Início

Questões de Concursos ITAIPU Binacional

Resolva questões de ITAIPU Binacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q484802 | Geografia, Geoprocessamento, Profissional de Nível Universitário Jr, ITAIPU Binacional, NC UFPR

Em função de suas características, o sistema de Projeção UTM é muito utilizado no Brasil, como, por exemplo, na confecção das Cartas Topográficas que integram o Mapeamento Sistemático. O Sistema de Projeção UTM:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q47159 | Português, Agente de Segurança, ITAIPU BINACIONAL, SENAI PR

                    Um a cada quatro motoristas brasileiros dirige após consumir álcool   

    Dados da Pesquisa Nacional de Saúde reforçam necessidade de cuidados com bebida e direção, principalmente no Carnaval.
    Neste período do Carnaval, em que as pessoas costumam abusar das bebidas alcoólicas, o Ministério da Saúde reforça o alerta dos perigos provocados pelo consumo de álcool. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostra que aproximadamente um quarto dos brasileiros que dirige insiste em desobedecer à lei e colocar a vida em risco.
    Segundo o levantamento, 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica. No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes. Em 2014, foram registradas 172.780 mil internações relacionadas a acidentes de trânsito.
    O comerciante Francisco de Assis Pinheiro, 38 anos, natural do Rio de Janeiro, faz parte dessa estatística. Ele sofreu um grave acidente quando voltava de uma festa após ter bebido álcool. “Não andei nem 300 metros e em uma curva bati em outro carro. Eu estava sem cinto, fraturei o osso da região da bacia e estou sem andar. Aprendi a lição. Não se deve beber e dirigir”, lembra o comerciante.
    E quanto maior o consumo, maior os riscos. O brasileiro, segundo a pesquisa, costuma exagerar. Do total de entrevistados, 13,7% bebeu álcool de forma abusiva nos últimos 30 dias, o que representa a ingestão de quatro ou mais doses para mulheres ou cinco ou mais doses para homens em uma única ocasião.
Entre os homens o índice chega a 21,6%, enquanto essa proporção no público feminino foi de 6,6%. A PNS foi realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), no período de julho de 2013 a fevereiro de 2014.
    Entre 2010 e 2013, ocorreram mais de 313 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) decorrentes do alcoolismo. São gastos, em média, cerca de R$ 60 milhões por ano com pessoas dependentes do álcool.

    (Disponível em Portal Brasil. Acesso em 09/02/2016. http://www.brasil.gov.br/saude/2015/02/um-a-cada-quatro-motoristas-brasileiros-dirige-apos-consumir-alcool).

Os verbos “andei”, “fraturei” e “bati”, presentes no texto, estão conjugados no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q551052 | Informática, PowerPoint, Jornalista, ITAIPU Binacional, UFPR

O Sr. Mário Gazeta, jornalista da Revista Mais Mais, está preparando uma apresentação de slides para sua chefia imediata, utilizando o aplicativo Microsoft Power Point 2000. Ele quer utilizar uma imagem que possui, tirada com sua câmera fotográfica digital, para servir como imagem de fundo para os slides. Para isso, ele utilizará a seguinte seqüência de menus: Formatar e:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q527250 | Engenharia Civil, Técnico de Operação Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Em um projeto, foi especificado o uso de blocos cerâmicos de 09 x 19 x 19 cm assentados com argamassa de 1 cm de espessura na horizontal e vertical. Caso, ao invés desse bloco, fossem utilizados blocos de 09 x 17 x 17, o aumento no consumo de blocos por m² seria de, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q558550 | Informática, Word, Secretário Executivo Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Antes de criar o sumário clicando no comando Sumário da guia Referências, no MS Word 2007, deve-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q367807 | Enfermagem, Saúde, Técnico de Enfermagem, ITAIPU Binacional, UFPR

Considerando os riscos presentes nos locais de trabalho, assinale a alternativa que apresenta somente agentes químicos e biológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q743169 | Economia, O Setor Externo, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

A autoridade monetária de um determinado país deseja conter a depreciação da moeda local frente ao dólar norteamericano. Qual(quais) das ações abaixo são coerentes com o objetivo dessa política? 1. Elevar gastos via política fiscal. 2. Vender dólares norte-americanos no mercado de câmbio a termo. 3. Elevar a taxa básica de juros da economia. 4. Promover a elevação da liquidez em moeda local. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q559884 | Informática, PowerPoint, Secretário Executivo Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Qual dos layouts abaixo oferece suporte a tabelas, gráficos, elementos gráficos SmartArt, imagens e arquivos de vídeo no MS PowerPoint 2007?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q201771 | Engenharia Elétrica, Geração, Engenheiro Júnior Elétrica, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Uma fonte de tensão de impedância interna igual a (80 + j60) ? alimenta uma carga de condutância fixa igual a 8 mS e susceptância variável. Levando em consideração os dados apresentados, é transferida a potência média máxima à carga quando a susceptância da carga for igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q541346 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Com relação à fundação do tipo radier, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q705282 | Direito Penal, Tipicidade, Profissional de Nível de Suporte I Agente de Segurança, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

