Questões de Concursos IPREMM SP

Resolva questões de IPREMM SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q689067 | Legislação Municipal, Procurador Jurídico, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa que está correta com o que disciplina a Lei Complementar n° 450/2005.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q690348 | Medicina do Trabalho, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

A aplicação do nexo técnico epidemiológico na caracterização do acidente do trabalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q689585 | Português, Interpretação de Textos, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Membro da equipe curatorial do Brooklyn Museum desde 1998, Edward Bleiberg é especialista em arqueologia e em arte egípcias. Ele é o autor de uma pesquisa que busca compreender por que as estátuas egípcias têm não só o nariz quebrado, mas outras partes do corpo, como as mãos.
      Em entrevista, Bleiberg afirmou que partes quebradas não são comuns apenas em se tratando de protuberâncias de estátuas, mas também em baixos-relevos, como entalhes em placas de pedra, por exemplo.
      Isso indica que não se trata apenas de eventual acidente ou desgaste em razão do tempo, mas sugere que ele é proposital.
     Os egípcios acreditavam que a essência de uma deidade ou parte da alma de um ser humano morto podiam habitar estátuas que os representassem.
      Em tumbas e templos, estátuas e relevos em pedra tinham propósitos ritualísticos e eram um ponto de encontro entre o mundo sobrenatural e o mundo natural.
      Na crença do Egito Antigo, estátuas em uma tumba tinham o propósito de alimentar a pessoa morta com a comida deixada como oferenda.
      Segundo a explicação encontrada por Bleiberg, o vandalismo tinha, portanto, o objetivo de “desativar a força da imagem”.
      Quando um nariz era quebrado, a estátua não podia mais respirar, o que impedia que ela recebesse oferendas ou as retransmitisse para deuses ou poderosos mortos.
      Normalmente, as oferendas eram transmitidas com a mão esquerda. Por isso, muitas estátuas dedicadas à transmissão de oferendas tinham os braços esquerdos depredados. Por outro lado, estátuas que recebiam as oferendas tinham as mãos direitas depredadas.
      Posteriormente, durante o período cristão, entre os séculos 1 e 3 depois de Cristo, as estátuas eram vistas como demônios pagãos e, também, acabavam atacadas.
(André Cabette Fábio. Por que tantas estátuas egípcias têm os narizes quebrados. www.nexojornal.com.br, 06.04.2019. Adaptado)
Uma das crenças derrubadas pelo pesquisador Edward Bleiberg é a de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q690867 | Legislação Municipal, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

De acordo com o disciplinado na Lei Complementar n° 680/2013, assinale a alternativa que contempla corretamente um dos deveres que norteiam a atuação do servidor público municipal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q693685 | Medicina, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Com relação ao manuseio de pacientes com dor torácica, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q681912 | Medicina, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Mulher de 65 anos de idade apresenta quadro de lombalgia e artralgia em joelhos e tornozelos há cerca de 5 anos, com períodos de piora e melhora. Há 2 anos, evoluiu também com dor nas mãos e dedos principalmente pela manhã, mas com melhora significativa após 10 a 15 minutos de atividades manuais. Não há outros achados relevantes na história. Exame físico: peso: 82 kg e altura: 155 cm. A hipótese diagnóstica mais provável é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q686009 | Legislação Municipal, Procurador Jurídico, IPREMM SP, VUNESP, 2019

A Lei Complementar n° 450/2005 determina que o IPREMM obedecerá, entre outros, ao seguinte princípio e diretriz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q691386 | Medicina, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Um estudo pretendeu verificar a relação entre exposição precoce ao leite de vaca e ocorrência de Diabetes Mellitus tipo 1 entre menores de 18 anos atendidos em um Hospital X. A amostra foi constituída por 128 indivíduos de ambos os sexos, dos quais 64 eram portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 e 64 indivíduos não tinham a doença. Esse estudo é do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q688829 | Medicina, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Mulher de 45 anos de idade é atendida com o relato de episódios súbitos de ansiedade, tontura, sudorese, palpitações, falta de ar, sensação de sufocamento, formigamento e tremores em extremidades frequentes, iniciados há quase 2 anos. Ela não sabe explicar como ou por que os ataques acontecem e têm afetado bastante a sua vida cotidiana. Uma vez decidido iniciar o tratamento medicamentoso de longo prazo para a condição, na ausência de contraindicação, é correto prescrever
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q681665 | Medicina do Trabalho, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

