Início

Questões de Concursos ITAIPU Binacional

Resolva questões de ITAIPU Binacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q701064 | Segurança, Profissional de Nível de Suporte I Agente de Segurança, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Com base na Portaria nº 3.233/2012-DG/DPF, a respeito dos direitos e deveres do vigilante, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q185739 | Direito Internacional, Mercosul, Advogado, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Tendo em conta que os instrumentos fundacionais do Mercosul estabelecem o compromisso pelos Estados-parte de harmonizarem suas legislações com vistas ao fortalecimento do processo de integração regional que os vincula, considerou-se importante contar com instrumentos que estabelecessem normas comuns para facilitar a cooperação jurídica. Dessa forma, em 10 de dezembro de 1998, no Rio de Janeiro, foi aprovado o Acordo sobre Extradição entre os Estados-parte do Mercosul. Considerando esse Acordo, avalie as seguintes afirmativas:

1. Não se concede extradição por delitos que atentarem contra a vida ou causarem a morte de um Chefe de Estado ou de Governo ou de outras autoridades nacionais ou locais ou de seus familiares, porque são considerados delitos políticos.

2. O pedido de extradição é encaminhado por meio de uma Autoridade Central, criada pelo Conselho de Ministros, à autoridade jurisdicional competente no Estado-parte requerido.

3. O Estado-parte requerente não pode aplicar ao extraditado a pena de morte, a qual será convertida em pena perpétua privativa de liberdade.

4. As responsabilidades civis derivadas do delito ou qualquer processo civil a que esteja sujeita a pessoa reclamada não podem impedir ou retardar a entrega.

5. Se no prazo de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data de notificação da extradição concedida, o Estado-parte requerente não retirar a pessoa reclamada, esta é colocada em liberdade, podendo o Estado-parte requerido denegar posteriormente a extradição pelos mesmos fatos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q701551 | Direito Processual Civil, Profissional de Nível Universitário Jr Direito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Sobre a ação civil pública, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q631408 | Informática, Linguagem SQL, Analista de Sistema Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

A respeito de comandos em SQL, considere as seguintes afirmativas: 1. LEFT JOIN retorna todas as linhas da tabela à esquerda, que combinam com as linhas da tabela à direita. 2. JOIN retorna as linhas onde há combinações em ambas as tabelas. 3. FULL JOIN retorna o produto cartesiano das duas tabelas. 4. CROSS JOIN retorna todas as linhas de ambas as tabelas. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q628369 | Informática, COBIT, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR

A respeito de COBIT e ITIL, considere as seguintes afirmativas:

1. ITIL fornece boas práticas e orientações sobre a concepção de serviços de TI, com base no ciclo de vida do serviço.

2. A fase de Estratégia de Serviço fornece direcionamento no desenho, desenvolvimento e implementação do gerenciamento de serviço, não apenas como uma capacidade organizacional, mas como um ativo estratégico.

3. COBIT é um framework de alinhamento estratégico e governança de TI nas organizações, sendo orientado a processos.

4. Governança de TI é uma estrutura de relacionamentos e processos que direciona e controla a empresa para que possa alcançar seus objetivos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q202594 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Júnior Elétrica, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Uma fonte de tensão senoidal (de tensão eficaz em aberto igual a 127 V, de reatância interna igual a 10 ? e resistência interna desprezível) alimenta uma carga composta por uma impedância de valor igual a (60 + j40) conectada em paralelo com outra impedância de valor igual a (40 + j60) ?. Levando em consideração os dados apresentados, o fator de potência e a potência aparente da carga são, respectivamente, iguais a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q189548 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Aspectos Constitucionais, Advogado, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Sobre o regime jurídico constitucional dos servidores públicos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q706011 | Direito Sanitário, Profissional de Nível Universitário Pleno III Médico Perito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Com relação à Constituição Federal de 1988, são competências do sistema único de saúde. EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q336168 | Matemática, Professor de Nível Suporte I, ITAIPU Binacional, NC UFPR

