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Questões de Concursos Instituto Nacional de Metrologia

Resolva questões de Instituto Nacional de Metrologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q813687 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental, julgue os itens subseqüentes.

Os temas transversais propostos nos PCN consistem em áreas específicas que devem ser organizadas de acordo com o contexto social de cada estabelecimento de ensino.

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42Q622876 | Informática, Armazenamento de Dados, Pesquisador em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos de armazenamento de dados, julgue os itens a seguir.

A arquitetura fibre channel é implementada em três tipos de topologias de transporte, a saber: ponto a ponto, laço arbitrado e fabric. Na configuração da topologia laço arbitrado, a conexão entre dois dispositivos é dedicada, enquanto, na topologia ponto a ponto, o meio é compartilhado, permitindo que dois ou mais dispositivos se possam comunicar. A topologia fibre channel fabric permite múltiplas conexões ponto a ponto por comutação de nível 2, provendo maior desempenho e escalabilidade.

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43Q817447 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com os dispositivos legais que regulamentam a educação no Brasil, ou seja, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei n.º 9.394/1996).

Os cursos seqüenciais são considerados parte integrante da abrangência da educação superior, de acordo com os requisitos estabelecidos pelas próprias instituições de ensino.

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44Q320083 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Quando se trata da concepção de currículo oculto, admite-se a possibilidade de que a história de vida dos atores envolvidos no processo de construção de saberes influencie no currículo formal.

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45Q532782 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Pesquisador em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

A utilização de procedimentos comuns em diferentes atividades da construção civil visa desenvolver formas tecnicamente responsáveis e economicamente sustentáveis para a indústria da construção. A respeito desses procedimentos, julgue os itens que se seguem.

A consistência de concretos plásticos e coesivos poderá ser determinada pelo ensaio de abatimento.

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46Q746090 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Tendo essa teoria como referência, julgue os itens a seguir.

Para os adeptos da teoria das expectativas racionais, se a variação da demanda agregada decorrente de uma expansão monetária for corretamente antecipada, isso resultará em aumentos reais da produção.

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47Q606236 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Acerca de indexação e linguagens documentárias, julgue os itens seguintes.

A indexação em linguagem natural feita no momento da produção do documento primário diminui os problemas de compatibilidade de indexação entre os documentos armazenados em repositórios e bibliotecas digitais.

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48Q817779 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com os dispositivos legais que regulamentam a educação no Brasil, ou seja, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei n.º 9.394/1996).

Os programas suplementares de alimentação e assistência médico-odontológica não constituem despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino.

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49Q815327 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental, julgue os itens subseqüentes.

A avaliação é prevista nos PCN como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, funcionando como auto-regulação do sistema escolar.

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50Q326963 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A organização curricular que supera a seriação e propõe a escola em ciclos ou fases de desenvolvimento é embasada no gestaltismo.

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51Q376805 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa “Preservando e auxiliando a natureza”, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.

Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.

Se a Beleza do Cerrado fizer uma pesquisa de pós-venda para os perfumes e obtiver o resultado de que o produto possui padrões mais do que satisfatórios sob a ótica dos seus clientes, sua avaliação de qualidade, em termos de desempenho, referir-se-á avaliação das suas especificações funcionais.

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52Q604652 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Acerca da catalogação de CD-ROM, fitas de vídeo e cassetes, julgue os itens que se seguem, de acordo com o AACR2.

As notas redigidas para filmes cinematográficos em VHS não seguem nenhuma ordem de prioridade. As regras para variação do título do filme indicam que, obrigatoriamente, deve-se registrar a latinização do título principal.

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53Q633082 | Informática, Engenharia de Software, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Na engenharia de software, a engenharia de requisitos é o processo de descobrir, analisar, documentar e verificar os serviços prestados por um sistema e suas restrições operacionais. A respeito dos conceitos de requisitos, julgue os seguintes itens.

A utilização da técnica de prototipação no processo de requisitos consiste da criação de um modelo do sistema a ser apresentado para usuários finais e clientes com a finalidade de validação dos requisitos.

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54Q809721 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com os dispositivos legais que regulamentam a educação no Brasil, ou seja, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei n.º 9.394/1996).

Os recursos públicos para a educação são destinados exclusivamente a instituições públicas de ensino de todos os níveis e modalidades, conforme dispositivo constitucional.

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55Q325595 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

É própria da teoria de Gardner a identificação, em cada estudante, das inteligências mais relevantes para se atingir um objetivo de aprendizagem de determinado saber ou conteúdo.

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56Q529755 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Pesquisador em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

A qualidade e a durabilidade de construções civis dependem da qualidade e das propriedades dos materiais de construção empregados. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A presença de materiais carbonosos em agregados graúdos usados na execução de peça em concreto aparente é permitida, desde que em percentagem em massa inferior a 10%.

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57Q541275 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Pesquisador em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

No projeto de uma edificação, deve-se planejar a instalação do sistema de proteção e de defesa contra incêndio, incluindo, além dos sistemas de combate ao incêndio, a salvaguarda da vida humana. Essa última é prevista por meio da existência de saídas de emergência. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Nas saídas de emergência, deve ser afixada sinalização indicativa. Essa sinalização, de orientação e salvamento, deve ter o amarelo como cor de fundo e o preto como cor da moldura e do símbolo.

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58Q808675 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com os dispositivos legais que regulamentam a educação no Brasil, ou seja, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei n.º 9.394/1996).

Entre os princípios apresentados para a implementação do ensino no território brasileiro, incluem-se a gestão democrática do ensino público e o piso salarial nacional para os profissionais da educação escolar pública.

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59Q322130 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.

A organização hieráquica do processo de comunicação em uma instituição não interfere nas questões de interação de grupos ou equipes.

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60Q542362 | Probabilidade e Estatística, Definição e Conceito Sobre Estatística, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Tipicamente, um gráfico (ou carta) de controle apresenta determinada medida de qualidade ao longo do tempo. Ele contém uma linha horizontal central (:) que representa o valor médio dessa medida de qualidade quando o processo está sob controle. Duas outras linhas horizontais, chamadas de limite superior de controle (LSC) e limite inferior de controle (LIC), também são características marcantes desse gráfico. Determinada empresa estabelece que um alarme deve ser acionado quando uma medição produzir um valor fora desses limites. Um alarme é considerado como falso quando a ocorrência da medição além dos limites de controle é decorrente de um erro estatístico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

O gráfico de controle foi proposto, em 1943, por Kaoru Ishikawa, para o gerenciamento e o controle de qualidade em processos de produção.

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