Início

Questões de Concursos INPE

Resolva questões de INPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q1059694 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Garantia do Produto e da Qualidade, INPE, FGV, 2024

Considerando o Modelo “V” aplicado ao longo do ciclo de vida de um projeto e as respectivas Configurações Linhas de Base previstas de acordo com o Padrão ECSS, analise as afirmativas a seguir.

I. As linhas de base de Objetivos de Missão (MOB), Configuração Funcional (FCB) e de Configuração de Desenvolvimento (DCB) se desenvolvem, sucessivamente, no Modelo “V”, ao longo do ramo esquerdo.
II. As linhas de base de Objetivos de Missão (MOB), Configuração Funcional (FCB), de Configuração de Desenvolvimento (DCB) e de base do Projeto (DB) se desenvolvem, sucessivamente, no Modelo “V”, ao longo do ramo esquerdo, correspondente às fases de definição do produto.
III. Apenas a linha de Configuração do Produto (PCB) se desenvolve ao longo do ramo direito, correspondente à fase de fabricação, integração e teste do produto.
IV. As linhas de base do Projeto (DB) e de Configuração do Produto (PCB) se desenvolvem ao longo do ramo direito, correspondente às fases de fabricação, integração e testes do produto.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q1063595 | Programação, Linguagens de Programação, Desenvolvedor de Software em Meteorologia, INPE, FGV, 2024

Uma das vantagens do emprego de bibliotecas é a possibilidade de importar funcionalidades de outras bibliotecas, empregando-as de modo integrado.

Nesse contexto, assinale a opção que indica um par de bibliotecas Python que são empregadas em conjunto, uma vez que a primeira usa funções da segunda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

963Q1063598 | Banco de Dados, Banco de Dados, Desenvolvedor de Software em Meteorologia, INPE, FGV, 2024

Sobre os formatos NetCDF4 e HDF5, no contexto de armazenamento e processamento de dados científicos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q1063901 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

Um transformador de corrente (TC) ideal, com relação de transformação 50/5, será usado no sistema de medição da potência ativa de uma carga, alimentada em 220V.

No wattímetro, a tensão na bobina de potencial é 220 cos (377 t) V e a corrente na bobina de potencial é 4 cos (377 t – 60º )A.

Diante do exposto, a potência ativa na carga, em W, é, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

965Q1063906 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos Na Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

Uma carga trifásica de 10.000VA possui fator de potência indutivo igual a √3/2.

A potência reativa resultante após a elevação desse fator de potência possui módulo de 4.000VAr.

A potência reativa do banco de capacitores, em VAr, necessária para essa correção, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

966Q1063910 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

Um transformador trifásico de 1,0MVA, tensão de linha de 50kV no primário e 5,0kV no secundário possui impedância de 10 %.

As impedâncias, em ohms, nos lados de baixa e alta desse transformador são, respectivamente, iguais a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

967Q1063914 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

A fase de um circuito que alimenta um equipamento elétrico entrou em contato com o chassi desse equipamento. O esquema de aterramento utilizado na instalação é o TN-S. A configuração da fonte de alimentação é estrela com nível de tensão de linha igual a 380 V.

Sabendo-se que este equipamento é alimentado por duas fases, a máxima tensão de contato, em V, que pode recair no usuário quanto ele toca no chassi do equipamento, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q1059832 | Física, Oscilação e Ondas, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Uma onda pode ser considerada como uma energia transmitida através da matéria sem a necessidade de transporte de matéria. Sobre a classificação das ondas e suas definições, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando em um meio perturbado, as partículas que se deslocam perpendicularmente à direção de propagação da onda constituem ondas longitudinais.
II. Ondas que se propagam sobre a superfície da água são uma combinação de ondas longitudinais e transversais.
III. Tanto ondas mecânicas quanto ondas eletromagnéticas necessitam de um meio para se propagar.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

969Q1063679 | Banco de Dados, Sgbd, Analista de Tecnologia da Informação, INPE, FGV, 2024

Os sistemas de bancos de dados são fundamentais na organização e gestão de informações em praticamente todos os setores da sociedade moderna. Eles permitem armazenar grandes volumes de dados de forma estruturada, garantindo sua integridade, segurança e acessibilidade.
Assinale a opção que apresenta seus principais componentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

970Q1063687 | Sistemas Operacionais, Linux, Analista de Tecnologia da Informação, INPE, FGV, 2024

O kernel Linux é composto por diversos subsistemas, onde cada subsistema é responsável por diferentes aspectos do gerenciamento do sistema.
Sobre o kernel Linux, analise as afirmativas a seguir.
I. Emprega o chamado microkernel, no qual todos os serviços do sistema operacional rodam no espaço do kernel.
II. Suporta diferentes sistemas de arquivos, como ext4, NTFS e FAT 32.
III. Suporta o carregamento de módulos em tempo de execução, sem a necessidade de reiniciar o sistema.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

