Início

Questões de Concursos INPE

Resolva questões de INPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q480889 | Geografia, Geoprocessamento, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Um profissional da área de ecologia foi contratado para elaborar um mapa de uma área hipotética de proteção permanente (APP) no sul do estado do Pará. Para subsidiar esse trabalho, os seguintes dados foram fornecidos ao profissional:

área da APP: 36.000 ha;

padrão de exatidão cartográfica (PEC): 0,5 mm;

datum a ser utilizado: oficial do Brasil;

projeção cartográfica a ser utilizada: UTM.

Julgue os itens subsequentes, relativos a essa situação.

Por se tratar de uma região localizada no hemisfério Sul, os valores de UTM devem ser precedidos por um sinal negativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q541900 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Com base em amostragens históricas, aplicáveis a modelos de longo prazo que cobrem previsões em um horizonte temporal grande, os analistas inferem distribuições que possibilitam uma generalização maior sobre os dados. Em relação a variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade, julgue os itens a seguir. A estimação se refere a inferências sobre os parâmetros de um modelo estocástico para os dados. A predição diz respeito a evidências não observadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

163Q482021 | Geografia, Geografia Matemática, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Pivôs centrais são sistemas circulares de irrigação bastante utilizados no Brasil para produção de grãos, sementes, gramas e hortaliças, entre outros produtos. Considerando-se um pivô central com raio de 100 m cujo centro localiza-se na linha do Equador, julgue os itens seguintes. Metade do pivô central localiza-se no hemisfério Meridional e a outra metade, no hemisfério Ocidental.
  1. ✂️
  2. ✂️

164Q624159 | Informática, Modelagem conceitual, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

A modelagem dinâmica espacial é usada, entre outras finalidades, para o entendimento das alterações do uso e cobertura da Terra. Esse uso consiste na principal discussão e desafio para planejadores urbanos e nacionais e ambientalistas com relação à implementação de crescimento econômico sustentável. Acerca de modelagem de uso e cobertura da Terra, julgue os itens de 51 a 55. Modelos LUCC (land use and cover change) são utilizados na análise das causas e consequências da alteração do uso da terra de modo a descobrir fatores que influenciam o padrão espacial de alteração desse uso e estimar seus impactos.
  1. ✂️
  2. ✂️

167Q792286 | Engenharia Sanitária, Tecnologista Pleno, INPE, CESPE CEBRASPE

Acerca de questões de incerteza, qualidade e avaliação de conformidade, julgue os itens de 31 a 37.

A menor diferença de indicação de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida é a exatidão.

  1. ✂️
  2. ✂️

168Q792609 | Engenharia Sanitária, Tecnologista Pleno, INPE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos básicos de qualidade, julgue os itens a seguir.

O ciclo PDCA é composto das quatro seguintes fases: P = produzir, D = desenvolver, C = conferir e A = agir corretivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q482426 | Geografia, Geoprocessamento, Tecnologista Pleno, INPE, CESPE CEBRASPE

Monitoramentos de florestas tropicais com tecnologias espaciais dependem sobremaneira da aquisição e análise de dados de radar por causa da possibilidade de aquisição de imagens independentemente da presença de nuvens. Julgue os itens seguintes, relativos à aplicação de radar em monitoramento de florestas tropicais.

Em relação a áreas intactas, áreas com corte seletivo na Amazônia tendem a aparecer com tonalidades mais claras nas imagens de radar por causa da maior penetração da radiação solar no dossel.

  1. ✂️
  2. ✂️

170Q788245 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Uma bancada de manutenção de equipamentos eletrônicos, equipada para aplicações gerais, deve possuir instrumentos como multímetro, osciloscópio, gerador de funções, frequencímetro, capacímetro e fonte de alimentação DC (ou CC) ajustável. Acerca dos equipamentos de bancada de manutenção eletrônica, julgue os próximos itens.

O limitador de corrente em fonte DC (ou CC) de alimentação de bancada tem a finalidade de proteger a fonte e configurá-la como fonte de corrente.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q635210 | Informática, Linguagens, Tecnologista, INPE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que se referem a programação concorrente em Java.

