Início Questões de Concursos Instituto Federal de Educação Resolva questões de Instituto Federal de Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Instituto Federal de Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 121Q593537 | Química, Práticas Laboratoriais em Química, Técnico de Laboratório, Instituto Federal de Educação, UFGO, 2017Nos laboratórios de química, a escolha das vidrarias adequadas é de extrema importância para executar qualquer procedimento experimental com segurança e eficácia. Dentre aquelas disponíveis em laboratório, para preparar uma solução de hidróxido de sódio, serão utilizados ✂️ a) bureta, béquer, funil e erlenmeyer. ✂️ b) bureta, bastão de vidro, funil e balão volumétrico. ✂️ c) bastão de vidro, béquer, funil e balão volumétrico. ✂️ d) bastão de vidro, béquer, funil e erlenmeyer. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 122Q450062 | Direito do Consumidor, Relação Jurídica de Consumo, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEAcerca dos princípios e direitos do consumidor, julgue os itens seguintes. Doravante, considere que a sigla CDC, sempre que utilizada, refere-se ao Código de Defesa do Consumidor. Os entes sem personalidade jurídica não podem ser considerados fornecedores de bens e serviços de consumo, conforme previsão legal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 123Q320592 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Define-se planejamento escolar como ✂️ a) processo complexo de seleção dos conteúdos que deverão ser ministrados em uma aula. ✂️ b) processo permanente de preenchimento de formulários para controle administrativo. ✂️ c) processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente e de articulação da atividade escolar e da problemática do contexto social. ✂️ d) atividade docente fundamentada nos interesses dominantes da sociedade. ✂️ e) atividade de reflexão sobre temáticas curriculares independente de aspectos econômicos, políticos e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 124Q591500 | Química, Teorias Atômicas, Técnico de Laboratório, Instituto Federal de Educação, UFGO, 2017Segundo a teoria de ligação que envolve a repulsão dos pares de elétrons da camada de valência, a molécula de SF4 e o íon I3 - são exemplos de espécies químicas que apresentam geometria espacial e hibridização do átomo central, respectivamente: ✂️ a) gangorra – sp³d e linear – sp³d. ✂️ b) tetraédrica – sp³ e linear – sp. ✂️ c) piramidal de base quadrada – sp³d e angular – sp³. ✂️ d) bipiramidal trigonal – sp³d e bipiramidal trigonal – sp³d. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 125Q324112 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESA avaliação da aprendizagem, numa perspectiva inclusiva e formativa, deve ser entendida como: ✂️ a) mecanismo preciso de verificação da capacidade de memorização do aluno de forma a classificá-lo quanto ao nível de conhecimento. ✂️ b) prática neutra e desinteressada do professor de forma a promover a justiça social e a aquisição dos mesmos conteúdos a todos os alunos. ✂️ c) diagnóstico do estágio de aprendizagem em que se encontra o discente, tendo em vista a tomada de decisões satisfatórias para que o aprendiz possa avançar em seu processo de aprendizagem. ✂️ d) instrumento que atesta a competência técnica do professor, independente dos resultados obtidos pelos alunos. ✂️ e) produto de um processo ensino-aprendizagem, com fim em si mesmo, já que fornece ao aluno o nível de assimilação de determinados conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 126Q474440 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Embora os termos crescimento e desenvolvimento sejam indissociáveis, há tecnicamente importante distinção entre ambos. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) Desenvolvimento é o processo de se tornar maduro, com progressiva aquisição da forma adulta, ou seja, corresponde essencialmente ao progresso para o estado biológico maduro. ✂️ b) Crescimento está relacionado ao processo de alteração das funções corporais com o passar do tempo. ✂️ c) Desenvolvimento refere-se essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativo que ocorrem nas dimensões do corpo humano. ✂️ d) Desenvolvimento corresponde ao processo de aquisição das complexas funções corporais com o avançar da idade. ✂️ e) Crescimento corresponde às alterações fisiológicas que repercutem em um melhor desempenho físico associado ao avançar da idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 127Q383938 | Biologia, Ecologia, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017Sobre as cadeias alimentares, é correto afirmar: ✂️ a) o seu tamanho é limitado pela ineficiência de transferência de energia ao longo dela. ✂️ b) o fluxo unidirecional da matéria segue de produtores, passa por consumidores até decompositores. ✂️ c) são estudadas em teias, pois as espécies não transitam no mesmo nível trófico. ✂️ d) são relações alimentares entre as espécies determinando suas especiações e nichos ecológicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 128Q805200 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Conforme o Decreto n.