No Direito Penal, imputável é aquela pessoa a quem é possível atribuir um fato punível. De modo geral, qualquer pessoa é imputável, EXCETO na hipótese de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q205884 | Engenharia Elétrica, Geração, Engenheiro Júnior Elétrica, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Estão entre os principais componentes de uma típica central hidrelétrica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q374093 | Português, Pontuação, Técnico em Elétrica I, ITAIPU Binacional, NC UFPR

No trecho ?Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência: é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio?, entre a parte antes dos dois pontos e a seguintes estabelece-se uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q599935 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Ambiental, ITAIPU Binacional, UFPR

O tema “sementes florestais” envolve algumas definições importantes. Nesse sentido, considere as seguintes afirmativas: 1. A sigla APS refere-se a uma “área de produção de sementes”. 2. Semente recalcitrante é aquela tolerante ao dessecamento em baixos teores de umidade (variável de espécie para espécie), sem danos em sua viabilidade. 3. Hipocótilo é a porção do eixo ascendente da plântula compreendida entre o ponto de união dos cotilédones e o da primeira folha ou par de folhas. Será, portanto, o primeiro entrenó acima do epicótilo. 4. Semente ortodoxa é aquela que não sofre a desidratação durante a maturação. Quando é liberada da planta mãe, apresenta altos teores de umidade. É sensível ao dessecamento e morre se o conteúdo de umidade for reduzido abaixo do ponto crítico. 5. “RAS” é a sigla para as Regras para Análise de Sementes, que reúnem um conjunto de procedimentos, técnicas e prescrições que norteiam a análise de sementes. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q704961 | Biblioteconomia, Profissional de Nível Universitário Jr Biblioteconomia, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Com relação a citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e
mencionados simultaneamente, assinale a alternativa que está de acordo com a norma ABNT NBR 10520/2002.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q698753 | Segurança, Profissional de Nível de Suporte I Agente de Segurança, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

De acordo com a Portaria nº 3.233/2012-DG/DPF, acerca da Carteira Nacional de Vigilante (CNV), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q782946 | Agrimensura, Assistente Técnico Agrimensor, ITAIPU Binacional, UFPR

Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Considerando a cartografia, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Cartometria é o ramo da cartografia que trata das medições efetuadas sobre mapas, especificamente a medição de ângulos e direções, distâncias, áreas, volumes e contagem de número de objetos.

( ) Croqui é um esboço e não obedece à rotina técnica para a elaboração de mapas. Não tem como finalidade a divulgação para o público. Contém informações sobre uma pequena área e supre a falta de uma representação cartográfica detalhada.

( ) Cartograma é uma representação que se preocupa com os limites exatos e precisos, bem como com as coordenadas geográficas, sem se preocupar com as informações que serão objeto da distribuição espacial no interior do mapa.

( ) Planta é a representação gráfica em escala grande, destinada a fornecer informações detalhadas de determinada área. As plantas geralmente se apresentam numa só folha, podendo ser subdivididas em folhas denominadas cartas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q469156 | Direito Tributário, Impostos, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

Para o cálculo dos custos da mão de obra, é necessário determinar as incidências sociais e trabalhistas sobre os valores das remunerações pagas. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as incidências sociais e as incidências trabalhistas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q235296 | Teoria e Normas de Segurança, Profissional de Nível Superior, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Divisão da carga mensal pela lotação de um veículo.
2. Produto entre a lotação do veículo e o número de viagens de um veículo por mês.
3. Diferença entre o peso bruto total do veículo e a tara.
4. Produto do número de viagens de um veículo/mês pela quilometragem média diária de um veículo.
5. Divisão entre tempo diário de operação pelo tempo total de viagem.

( ) Número de viagens do veículo por dia.
( ) Quilometragem média mensal de um veículo.
( ) Número de viagens mensais necessárias.
( ) Carga útil do veículo (Iotação).
( ) Capacidade de transporte mensal de um veículo.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q201871 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Júnior Elétrica, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Dos ensaios dos alternadores podemos destacar três de grande importância: ensaio a vazio, ensaio em curto-circuito e ensaio com carga 100% indutiva (curva em dewattada). Sobre esses ensaios, considere as seguintes afirmativas:

1. A curva do ensaio a vazio é semelhante à curva de magnetização, apresentando três características: uma característica reta, outra curva e a terceira plana.
2. A curva em curto-circuito é uma elipse cujos focos estão na abscissa.
3. O ensaio em dewattada apresenta uma curva onde a tensão é função da corrente de excitação e a corrente de carga é constante.
4. As curvas a vazio e em curto-circuito possibilitam determinar a impedância síncrona.
5. A curva em dewattada é uma hipérbole com foco na origem.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.