Início

Questões de Concursos IPHAN

Resolva questões de IPHAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q1031140 | Arqueologia, Permanente, Arqueologia, IPHAN, FGV, 2025

Com base na Convenção internacional da UNESCO de 1970, é correto afirmar que entre os bens culturais constam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q1031176 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A filósofa e historiadora do urbanismo, Françoise Choay (1925- 2025), notabilizou-se pela contribuição para o campo do patrimônio. Entre outros temas, ela debateu a ideia de memória e sua relação com a evolução das cidades.
Assinale a opção que explicita uma das obras mais conhecidas da autora, onde são abordados os conceitos de monumento e de monumento histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q1034516 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O Park Hotel São Clemente em Nova Friburgo, projeto de Lucio Costa, é um exemplo de adaptação harmônica dos preceitos funcionalistas aos materiais locais empregados, substituindo elementos de concreto por toros de madeira em seu estado rústico, para compor o sistema estrutural do edifício o que, por outro lado, acaba exigindo cuidados especiais quanto à sua conservação.
Em relação às peças de madeira diretamente expostas ao clima, relacione os agentes agressores não biológicos aos principais efeitos destrutivos a eles correspondentes.

I. Chuva.
II. Raios solares infravermelhos.
III. Raios solares ultravioletas.
IV. Variação térmica.

( ) descoloramento
( ) retração
( ) degradação pela ação do ácido carbônico
( ) fendilhamento da superfície

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q1031135 | Arqueologia, Permanente, Arqueologia, IPHAN, FGV, 2025

Sobre alterações em monumentos históricos visando à sua conservação, é correto afirmar que a Carta de Veneza (ICOMOS/1964) permite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q1031136 | Arqueologia, Permanente, Arqueologia, IPHAN, FGV, 2025

No Brasil, a Arqueologia Histórica prevê
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q920302 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Devido ao elevado potencial de danos ambientais, as barragens para depósitos de rejeitos de mineração devem ser minuciosamente monitoradas com o intuito de identificar eventuais deslocamentos e deformações decorrentes de alterações estruturais que requerem ações corretivas.
Assinale a opção que indica a geotecnologia mais adequada para o monitoramento de deformações em uma barragem de mineração de grande extensão, permitindo a detecção de movimentos milimétricos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q1031171 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A Instrução Normativa Iphan no 1/2015, que trata sobre procedimentos administrativos nos processos de licenciamento ambiental, estabelece a execução do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, para os empreendimentos classificados como Nível III e do Projeto de Avaliação Potencial de Impacto do Patrimônio Arqueológico, para os de Nível IV.
Assinale a opção que apresenta o dado que ambos os tipos de Projeto deverão conter.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q1031022 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

A respeito da trajetória histórica do Iphan, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Iphan surgiu como Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), sob a gestão de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1937-1967), com o objetivo de catalogar e proteger bens culturais de relevância histórica e artística, como a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
( ) O Sphan foi suprimido e substituído pela Fundação Nacional Pró-Memória (1979-1990), com o fim de dinamizar o inventário, a classificação, a conservação, a proteção, a restauração e a revitalização dos bens de valor cultural e natural existentes no país, incluindo o Programa Cidades Históricas.
( ) O Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é instituído em 1994 como uma autarquia federal com a função de formular e coordenar a execução da política de preservação, promoção e proteção do patrimônio cultural, em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q1031137 | Arqueologia, Permanente, Arqueologia, IPHAN, FGV, 2025

A respeito do papel do Iphan no processo de licenciamento ambiental, principalmente em relação à salvaguarda do patrimônio cultural arqueológico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q920291 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A elaboração de modelos espaciais auxilia na análise dos impactos da atividade humana sobre o meio ambiente.
Considerando a necessidade de modelagem de uma bacia hidrográfica com o intuito de analisar o potencial de inundação nas margens dos rios, assinale a opção que indica a estrutura de dados mais adequada para representar a conectividade dos trechos de drenagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q920304 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Diversas tecnologias de aquisição de dados geoespaciais desenvolvidas nas últimas décadas foram motivadas pelas demandas de monitoramento ambiental. Já outras foram adaptadas para essa finalidade, em virtude da aderência de suas potencialidades a esta aplicação específica. Sendo assim, rastreadores, satélites e drones e outros recursos foram incorporados nas metodologias mais atuais.
Assinale a opção que descreve, corretamente, a principal função dos drones de imageamento no processo de licenciamento ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q1031175 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Sobre os bens e conjuntos de bens que devem ser evitados ao se aplicar o instrumento de tombamento, segundo a Portaria Iphan n o 375/2018 que instituiu a Política de Patrimônio Cultural Material e deu outras providências, analise as afirmativas a seguir.

