Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa “Preservando e auxiliando a natureza”, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.
Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.
Considere que o produto mais produzido e vendido pela Beleza do Cerrado seja o hidratante de guabiroba e que tenha sido possível identificar que as variáveis estratégicas desse produto o colocam, em relação à concorrência, em um posicionamento alto, além de proporcionarem alto índice de crescimento no mercado. Nessa situação, tais aspectos denotam, sob a ótica da matriz BCG (Boston Consultant Group), que o referido produto é caracterizado como uma estrela.
Certo
Errado