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Questões de Concursos IPHAN

Resolva questões de IPHAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q720584 | Arquitetura, Arquiteto, IPHAN, IADES

É correto afirmar que o diagnóstico de um edifício possuidor de valor cultural deve ser feito com base, principalmente,
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82Q242329 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Técnico Engenharia Civil, IPHAN, FUNIVERSA

Sobre os limites de Atterberg, não se pode afirmar que

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83Q99472 | Engenharia de Software , Engenharia de Requisitos, Analista Tecnologia da Informação, IPHAN, FUNIVERSA

No desenvolvimento de um software, a fase em que se determinam os objetivos e as restrições do sistema, utilizando-se técnicas como entrevistas, questionários, prototipagem, entre outras, chama-se

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84Q101550 | Informática , Arquitetura Cliente Servidor, Analista Tecnologia da Informação, IPHAN, FUNIVERSA

A arquitetura de desenvolvimento de sistemas que tem base em duas camadas, de modo que em uma delas estão reunidos a lógica particular do sistema e o provisionamento de serviços (exibição de informações) e a outra é responsável pelo acesso às bases de dados, chama-se

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85Q388609 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca do panorama historiográfico universal, assinale a alternativa correta.

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86Q531160 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Engenheiro Civil, IPHAN, FUNIVERSA

Os revestimentos são assentados de forma a apresentar entre as peças cerâmicas uma junta. A respeito dessas juntas de assentamento em peças cerâmicas não é correto dizer que elas

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87Q46835 | Português, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às regras de colocação pronominal, assinale a alternativa correta.
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88Q46839 | Português, Interpretação de Textos, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Texto associado.
Leia o texto adaptado abaixo, de Rainer Sousa, transcrito do site Brasil Escola
 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
 
            Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai" ou “paterno". De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade. 
     Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta as noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria", “evolução" e “progresso".
    Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva. 
     Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita. 
      A conceituação atual do patrimônio acabou estabelecendo a existência de duas categorias distintas sobre o mesmo. Uma mais antiga e tradicional refere-se ao patrimônio material, que engloba construções, obeliscos, esculturas, acervos documentais e museológicos, e outros itens das belas-artes.  Paralelamente, temos o chamado patrimônio imaterial, que abrange regiões, paisagens, comidas e bebidas típicas, danças, manifestações religiosas e festividades tradicionais. 
     Ainda hoje, vemos que os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania.
     Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.
De acordo com o que se depreende do texto, assinale a alternativa correta.
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89Q385546 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da genética de plantas, julgue os próximos itens. Ao realizar experimentos com plantas de ervilha, Gregor Mendel demonstrou que as características hereditárias são determinadas por fatores isolados que ocorrem aos pares, atualmente chamados de genes.
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90Q322216 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Em maio de 1960, houve uma convenção em defesa da escola pública na cidade de São Paulo. Do ponto de vista da filosofia, pode-se afirmar que três grupos dirigiram essa campanha: os liberais pragmatistas, os liberais idealistas e os socialistas. São representantes de tais grupos, respectivamente

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91Q390373 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a narrativas patrimoniais e representações. O patrimônio histórico é fundamental para resguardar a memória que, em determinado momento, tenha sido importante para a sociedade.
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92Q51507 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do princípio da territorialidade, julgue o próximo item.

O conceito do princípio da pertinência territorial opõe-se ao do princípio da proveniência. 
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93Q390406 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. A micro-história define-se, em geral, pelo foco em experiências e(ou) personagens do passado marcados por características extraordinárias e, sobretudo, exóticas.
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94Q386887 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da genética de plantas, julgue os próximos itens. A mutação genética consiste em alterações da condição hereditária de um organismo que podem ocorrer no alelo do gene (mutações gênicas ou de ponto) ou em cromossomos (mutações cromossômicas).
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95Q600263 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A presença de nascentes, perenes ou não, é grandemente influenciada pela capacidade de armazenamento de água da chuva no solo e pelas condições topográficas da bacia hidrográfica e é reflexo da existência de água armazenada em aquíferos. A manutenção da intensidade do seu fluxo e da qualidade da água depende, entre outros fatores, de medidas de proteção do solo e da vegetação em seu entorno. A água das nascentes, que serve para abastecer córregos e rios, pode ser utilizada para diversos fins. Para o consumo humano, é necessário armazená-la de maneira a garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Com relação ao tema tratado no texto, julgue os itens a seguir.

Quando o fluxo de água ocorre apenas na estação chuvosa, as nascentes são consideradas temporárias; no caso de o fluxo surgir apenas durante a chuva e durar poucos dias ou horas, elas são consideradas efêmeras.
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96Q388105 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Assinale a alternativa incorreta acerca da importância do historiador no panorama dos eventos historiográficos.

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97Q51503 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, julgue o item que se segue. 

Os arquivos correntes são sempre autênticos, naturais, verdadeiros e imparciais, porém sua fixidez permanece desconhecida enquanto em fase de tramitação. 
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98Q101328 | Informática , Algoritmos, Analista Tecnologia da Informação, IPHAN, FUNIVERSA

Um algoritmo pode ser descrito utilizando-se diversas técnicas. A seguir, apresenta-se um exemplo de algoritmo, com a descrição de suas ações:

Imagem 016.jpg

Assinale a alternativa que apresenta o nome da técnica utilizada para descrição do algoritmo apresentado.

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99Q600150 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos métodos de propagação, instalação, formação de canteiros e viveiros de plantas de parques e jardins, julgue os itens seguintes. A seleção de mudas de melhor qualidade, a eliminação de plantas atípicas e com sintomas de ataque de doenças e pragas e o melhor desenvolvimento de mudas, em maiores espaços e ambientes, estão entre as principais vantagens da repicagem de mudas nas estufas e viveiros.
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100Q241964 | Engenharia Civil, Técnico Engenharia Civil, IPHAN, FUNIVERSA

No Brasil, as primeiras atividades de engenharia se deram no período colonial com a construção de Fortificações e igrejas. Em dezembro de 1810, cria-se a Academia Real Militar do Rio de Janeiro, sendo esta a primeira escola de engenharia brasileira; nesta época, as atividades de engenharia eram projetadas, executadas e coordenadas pelo

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