O autor de uma reclamação, de 40 anos de idade, relata que foi demitido, com perda de audição, após trabalhar durante 7 anos em ambiente ruidoso de uma siderúrgica, mesmo usando protetor auricular de inserção. Não sabe referir se havia solventes no local e nega contatos com substâncias químicas ototóxicas. Não é portador de doença crônica e nega exposição a ruído extraocupacional. Não sabe informar o nível de ruído nos empregos anteriores e nunca utilizou protetor auricular. O exame otorrinolaringológico foi considerado dentro dos padrões normais. Apresentou 2 audiometrias mostrando deficit auditivo bilateral moderado nas frequências 3, 4 e 6 KHz, realizadas na reclamada, durante os exames periódicos. A avaliação audiológica solicitada pelo perito mostrou deficiência auditiva bilateral tipo neurosensorial, em agudos, com IRF preservado, timpanometria tipo A e reflexo estapédico presente com recrutamento. De posse dessas informações, o perito concluiu, corretamente, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q692675 | Legislação Municipal, Procurador Jurídico, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Sobre o RPPS, o servidor fará jus à aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição, desde que preencha, cumulativamente, os seguintes requisitos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q690889 | Legislação Municipal, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Os procedimentos a serem adotados pela Comissão de Ética para apuração de fato ou ato que, a princípio, se apresente contrário à ética, em conformidade com a Lei Complementar n° 680/2013, poderá culminar com a penalidade a ser aplicada ao servidor público de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q690890 | Medicina do Trabalho, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

A saúde dos trabalhadores no Brasil, nos dias atuais, ainda convive com os constantes desafios que permeiam as práticas nesse campo, e diferentes diplomas legais têm sido editados para esse enfrentamento. Um deles foi a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que visa, entre suas estratégias,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q682187 | Português, Interpretação de Textos, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.
      Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”
     Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha.
      “Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?”
      Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.
      A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia amplianda, odiosa restringenda.*
      Não sei se ele entendeu.
(Boris Fausto. O brilho do bronze – um diário. Cosac Naify, 2014. Adaptado)
* “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.
Assinale a alternativa que apresenta frase cujas ideias estão em conformidade com o sentido original do texto e com a norma-padrão da língua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q688595 | Legislação Municipal, Procurador Jurídico, IPREMM SP, VUNESP, 2019

A Lei Complementar n° 680/2013 determina que a ação disciplinar prescreverá em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q694227 | Legislação Municipal, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Carlos, médico perito no IPREMM, vem observando que o seu chefe imediato, em decorrência do exercício do cargo que ocupa, tem praticado atos que atentam contra as normas legais e éticas da Administração Pública. Decorridos trinta dias, Carlos resolveu comunicar à autoridade competente para apuração dos fatos. Conforme a Lei Complementar n° 680/2013, a atitude de Carlos poderá gerar, para ele,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q683481 | Legislação Municipal, Procurador Jurídico, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Nos termos da Lei Complementar municipal n° 450/2005, o RPPS dos servidores públicos do município de Marília obedecerá a seguinte diretriz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q693736 | Legislação Municipal, Procurador Jurídico, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Conforme a Lei Complementar municipal n° 450/2005, a natureza jurídica do Instituto de Previdência do Município de Marília – IPREMM, órgão gestor e administrador do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marília – RPPS, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q691689 | Legislação Municipal, Procurador Jurídico, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Nos termos da Lei Complementar Municipal n° 450/2005, a concessão dos benefícios pecuniários do RPPS depende dos seguintes períodos de carência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q689131 | Medicina, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Paciente de 29 anos de idade, sexo feminino, casada, sem antecedentes patológicos relevantes, é avaliada com quadros de disúria e polaciúria intensos há 2 dias. Nega antecedentes de alergia medicamentosa, febre, vômitos, diarreia, corrimento vaginal ou prurido vulvar. Exame clínico sem alteração relevante. Temperatura axilar: 36,4 °C. Teste rápido de gravidez na urina: negativo. O tratamento inicial correto é com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.