Início

Questões de Concursos ITAIPU Binacional

Resolva questões de ITAIPU Binacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q701628 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Profissional de Nível Universitário Jr Ciências Contábeis, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

No reconhecimento da provisão do imposto de renda por lucro real, considera-se que o lucro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

762Q521925 | Auditoria, Auditor Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Quanto ao relatório da auditoria interna, considere as seguintes afirmativas: 1. O relatório é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade. 2. A auditoria interna não deve emitir relatório parcial, devendo aguardar a conclusão de todos os exames. 3. Os riscos associados e as conclusões e recomendações resultantes dos fatos constatados fazem parte dos aspectos mínimos que devem ser abordados no relatório da auditoria interna. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q626955 | Informática, Engenharia de Software, Engenheiro Elétrico, ITAIPU Binacional, UFPR

O processo de medição ajuda a entender o processo técnico e o próprio produto e capacita à quantificação e à administração do processo. Apesar de ser difícil medir o processo (engenharia de software) e o produto (software), o uso de medição é uma boa prática. Em relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A medição em geral é um processo comum na área de Engenharia em geral e portanto pode ser perfeitamente aplicada no processo de desenvolvimento de software. ( ) A medição ajuda a indicar a qualidade do produto e a produtividade da equipe, além de criar uma linha de base (baseline) para futuros planejamentos. ( ) Fazer uma medição correta é uma forma de reduzir o tempo necessário para os testes do software, uma vez que será reduzida a quantidade de erros. ( ) É recomendado utilizar somente medidas indiretas, mais simples, para possibilitar a redução do custo do desenvolvimento do software. ( ) A medição é fundamental para a atividade de planejamento, que pode utilizar métricas como a análise de ponto de função. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q621873 | Informática, Windows, Assistente Técnico I, ITAIPU Binacional, UFPR

No Windows Explorer do Windows XP, qual será a ação executada ao se arrastar um item para outro disco?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q641385 | Informática, Arquitetura de Computadores, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR

Pipeline aumenta a quantidade de instruções executando simultaneamente no processador. Hazards (perigos) podem afetar o desempenho, podendo ser causados por conflitos no uso de recursos, por dependência de dados entre instruções ou por previsão incorreta de desvios. No que se refere a hazards em pipelines, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q702096 | Saúde Pública, Profissional de Nível Universitário Pleno III Médico Perito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Com relação aos indicadores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q627631 | Informática, Oracle, Analista de Sistema Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Sobre tipos de dados nativos do ORACLE 11g, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O tamanho máximo de um VARCHAR2 é 2000 bytes. ( ) O tamanho máximo de um RAW é 4000. ( ) O tamanho máximo de um CHAR é 4000 bytes. ( ) O tamanho máximo de um BFILE é 4 gigabytes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q332467 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor de Nível Suporte I, ITAIPU Binacional, NC UFPR

Mariano e Esmeralda se casaram muito jovens - na época ele tinha 24 anos e ela era 5 anos mais nova. Mariano faleceu em 1994, um dia após completar 77 anos de idade, e Esmeralda ainda está viva. Qual dos números abaixo mais se aproxima da idade atual de Esmeralda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q699352 | Medicina, Profissional de Nível Universitário Pleno III Médico Perito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
Considere as seguintes intervenções:
1. Tratamento da dependência da nicotina.
2. Promoção da amamentação adequada e alimentação complementar.
3. Restrições sobre o marketing de alimentos e bebidas com muito sal, gordura e açúcar, especialmente para idosos.
4. Promoção da amamentação adequada e alimentação complementar.
É/São considerada(s) intervenção/ões de base populacional custo-efetiva(s) e de baixo custo que pode(m) reduzir o risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q232208 | Teoria e Normas de Segurança, Profissional de Nível Superior, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

São fatores que influem na vida útil dos veículos:

1. Custos de transportes.
2. Custo total de manutenção.
3. Custo de depreciação.
4. Custos de financiamento.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q533785 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Tendo em vista a implantação de instalações sanitárias no canteiro de obras, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q700035 | Direito Internacional, Profissional de Nível Universitário Jr Direito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Sobre o Tratado de Itaipu, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) A responsabilidade civil ou criminal de empregados de Itaipu que não sejam de nacionalidade brasileira ou paraguaia será apurada e julgada conforme o costume internacional.
 ( ) O Conselho de Administração é o único órgão de administração de Itaipu e, por essa razão, deverá ser integrado por igual número de nacionais de ambos os países, Brasil e Paraguai. 
( ) A energia produzida por Itaipu será dividida em partes iguais entre Brasil e Paraguai, sendo reconhecido a cada um deles o direito de aquisição da energia que não seja utilizada pelo outro país para seu próprio consumo. 
( ) A responsabilidade civil dos Conselheiros, Diretores, Diretores Adjuntos e demais empregados brasileiros ou paraguaios da Itaipu, por atos lesivos aos interesses desta, será apurada e julgada de conformidade com o disposto nas leis nacionais respectivas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q705155 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Profissional de Nível Universitário Jr Direito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é entendida pelo Supremo Tribunal Federal como sendo a ultima ratio em matéria de controle de constitucionalidade. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q233879 | Teoria e Normas de Segurança, Profissional de Nível Superior, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Entre os modelos de previsão de demanda, existe o modelo matemático expresso pela fórmula Y = F (X1 + X2 +.... Xn), em que a variável Y representa a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q630207 | Informática, Linux ou Unix, Analista de Suporte Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Em discos e partições em sistemas Linux, /dev/sda1 identifica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

777Q528176 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

A locação de uma obra está prevista para consumir 5% do prazo total da obra. Um atraso de 20% dessa etapa, mantidos os prazos de execução das outras etapas, provoca um atraso no prazo total da obra de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q739451 | Economia, MICROECONOMIA, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

Há proposições normativas fortes para a atuação da governança corporativa na direção de maximizar propositada e exclusivamente o interesse dos proprietários. São fundamentos microeconômicos de tais proposições, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q702854 | Medicina, Profissional de Nível Universitário Pleno III Médico Perito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Com relação ao Capítulo XI do Código de Ética Médica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q539066 | Engenharia Civil, Técnico de Operação Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Em um muro de 20 x 3 m em bloco de concreto, deve ser aplicada uma camada de reboco de cimento, cal e areia de 3 cm de espessura. Considerando que, na proporção de mistura da argamassa, devem-se gastar 150 kg de cimento por m³ de argamassa e que é previsto um desperdício de 20% da argamassa produzida, é correto afirmar que, para a execução do serviço, serão necessários:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.