Questões de Concursos INSS

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161Q464404 | Direito Previdenciário, Técnico do Seguro Social, INSS, FCC

A interpretação da legislação previdenciária deve observar

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162Q3102 | Direito Previdenciário, Técnico do Seguro Social, INSS, FCC

Ao tratar das características da Previdência Social brasileira pode-se identificá-la como:

I. financiamento via regime de repartição e solidariedade inter e intrageracional.
II. gestão pública tripartite composta por governo, empregadores e trabalhadores.
III. gestão pública quadripartite com a participação do governo, trabalhadores, empregadores e aposentados/pensionistas.

É correto o que se afirma APENAS em
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163Q15060 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, INSS, FUNRIO

Num levantamento topográfico tem-se que os ângulos topográficos

I. no plano horizontal podem ser geométricos: internos, deflexão, irradiados;

II. no plano vertical podem ser geográficos: azimutes e rumos;

III. no plano vertical podem ser geométricos: deflexão e azimutes.

Quantas dessas afirmativas estão corretas?
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164Q45120 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

    Bruno, servidor contratado temporariamente para prestar serviços a determinado órgão público federal, praticou conduta vedada aos servidores públicos pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz do disposto nos Decretos n.º 1.171/1994 e n.º 6.029/2007.

Durante o procedimento de apuração da conduta de Bruno, a comissão de ética deverá garantir-lhe proteção à sua honra e à sua imagem.
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165Q45169 | Direito Previdenciário, Organização e Custeio da Previdência Social, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

No que se refere à contribuição de empresas e empregadores domésticos para o financiamento da seguridade social, julgue o item subsequente.
 
A contribuição empresarial de associação desportiva que mantenha equipe de futebol profissional distingue-se da contribuição exigida de outras empresas.
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166Q45166 | Direito Previdenciário, Organização e Custeio da Previdência Social, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativos às contribuições dos segurados empregados, dos empregados domésticos e dos segurados facultativos.
 
A alíquota de contribuição, para custeio da seguridade social, dos segurados facultativos e dos segurados empregados é a mesma e varia segundo o salário-de-contribuição.
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167Q1714 | Português, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Texto associado.

Assinale a frase correta quanto à concordância verbal.
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168Q132919 | Pedagogia, Funções Socioculturais da Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.

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169Q45160 | Direito Previdenciário, Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social RGPS, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte à luz do Decreto n.º 3.048/1999 e da CF.
 
Situação hipotética: João exerce atividade econômica com finalidade lucrativa na sua própria residência. Recentemente, ele contratou Maria para fazer a limpeza de sua residência, de forma habitual e remunerada, e, inclusive, atender clientes. Assertiva: Nessa situação, João será considerado empregador doméstico com relação aos serviços prestados por Maria.
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170Q10401 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO

De acordo com o Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, os trabalhos das comissões de ética devem ser desenvolvidos com celeridade e com observância, dentre outros, do princípio da
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171Q133079 | Engenharia Mecânica, Termodinâmica, Analista do Seguro Social Engenharia Mecânica, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando os modos de transmissão de calor, condução,
radiação e convecção, julgue os próximos itens.

A lei de Fourier para a condução de calor estabelece uma relação entre o fluxo de calor e o gradiente de temperatura, que tem como coeficiente de proporcionalidade a condutividade térmica do material.

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172Q45133 | Direito Administrativo, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, a respeito dos atos administrativos.

A autoexecutoriedade é atributo restrito aos atos administrativos praticados no exercício do poder de polícia.
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173Q1682 | Informática, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

No Windows 2000 o menu Iniciar da barra de tarefas pode ser aberto a partir do teclado pressionando-se o conjunto de teclas:
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174Q1687 | Informática, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Entre as teclas abaixo, assinale aquela que deve estar pressionada para permitir a seleção de mais de um arquivo no Windows Explorer através de cliques do mouse.
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175Q6794 | Direito Previdenciário, Técnico do Seguro Social, INSS, FCC

Em relação à comprovação da inexistência de débito perante a Previdência Social, é correto afirmar que
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176Q404449 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Um dos princípios da Administração Pública que a diferencia da Administração Privada é a LEGALIDADE. Nas opções que se seguem, marque a que melhor interpreta o significado desse princípio.

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177Q45123 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Acerca do disposto nos Decretos n.º 1.171/1994 e n.º 6.029/2007, julgue o item subsequente.

Em razão da relevância do serviço público prestado, é vitalício o mandato de membro integrante da Comissão de Ética Pública, o que evita interferências externas na atuação da comissão.
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178Q45182 | Direito Previdenciário, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito do recolhimento de contribuição previdenciária fora do prazo, julgue o item subsequente.
 
As contribuições devidas à seguridade social já descontadas dos segurados empregados e não recolhidas até seu vencimento poderão ser objeto de acordo para pagamento parcelado.
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179Q1702 | Português, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Texto associado.

“E é nesse estado de espírito que vivo nas casas.” (l. 5-6) O estado de espírito a que se refere a narradora é um sentimento de:
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180Q15036 | Português, Engenheiro Civil, INSS, FUNRIO

Texto associado.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
Elaine Turk Faria 

            O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
            Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
            Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13. 
Os autores citados no texto dizem que a geração homo zappiens é digital e que a escola é analógica. Isso contrasta, respectivamente, as atitudes de
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