Início

Questões de Concursos IPHAN

Resolva questões de IPHAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q1031025 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

Em 2003, a UNESCO aprovou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e inaugurou um novo discurso sobre o patrimônio.

As afirmativas a seguir caracterizam o patrimônio cultural imaterial de acordo com a Convenção de 2003, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q1031039 | Atualidades, Política Internacional, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

O psicólogo norte-americano Jonathan Haidt denomina de “A Grande Reconfiguração da Infância” os impactos do acesso constante às redes sociais por meio de smartphones. Essa é uma característica marcante da geração Z, a primeira a vivenciar a puberdade em um mundo já tomado por essa tecnologia.

Assinale a opção que apresenta um efeito dessa reconfiguração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q920287 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

O Geoprocessamento permite a extração de informações valiosas a partir de diferentes conjuntos de dados geográficos. Considere os seguintes produtos relacionados ao contexto do licenciamento ambiental.

I. Os mapas de localização de empreendimentos.
II. Os modelos de dispersão de poluentes atmosféricos.
III. A sobreposição de dados temáticos para análise de vulnerabilidade ambiental.

Empregando apenas técnicas de geoprocessamento, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q920299 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Ao monitorar a localização de um conjunto de lobos em uma reserva ambiental, foram observados locais de alta concentração de pontos coletados em determinadas áreas.
No contexto do geoprocessamento, assinale a opção que indica o nome dado a regiões de alta concentração de pontos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q920305 | Arquitetura, Meio Ambiente na Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

No contexto de um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), é necessário selecionar formas eficazes de representação de fenômenos observados sobre a área de estudo.
Considerando a necessidade de geração de um mapa de potencial solar, assinale a opção que apresenta a forma mais eficiente de representar a distribuição espacial da irradiação incidente na área de estudo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q1034505 | Museologia, Legislações e Normas Técnicas Museológicas, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

A Portaria nº 137/2016 do Iphan estabeleceu os objetivos das Casas do Patrimônio. Dentre eles, elas devem “incentivar a associação das políticas de patrimônio cultural ao desenvolvimento social e econômico.”
Assinale a opção que descreve a ação mais adequada a este objetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q1034506 | Museologia, Legislações e Normas Técnicas Museológicas, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação à concepção de patrimônio cultural presente no Art. 216 da Constituição da República, analise as afirmativas a seguir.
I. Um sotaque característico de uma cidade, com seus acentos e inflexões próprios.
II. Uma rocha com desenhos rupestres produzidos há milhares de anos por um povo desaparecido.
III. O modo como é produzido um instrumental musical tradicional em uma região do país.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q1034513 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação à iniciativa dos Inventários Participativos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Visam substituir os instrumentos oficiais de identificação de patrimônio por uma atividade que envolve a participação da comunidade.
( ) Colocam a comunidade em contato com os princípios e as técnicas da pesquisa de campo e do levantamento documental.
( ) Envolvem a construção dialógica do conhecimento acerca do território e do convívio como componentes do patrimônio cultural.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q1031075 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.
É relativamente recente a ideia de política cultural com a abrangência que lhe atribuímos hoje. Seu ponto de partida foi a tomada de consciência de que a qualidade de vida nem sempre melhora com o avanço da riqueza material. (...) Refiro-me aos segmentos populacionais que, embora conheçam uma significativa elevação do seu nível de vida material, continuam prisioneiros de estreitos padrões culturais.
FURTADO, Celso. O capitalismo global. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
O trecho acima articula a questão do desenvolvimento com a importância das políticas culturais. Com base no texto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q1031113 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Seres humanos se formam em mundos simbólicos e linguísticos variados. Os diferentes modos de conhecimento e as variadas formas de se relacionar com o mundo e com a Terra não podem ser medidos pelos avanços na ciência e na tecnologia modernas. (...) Precisaremos entender o poder transformativo da heterogeneidade em vez de regredir para um certo Volk [povo] e continuar a depender da empatia e da sensibilidade como formas de resolução de tensões no interior de agrupamentos cada vez mais isolados.

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

O trecho acima enfatiza a diversidade de culturas humanas e chama atenção para o fato de que há modos distintos de considerá-la.

Ele aponta para os riscos de tomar a diversidade como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q1031115 | Antropologia, Antropologia Social Família, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O antropólogo Darcy Ribeiro, em seu grande (mas hoje controverso) livro Os Índios e a Civilização, [concluiu que], em termos estatísticos, não haveria mais indígenas no país na virada do século XX para o XXI. (...) [N]a virada do século, Eduardo Viveiros de Castro apontou que não se havia considerado à época que a integração era na verdade um vetor de duas direções: significava não apenas o que parecia inevitável, o deixar de serem índios, mas também o que se veria, o voltar a ser índios, quando isso se tornou possível com novos aliados, nova mobilização e novos direitos.

COHN, Clarice; COHN, Sergio. Indígenas em movimento. Breve história do Movimento Indígena no Brasil. Rio de Janeiro: Oca, Translado, 2025.

O trecho acima discorre sobre os destinos das populações indígenas brasileiras ao longo do último século.

O trecho aponta para o fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q1031116 | Antropologia, Antropologia Social Família, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O século XVI deve ser visto por nós como um período ao mesmo tempo inaugural e experimental. Ninguém sabia ao certo no que tudo aquilo poderia dar. Mas o fato é que, da obra do Governo Geral à expansão da agroindústria açucareira, implantou-se o projeto lusitano para os nossos trópicos. Não exatamente dentro das balizas ou dos trilhos planejados pelos portugueses, é claro. Eles pensaram em termos de transplantação cultural, de reprodução imediata do modelo metropolitano, sonhando uma Nova Lisboa em nossas terras. Mas a mestiçagem genética e o sincretismo cultural, que já vinham da aldeia eurotupinambá de Diogo Caramuru, se encarregaram de tecer uma outra realidade, original, na Bahia de Todos os Santos e seu Recôncavo. Assim teve início o processo histórico-cultural que fez, de nós, o que somos.