971Q1063691 | Sistemas Operacionais, Linux, Analista de Tecnologia da Informação, INPE, FGV, 2024

O sistema de arquivos Linux é a estrutura onde são armazenadas todas as informações do computador. Logo, entender como gerenciar o sistema de arquivos a partir do shell é uma habilidade crítica para administradores de Linux. Diante disso, acerca de comandos referentes ao sistema de arquivos do Linux assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

972Q1063693 | Sistemas Operacionais, Linux, Analista de Tecnologia da Informação, INPE, FGV, 2024

A política de mesma origem é um princípio fundamental de segurança para servidores web. Existe um módulo do Apache HTTP Server que permite que vários usuários hospedem conteúdo na mesma origem. Ao hospedar páginas da web na mesma origem, elas podem ler e controlar umas às outras e problemas de segurança em um site podem se propagar para outros.
A fim de evitar esse tipo de situação, um administrador Linux, ao rodar um servidor Apache, precisa ter cuidado ao utilizar o módulo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

973Q1063715 | Meteorologia, Climatologia, Desenvolvedor de Produtos Meteorológicos, INPE, FGV, 2024

O parâmetro nos radares meteorológicos de polarização simples, que é usado para expressar a taxa de precipitação em determinado volume de chuva detectado pelo radar, é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q1064102 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Estrutura de Dados, Desenvolvedor de Sistemas, INPE, FGV, 2024

No que diz respeito aos problemas de assimilação de dados para sistemas dinâmicos não lineares, assinale a opção que indica o esquema que dá a melhor estimativa linear da solução para o problema de assimilação de mínimos quadrados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

975Q1064107 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos, Desenvolvedor de Sistemas, INPE, FGV, 2024

Uma pesquisa sobre a dispersão espacial do risco de ocorrência de um determinado fenômeno utilizou a estimação Bayesiana como método de estimação.

Sobre esse método de estimação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q1063601 | Eletricidade, Eletrônica, Engenheiro Eletricista, INPE, FGV, 2024

Deseja-se realizar uma avaliação preliminar do funcionamento de um conversor A/D. Considere que o conversor é de 12 bits, com uma resolução de 4mV, sendo o bit mais significativo reservado para a sinalização, dado que a saída em hexadecimal do conversor foi ‘0C8’ e que o conversor A/D está operando corretamente.
Nesse caso, o valor esperado da tensão na entrada do conversor e o valor aproximado da maior tensão positiva que o conversor pode representar estão, respectivamente, entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q1063688 | Sistemas Operacionais, Linux, Analista de Tecnologia da Informação, INPE, FGV, 2024

Tendo em vista a existência de uma vasta gama de distribuições Linux disponíveis, a escolha da distribuição mais adequada para cada usuário ou organização passa pelo conhecimento das necessidades específicas do usuário.
Há uma distribuição Linux em particular que é voltada para profissionais da área de segurança e é considerada a mais avançada quanto a Testes de Penetração (Pentests).
Essa distribuição Linux é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

978Q1059709 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Garantia do Produto e da Qualidade, INPE, FGV, 2024

Sobre as auditorias da qualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. As auditorias do sistema da qualidade têm por finalidade primordial a verificação dos cumprimentos dos requisitos e especificações da produção dos produtos que foram previamente estabelecidos pelo Setor de Sistema da Qualidade da empresa.
II. Nas auditorias internas é recomendável que o próprio responsável ou gerente do setor as realize. Essa prática possibilita um melhor resultado nas auditorias internas, com maior identificação de não conformidade, por ser conduzida pela pessoa mais qualificada e conhecedora das normas e regras do setor auditado.
III. A auditoria de qualidade será sempre realizada abrangendo todos os órgãos e setores da empresa.
IV. Os sete princípios para a auditoria de acordo com a ISO 19011 são: integridade, apresentação justa, devido cuidado profissional, confidencialidade, independência, abordagem baseada em evidência e abordagem baseada em risco.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

979Q1063606 | Eletricidade, Eletrônica, Engenheiro Eletricista, INPE, FGV, 2024

Deseja-se realizar a codificação digital de determinado sinal.
O sinal de interesse, centralizado em 1 MHz, possui uma largura de banda de 200 kHz e está sujeito à interferência de um sinal centralizado em 4 MHz. Considere que o filtro anti-aliasing é um filtro passa-baixa ideal.
Diante dos fundamentos relacionados à codificação digital de sinais, a menor taxa de amostragem que permite uma representação digital fidedigna do sinal de interesse é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.