Questões de Concursos INMETRO

Resolva questões de INMETRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q1090 | Português, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os itens seguintes constituem artigos, transcritos com modificações, do Código de Conduta Ética Profissional dos servidores do INMETRO, disponível na Internet:.

Julgue-os com relação à correção gramatical.
É expressamente proibido ao servidor do INMETRO: praticar uzura sobre qualquer de suas formas; proceder de forma desidiosa.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q378605 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a isolamento, cultivo e crescimento microbianos.

A pasteurização não elimina todos os microrganismos, mas impede a disseminação de patógenos como Salmonella e Escherichia coli e aumenta o prazo de validade de líquidos perecíveis, como sucos e leite.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q819468 | Legislação Federal, Lei 10973 2004, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Segundo o que dispõem a Lei de Inovação (Lei n.o 10.973, de 2004) e o Decreto-Lei de Inovação, julgue os itens de 90 a 99 que se seguem.

A Lei de Inovação e a Política Industrial Tecnológica e Comércio Exterior (PITCE) excluem o desenvolvimento e a introdução de novos programas de computador, porque o governo federal optou pelo uso de software livre.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q781580 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação analógica e digital, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca das técnicas utilizadas e das características principais encontradas em sistemas wireless que implementam as tecnologias WCDMA, WiMAX e Wi-Fi, e com relação aos serviços que podem ser providos utilizando-se essas tecnologias e suas variantes, julgue os itens de 106 a 117.

Considere a seguinte situação hipotética. Um sistema de comunicação emprega a técnica OFDM para transmitir informação à taxa de 60 Mbps, utilizando 256 sub-portadoras moduladas em 64 QAM, em que a técnica de filtragem do tipo cosseno-levantado, com fator de rolloff de 0,25, permite a adaptação do sinal transmitido à banda alocada para o sistema. É correto afirmar que as informações acima são suficientes para se determinar o espaçamento que as subportadoras devem ter para se garantir a ortogonalidade entre elas.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q381466 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considerando o desenvolvimento e a aplicação de métodos diagnósticos em bacteriologia e micologia, julgue os itens subseqüentes.

Tanto em bacteriologia quanto em micologia, a técnica baseada na reação em cadeia da polimerase (PCR) apresenta a possibilidade de detecção simultânea, em uma mesma amostra, de mais de um organismo patogênico.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q1087 | Português, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os itens seguintes constituem artigos, transcritos com modificações, do Código de Conduta Ética Profissional dos servidores do INMETRO, disponível na Internet:.

Julgue-os com relação à correção gramatical.
Todo cidadão que houver de tomar posse ou tiver de ser investido em cargo do INMETRO deverá prestar compromisso solene de aceitação do Código de Conduta Ética Profissional, perante a Comissão de Ética do INMETRO (CEI).
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q1094 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em decisão histórica, a reunião da Assembleia Geral da
Organização dos Estados Americanos (OEA), em junho de 2009,
tornou sem efeito a resolução que excluía Cuba do Sistema
Interamericano de Nações. Passaram-se 47 anos de isolamento
desde a reunião de Punta Del Este (Uruguai), em 1962, quando
foi oficializado o afastamento da ilha.

Folha de S.Paulo, Caderno Fovest, 16/6/2009, p. 6 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o
tema por ele focalizado, além do atual cenário americano, julgue
os itens seguintes.
Em todos os países das Américas, ocorreram manifestações populares de regozijo pela volta de Cuba aos quadros da OEA , em clara demonstração de apoio ao regime cubano e de oposição à grande potência continental.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q545024 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Em relação à calibração de termômetros de radiação, julgue os itens que se seguem.

O posicionamento do instrumento a ser calibrado, em relação ao calibrador, é um aspecto que afeta o resultado da calibração.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q1089 | Português, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os itens seguintes constituem artigos, transcritos com modificações, do Código de Conduta Ética Profissional dos servidores do INMETRO, disponível na Internet:.