º 5.626/2005, deficiência auditiva é ✂️ a) a perda unilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ b) a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e dois decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ c) a perda bilateral, de quarenta decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ d) a perda unilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 50 Hz, 100 Hz, 200 Hz e 3.000 Hz. ✂️ e) a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 129Q319789 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABSobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise da postura do educador diante dos erros observados nas tarefas mais sérias do que estudos sobre elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse fragmento, a autora expressa que a forma como se observa o erro do aluno é mais relevante do que o estudo de métodos para a construção de exercícios. Emuma visão construtivista do erro é: ✂️ a) mais importante analisar se o aluno seguiu com exatidão o comando dado para a resolução do exercício. ✂️ b) preciso orientar o aluno a resolver as atividades utilizando como parâmetro a expectativa do docente para o resultado. ✂️ c) indicado que o docente garanta a precisão dos resultados, privilegiando atividades objetivas que não suscitem dúvidas maiores nos alunos. ✂️ d) importante estudar as dificuldades dos alunos na realização das tarefas, pensando em como esses compreendem o que foi proposto. ✂️ e) esperado que os docentes auxiliem os alunos a uniformizarem as respostas, evitando a subjetividade nos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 130Q474519 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Assinale a opção correta, a respeito de cineantropometria, a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica de medidas corporais. ✂️ a) A avaliação formativa é comumente efetuada antes do início de um programa de treinamento. ✂️ b) A dobra cutânea tricipital é medida na face anterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto médio da distância entre o acrômio e o olecrano. ✂️ c) A medida da circunferência de cintura, preditora do risco cardiovascular e metabólico, é mensurada no ponto médio entre a crista ilíaca e a cicatriz umbilical. ✂️ d) Os procedimentos padrão para as medidas das dobras cutâneas incluem realizar as medidas do lado direito do corpo e posicionar as hastes do adipômetro perpendicularmente em relação à dobra, aproximadamente 1 centímetro abaixo do local pinçado. ✂️ e) O padrão de distribuição androide da gordura corporal está associado a um menor risco à saúde quando comparado ao padrão ginoide. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 131Q325651 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESDe acordo com Libâneo (1994) são características da aprendizagem escolar, EXCETO: ✂️ a) a aprendizagem escolar tem um vínculo direto com o meio social no qual o aluno está inserido. ✂️ b) a aprendizagem escolar dispensa o planejamento e a intencionalidade, pois está relacionada à motivação dos alunos. ✂️ c) na aprendizagem escolar, há influência de fatores afetivos e sociais, incluindo os que afetam a relação professor-aluno. ✂️ d) a apreensão ou problematização dos dados da realidade, que são os conteúdos escolares, requer ações mentais por parte dos alunos. ✂️ e) aprendizagem e ensino formam uma unidade, mas não são atividades que se confundem uma com a outra, pois são portadoras de características específicas e complementares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 132Q483020 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando a manipulação dos softwares de desenho assistido por computador (CAD), assinale a opção correta. ✂️ a) As coordenadas absolutas (retangulares ou polares) estão relacionadas a um sistema dextrogiro. ✂️ b) A configuração da grade (grid) serve para que o cursor percorra intervalos definidos na área de trabalho, e a configuração do snap torna visível um conjunto de linhas na área de trabalho. ✂️ c) Para a criação de um projeto em CAD, são criadas feições denominadas camadas (layers), que agrupam objetos com propriedades e funções diferentes. ✂️ d) Na definição da escala do desenho a ser impresso, deve-se considerar o tamanho do papel. ✂️ e) São exemplos de software de CAD o AutoCAD, o Microstation, o Sketchup, o ArcGIS e o Maxicad. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 133Q483172 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018As curvas de nível permitem analisar, identificar, criar e caracterizar ✂️ a) a linha de talvegue, que é uma linha que une os pontos mais altos topograficamente, constituindo o divisor de águas. ✂️ b) o sentido das nascentes pela curva de nível que corta a drenagem formando um V. ✂️ c) o perfil topográfico exagerando-se a escala horizontal e mantendo-se a escala vertical. ✂️ d) o modelado do terreno, que não possui relação com a rede de drenagem, apesar de esta servir para definir o traçado das curvas de nível. ✂️ e) a garganta, que é o ponto notável do terreno situado em uma posição mais baixa entre dois talvegues e mais alta entre dois divisores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 134Q805991 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O reconhecimento legal que estabelece o português como segunda língua para os surdos, por meio do Decreto n.