Início

Questões de Concursos IPHAN

Resolva questões de IPHAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q376577 | Administração Pública, Caracterização das Organizações, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Os líderes bem-sucedidos da área pública precisam de conhecimentos e qualificações específicas, assim como da habilidade de se adaptar às mudanças no mundo que os cerca. Isso significa que a organização pública deve estar em constante processo de aprendizagem. Acerca do conceito de aprendizagem, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q390456 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Novidades tecnológicas impactam a escrita da história: nos e-books, por exemplo, grande quantidade de fontes históricas pode integrar uma narrativa histórica.
  1. ✂️
  2. ✂️

143Q390364 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. Os estudos sobre a formação de uma sociedade africana no Brasil são uma das principais novidades historiográficas a respeito do Brasil imperial.
  1. ✂️
  2. ✂️

144Q600102 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

O maracujazeiro tem grande importância econômica, social e alimentar no Brasil e em diversos países. Ele pode ser utilizado no consumo in natura e na indústria de sucos, sorvetes, doces, geleias, além de possuir larga utilização como alimento funcional e como planta ornamental em parques e jardins, em razão da grande variedade de cores e formatos de flores e folhas. No que se refere a propagação, sistema de condução e práticas culturais e fitossanitárias essenciais ao cultivo do maracujazeiro, julgue os próximos itens. Doenças fúngicas, bacterianas e viróticas podem causar severos danos aos pomares de maracujazeiro comercial, o que pode reduzir a vida útil desses pomares para cerca de dois anos; por isso, essas doenças devem ser controladas com o manejo preventivo, com o uso, por exemplo, de variedades tolerantes e rotação de cultura e a prática do controle curativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

145Q383789 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue os itens a seguir. Os canteiros dentro do viveiro devem ser alocados preferencialmente na direção norte-sul e no sentido paralelo à inclinação do terreno, que deve ser suave, para que recebam insolação mais uniforme e o escoamento da água da chuva ou excedente do processo de irrigação seja facilitado.
  1. ✂️
  2. ✂️

146Q390374 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia sobre a proclamação da República no Brasil é consensual em afirmar que a derrubada da monarquia portuguesa atendeu a fortes e generalizados apelos da população brasileira pela mudança do regime político.
  1. ✂️
  2. ✂️

147Q46817 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

O Diretor do Departamento de Proteção resolve, por meio da Portaria IPHAN nº 28 de 2003, que o(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q46844 | Português, Interpretação de Textos, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Texto associado.
Leia o texto adaptado abaixo, de Rainer Sousa, transcrito do site Brasil Escola
 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
 
            Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai" ou “paterno". De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade. 
     Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta as noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria", “evolução" e “progresso".
    Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva. 
     Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita. 
      A conceituação atual do patrimônio acabou estabelecendo a existência de duas categorias distintas sobre o mesmo. Uma mais antiga e tradicional refere-se ao patrimônio material, que engloba construções, obeliscos, esculturas, acervos documentais e museológicos, e outros itens das belas-artes.  Paralelamente, temos o chamado patrimônio imaterial, que abrange regiões, paisagens, comidas e bebidas típicas, danças, manifestações religiosas e festividades tradicionais. 
     Ainda hoje, vemos que os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania.
     Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa cujo verbo destacado não tenha a mesma regência dos verbos destacados no período abaixo. 

“Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q51505 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos princípios da arquivologia, julgue o seguinte item.  

De acordo com o princípio de respeito aos fundos, princípio básico da arquivologia, o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação. 
  1. ✂️
  2. ✂️

150Q386983 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do levantamento botânico e de suas implicações para a composição de espécies de plantas de uma área, julgue os itens subsequentes. O inventário botânico exploratório consiste na avaliação da extensão das áreas, dos tipos de cobertura vegetal existentes e na determinação da composição florística.
  1. ✂️
  2. ✂️

151Q390329 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Assim como outros países, o Brasil tem utilizado recursos informáticos como ferramenta para produção do conhecimento histórico; exemplo disso são os projetos que criam metodologias novas com o uso de tecnologia de georreferenciamento e de bancos de dados.
  1. ✂️
  2. ✂️

152Q51517 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às boas práticas de preservação e de conservação de documentos de arquivo e às técnicas de acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte. 

Toda instituição arquivística deve observar o princípio da integridade, conforme o qual a informação e os documentos devem estar sempre protegidos de ameaças físicas, internas ou externas. 
  1. ✂️
  2. ✂️

153Q46818 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Sobre a restituição de bens culturais furtados, é incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q389140 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca da história oral, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q600154 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de irrigação e barragem, julgue os itens que se seguem. Em um sistema de aspersão convencional com diâmetro único, para a obtenção de pressão no início de uma lateral (parte da linha principal onde estão instalados os aspersores) disposta em declive sobre o terreno, deve-se somar à pressão de serviço a altura de elevação do aspersor, 75% da perda de carga na lateral e 50% do desnível ao longo da linha lateral.
  1. ✂️
  2. ✂️

156Q51508 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, no campo científico, um princípio é uma proposição geral aplicável a todos os casos que lhe digam respeito e que, se aceita pela comunidade científica, pode tornar-se um axioma, julgue o item subsecutivo, referente ao princípio arquivístico. 

A teoria das três idades documentais é um princípio arquivístico, na medida em que é um conceito geral aplicável a qualquer realidade documental arquivística e plenamente aceito pela comunidade científica da área.  
  1. ✂️
  2. ✂️

157Q46819 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

 Com base nas referências teóricas e nos parâmetros metodológicos da Arqueologia Contemporânea, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

     “O que fazer com o material arqueológico escavado, coletado e armazenado no laboratório? Parece evidente ter que organizá-lo em classes e subclasses. Para organizá-lo, tem-se, porém, que estabelecer critérios. O estabelecimento de critérios depende de um quadro teórico constituído de um conjunto ordenado de explicações que justifiquem o ordenamento. As explicações, por sua vez, têm que ter seus fundamentos em uma epistemologia que lhes dê validade científica. Para que tenham validade científica, as explicações não podem ser dogmáticas e nem puramente filosóficas ou formais. As explicações precisam ter objetividade factual que permite a mensurabilidade das proposições científicas. A mensurabilidade depende da materialidade." 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q51500 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Documento arquivístico é um conjunto de dados estruturados, apresentados em uma forma fixa, representando um conteúdo estável, produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica (pública ou privada), no exercício de uma atividade, em observância aos requisitos normativos da atividade à qual esteja relacionado, e preservado como evidência da realização dessa atividade.
Vanderlei Batista dos Santos. A arquivística como disciplina científica: princípios, objetivos e objetos. Salvador: 9Bravos, 2015 (com adaptações).

A partir do fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir, acerca de noções de arquivística. 

Em geral, documentos arquivísticos são reflexos de atividades administrativas, legais ou fiscais. 
  1. ✂️
  2. ✂️

159Q46824 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Considerando a necessidade de regulamentar os pedidos de permissão e autorização e a comunicação prévia quando do desenvolvimento de pesquisas de campo e escavações arqueológicas no País, a fim de que se resguardem os objetos de valor científico e cultural localizado nas pesquisas, a Portaria do IPHAN nº 07/1988 estabelece que os pedidos de permissão e autorização, assim como a comunicação prévia, devem ser dirigidos ao Secretário da SPHAN acompanhados, entre outras, da seguinte informação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q714524 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Nos anos 80 do século passado, Roberto DaMatta, em um artigo que se tornou famoso – A fábula das três raças –, utilizando-se fartamente do estruturalismo e das categorias de Dumont, procura explicar "o racismo à brasileira" como uma construção cultural ímpar e específica. Acerca dessa teoria, julgue os itens subsequentes.

I A teoria, no dizer de Roberto DaMatta, substitue, no Brasil, a noção de indivíduo, para recriar, em pleno reino formal da cidadania, a hierarquia racial, ameaçada com o fim da escravatura e da sociedade de castas.

II A proposta teórica de Roberto DaMatta é clara: o Brasil não é uma sociedade igualitária de feição clássica, pois convive bem com hierarquias sociais e privilégios, é entrecortada por dois padrões ideológicos, ainda que não seja exatamente uma sociedade hierárquica de tipo indiano.

III Aqueles que tentam analisar a sociedade brasileira segundo os mesmos moldes teóricos das sociedades modernas e individualistas do Ocidente, desenvolveram um sistema teórico que deu conta do modo preciso em que se articulam os diversos elementos ou aspectos do racismo.

IV Os marxistas, ao tratar a "democracia racial" como uma "superestrutura", acabaram por reforçar a ideia de mito, transformando-a em construto supraconjuntural, própria a uma formação social, muito próxima dos processos de longa duração.

V A democracia racial não é nem mais nem menos duradoura que o "racismo científico".

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.