I. Os bens materiais passíveis de fruição cultural intensa, acarretando sua deterioração pela dificuldade de acesso e de vigilância.
II. Os conjuntos dito completos de obras de artistas ou arquitetos.
III. Os bens ou conjuntos que demandem alto custo, caso seja propriedade do Poder Público.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q1031134 | Arqueologia, Permanente, Arqueologia, IPHAN, FGV, 2025

A modelagem preditiva é uma das análises espaciais mais aplicadas na atualidade em pesquisas arqueológicas, especialmente em pesquisas preventivas.



A respeito da utilização dessa metodologia, avalie as afirmativas a seguir.



I. A modelagem preditiva é aplicada graças aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com o objetivo de predizer áreas com potencial para a presença de vestígios arqueológicos.


II. A modelagem preditiva dedutiva visa formular leis gerais sobre sítios arqueológicos com base em dados empíricos tratados estatisticamente, sem influências teóricas sobre sua localização.


III. A modelagem preditiva arqueológica permite explorar questões como o comportamento das populações em contextos históricos, investigando como ocorreram suas interações com o espaço.



Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q1031138 | Arqueologia, Permanente, Arqueologia, IPHAN, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta corretamente um objetivo da Arqueologia Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q1034503 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

Sobre os conceitos, definições e a atuação e participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no processo de licenciamento ambiental, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Área Significativamente Alterada (ASA) é a área coincidente com sítios arqueológicos e cujas condições originais do solo foram impactadas e descaracterizadas.
( ) Quando houver o início da instalação do empreendimento antes da emissão do Termo de Referência Específico pelo Iphan, este será emitido automaticamente pelo Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio.
( ) Para os empreendimentos classificados como Níveis I e II, será exigido o Projeto de Avaliação de Potencial de Impacto ao Patrimônio Arqueológico.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q1034509 | Direitos Humanos, Organização Internacional do Trabalho, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

A Convenção nº 169/1989 da OIT sobre povos indígenas e tribais estabelece o tipo de tratamento reservado aos seus “valores e práticas sociais, culturais religiosos e espirituais próprios.”
Assinale a opção que descreve, corretamente, uma ação compatível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q1031078 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.
O território em que vivemos é mais que um simples conjunto de objetos, mediante os quais trabalhamos, circulamos, moramos, mas também um dado simbólico. A linguagem regional faz parte desse mundo de símbolos, e ajuda a criar esse amálgama, sem o qual não se pode falar de territorialidade. Esta não provém do simples fato de viver num lugar, mas da comunhão que com ele mantemos. SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2007.
Segundo o texto acima, assinale a opção que articula, corretamente, as noções de patrimônio cultural, território e pertencimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q1031108 | Antropologia, Teorias de Contato Interétnico, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

A tarefa da antropologia do mundo moderno consiste em descrever da mesma maneira como se organizam todos os ramos de nosso governo, aí compreendidos aqueles da natureza e das ciências exatas, e também em explicar como e por que esses ramos se separam, assim como os múltiplos arranjos que os reúnem. O etnólogo de nosso mundo deve colocar-se no ponto comum onde se dividem os papéis, as ações, as competências que irão enfim permitir definir certa entidade como animal ou material, uma outra como sujeito de direito, outra como sendo dotada de consciência, ou maquinal, e outra ainda como inconsciente ou incapaz.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34, 2019.

O trecho acima apresenta uma característica fundamental de abordagem da antropologia simétrica.

Assinale a opção que indica corretamente esta característica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q1031118 | Antropologia, Sistemas Religiosos, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir, que discorre sobre a noção de democracia racial.

As ideias às vezes antecedem os nomes que no presente as denominam, outras vezes lhes sucedem, quando novas ideias tomam de empréstimo velhos nomes. No caso da “democracia racial”, tal como a conhecemos no Brasil do século XX, ela foi usada em pelos menos três sentidos distintos: foi ideal de igualdade de direitos entre raças numa democracia política, à maneira norte-americana; teve o sentido de hierarquia de raças numa cidadania limitada e hierarquizada, mas não ditatorial; e significou, enfim, trânsito, mescla, intimidade e convivência entre raças.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Modernidades negras: a formação racial brasileira (1930-1970). São Paulo: Editora 34, 2021. (Adaptado).

Com base no texto, sobre a noção de democracia racial, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q1031128 | Antropologia, Sistemas Religiosos, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

No texto a seguir, os autores criticam um modo de entender a história da espécie humana que se tornou senso comum entre leigos e estudiosos.

O mundo dos caçadores-coletores, antes da chegada da agricultura, era repleto de experiências sociais arrojadas, parecendo muito mais um variado desfile carnavalesco de formas políticas do que as insípidas abstrações da teoria evolucionária. Além disso, muitas das primeiras comunidades agrícolas eram relativamente isentas de níveis e hierarquias. E, longe de estabelecer sólidas diferenças de classe, um número surpreendente das primeiras cidades do mundo se organizava segundo linhas de claro teor igualitário, que dispensavam governantes autoritários, políticos-guerreiros ambiciosos ou mesmo administradores opressores.

GRAEBER, David; WENGROW, David. O despertar de tudo: uma nova história da humanidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

Trata-se da ideia de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.