º 5.626/2005, implica ✂️ a) a necessidade de inclusão da LIBRAS no currículo da educação básica. ✂️ b) compreender a importância de inserir na sala de aula referenciais de culturas visuais. ✂️ c) reconhecer a língua portuguesa como língua natural para os surdos. ✂️ d) compreender que as metodologias de ensino para estudantes surdos são as mesmas dos estudantes ouvintes. ✂️ e) entender que o ensino da língua portuguesa pode ser um instrumento de inferiorização dos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 135Q534741 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se subseguem, referentes às atividades de acompanhamento e de controle de execução de obras e serviços. Ao atestar um serviço executado, o fiscal da obra assume toda a responsabilidade técnica do que foi medido, não cabendo mais à contratada responder por ele. Por esse motivo, o fiscal tem de ser um engenheiro, que deve emitir uma anotação de responsabilidade técnica de fiscalização. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 136Q484841 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando que a topografia se fundamenta na leitura de direções, ângulos (horizontais e verticais) e distâncias, assinale a opção correta. ✂️ a) A determinação do norte geográfico e do norte magnético realiza-se da mesma forma, uma vez que ambos são invariáveis. ✂️ b) A aviventação de rumos decorre do processo de aplicação da variação temporal da convergência meridiana para todos os alinhamentos da poligonal. ✂️ c) As linhas isogônicas unem pontos da superfície da Terra que em um mesmo instante possuam a mesma declinação magnética. ✂️ d) A conversão do rumo magnético em geográfico é feita por meio da decomposição dos valores angulares obtidos nos mapas magnéticos. ✂️ e) O resultado do azimute de um rumo que apresenta a leitura de 12° SW será 258°. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 137Q384068 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017Em humanos, após a fecundação, nas primeiras 24 horas, o zigoto passa pelas clivagens iniciais. Na sequência, o embrião implanta-se na mucosa uterina, fenômeno denominado de nidação. Por volta do sétimo dia, encontra-se no estágio de blastocisto. Assim, inicia-se o período chamado gravidez. Continuando esse período, ✂️ a) a presença da testosterona no embrião determina o desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos. ✂️ b) a concentração de gonadotrofina coriônica permanece alta e constante nas 39 semanas. ✂️ c) na quinta semana, os braços, pernas e ossos tornam-se bem definidos e o embrião denomina-se feto. ✂️ d) na sétima semana, ocorre a degeneração da notocorda e os neurônios se tornam mielinizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 138Q594922 | Química, Reações Químicas, Técnico de Laboratório, Instituto Federal de Educação, UFGO, 2017Qual é o calor específico de um metal, sabendo-se que são necessários 45 cal para aumentar de 10°C a temperatura de 50 gramas? ✂️ a) 0,01 cal/gºC ✂️ b) 0,05 cal/gºC ✂️ c) 0,09 cal/gºC ✂️ d) 0,11 cal/gºC Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 139Q593399 | Química, Elementos Químicos, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere a macromoléculas e biomoléculas, assinale a opção correta. ✂️ a) Monossacarídeos são carboidratos, cuja fórmula geral é (CH2O)n, em que n varia de 3 a 7. ✂️ b) No experimento de Miller e Urey, para simular a atmosfera primitiva da Terra, foram obtidas moléculas orgânicas de substâncias denominadas carboidratos. ✂️ c) Os carboidratos devem ser evitados na dieta diária dos seres humanos, pois fornecem pouca energia às células. ✂️ d) No centro da molécula de clorofila, há um átomo de ferro que atua diretamente na absorção da radiação solar. ✂️ e) No processo de fotossíntese, são produzidos carboidratos a partir da sacarose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 140Q738144 | Economia, Custo de Produção, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018No que concerne ao custo de oportunidade, assinale a opção correta. ✂️ a) O custo de oportunidade consiste no custo que não muda com a alteração da produção. ✂️ b) Em um mercado de concorrência perfeita, o preço é superior ao custo de oportunidade. ✂️ c) Em um mercado concorrencial com numerosos compradores, o preço é menor que o custo de oportunidade. ✂️ d) O conceito de custo de oportunidade permite analisar as transações que ocorrem fora do mercado, como o custo do meio ambiente. ✂️ e) O custo de oportunidade é facilmente quantificado, visto que varia proporcionalmente com o montante produzido de um bem ou serviço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