Julgue-os com relação à correção gramatical.
O servidor do INMETRO, no cumprimento de sua atividade funcional, deverá pautar-se por conduta funcional direcionada a coletividade e ao bom trato, em observância as normas contidas na Constituição Federal, na Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e no Código de Ética Profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q103769 | Medicina do Trabalho, Analista Medicina do Trabalho, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A OIT classifica como doenças profissionais as doenças e as intoxicações causadas pela exposição ocupacional ao chumbo, suas ligas ou seus compostos, e lista as várias atividades profissionais que implicam tal exposição. Segundo os critérios definidos pela OIT, as atividades relacionadas com exposição ocupacional ao chumbo incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q381744 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considerando o desenvolvimento e a aplicação de métodos diagnósticos em bacteriologia e micologia, julgue os itens subseqüentes.

A hibridização de ácidos nucléicos possibilita a detecção de seqüências específicas de DNA de um determinado organismo por meio de uma sonda, cujo comprimento pode ser variável. Sondas específicas podem ser feitas para detectar microrganismos patogênicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q744132 | Economia, MACROECONOMIA, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Tendo essa teoria como referência, julgue os itens a seguir.

A existência de uma correlação positiva, no longo prazo, entre o crescimento da oferta de moeda e as taxas de inflação é consistente com as predições derivadas da teoria quantitativa da moeda.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q544982 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O transdutor, também chamado de sensor, é um dispositivo constituído por material capaz de converter determinada forma de energia de entrada em outra forma de energia de saída. Como exemplo, há transdutores que convertem energia mecânica em energia elétrica. Com respeito às características dos diversos tipos de transdutores existentes no mercado, julgue os itens subseqüentes.

É possível construir um transdutor de velocidade usando-se um acelerômetro e um circuito integrador. Com o sinal de saída do acelerômetro conectado na entrada do circuito integrador, o sinal de saída deste circuito é proporcional à velocidade a ser medida.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q781430 | Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de televisão, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos a sistemas de TV digital.

No padrão DVB-T, são definidos dois modos de operação — 2K e 8K —, em função do número de portadoras OFDM. O modo 2K é conveniente para operação em transmissão única e redes SFN (single frequency network) de pequenas dimensões com limitadas distâncias de transmissão. O modo 8K pode ser empregado em operação com freqüência única e redes SFN pequenas e grandes.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q545015 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, com relação aos tipos, erros e calibração de termômetro de líquido em vidro.

Termômetros de imersão parcial são calibrados para leitura correta quando imersos até uma profundidade definida com a porção exposta sujeita a uma temperatura especificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q381980 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos aos metabolismos bacteriano e fúngico.

Fungos são microrganismos quimiorganotróficos, de baixa exigência nutricional, adaptados a uma faixa estreita de pH: entre 6,0 e 6,5.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q594822 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

No começo do século XX, os cientistas desenvolveram uma teoria capaz de descrever a dinâmica de sistemas microscópicos. Essa teoria, conhecida como mecânica quântica, obteve grande sucesso na descrição dos átomos e das ligações entre átomos que formam moléculas e sólidos. Julgue os itens a seguir, relacionados à mecânica quântica e a alguns de seus resultados.

Afimar que um átomo de hidrogênio tem estados degenerados significa afirmar que há estados do átomo com energias totais diferentes entre si que são descritos por uma mesma função de onda.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q544858 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Na avaliação da eficácia de óculos para redução de radiação ultravioleta, foram feitas medidas de transmissão e de reflexão em um comprimento de onda específico de 350 nm. Uma fonte colimada proporcionou uma irradiância uniforme de 1 W/m2. Desse total, 5 mW/m2 foram transmitidos e 0,5 W/m2 foram refletidos pelos óculos. Considerando que a espessura do vidro dos óculos era de 2 mm, e desconsiderando-se as incertezas nas medidas, julgue os itens subseqüentes.

A reflectância medida foi de 50%.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q782161 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações ópticas, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas de comunicação ópticos, julgue os itens a seguir.

Nos sistemas que utilizam tecnologia WDM (wavelength division multiplexing), em cada comprimento de onda, que é tratado como um canal individual, pode-se transmitir tráfego homogêneo ou heterogêneo. Dessa forma, considerando-se, por exemplo, três canais, cada um deles pode transportar tráfego SDH (synchronous digital hierarchy), ATM (asynchronous transfer mode) e dados Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.