Início

Questões de Concursos Instituto Federal de Educação

Resolva questões de Instituto Federal de Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q322911 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

No último capítulo do livro “História da Educação”, a autora Veiga (2007) apresenta as modificações educacionais ocorridas no governo republicano instalado em 1889 até o ano de 1971, quando a segunda Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - nº 5692/71 - introduziu a escolaridade básica obrigatória de oito anos. Fazem parte das mudanças educacionais ocorridas no Brasil entre o período de 1889 a 1971, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q324480 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Há uma distinção estabelecida entre vários níveis de currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal, pode-se afirmar corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q540431 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se subseguem, referentes à elaboração do orçamento de obras.

O orçamento detalhado, em conjunto com o cronograma de execução, permite gerar o cronograma físico-financeiro e, consequentemente, a curva S do valor planejado.

  1. ✂️
  2. ✂️

224Q461858 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

De acordo com o Código Penal (Decreto-lei no 2.848/1940), entende-se por corrupção passiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q384305 | Biologia, Virologia, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

São doenças que se manifestam em humanos cujos hospedeiros intermediários comuns são representados por animais triblásticos esquizocelomados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q533563 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

A respeito das técnicas PERT (program evaluation and review technique) e CPM (critical path method), empregadas no planejamento e controle de projetos, julgue os itens subsequentes.

A principal limitação da técnica PERT é o fato de ela não considerar, no planejamento do projeto, as incertezas associadas à duração de cada atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

227Q337508 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Três pessoas entraram em uma sala de cinema onde restavam apenas 5 assentos desocupados. Nesse caso, a quantidade de maneiras diferentes de essas pessoas ocuparem esses assentos é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q484830 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da evolução da topografia e dos métodos de levantamento, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q628763 | Informática, Arquitetura de Computadores, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Em seus circuitos, a maioria das fontes de alimentação chaveadas utilizam a técnica de Modulação por Largura de Pulso. Nesse caso, a referida técnica é utilizada com a função deEm seus circuitos, a maioria das fontes de alimentação chaveadas utilizam a técnica de Modulação por Largura de Pulso. Nesse caso, a referida técnica é utilizada com a função deEm seus circuitos, a maioria das fontes de alimentação chaveadas utilizam a técnica de Modulação por Largura de Pulso.

Nesse caso, a referida técnica é utilizada com a função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q325615 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

A autora Ciavatta (2012) discorre sobre três questionamentos aos processos educacionais, a saber: “primeiro, a proximidade com a ciência e a tecnologia, que nos permite conhecer fatos como esse e manipular instrumentos cujo objetivo é proporcionar conhecimentos e ações impensáveis para gerações passadas. Segundo, a interação do homem com a natureza está produzindo transformações imprevisíveis, e parece que está se rompendo, gradativamente, o equilíbrio interativo que permite a sobrevivência humana. Por último, a formação humana de crianças, adolescentes e jovens para o mundo de hoje exige o domínio de conhecimentos globais das ciências, das tecnologias e a socialização para uma convivência com o planeta e a humanidade, de modo a preservar a vida, o que significa a exigência de uma visão de totalidade no tratamento dos conhecimentos” (p.69).

Assinale a metodologia ou princípio que NÃO contribui para a problematização das questões suscitadas pela autora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q634679 | Informática, Arquitetura de Computadores, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Normalmente, em sua entrada, as fontes de alimentação de equipamentos eletrônicos possuem um circuito de proteção contra falhas da rede ou do equipamento.

Entre os dispositivos que fazem parte desse circuito, está o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q534368 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

A respeito das técnicas PERT (program evaluation and review technique) e CPM (critical path method), empregadas no planejamento e controle de projetos, julgue os itens subsequentes.

As atividades que compõem o Caminho Crítico são aquelas que consomem maior quantidade de recursos, sendo objeto de controle mais rígido.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q458728 | Direito Empresarial e Comercial, Direito de Propriedade Industrial, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A marca pode ser conferida a um produto ou a um serviço para distingui-lo de outros semelhantes ou afins. A legislação brasileira permite registrar como marca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q323573 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

No projeto político-pedagógico, o marco referencial: consiste:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q531547 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se subseguem, referentes à elaboração do orçamento de obras.

No método de quantificação, enquanto o processo de quantificação de insumos baseia-se no levantamento de insumos básicos necessários para a realização da obra, o processo de composição do custo unitário baseia-se na decomposição do produto em partes, de acordo com os centros de custo.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q385962 | Biologia, Ecologia, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

As florestas tropicais de Mata Atlântica e Amazônica apresentam grande biodiversidade, a qual decorre do fato das
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q532313 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Para a construção de um edifício novo com fundação profunda em terreno próximo a várias edificações históricas, onde não é permitida a execução de serviços com vibração nem com confinamento do operário no subsolo, o tipo de fundação mais adequado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q474678 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na distinção conceitual entre gênero e tipo textual, assinale a opção que indica um exemplo de gênero textual e uma designação de tipo textual, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q385427 | Biologia, Evolução, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao longo do tempo, surgiram várias hipóteses para explicar a origem da vida na Terra. De acordo com a teoria heterotrófica, os organismos primordiais obtinham matéria e energia por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.