121Q593537 | Química, Práticas Laboratoriais em Química, Técnico de Laboratório, Instituto Federal de Educação, UFGO, 2017Nos laboratórios de química, a escolha das vidrarias adequadas é de extrema importância para executar qualquer procedimento experimental com segurança e eficácia. Dentre aquelas disponíveis em laboratório, para preparar uma solução de hidróxido de sódio, serão utilizados ✂️ a) bureta, béquer, funil e erlenmeyer. ✂️ b) bureta, bastão de vidro, funil e balão volumétrico. ✂️ c) bastão de vidro, béquer, funil e balão volumétrico. ✂️ d) bastão de vidro, béquer, funil e erlenmeyer. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
122Q450062 | Direito do Consumidor, Relação Jurídica de Consumo, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEAcerca dos princípios e direitos do consumidor, julgue os itens seguintes. Doravante, considere que a sigla CDC, sempre que utilizada, refere-se ao Código de Defesa do Consumidor. Os entes sem personalidade jurídica não podem ser considerados fornecedores de bens e serviços de consumo, conforme previsão legal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
123Q320592 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Define-se planejamento escolar como ✂️ a) processo complexo de seleção dos conteúdos que deverão ser ministrados em uma aula. ✂️ b) processo permanente de preenchimento de formulários para controle administrativo. ✂️ c) processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente e de articulação da atividade escolar e da problemática do contexto social. ✂️ d) atividade docente fundamentada nos interesses dominantes da sociedade. ✂️ e) atividade de reflexão sobre temáticas curriculares independente de aspectos econômicos, políticos e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
124Q591500 | Química, Teorias Atômicas, Técnico de Laboratório, Instituto Federal de Educação, UFGO, 2017Segundo a teoria de ligação que envolve a repulsão dos pares de elétrons da camada de valência, a molécula de SF4 e o íon I3 - são exemplos de espécies químicas que apresentam geometria espacial e hibridização do átomo central, respectivamente: ✂️ a) gangorra – sp³d e linear – sp³d. ✂️ b) tetraédrica – sp³ e linear – sp. ✂️ c) piramidal de base quadrada – sp³d e angular – sp³. ✂️ d) bipiramidal trigonal – sp³d e bipiramidal trigonal – sp³d. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
125Q324112 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESA avaliação da aprendizagem, numa perspectiva inclusiva e formativa, deve ser entendida como: ✂️ a) mecanismo preciso de verificação da capacidade de memorização do aluno de forma a classificá-lo quanto ao nível de conhecimento. ✂️ b) prática neutra e desinteressada do professor de forma a promover a justiça social e a aquisição dos mesmos conteúdos a todos os alunos. ✂️ c) diagnóstico do estágio de aprendizagem em que se encontra o discente, tendo em vista a tomada de decisões satisfatórias para que o aprendiz possa avançar em seu processo de aprendizagem. ✂️ d) instrumento que atesta a competência técnica do professor, independente dos resultados obtidos pelos alunos. ✂️ e) produto de um processo ensino-aprendizagem, com fim em si mesmo, já que fornece ao aluno o nível de assimilação de determinados conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
126Q474440 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Embora os termos crescimento e desenvolvimento sejam indissociáveis, há tecnicamente importante distinção entre ambos. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) Desenvolvimento é o processo de se tornar maduro, com progressiva aquisição da forma adulta, ou seja, corresponde essencialmente ao progresso para o estado biológico maduro. ✂️ b) Crescimento está relacionado ao processo de alteração das funções corporais com o passar do tempo. ✂️ c) Desenvolvimento refere-se essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativo que ocorrem nas dimensões do corpo humano. ✂️ d) Desenvolvimento corresponde ao processo de aquisição das complexas funções corporais com o avançar da idade. ✂️ e) Crescimento corresponde às alterações fisiológicas que repercutem em um melhor desempenho físico associado ao avançar da idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
127Q383938 | Biologia, Ecologia, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017Sobre as cadeias alimentares, é correto afirmar: ✂️ a) o seu tamanho é limitado pela ineficiência de transferência de energia ao longo dela. ✂️ b) o fluxo unidirecional da matéria segue de produtores, passa por consumidores até decompositores. ✂️ c) são estudadas em teias, pois as espécies não transitam no mesmo nível trófico. ✂️ d) são relações alimentares entre as espécies determinando suas especiações e nichos ecológicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
