Início

Questões de Concursos IPHAN

Resolva questões de IPHAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q241588 | Engenharia Civil, Canteiro de Obras, Técnico Engenharia Civil, IPHAN, FUNIVERSA

A locação tem como parâmetro o projeto de localização ou de implantação do edifício. No projeto de implantação, o edifício sempre está referenciado a partir de um ou mais pontos conhecidos e previamente definidos. A partir desses pontos, passa-se a posicionar (locar) no solo a projeção do edifício desenhado no papel. É comum ter-se como referência pontos que irão auxiliar na correta locação. Sabendo disso, que tipo de referência deve-se evitar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q352028 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Avalie os conceitos e classifique-os.

I Um bem é considerado de excepcional valor por suas características. Representa um período histórico, arquitetônico, ou de costume (vida, hábitos, modo de morar da cidade), conferindo identidade cultural a um grupo social (nacional, regional ou municipal).

II Um bem que pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro, localidade ou entorno de um bem tombado. Neste caso, são mantidos fachadas, telhados e volumetria.

III É o imóvel renovado, situado no entorno dos bens preservados. Ele pode ser substituído ou modificado após análise e aprovação dos órgãos competentes.

Os conceitos acima se referem, respectivamente, a bem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q600435 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue os itens que se seguem. A boa compatibilidade com o enxerto, a boa resistência às condições adversas, como o estresse hídrico, e a tolerância às doenças de solo incluem-se entre as principais características dos melhores porta-enxertos de mudas de parques e jardins.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q714583 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito do conceito de relativismo social, julgue os itens a seguir.

I O que a perspectiva de Malinowski indicava era a verdadeira possibilidade de uma compreensão por meio da “comparação por contraste” ou “comparação relativizadora”, uma modalidade de dar sentido à diversidade social, tomando como foco a própria descontinuidade, voltando-se contra a sociedade do observador.

II O relativismo cultural é considerado como uma filosofia moral problemática, na medida em que implica sua autonegação.

III O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

IV A ideia de relativismo social tem como pressuposto uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

V Quando vemos um costume diferente, é que acabamos reconhecendo, pelo contraste, nosso próprio costume.

 A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q46820 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Com base nos princípios teóricos e metodológicos propostos pela Arqueologia Histórica, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

       “O que distingue a Arqueologia Histórica não é o período histórico estudado, mas como cada elemento se adaptou e foi transformado pelo processo que, de início, levou o europeu a estabelecer assentamentos coloniais em todo o mundo e, posteriormente, a formar novas nações. Tendo em vista essa consideração, a Arqueologia Histórica que está emergindo atualmente se define como o estudo arqueológico dos aspectos materiais em termos históricos, culturais e sociais concretos, dos efeitos do mercantilismo e do capitalismo que foi trazido da Europa em fins do século XV e que continua em ação até os dias atuais." 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q384965 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Um botânico do século XIX coletou uma planta e a depositou em uma coleção (herbário). Com o passar dos anos, o hábitat natural dessa planta foi destruído e ela se tornou extinta na natureza, restando apenas o exemplar de herbário desse botânico. No ano de 2018, outro botânico, ao estudar o material que tinha sido coletado no século XIX, descobriu que a planta era uma espécie nova, a qual ele descreveu oficialmente como uma espécie nova extinta.

A respeito de aspectos normativos e técnicos relacionados à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Trata-se de uma situação que jamais poderia ocorrer, pois o estado de preservação de plantas de herbários dificilmente permite que estas perdurem por décadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q46815 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Sobre as principais Cartas Patrimoniais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q268776 | Contabilidade Geral, Balancete de Verificação, Analista Contabilidade, IPHAN, FUNIVERSA

Em relação ao Balanço Patrimonial e ao Balancete de Verificação que lhe deu origem, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q600348 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A recomendação de nutrição e adubação das plantas exige dos técnicos conhecimentos dos processos físicos, químicos, fisiológicos e bioquímicos, dada a interação da planta com os substratos químicos, que podem ser absorvidos, translocados e acumulados nos procedimentos de nutrição e adubação. Quantidades deficientes ou excessivas de nutrientes podem não cumprir suas funções e gerar distúrbios nas plantas. A esse respeito, julgue os próximos itens. Ocorre o antagonismo quando o cálcio (Ca2+) favorece a absorção exagerada de cobre (Cu2+) disponível na solução do solo.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q390425 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. A memória coletiva, ou social, é um dos principais elementos que fundamenta a identidade de grupo, o que acaba por promover sua continuidade no tempo e no espaço.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q714546 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Um estudo de caso etnográfico possui três momentos: uma etapa inicial de planejamento, uma etapa prolongada de trabalho de campo ou de coleta de dados e uma etapa final de sistematização e elaboração do relatório final da pesquisa. Na etapa intermediária, podem ser utilizadas as seguintes técnicas

I o trabalho de campo deve ser desenvolvido por um longo tempo, com muitos encontros com os sujeitos, em seu ambiente natural, e o pesquisador deve ir acompanhando e participando das atividades cotidianas dos sujeitos, buscando descrever a situação, compreendê-la e revelar os seus múltiplos significados.

