Início

Questões de Concursos IPHAN

Resolva questões de IPHAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q390365 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Memória e história estão conectadas, embora a ligação de cada uma com o passado seja processada de formas diferenciadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q51514 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue. 

Pesquisadores que desejem acesso a documentos eletrônicos classificados como de uso restrito podem ter de assinar termo de compromisso assentindo disponibilizar os rascunhos dos estudos realizados, para análise da instituição arquivística, antes de sua publicação.  
  1. ✂️
  2. ✂️

123Q715104 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, IADES

A unidade de conservação criada devido à riqueza do próprio patrimônio arqueológico é o Parque Nacional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q390288 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia indica que a Lei do Ventre Livre teve baixo impacto e pouca relevância na história da escravidão no Brasil império.
  1. ✂️
  2. ✂️

125Q241064 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Técnico Engenharia Civil, IPHAN, FUNIVERSA

Quatro músicos, ao término de uma apresentação, sentaram- se ao redor de uma mesa de bar. Alexandre é pianista. Os instrumentos que os outros três tocam são: flauta, violino e violoncelo. Breno está sentado à direita de Alexandre. Viana sentou-se à direita do flautista. Por sua vez, Hugo, que não é violinista, encontra-se à frente de Breno. Sabe-se que cada um desses músicos toca um único desses instrumentos. Assim, pode-se concluir corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q714955 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca da neutralidade científica e a postura contemporânea do antropólogo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q352075 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca do diagnóstico de conservação bem-sucedido, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q46819 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

 Com base nas referências teóricas e nos parâmetros metodológicos da Arqueologia Contemporânea, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

     “O que fazer com o material arqueológico escavado, coletado e armazenado no laboratório? Parece evidente ter que organizá-lo em classes e subclasses. Para organizá-lo, tem-se, porém, que estabelecer critérios. O estabelecimento de critérios depende de um quadro teórico constituído de um conjunto ordenado de explicações que justifiquem o ordenamento. As explicações, por sua vez, têm que ter seus fundamentos em uma epistemologia que lhes dê validade científica. Para que tenham validade científica, as explicações não podem ser dogmáticas e nem puramente filosóficas ou formais. As explicações precisam ter objetividade factual que permite a mensurabilidade das proposições científicas. A mensurabilidade depende da materialidade." 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q390300 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Diferentemente da memória individual, o patrimônio histórico, material ou imaterial, não incorpora sentimentos ou visões socialmente construídos.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q46818 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Sobre a restituição de bens culturais furtados, é incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q600553 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da implementação e da manutenção de parques e jardins, julgue os itens subsequentes. Parques urbanos podem servir para recreação e lazer, favorecer a conservação de solos, proporcionar maior infiltração de águas, aumentar a aeração e estimular o desenvolvimento de práticas de educação ambiental, possibilitando a utilização democrática do espaço público.
  1. ✂️
  2. ✂️

132Q46827 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Os arqueólogos partidários da Nova Arqueologia, caracterizada como uma escola de pensamento vinculada à arqueologia anglo-americana dos anos 1960 e 1970, insatisfeitos com a situação da arqueologia tradicional e a história cultural, buscaram novas maneiras de interpretação dos vestígios recuperados em escavações arqueológicas. Assinale a alternativa que apresenta uma das características dessa escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q390380 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos lugares de memórias, julgue os itens que se seguem. Os lugares de memórias existem justamente para que a história seja preservada.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q46830 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

As datações arqueológicas mais antigas do Brasil, com até 48 mil anos antes do presente, foram obtidas por meio das pesquisas no sítio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q46844 | Português, Interpretação de Textos, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Texto associado.
Leia o texto adaptado abaixo, de Rainer Sousa, transcrito do site Brasil Escola
 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
 
            Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai" ou “paterno". De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade. 
     Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta as noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria", “evolução" e “progresso".
    Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva. 
     Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita. 
      A conceituação atual do patrimônio acabou estabelecendo a existência de duas categorias distintas sobre o mesmo. Uma mais antiga e tradicional refere-se ao patrimônio material, que engloba construções, obeliscos, esculturas, acervos documentais e museológicos, e outros itens das belas-artes.  Paralelamente, temos o chamado patrimônio imaterial, que abrange regiões, paisagens, comidas e bebidas típicas, danças, manifestações religiosas e festividades tradicionais. 
     Ainda hoje, vemos que os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania.
     Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa cujo verbo destacado não tenha a mesma regência dos verbos destacados no período abaixo. 

“Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q384138 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do levantamento botânico e de suas implicações para a composição de espécies de plantas de uma área, julgue os itens subsequentes. Tanto na amostragem quanto no censo para determinação da composição de espécies de plantas de uma área, todos os indivíduos são observados e catalogados, o que permite um levantamento preciso de todas as espécies vegetais daquele ambiente.
  1. ✂️
  2. ✂️

137Q600574 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A presença de nascentes, perenes ou não, é grandemente influenciada pela capacidade de armazenamento de água da chuva no solo e pelas condições topográficas da bacia hidrográfica e é reflexo da existência de água armazenada em aquíferos. A manutenção da intensidade do seu fluxo e da qualidade da água depende, entre outros fatores, de medidas de proteção do solo e da vegetação em seu entorno. A água das nascentes, que serve para abastecer córregos e rios, pode ser utilizada para diversos fins. Para o consumo humano, é necessário armazená-la de maneira a garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Com relação ao tema tratado no texto, julgue os itens a seguir.

Recomenda-se que o barreiro para a captação da água de chuva seja construído com a menor profundidade possível e com superfície livre extensa, com o plantio de árvores ao seu redor.
  1. ✂️
  2. ✂️

138Q382959 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da genética de plantas, julgue os próximos itens. Dado que fatores ambientais podem afetar a expressão gênica de plantas, então, é correto afirmar que o genótipo é o resultado entre a interação do fenótipo com o meio ambiente.
  1. ✂️
  2. ✂️

139Q389140 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca da história oral, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q390374 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia sobre a proclamação da República no Brasil é consensual em afirmar que a derrubada da monarquia portuguesa atendeu a fortes e generalizados apelos da população brasileira pela mudança do regime político.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.