128Q805200 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Conforme o Decreto n.º 5.626/2005, deficiência auditiva é ✂️ a) a perda unilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ b) a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e dois decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ c) a perda bilateral, de quarenta decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ d) a perda unilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 50 Hz, 100 Hz, 200 Hz e 3.000 Hz. ✂️ e) a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
129Q319789 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABSobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise da postura do educador diante dos erros observados nas tarefas mais sérias do que estudos sobre elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse fragmento, a autora expressa que a forma como se observa o erro do aluno é mais relevante do que o estudo de métodos para a construção de exercícios. Emuma visão construtivista do erro é: ✂️ a) mais importante analisar se o aluno seguiu com exatidão o comando dado para a resolução do exercício. ✂️ b) preciso orientar o aluno a resolver as atividades utilizando como parâmetro a expectativa do docente para o resultado. ✂️ c) indicado que o docente garanta a precisão dos resultados, privilegiando atividades objetivas que não suscitem dúvidas maiores nos alunos. ✂️ d) importante estudar as dificuldades dos alunos na realização das tarefas, pensando em como esses compreendem o que foi proposto. ✂️ e) esperado que os docentes auxiliem os alunos a uniformizarem as respostas, evitando a subjetividade nos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
130Q474519 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Assinale a opção correta, a respeito de cineantropometria, a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica de medidas corporais. ✂️ a) A avaliação formativa é comumente efetuada antes do início de um programa de treinamento. ✂️ b) A dobra cutânea tricipital é medida na face anterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto médio da distância entre o acrômio e o olecrano. ✂️ c) A medida da circunferência de cintura, preditora do risco cardiovascular e metabólico, é mensurada no ponto médio entre a crista ilíaca e a cicatriz umbilical. ✂️ d) Os procedimentos padrão para as medidas das dobras cutâneas incluem realizar as medidas do lado direito do corpo e posicionar as hastes do adipômetro perpendicularmente em relação à dobra, aproximadamente 1 centímetro abaixo do local pinçado. ✂️ e) O padrão de distribuição androide da gordura corporal está associado a um menor risco à saúde quando comparado ao padrão ginoide. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
131Q325651 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESDe acordo com Libâneo (1994) são características da aprendizagem escolar, EXCETO: ✂️ a) a aprendizagem escolar tem um vínculo direto com o meio social no qual o aluno está inserido. ✂️ b) a aprendizagem escolar dispensa o planejamento e a intencionalidade, pois está relacionada à motivação dos alunos. ✂️ c) na aprendizagem escolar, há influência de fatores afetivos e sociais, incluindo os que afetam a relação professor-aluno. ✂️ d) a apreensão ou problematização dos dados da realidade, que são os conteúdos escolares, requer ações mentais por parte dos alunos. ✂️ e) aprendizagem e ensino formam uma unidade, mas não são atividades que se confundem uma com a outra, pois são portadoras de características específicas e complementares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
132Q483020 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando a manipulação dos softwares de desenho assistido por computador (CAD), assinale a opção correta. ✂️ a) As coordenadas absolutas (retangulares ou polares) estão relacionadas a um sistema dextrogiro. ✂️ b) A configuração da grade (grid) serve para que o cursor percorra intervalos definidos na área de trabalho, e a configuração do snap torna visível um conjunto de linhas na área de trabalho. ✂️ c) Para a criação de um projeto em CAD, são criadas feições denominadas camadas (layers), que agrupam objetos com propriedades e funções diferentes. ✂️ d) Na definição da escala do desenho a ser impresso, deve-se considerar o tamanho do papel. ✂️ e) São exemplos de software de CAD o AutoCAD, o Microstation, o Sketchup, o ArcGIS e o Maxicad. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
133Q483172 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018As curvas de nível permitem analisar, identificar, criar e caracterizar ✂️ a) a linha de talvegue, que é uma linha que une os pontos mais altos topograficamente, constituindo o divisor de águas. ✂️ b) o sentido das nascentes pela curva de nível que corta a drenagem formando um V. ✂️ c) o perfil topográfico exagerando-se a escala horizontal e mantendo-se a escala vertical. ✂️ d) o modelado do terreno, que não possui relação com a rede de drenagem, apesar de esta servir para definir o traçado das curvas de nível. ✂️ e) a garganta, que é o ponto notável do terreno situado em uma posição mais baixa entre dois talvegues e mais alta entre dois divisores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