II a etapa intermediária constitui fonte natural de informação para o pesquisador, referindo-se a qualquer narrativa feita na primeira pessoa que descreva ações, experiências e crenças dos indivíduos.

III a etapa intermediária é utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma ideia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo.

Considerando as técnicas de pesquisa apresentadas, assinale a alternativa que identifica, respectivamente, cada uma delas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q385597 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue os itens a seguir. Os viveiros florestais podem ser temporários ou permanentes, a depender da quantidade de mudas que se deseja produzir. Um viveiro temporário se destina à produção de poucas mudas e a sua construção é mais simples que a de um viveiro permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q389473 | História, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Assinale a alternativa incorreta acerca da inter-relação entre o museu e o papel sócio-historiográfico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q387099 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos a técnicas de coleta e preservação de material botânico. Um herbário pode ser composto por vários tipos de coleções como carpoteca e xiloteca, além de coleções de musgos e algas.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q714810 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito da obra de Roberto DaMatta, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I Em “Carnaval, Malandros e Heróis”, DaMatta sustenta que o Carnaval é um ‘rito sem dono’, um festival com múltiplos planos. Segundo o autor, sabemos que, em geral, ali se encontram os marginais do universo socialmente reconhecido ou, quando são os ‘ricos’ que ocupam tais lugares, eles estão disfarçados ou divididos; viram deuses ou reis, são membros de um clube ou associação.

II De acordo com DaMatta, para delimitar posições e conquistar direitos dentro do espaço simbólico da “casa”, membros da sociedade brasileira recorrem ao que o autor define como a gramática do “Você sabe com quem está falando?”

III Para DaMatta, o uso do chamado “jeitinho brasileiro” acaba por engendrar um fenômeno muito conhecido e generalizado entre nós: a total desconfiança nas regras e decretos universalizantes. E essa desconfiança geraria sua própria antítese, que é a esperança permanente de vermos as leis serem finalmente implementadas e cumpridas.

IV Roberto DaMatta problematizou as noções de sagrado e profano ao analisar o carnaval brasileiro como um ritual de inversão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q51504 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, julgue o item que se segue. 

A eliminação de um documento público só será permitida se ele tiver em um arquivo intermediário e se a sua eliminação tiver sido aprovada por alguma esfera pública. 
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q46842 | Português, Interpretação de Textos, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Texto associado.
Leia o texto adaptado abaixo, de Rainer Sousa, transcrito do site Brasil Escola
 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
 
            Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai" ou “paterno". De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade. 
     Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta as noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria", “evolução" e “progresso".
    Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva. 
     Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita. 
      A conceituação atual do patrimônio acabou estabelecendo a existência de duas categorias distintas sobre o mesmo. Uma mais antiga e tradicional refere-se ao patrimônio material, que engloba construções, obeliscos, esculturas, acervos documentais e museológicos, e outros itens das belas-artes.  Paralelamente, temos o chamado patrimônio imaterial, que abrange regiões, paisagens, comidas e bebidas típicas, danças, manifestações religiosas e festividades tradicionais. 
     Ainda hoje, vemos que os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania.
     Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às análises do trecho abaixo, assinale a alternativa incorreta. 

      “Ainda hoje, vemos que1 os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que2 articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que3 o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q600510 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos métodos de propagação, instalação, formação de canteiros e viveiros de plantas de parques e jardins, julgue os itens seguintes. Em regiões de clima quente, as estufas para a produção de mudas de espécies utilizadas em parques e jardins devem ser cobertas com plástico de polietileno de baixa densidade (PEBD) aditivado anti-ultravioleta com espessura de aproximadamente cem mícrons e altura de pé direito de dois metros, o que possibilita um microclima favorável ao cultivo dessas espécies.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q244550 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura Educação, Técnico Engenharia Civil, IPHAN, FUNIVERSA

No intuito de instituir políticas públicas de cultura, revitalização e preservação de centros históricos, em 1987, ocorreu o primeiro Seminário Brasileiro de Revitalização e Preservação. Desse evento, surgiu a Carta de Petrópolis, que define como sítio histórico urbano o espaço que concentra testemunhos do fazer cultural da cidade em suas diversas manifestações. Acerca desse documento, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q352316 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Quando se fala de conservação preventiva em museus, têmse três alvos: o edifício, a coleção e o público. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.