É possível controlar a execução concorrente de métodos usando-se a palavra-chave synchronized nas declarações desses métodos, ao se declarar construtores e métodos estáticos. Em uma classe com métodos syncronized, um mesmo lock controla o acesso aos atributos estáticos e às instâncias da classe.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q481450 | Geografia, Geoprocessamento, Tecnologista Pleno, INPE, CESPE CEBRASPE

Monitoramentos de florestas tropicais com tecnologias espaciais dependem sobremaneira da aquisição e análise de dados de radar por causa da possibilidade de aquisição de imagens independentemente da presença de nuvens. Julgue os itens seguintes, relativos à aplicação de radar em monitoramento de florestas tropicais.

Áreas desflorestadas aparecem com tonalidades escuras nas imagens de radar devido à forte absorção da radiação eletromagnética nas faixas espectrais do azul e do vermelho, decorrente das atividades fotossintéticas intensas da floresta densa.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q645105 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista, INPE, CESPE CEBRASPE

Acerca do ciclo de desenvolvimento de sistemas, julgue os seguintes itens.

No modelo de desenvolvimento em cascata, a especificação e a análise de requisitos, o projeto, a implementação, o teste, a operação e a manutenção são possíveis fases em um ciclo de vida. Cada fase produz artefatos e a fase seguinte não deve começar antes que a anterior tenha terminado. Esse modelo pode ser usado quando os requisitos são bem compreendidos e há pouca chance de mudanças radicais durante o desenvolvimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q481893 | Geografia, Topografia, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Monitoramentos de florestas tropicais com tecnologias espaciais dependem sobremaneira da aquisição e análise de dados de radar por causa da possibilidade de aquisição de imagens independentemente da presença de nuvens. Julgue os itens seguintes, relativos à aplicação de radar em monitoramento de florestas tropicais. Em relação a áreas intactas, áreas com corte seletivo na Amazônia tendem a aparecer com tonalidades mais claras nas imagens de radar por causa da maior penetração da radiação solar no dossel.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q481707 | Geografia, Geoprocessamento, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Para realçar áreas com cobertura vegetal verde em imagens de satélite, vários cientistas utilizam uma técnica de divisão de bandas conhecida como índice de vegetação. O índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) tem sido o índice mais utilizado até o momento. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Ao contrário de gramas verdes naturais, gramas sintéticas utilizadas em alguns estádios de futebol não são realçadas em imagens NDVI.
  1. ✂️
  2. ✂️

176Q644779 | Informática, Arquitetura de redes, Tecnologista, INPE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 35 a 42, referentes a redes de computadores.

Um cliente inicia uma sessão HTTP estabelecendo uma conexão TCP com o servidor com o qual deseja se comunicar. Por meio de mensagens de requisição HTTP enviadas para esse servidor, o cliente especifica o tipo de ação desejada. Nessas mensagens, há a linha de requisição (request line), na qual é identificado o método de ação desejado, o URI do recurso sobre o qual a ação é aplicada e a versão do HTTP que o cliente está usando.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q791324 | Engenharia Química, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos métodos numéricos, largamente empregados em engenharia, julgue os itens a seguir.

Para se minimizar o erro de truncamento, é preferível construir a malha o mais esparsa possível, de forma que as condições de contorno influenciem rapidamente a solução no interior do domínio físico de interesse.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q792552 | Engenharia Sanitária, Tecnologista Pleno, INPE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à educação e conscientização da sociedade para a avaliação da conformidade e sua importância, julgue os itens subsequentes.

As ações de informação e conscientização desenvolvidas pelo INMETRO, incluem: divulgação, pela mídia, dos resultados do programa de análise de produtos; elaboração e divulgação de materiais sobre avaliação da conformidade, como livretos e cartilhas, CD ROM, e a coleção Educação para o consumo responsável.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q640880 | Informática, Linguagem SQL, Tecnologista, INPE, CESPE CEBRASPE

Acerca do SQL Server, julgue os itens subsequentes.

No SQL Server, restrições podem ser aplicadas a tabelas ou a colunas. Entre as restrições suportadas, tem-se: NOT NULL, que especifica que não são aceitos valores null na coluna; DOMAIN, que define os domínios dos valores armazenados nas colunas; UNIQUE, que especifica que, nas colunas identificadas, não pode haver linhas com os mesmos valores não-nulos; PRIMARY KEY, que informa a coluna, ou conjunto de colunas, que identificam as linhas na tabela.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.