Quais são os próximos dois números da sequência numérica: 3 - 1 - 4 - 5 - 9 - 14 - 23 - __ - __.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q728402 | Desenho Industrial, Publicidade e Propaganda, ITAIPU Binacional, UFPR

Considerando o software Photoshop, que ferramenta permite criar seleções a partir da cor das figuras?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q599641 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Ambiental, ITAIPU Binacional, UFPR

Em relação a sistemas agrossilviculturais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Sistemas agrossilviculturais combinam árvores com cultivos agrícolas anuais. Sistemas agrossilvipastoris combinam árvores com cultivos agrícolas e animais. Sistemas silvipastoris combinam árvores, pastagens e animais. ( ) Um sistema agroflorestal pode trazer mais lucros que um sistema agrícola convencional, mas também pode trazer mais custos, já que existem pelo menos dois grupos principais de componentes que precisam ser profissionalmente manejados e mantidos dentro de um sistema agroflorestal. ( ) Em sistemas silvipastoris, a redução do calor, por meio da sombra de árvores pode resultar em aumento da estação de pastejo, maior ganho de peso dos animais, maior produção de leite e lã, aumento na taxa de reprodução e maiores chances de sobrevivência dos bezerros. ( ) Espécies do gênero Eucalyptus não são viáveis para sistemas agrossilviculturais, pois, por serem árvores muito rústicas e de rápido crescimento, atrapalham o crescimento de outras espécies. Além disso, consomem muita água do solo e podem ser tóxicas para o gado. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q631434 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, ITAIPU Binacional, UFPR

Sobre PHP 5, considerando-se a função string date (string $formato [ , int $timestamp]), qual o valor do parâmetro formato para saída na forma de representação numérica ISO-8601 do dia da semana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q536476 | Engenharia Civil, Técnico de Operação Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Em uma planta baixa, a cota da largura da edificação é de 20,00 m. A medida da mesma cota no papel é de 40 cm. Nesse caso, a escala utilizada é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q705692 | Segurança, Profissional de Nível de Suporte I Agente de Segurança, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Sobre o funcionamento do sistema de alarme e sua interação com as centrais de alarme e de monitoramento, bem como com os usuários, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q700339 | Segurança, Profissional de Nível de Suporte I Agente de Segurança, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

No que diz respeito às regras de segurança, durante a instrução em um estande de tiro, deve-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q473146 | Educação Física, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

O Questionário de Walton (Timossi et al., 2009) tem sido aplicado para analisar a qualidade de vida no trabalho. A ferramenta proposta por Walton analisa domínios que compreendem: 1. salário e condições de trabalho. 2. uso das capacidades e oportunidades no trabalho. 3. integração social e relação com as leis do trabalho. 4. espaço que o trabalho ocupa em sua vida. 5. relevância social do seu trabalho. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q645716 | Informática, Postgree Sql, Analista de Sistemas, ITAIPU Binacional, UFPR

Em PostgreSQL 9.1, “uma coleção de palavras que inclui informações sobre as relações de palavras e frases, ou seja, termos mais amplos (BT), termos mais estreitos (NT), termos preferidos, termos não preferidos, termos relacionados etc.”, refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q811633 | Legislação Federal, Lei 9528 1997, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

Com base na lei nº 9.528/97, que introduziu a obrigatoriedade de apresentação da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), está(ão) obrigado(s) a entregar a GFIP:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q702920 | Saúde Pública, Profissional de Nível Universitário Pleno III Médico Perito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

“Fórum técnico de caráter temporário instituído, por deliberação da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para ouvir e colher subsídios de determinados órgãos, entidades, pessoas naturais ou jurídicas, previamente convidados, em matérias relevantes que estão sendo objeto de processo decisório da ANS”. Trata-se de conceito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q205076 | Engenharia Civil, Engenheiro Júnior Civil, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

A altura média da chuva sobre uma área A, para uma duração fixa, é uma função de A que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.