RISÉRIO, Antônio. Uma história da cidade da Bahia. Rio de Janeiro: Versal, 2004.

Considerando o trecho, que discorre sobre aspectos humanos da ocupação do território correspondente à Bahia, no século XVI, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q1031117 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Em uma entrevista com o crítico Paul Gilroy para sua antologia Small Acts: Thoughts on the Politics of Black Cultures [Pequenos atos: reflexões sobre a política das culturas negras] (1994), a romancista Toni Morrison (1931-2019) argumentou que os sujeitos africanos que vivenciaram a captura, o roubo, o rapto, a mutilação e a escravidão foram os primeiros modernos.

ESHUN, Kodwo. Outras considerações sobre o Afrofuturismo. In: Histórias afroatlânticas: antologia. São Paulo: MASP, 2022.

O trecho acima apresenta uma relação entre a experiência das populações negras escravizadas e a condição do indivíduo na modernidade.

Assinale a opção que apresenta o aspecto que justifica esta afirmação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q1031121 | Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

“Aquela noite foi inesquecível, pois nossa casa foi inundada em minutos. Não tínhamos outra opção a não ser partir imediatamente”, relembra Bahadur Khan, um refugiado afegão de 60 anos que vive na província de Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão, sobre as enchentes de 2022. Bahadur e sua família haviam suportado as implacáveis chuvas de monção que começaram em junho, mas não estavam preparados para a violenta subida do Rio Cabul meses depois. Em apenas 10 minutos, Bahadur foi forçado a pegar o pouco que podia e fugir com sua família para um terreno mais alto.

ACNUR. Sem Escapatória: Na Linha de Frente das Mudanças Climáticas, Conflitos e Deslocamento Forçado. Disponível em: https://www.acnur.org/br/media/semescapatoria-na-linha-de-frente-das-mudancas-climaticas-conflitos-e-deslocamentoforcado.

O trecho acima exemplifica o problema dos refugiados climáticos. O prognóstico atual é de que esse tipo de situação tenderá a se disseminar no planeta.

Sobre esse tema, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q1031122 | Antropologia, Antropologia Social Família, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Não foram apenas os intelectuais racistas formuladores das propostas de branqueamento racial ou os propagadores da mestiçagem hierarquizada e cordial que viram os povos bantos como dotados de um conjunto de práticas desprovidas de maior profundidade. Até mesmo intelectuais comprometidos com a valorização das culturas africanas para a formação da identidade brasileira consideraram os saberes e espiritualidades dos bantos menos sofisticados, complexos e elaborados do que os dos iorubás, trouxeram ao Brasil o culto dos orixás.

SIMAS, Luiz Antonio. Umbandas: uma história do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

Com base no trecho, que aborda as tensões em torno das culturas africanas no Brasil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q1031131 | Sociologia, Cidadania e Movimentos Sociais, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

No trecho a seguir, a autora levanta a questão da unidade e da diversidade na atividade da militância negra.

Só que nesse movimento, cuja especificidade é o significante negro, existem divergências, mais ou menos fundas, quanto ao modo de articulação dessa especificidade. Deve o negro assimilar tudo que é eurobranco? Ou só transar o que é afronegro? Ou somas os dois? (...) Os diferentes tipos de resposta a essas questões, e a muitas outras, acabam por remeter a gente a falar de movimentos negros... no Movimento Negro.

GONZÁLEZ, Lélia. Movimento ou movimentos negros? In: Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

Assinale a opção que descreve corretamente a posição exposta no trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q1031201 | Arquitetura, Aspectos Imobiliários, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Ao vistoriar um imóvel antigo, o arquiteto observou desaprumo da parede, mais acentuado na parte superior, com deslizamento entre a parede e o piso interno, além de abaulamento da zona de parede compreendida entre os arranques e a parte superior dos arcos.
Assinale a opção que indica a possível causa desse problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q1031119 | Antropologia, Sistemas Religiosos, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

[O] cenário muda radicalmente com a constatação de que os TupiGuarani eram capazes de produzir muito além dos níveis vitais. No que se refere a desenvolvimento, isso obriga a pensar nos nativos como produtores de excedentes, como produtores de riqueza – a tomá-los como base para a história [da riqueza no Brasil].

CALDEIRA, Jorge. História da riqueza no Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2017.

O texto refere-se à mudança de entendimento sobre aspectos econômicos dos povos indígenas brasileiros, o qual carregava valor paradigmático.

O trecho acima desafia o entendimento de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q920294 | Arquitetura, Meio Ambiente na Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Os impactos decorrentes da implantação de um empreendimento exercem influência sobre uma extensão geográfica, a ser delimitada ao longo dos Estudos de Impacto Ambiental. Sobre as Áreas de Influência Direta (AID), avalie as afirmativas a seguir.

I. São áreas sujeitas aos impactos diretos da implantação e operação do empreendimento.
II. São delimitadas em função das características socioeconômicas, físicas e biológicas dos sistemas estudados e das particularidades do empreendimento.
III. A distribuição espacial dos fatores de uma AID geralmente é representada por formas geométricas regulares.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q920297 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Ao planejar um sistema de monitoramento de degradação da vegetação em áreas protegidas, deve-se empregar as imagens geradas por alguns sensores orbitais em atividade.
Assinale a opção que indica um exemplo de satélite dotado de sensores adequados ao monitoramento de vegetação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.