Início

Questões de Concursos IPHAN

Resolva questões de IPHAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q920295 | Arquitetura, Normas Técnicas em Processos de Projetos na Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A metodologia preconizada para elaboração do Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM) se beneficia da elaboração de um caderno de mapas temáticos que embasa as diretrizes a serem adotadas pela Administração Pública.
O emprego de globos virtuais, como o Google Earth®, para elaboração de mapas temáticos com esta finalidade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q1034499 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

No que diz respeito ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA): procedimentos, diretrizes e especificidades quando se trata da preservação do patrimônio cultural, após o recebimento dos estudos ambientais, o IBAMA solicitará manifestação dos órgãos e entidades envolvidos, como o Iphan, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q1031085 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

As cidades são organismos em constante transformação e essa é uma característica intrínseca delas, posto que elas são o resultado de diferentes temporalidades e diferentes práticas sociais. Mesmo aqueles trechos urbanos ou as chamadas cidades “históricas” na verdade não permaneceram imutáveis e estão sujeitas a pressões transformadoras que, em maior ou menor grau, acabam por se fazer representar nos seus tecidos urbanos. O que fazem as legislações urbanísticas para essas áreas é criar um código para a gestão da transformação, de forma que esta se faça em bases ditas sustentáveis.
CARSALADE, Flávio de Lemos. Permanência e transformação na memória e no ambiente. In: PINHEIRO, A. R. S. (org.) Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor: Iphan, 2015.
De acordo com a reflexão apresentada no texto acima, as políticas de preservação podem ser entendidas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q1031102 | Direito Constitucional, Educação, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Segundo o Artigo 216 da Constituição Federal de 1988, o Patrimônio Cultural Brasileiro é constituído por bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

A norma citada estabelece que, entre os bens do Patrimônio Cultural Brasileiro, ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q1031106 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

A Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q1031112 | Antropologia, Etnografia Radcliffe Brown e Lévi Strauss, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Pensava-se que o ônibus espacial Columbia era um objeto pronto para voar pelo céu, e então, de repente, após a dramática explosão de 2002, percebeu-se que ele precisava da NASA e de seu complexo corpo organizacional para voar com segurança pelo céu. Para a ação de pilotar um objeto técnico, rotinas burocráticas são tão importantes quanto equações e resistência material.

LATOUR, Bruno. Networks, Societies, Spheres: Reflections of an Actor-Network Theorist. International Journal of Communication, v. 5, 2011. (Adaptado)

O trecho acima expõe uma leitura baseada na Teoria Ator-Rede (TAR), a qual modifica o entendimento comum a respeito do modo de existência dos objetos.

Segundo esse tipo de visada, ao investigar um objeto, é preciso levar em conta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q1031129 | Antropologia, Sistemas Religiosos, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

No trecho a seguir, Philippe Descola apresenta elaborações sobre a relação entre humanos e meio ambiente.

Faz pouco tempo que começamos a ter a medida do preço extremamente alto que será preciso pagar pela exploração imoderada de nosso meio ambiente, com a poluição crescente do solo, do ar, da água e também dos organismos vivos, com o desaparecimento acelerado de inúmeras espécies de plantas e animais, com as consequências dramáticas do aumento do efeito estufa sobre o planeta. Em outros lugares do mundo, muitas culturas não seguiram o mesmo caminho, não isolaram a natureza como se ela fosse um domínio à parte, exterior, onde toda causa pode ser estudada cientificamente e onde tudo pode ser rentabilizado a serviço dos homens.

DESCOLA, Philippe. Outras naturezas, outras culturas. São Paulo: Editora 34, 2016.

De acordo com o que é exposto no trecho, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q1031130 | Antropologia, Sistemas Religiosos, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

No texto a seguir, Muniz Sodré discorre sobre relações entre o fenômeno do sincretismo e a religiosidade.

No sentido amplo, o amálgama sincrético pertence ao fenômeno da interculturalidade, que se tornou mais característico nas religiões universais: ao se expandir, o cristianismo, por exemplo, incorporou crenças locais, assim como fez o islamismo com relação ao judaísmo e ao cristianismo. Muitos séculos antes disso, os cultos africanos também se constituíram a partir de uma linhagem sincrética de sistemas de crenças egípcios, indianos e outros. O sincretismo comporta aspectos tanto espontâneos quanto estratégicos. No caso dos cultos afro-brasileiros, pode-se falar de uma estratégia de natureza religiosa, mítica e histórica, destinada a assegurar a continuidade dos africanos e seus descendentes nas condições adversas da diáspora escrava.

SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.