134Q805991 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O reconhecimento legal que estabelece o português como segunda língua para os surdos, por meio do Decreto n.º 5.626/2005, implica ✂️ a) a necessidade de inclusão da LIBRAS no currículo da educação básica. ✂️ b) compreender a importância de inserir na sala de aula referenciais de culturas visuais. ✂️ c) reconhecer a língua portuguesa como língua natural para os surdos. ✂️ d) compreender que as metodologias de ensino para estudantes surdos são as mesmas dos estudantes ouvintes. ✂️ e) entender que o ensino da língua portuguesa pode ser um instrumento de inferiorização dos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
135Q534741 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se subseguem, referentes às atividades de acompanhamento e de controle de execução de obras e serviços. Ao atestar um serviço executado, o fiscal da obra assume toda a responsabilidade técnica do que foi medido, não cabendo mais à contratada responder por ele. Por esse motivo, o fiscal tem de ser um engenheiro, que deve emitir uma anotação de responsabilidade técnica de fiscalização. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
136Q484841 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando que a topografia se fundamenta na leitura de direções, ângulos (horizontais e verticais) e distâncias, assinale a opção correta. ✂️ a) A determinação do norte geográfico e do norte magnético realiza-se da mesma forma, uma vez que ambos são invariáveis. ✂️ b) A aviventação de rumos decorre do processo de aplicação da variação temporal da convergência meridiana para todos os alinhamentos da poligonal. ✂️ c) As linhas isogônicas unem pontos da superfície da Terra que em um mesmo instante possuam a mesma declinação magnética. ✂️ d) A conversão do rumo magnético em geográfico é feita por meio da decomposição dos valores angulares obtidos nos mapas magnéticos. ✂️ e) O resultado do azimute de um rumo que apresenta a leitura de 12° SW será 258°. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
137Q384068 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017Em humanos, após a fecundação, nas primeiras 24 horas, o zigoto passa pelas clivagens iniciais. Na sequência, o embrião implanta-se na mucosa uterina, fenômeno denominado de nidação. Por volta do sétimo dia, encontra-se no estágio de blastocisto. Assim, inicia-se o período chamado gravidez. Continuando esse período, ✂️ a) a presença da testosterona no embrião determina o desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos. ✂️ b) a concentração de gonadotrofina coriônica permanece alta e constante nas 39 semanas. ✂️ c) na quinta semana, os braços, pernas e ossos tornam-se bem definidos e o embrião denomina-se feto. ✂️ d) na sétima semana, ocorre a degeneração da notocorda e os neurônios se tornam mielinizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
138Q594922 | Química, Reações Químicas, Técnico de Laboratório, Instituto Federal de Educação, UFGO, 2017Qual é o calor específico de um metal, sabendo-se que são necessários 45 cal para aumentar de 10°C a temperatura de 50 gramas? ✂️ a) 0,01 cal/gºC ✂️ b) 0,05 cal/gºC ✂️ c) 0,09 cal/gºC ✂️ d) 0,11 cal/gºC Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
139Q593399 | Química, Elementos Químicos, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere a macromoléculas e biomoléculas, assinale a opção correta. ✂️ a) Monossacarídeos são carboidratos, cuja fórmula geral é (CH2O)n, em que n varia de 3 a 7. ✂️ b) No experimento de Miller e Urey, para simular a atmosfera primitiva da Terra, foram obtidas moléculas orgânicas de substâncias denominadas carboidratos. ✂️ c) Os carboidratos devem ser evitados na dieta diária dos seres humanos, pois fornecem pouca energia às células. ✂️ d) No centro da molécula de clorofila, há um átomo de ferro que atua diretamente na absorção da radiação solar. ✂️ e) No processo de fotossíntese, são produzidos carboidratos a partir da sacarose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
140Q738144 | Economia, Custo de Produção, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018No que concerne ao custo de oportunidade, assinale a opção correta. ✂️ a) O custo de oportunidade consiste no custo que não muda com a alteração da produção. ✂️ b) Em um mercado de concorrência perfeita, o preço é superior ao custo de oportunidade. ✂️ c) Em um mercado concorrencial com numerosos compradores, o preço é menor que o custo de oportunidade. ✂️ d) O conceito de custo de oportunidade permite analisar as transações que ocorrem fora do mercado, como o custo do meio ambiente. ✂️ e) O custo de oportunidade é facilmente quantificado, visto que varia proporcionalmente com o montante produzido de um bem ou serviço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro