiores aos limites previstos em norma. Para isso, é necessário o conhecimento da intensidade do campo magnético no laboratório, que pode ser obtida por meio de dosimetria magnética.

  1. ✂️
  2. ✂️

247Q265800 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Mudanças Climáticas, Todos os Cargos, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O cientista Wallace Broecker foi premiado por ter sido
a primeira pessoa a publicar a expressão aquecimento global, em
1975. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das
mudanças climáticas, além da necessidade de redução das
emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair
o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera. Ao advertir
para as enormes consequências das mudanças climáticas, o
cientista admitiu que a dependência mundial em relação
aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as
energias renováveis não serão consagradas totalmente nos
próximos 50 anos.

Jornal do Brasil, 16/6/2009, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as
múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens
que se seguem.

Infere-se do texto que o uso maciço do petróleo como matriz energética do sistema produtivo mundial está com os dias contados.

  1. ✂️
  2. ✂️

248Q379409 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a isolamento, cultivo e crescimento microbianos.

Em meio sólido com alta concentração de contaminantes, o método mais indicado para a obtenção de uma cultura pura consiste na transferência asséptica para outra placa, empregando-se a técnica de riscas ou de esgotamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

249Q545299 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Embora a geração de energia elétrica possa ser obtida de outros equipamentos, praticamente toda energia elétrica é gerada por meio de máquinas síncronas. A respeito desse tipo de gerador, julgue os itens a seguir.

Uma máquina síncrona, para gerar energia elétrica à freqüência de 60 Hz, possui uma peça móvel denominada rotor, que é acionada por uma turbina à velocidade síncrona. A velocidade síncrona, neste caso, é proporcional à freqüência síncrona da rede elétrica e inversamente proporcional ao número de pólos.

  1. ✂️
  2. ✂️

250Q380360 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Muitos genomas microbianos foram seqüenciados em sua totalidade, nos últimos anos, o que contribuiu para o desenvolvimento da ciência genômica. No tocante a esse assunto, julgue os próximos itens.

O Brasil foi pioneiro no seqüenciamento de genomas de bactérias fitopatogênicas, tendo como marco o seqüenciamento completo do genoma da Xylella fastidiosa, agente causal da doença de citros conhecida como amarelinho.

  1. ✂️
  2. ✂️

251Q781795 | Engenharia de Telecomunicações, Redes Ópticas, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas ópticos de comunicações, julgue os itens a seguir.

Para se implantar um sistema de comunicações totalmente óptico, são necessárias técnicas e tecnologias ópticas, como filtro sintonizável, lazer estável em freqüência, chaveamento, OXC (optical cross-connect), OADM (optical add-drop multiplexer) e técnicas de sinalização no domínio óptico.

  1. ✂️
  2. ✂️

252Q1081 | Português, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
      Consultado por um discípulo sobre as forças
dominantes dos destinos dos homens, o grande sábio
Pitágoras respondeu: “Os números governam o mundo!”.
Realmente. O pensamento mais simples não pode ser
formulado sem nele se envolver, sob múltiplos aspectos,
o conceito fundamental do número.
     Do número, que é a base da razão e do
entendimento, surge outra noção de indiscutível
importância: é a noção de medida. Medir é comparar. Só
são, entretanto, suscetíveis de medida as grandezas que
admitem um elemento como base de comparação. Será
possível medir-se a extensão do espaço? De modo
nenhum. O espaço é infinito e, sendo assim, não admite
termo de comparação. Será possível avaliar a eternidade?
De modo nenhum. Dentro das possibilidades humanas, o
tempo é sempre infinito e, no cálculo da eternidade, não
pode o efêmero servir de unidade a avaliações.
     Em muitos casos, entretanto, ser-nos-á possível
representar uma grandeza que não se adapta aos sistemas
de medidas por outra que pode ser avaliada com
segurança e vigor. Essa permuta de grandeza, que visa
simplificar os processos de medida, constitui o objeto
principal de uma ciência que os homens denominam
Matemática.

Malba Tahan. O homem que calculava, cap. XI, p. 53 (com adaptações).

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O traço comum que impossibilita a aplicação de sistemas de medidas para se medir a extensão do espaço e avaliar a eternidade é a infinitude desse espaço e da eternidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

253Q593732 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Assumindo que o número de Reynolds do escoamento de um fluido incompressível em determinado duto circular de 0,12 m de diâmetro seja igual a 3.167, julgue os seguintes itens.

A perda de carga total no escoamento através de dutos conectados é devida às perdas distribuídas e localizadas. Na situação considerada, caso houvesse uma conexão de redução, a perda de carga localizada nessa conexão poderia ser determinada analiticamente considerando-se o escoamento invíscido e utilizando-se a equação de Bernoulli.

  1. ✂️
  2. ✂️

254Q544895 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.

No STM, é possível obter informações a partir da corrente elétrica que flui entre a ponta de prova do microscópio e a amostra.

  1. ✂️
  2. ✂️

255Q593352 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A medida do pH de um suco de limão foi efetuada com um pH-metro. O mostrador acusou pH = 3. Acerca desse instrumento de medida e do referido resultado obtido, julgue os próximos itens.

O pH-metro é um voltâmetro que mede a quantidade de cargas transportadas entre dois eletrodos que separam as espécies que participam da oxirredução.

  1. ✂️
  2. ✂️

256Q378543 | Biologia, Práticas Laborais, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Em um laboratório de pesquisa, foi isolado de hemolinfa de insetos um novo peptídio antifúngico de massa molecular 3 kDa e pI igual a 8. Considerando tais características e os diferentes métodos cromatográficos atualmente disponíveis para a purificação de proteínas e peptídios, julgue os itens a seguir.

A separação por fase reversa depende das interações hidrofóbicas entre o soluto dissolvido na fase móvel e o ligante imobilizado na matriz (a fase estacionária).

  1. ✂️
  2. ✂️

257Q594919 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Alguns dos fenômenos explicados pelas teorias do estado sólido estão relacionados com o magnetismo. Com relação às propriedades magnéticas dos materiais, julgue os próximos itens.

A existência de domínios magnéticos em alguns materiais paramagnéticos faz com que eles não apresentem magnetização na presença de um campo magnético externo.

  1. ✂️
  2. ✂️

258Q544748 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem com relação à importância da higrometria em processos industriais.

A manutenção e o controle da umidade do ar em parques gráficos dentro de valores bem definidos é fator importante para a qualidade dos processos de impressão na indústria gráfica.

  1. ✂️
  2. ✂️

259Q546073 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Em relação aos diferentes tipos de termopares, julgue os itens que se seguem.

Termopares tipo T (Cobre-Constantan) são empregados para medição de temperaturas desde !200 oC até 300 oC. Acima desse valor máximo, a oxidação do cobre compromete a leitura do termopar.

  1. ✂️
  2. ✂️

260Q381216 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao uso de microscopia para identificação de microrganismos.

O microscópio de campo claro facilita a visualização de microrganismos pigmentados, como algumas algas e bactérias.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.