Com base no texto, é correto afirmar que o sincretismo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q920289 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

De acordo com a legislação, as Áreas de Preservação Permanente (APP) são áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros.
Assinale a opção que indica, em Geoprocessamento, o nome dado ao(s) polígono(s) definido(s) a partir da vizinhança de uma feição no terreno limitada por um valor máximo de distância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q920290 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos devem ser elaborados a fim de compor os Estudos de Impacto Ambiental (EIA). Neste contexto, imagens obtidas por sensores orbitais são um importante recurso para obtenção de dados de forma sistemática.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, a possibilidade de aplicação dessa geotecnologia em monitoramento de impactos ambientais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q920300 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A implantação de empreendimentos em paisagens urbanas pode impactar os recursos naturais existentes. Algumas ferramentas de geoprocessamento têm sido desenvolvidas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e, em decorrência disso, os dados que representam as feições e os fenômenos que devem ser estruturados e organizados a fim de otimizar a extração das informações desejadas.
Ao analisar o potencial de impactos ambientais provocados por um empreendimento vizinho a um córrego, recomenda-se representar cada trecho de drenagem de uma bacia hidrográfica como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q1031152 | Engenharia Cartográfica, Sistema de Informações Geográficas, Arqueologia, IPHAN, FGV, 2025

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) oferece um conjunto de ferramentas computacionais para Geoprocessamento.
Sobre a aplicação do SIG na Arqueologia, avalie as afirmativas a seguir.

I. O SIG tem um grande potencial no campo arqueológico, permitindo a utilização de diversas fontes de dados, como modelos digitais de terreno, imagens de satélites, fotografias aéreas e mapas históricos.
II. O SIG tem sido utilizado na arqueologia para criar modelos preditivos de terreno, realizar análises geomorfológicas e hidrológicas de sítios arqueológicos, além de reconstituir ambientes paleoambientais.
III. O SIG oferece vantagens ao usuário, pois os dados inseridos no sistema são processados e manipulados de forma rápida, possibilitando uma ampla gama de análises das informações.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q1031172 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Em conformidade com o Decreto-lei no 25/1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, assinale a opção que apresenta uma condição para efeitos do tombamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q1034512 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

As bases conceituais da educação patrimonial têm conexões profundas com o pensamento do teórico Lev Vygotsky, na medida em que valoriza o papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q1031038 | Atualidades, Política Internacional, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

As tensões históricas entre China e Taiwan têm se intensificado diante das transformações no cenário global. Com o apoio dos Estados Unidos, Taiwan ocupa um papel estratégico de grande importância econômica e geopolítica devido à sua liderança na produção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q1031042 | Atualidades, Atualidades do Ano de 2020, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

O Senado aprovou nesta semana o marco legal da inteligência artificial [IA]. O projeto de lei (PL) 2338/2023 define as regras para desenvolvimento, produção e fiscalização da tecnologia no Brasil. (...) A lei brasileira tem alguns pontos pioneiros, como a exigência da transparência algorítmica e a explicabilidade. As desenvolvedoras de IA de alto risco serão obrigadas a explicar como e porque a IA tomou uma decisão.

LIRA, Camila de. Senado aprova marco regulatório da inteligência artificial; entenda. Fast Company Brasil, São Paulo, 14 dez. 2024. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/ia/senado-aprova-marco-regulatorio-da-inteligencia-artificial-entenda/. Acesso em: 6 jan. 2025.

A exigência contida no projeto de lei permite que o usuário tenha uma relação mais consciente com os serviços de IA.
Segundo o trecho apresentado, assinale a opção que apresenta, corretamente, o significado de transparência algorítmica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q1031109 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Os fluxos culturais, entre as nações, e o consumismo global criam possibilidades de “identidades partilhadas” – como “consumidores” para os mesmos bens, “clientes” para os mesmos serviços, “públicos” para as mesmas mensagens e imagens – entre pessoas que estão bastante distantes umas das outras no espaço e no tempo. À medida que as culturas nacionais tornam-se mais expostas a influências externas, é difícil conservar as identidades culturais intactas ou impedir que elas se tornem enfraquecidas através do bombardeamento e da infiltração cultural.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

O trecho acima apresenta uma leitura sobre os efeitos do processo de globalização sobre a formação de identidades.

Assinale a opção que reflete corretamente o que é exposto no trecho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q920307 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

O desenvolvimento tecnológico das aeronaves remotamente pilotadas e dos sensores que podem ser nelas embarcados permitiu aprimorar processos que, antes, eram executados empregando aeronaves de grande porte e imagens de satélite.
Assinale a opção que apresenta uma desvantagem do emprego de drones no planejamento da recuperação de áreas degradadas em decorrência de um deslizamento de terra, em comparação com as imagens de satélite.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q1034502 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação.

Sobre o SNUC e sua relação com a proteção de áreas que envolvem patrimônio cultural, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Uma das diretrizes do SNUC é a conservação de bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, com excepcional valor arqueológico, etnográfico e artístico.
( ) É objetivo de uma unidade de conservação proteger as características relevantes de natureza arqueológica e cultural.
( ) Na exploração e uso de imagens de unidade de conservação com finalidade científica, educativa ou cultural, será cobrada uma taxa mínima, conforme estabelecido em ato administrativo pelo órgão executor.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q1034511 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.
Pensar em patrimônio agora é pensar com transcendência, além das paredes, além dos quintais, além das fronteiras. É incluir as gentes. Os costumes, os sabores, os saberes. Não mais somente as edificações históricas, os sítios de pedra e cal.
Iphan. Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. 3ª ed. 2008. (Folder Institucional).
Assinale a opção que apresenta o significado de “pensar com transcendência.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.