Início

Questões de Concursos INSS

Resolva questões de INSS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1981Q132040 | Arquitetura, Analista do Seguro Social Arquitetura, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O policarbonato tem, cada vez mais, substituído o vidro no
fechamento de coberturas e esquadrias. Julgue os próximos itens,
considerando a utilização de lâminas de vidro e chapas de
policarbonato de mesma espessura em projetos de arquitetura.

As chapas de policarbonato são mais leves que o vidro, o que facilita o transporte, o manuseio na obra, o trabalho de montagem e diminui o peso da estrutura de apoio.

  1. ✂️
  2. ✂️

1982Q464585 | Direito Previdenciário, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS Prova 2, INSS, ESAF

À luz da competência constitucional da Previdência Social, julgue os itens abaixo que são de competência da Previdência Social:

I. cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada. 
II. salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda. 
III. pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. 
IV. a promoção da integração ao mercado de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1983Q557272 | Informática, Excel, Médico, INSS, FCC

A fórmula =$K1 + M$5, contida na célula E5 de uma planilha eletrônica, após ser copiada para a célula G7, ficará nessa última com a seguinte expressão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1984Q181775 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na construção ou na reforma de um prédio público, um aspecto essencial para garantir a qualidade e o sucesso da obra é a fiscalização, que envolve diversas atividades, tais como acompanhamento da execução de obras e serviços, controle de materiais, medições de serviços executados, emissão de notas fiscais, entre outras. Em relação a essas atividades, julgue os itens a seguir.

O controle de qualidade de telhas cerâmicas consiste na verificação do aspecto geral do lote, observando-se se as peças apresentam quebras, trincas e empenamento, verificação de dimensões e queima de uma amostra.

  1. ✂️
  2. ✂️

1985Q241427 | Português, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Texto associado.

Texto I

A escola então era risonha e franca? Naquele ano de 1919, em Fortaleza, a nossa rua se chamava do Alagadiço: era larguíssima, uma longa sucessão de chácaras com jardim à frente, imenso quintal atrás. (...)
(l 5) Do outro lado da rua, defronte ao poste do bonde, ficava a escola pública da Dona Maria José. (...) Nela estudava o meu tio Felipe, que era quase da minha idade. (...) E eu, que chegara um mês antes do Pará, tinha loucura pra freqüentar a escola, mas ninguém consentia. (l 10) Minha mãe e meu pai alimentavam idéias particulares a respeito de educação formal: desde que eu já sabia ler aprendi sozinha pelos cinco anos e tinha livros em casa, jornais, revistas (O Tico-Tico!), o resto ficava para mais tarde. Eu então fugia, atravessava o (l 15) trilho para espiar a escola. Principalmente nos dias de sabatina, quando a meninada toda formava uma roda, cantando a tabuada, a professora com a palmatória na mão. Primeiro era em coro, seguido: 6+6, 12! 6+7, 13! O mais difícil era a tabuada de multiplicar, principalmente nas casas de sete pra cima e entrando no salteado:(l 20) 7x9, 56; 8x9, 72! Aí a palmatória comia e os bolos eram dados pelo aluno que acertava, corrigindo o que errava. E eram aplicados na proporção do erro. Tabuada de sete a nove era fogo. O pior era um aluno grandalhão iria (l 25) pelos 14 anos que não acertava nunca. Chegando a vez dele, a roda cantava: 8x7? A roda esperava e ele gaguejava, ficava da cor de um pimentão e começava a chorar. Palmatória nele. Eu, que espionava da janela e já tinha aprendido a tabuada, de tanto ver sabatina, soprava (l 30) de lá: 56! Dona Maria José, se ouvia, levantava os olhos pra cima e até sorria. Mas o pobre nunca entendia o sopro. Uma vez caiu de joelhos. Mas não perdoavam: bolo nele! E no dia seguinte ele vinha pra aula de mão amarrada num pano, sempre sujo. (l 35) As pessoas são cruéis. Menino é muito cruel. Agora me lembrei que chamavam o coitado de ?é Grandão. Nunca deu pra nada, nem pra caixeiro de bodega não conseguia anotar direito as compras no borrador. Ele mesmo, mais tarde, nos contou isso.
(l 35) (l 40)Por isso me ficou a convicção, lá no fundo da alma: só se pode mesmo vencer na vida aprendendo tabuada de cor e salteado. Principalmente as casas altas de multiplicar.

QUEIRO?, Rachel de. As terras ásperas Crônicas.
S. Paulo: Ed. Siciliano, 1993.

Assinale a frase correta quanto à concordância verbal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1986Q400162 | Direito Administrativo, Serviço Público, Perito Médico, INSS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos serviços públicos, julgue os itens a seguir.

