Início

Questões de Concursos INSS

Resolva questões de INSS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q554117 | Informática, Correio Eletronico E mail, Técnico do Seguro Social, INSS, FCC

Paulo trabalha na área administrativa da Empresa XPT. Realiza boa parte do seu trabalho por meio do seu e-mail corporativo. Com o crescimento da empresa, a demanda de trabalho de Paulo aumentou, mas sua caixa de e-mail continuou com a mesma capacidade, 100 MB. Frequentemente a caixa de e-mail de Paulo enche e ele tem que parar suas atividades profissionais para excluir os e-mails maiores e menos importantes, liberando assim espaço para novas mensagens. Certo dia, em um procedimento para liberar espaço na sua caixa de e-mail corporativo, Paulo apagou, por engano, diversos e-mails importantes, necessários para fechar a folha de pagamento de funcionários do mês. Como não tinha uma cópia desses e-mails, teve que solicitar aos emissores que enviassem os e-mails novamente. Para tentar resolver o problema de espaço em sua caixa de e-mail, Paulo abriu uma Ordem de Serviço para a área de TI, pedindo o aumento de sua caixa de e-mail para 200 MB. A TI negou o pedido, argumentando limitações de espaço em seus servidores. Como solução alternativa, para a cópia de segurança de seus e-mails corporativos, reduzindo dessa forma os riscos relacionados às exclusões que deverá fazer periodicamente devido a essa limitação de espaço e considerando que as políticas da empresa não impõem nenhuma restrição para o acesso e guarda dos e-mails em outros computadores ou ambientes, Paulo pensou em realizar as seguintes ações:

I. Criar um e-mail pessoal em um servidor de e-mail da Internet, com capacidade de armazenamento suficiente para manter uma cópia de seus e-mails corporativos por um tempo maior que os limitados pelo tamanho de sua caixa de e-mail corporativo e estabelecer regras na sua caixa de e-mails corporativo para enviar uma cópia automática de todos os e-mails recebidos para este novo endereço.

II. Instalar o Microsoft Office Outlook no computador que utiliza na empresa (caso não esteja instalado), criar seu perfil (caso não exista), fazer as configurações necessárias no Outlook para baixar os e-mails de sua caixa de e-mail corporativo para o computador e, por fim, baixar os e-mails.

III. Criar pastas na sua caixa de entrada do e-mail corporativo e separar os e-mails recebidos entre essas pastas.

IV. Criar regras na sua caixa de e-mail corporativo para excluir automaticamente todas as mensagens que chegarem trazendo arquivos anexados.

As possíveis ações que podem resolver o problema de Paulo, evitando que ele perca e-mails importantes, estão presentes em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1082Q785812 | Engenharia Elétrica, Instalação Elétrica, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Projetos de instalações elétricas refletem uma previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

De uma maneira geral, o projeto de uma instalação elétrica compreende algumas partes bem definidas, entre elas o orçamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1084Q133568 | Pedagogia, Comunicação E Interação Grupal, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

De acordo com o modelo transacional, o objetivo da comunicação é a transferência de informações sem interferência de ruídos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1085Q15053 | Direito Administrativo, Engenheiro Civil, INSS, FUNRIO

Com relação à inexigibilidade de licitação, é correto afirmar, na forma da Lei n. 8666/93:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1086Q741172 | Economia, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Considere os seguintes dados:

Produto Interno Bruto a custo de fatores = 1.000 
Renda enviada ao exterior = 100 
Renda recebida do exterior = 50 
Impostos indiretos = 150 
Subsídios = 50 
Depreciação = 30

Com base nessas informações, o Produto Nacional Bruto a custo de fatores e a Renda Nacional Líquida a preços de mercado são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q182428 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Engenheiro Civil, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação a direitos políticos, cada um dos itens subseqüentes
apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser
julgada.

Antônio, servidor público, foi condenado por improbidade administrativa em decorrência de ato ilícito praticado no órgão em que estava lotado. Logo após a sentença transitada em julgado, Antônio candidatou-se a deputado estadual. Nessa situação, a candidatura de Antônio pode ser impugnada pois a condenação por improbidade administrativa implica suspensão temporária dos direitos políticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1089Q400078 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Técnico do Seguro Social, INSS, FCC

Expedida certidão falsa por uma repartição pública federal, não foi possível esclarecer qual servidor cometeu o ato ilícito, mas graves prejuízos sofreram algumas pessoas, em razão dele. Neste caso, a União

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q132589 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico da Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma
concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória,
julgue os seguintes itens

Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.

  1. ✂️
  2. ✂️

1091Q805144 | Legislação e Decretos, Regulamento da Previdência Social, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, apresenta-se uma situação hipotética referente à aplicação do conceito de salário-de-contribuição, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Tendo sido demitido sem justa causa da empresa em que trabalhava, Vagner recebeu o aviso prévio indenizado, entre outras rubricas. Nessa situação, não incide contribuição previdenciária sobre o valor da indenização paga, pela empresa, a Vagner.

  1. ✂️
  2. ✂️

1092Q132953 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Identidade ou imagem corporativa pode ser definida como o conjunto de valores básicos e características atribuídas a uma corporação pelos seus membros e pelos públicos interno e externo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1093Q464489 | Direito Previdenciário, Obrigações Acessórias da Empresa, Técnico do Seguro Social, INSS, FCC

Entre as obrigações previdenciárias da empresa, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1094Q131702 | Arquivologia, Gestao Documental, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.
Os estudos acerca da informação arquivística na administração pública brasileira e de seus usuários estão muito avançados. Por meio deles, sabe-se quem a produz, por que razão e em que condições essa produção é feita, e como e quando se necessita dessa informação ao longo do processo decisório.
  1. ✂️
  2. ✂️

1095Q804983 | Legislação e Decretos, Sistema de Gestão Ética, Engenheiro de Segurança do Trabalho, INSS, FUNRIO

Quanto à Comissão de Ética Pública, nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q325284 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

O nível tático refere-se a estratégias e ações que afetam uma parte da organização no grau intermediário do planejamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1097Q132541 | Arquivologia, Gestao Documental, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos
eletrônicos e à digitalização de documentos arquivísticos.
A atividade de avaliar e atestar a autenticidade dos documentos transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional é feita a partir de metadados e de outras informações, para apoiar a presunção de autenticidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1098Q182997 | Ética na Administração Pública, Comissão de Ética, Engenheiro Civil, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da ética no serviço público, julgue os itens que se
seguem.

A remuneração dos membros da comissão de ética pública equivale à metade do vencimento do servidor no seu cargo de origem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1099Q132094 | Arquivologia, Microfilmagem e Automação, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca da microfilmagem aplicada aos documentos arquivísticos,
julgue os seguintes itens.
A baixa velocidade de recuperação, o acesso individual e a perda de resolução devido a cópias sucessivas constituem desvantagens da microfilmagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1100Q132417 | Engenharia Mecânica, Termoacumulação, Analista do Seguro Social Engenharia Mecânica, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A termoacumulação é uma maneira de reduzir o consumo de
energia elétrica, em determinados horários, de instalações de arcondicionado
de grande porte. Acerca da termoacumulação, julgue
os itens seguintes.

A termoacumulação com água gelada, embora gaste menos energia que a termoacumulação com gelo, necessita de um grande espaço para a colocação dos tanques. Porém, é possível interligar o reservatório de água gelada com o sistema de combate a incêndios, o que barateia o custo da instalação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.