A delegação do serviço público pode ser feita sob as modalidades de concessão, permissão e autorização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1987Q357678 | Direito Penal, DIREITO PENAL PARTE GERAL, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS Prova 2, INSS, ESAF

Quanto ao princípio da legalidade penal pode-se dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1988Q132154 | Probabilidade e Estatística, Analista do Seguro Social Estatística, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 


Um estudo acerca da depressão pós-parto em uma população de trabalhadoras foi realizado por um pesquisador, envolvendo uma amostra de 1.024 mulheres. As variáveis do estudo foram observadas por intermédio de um questionário, sendo ajustado o modelo y = 14 - 0,5 x1 + 0,01 x2 - 6 x3 + 8 x4, em que a variável resposta y é um índice de depressão e as variáveis explanatórias x1 e x2 são, respectivamente, a idade (em anos) e a renda (em reais), enquanto x3 e x4 são variáveis binárias que assumem valores zero ou um. As covariâncias entre as variáveis explanatórias não são nulas. O método utilizado para a seleção de variáveis foi o stepwise. Os quadros acima apresentam um resumo do ajuste.

 

 

 

 

 

Com base nas informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.

O coeficiente de variação de x1 é superior a 1.

  1. ✂️
  2. ✂️

1989Q861033 | Direito Previdenciário, Benefícios em Espécie, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE, 2022

No tocante à aposentadoria da pessoa com deficiência segurada do RGPS julgue o seguinte item. 

É garantida a concessão de aposentadoria pelo RGPS à segurada com deficiência com 55 anos de idade, desde que cumprido tempo mínimo de contribuição de quinze anos e comprovada deficiência durante igual período.

  1. ✂️
  2. ✂️

1990Q132784 | Redes de Computadores, Protocolo, Analista do Seguro Social Ciência da Computação, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A figura acima apresenta a interface de um navegador web, após acesso a um sítio web, na qual são destacadas regiões
nomeadas de A até F. Na situação apresentada, o ponteiro do mouse está sobre a região C, o que fez com que as informações nas
regiões D e F fossem apresentadas. Caso o usuário passe o ponteiro do mouse sobre as regiões A, B e E serão mostradas na região
F, respectivamente, as informações a seguir.
h t t p : / / w w w . i n s s . g o v . b r / p g _ s e c u n d a r i a s / p a g i n a s _ p e r f i s / p e r f i l _ s e mP r e v i d e n c i a _ 0 1 . a s p
http://www.previdencia.gov.br/agprev/agprev_mostraNoticia.asp?Id=29323&ATVD=1&DN1=13/02/2008&H1=08:52&xBotao=0
http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit02/index. html.

Para que a página apresentada fosse gerada, foi estabelecida pelo menos uma conexão na porta 80 do servidor cujo endereço de domínio é www.inss.gov.br.

  1. ✂️
  2. ✂️

1991Q464582 | Direito Previdenciário, Previdência Complementar Privada, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

A respeito da solidariedade nos planos de previdência privada, assinale a assertiva incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1992Q219623 | Medicina, Perito Médico, INSS, CESGRANRIO

Que norma regulamentadora (NR) da Portaria 3214/78 do MTE estabelece parâmetros para adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores, objetivando proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1993Q99621 | Informática, Analista Serviço Social, INSS, FUNRIO

Qual o efeito, no sistema operacional Microsoft Windows XP, ao pressionar as teclas Ctrl+Esc, isto é, manter a tecla Ctrt pressionada e, a seguir, pressionar a tecla Esc?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1994Q629546 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização e de componentes de um microcomputador, julgue os itens subseqüentes.

O componente com a função de realizar busca de instruções e dados na memória do microcomputador é a RAM (random access memory).

  1. ✂️
  2. ✂️

1995Q101941 | Serviço Social, Analista Serviço Social, INSS, FUNRIO

Segundo a Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), ci no que diz respeito à sua natureza, pode ser classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1996Q133461 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

Position paper é o texto oficial de natureza política que informa e detalha a posição da organização a respeito de tema relevante, geralmente polêmico ou complexo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1997Q465037 | Direito Previdenciário, Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, Analista Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

É segurado facultativo do Regime Geral da Previdência Social o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1998Q103073 | Serviço Social, Analista Serviço Social, INSS, FUNRIO

Segundo Iamamoto (2007), nas duas últimas décadas, o debate sobre os fundamentos do Serviço Social podem ser situados em três grandes eixos temáticos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1999Q132521 | Serviço Social, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

No Brasil, à época da ditadura militar, marcada pelo desenvolvimento capitalista, o caráter modernizador da perspectiva modernizadora esteve relacionado a uma postura de contestação à ordem sociopolítica então vigente.

  1. ✂️
  2. ✂️

2000Q133297 | Matemática Atuarial, Analista do Seguro Social Ciência Atuariais, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As tábuas biométricas consistem em tabelas ordenadas por idade
x com as respectivas probabilidades de vida, morte, morbidez e
invalidez das pessoas, resultantes de observação das ocorrências
em grupos populacionais específicos. A respeito desse assunto,julgue os itens seguintes.

As tábuas de mortalidade clássicas consideram que as probabilidades de morte para um grupo homogêneo de pessoas dependem exclusivamente da idade alcançada, sendo que, no caso de aposentadorias decorrentes de invalidez, as probabilidades de morte dependem da idade de entrada em invalidez e da duração da mesma. Na literatura atuarial clássica, tábuas de mortalidade construídas a partir dessas probabilidades são denominadas tábuas seletas de mortalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.