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Questões de Concursos Instituto Rio Branco

Resolva questões de Instituto Rio Branco comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q178018 | Inglês, Interpretação de Textos, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

It has become clear that preventive diplomacy is only one
of a class of actions that can be taken to prevent disputes from
turning into armed conflict. Others in this class are preventive
deployment of military and(or) police personnel; preventive
humanitarian action, for example, to manage and resolve a
refugee situation in a sensitive frontier area; and preventive
peace-building, which itself comprises an extensive menu of
possible actions in the political, economic and social fields,
applicable especially to possible internal conflicts.
All these preventive actions share the following
characteristics: they all depend on early warning that the risk of
conflict exists; they require information about the causes and
likely nature of the potential conflict so that the appropriate
preventive action can be identified; and they require the consent
of the party or parties within whose jurisdiction the preventive
action is to take place.

The element of timing iscrucial. The potential conflict
should be ripe for the preventive action proposed. Timing is also
an important consideration in peace-making and peace-keeping.
The prevention, control and resolution of a conflict is like the
prevention, control and cure of a disease. If treatment is
prescribed at the wrong moment in the evolution of a disease, the
patient does not improve, and the credibility of both the treatment
and the physician who prescribed it is compromised.

Internet: (with adaptations).

Based on text II, it can be concluded that

the physician and the diplomat both play the same role in armed conflicts.

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1042Q174191 | Economia internacional, Macroeconomia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a regimes cambiais.

Em regime de câmbio fixo, o mercado define o valor da taxa de câmbio, e a autoridade monetária determina o nível das reservas internacionais do país.

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1043Q174194 | Política Internacional, A agenda internacional e o Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A adesão da China à Organização Mundial do Comércio
(OMC) em 2001 consolida a crescente abertura do país de maior
população do mundo. Tal fato foi marcado por vários anos de
difíceis negociações com os principais parceiros internacionais,
EUA e União Européia, com os quais teve que concluir prévios
acordos sobre as modalidades concretas da mútua abertura das
economias. Foi celebrada, portanto, mesmo que de maneira
superficial, como uma forma de triunfo final da economia de
mercado. Os pragmáticos chineses parecem nutrir a idéia básica
que permitiu no passado os êxitos do Japão e dos tigres asiáticos:
integrar-se ao mundo ainda dominado pelo Ocidente de maneira
dinâmica, mas prudente, negociada e não imposta, sem deixar-se
dominar.

Viktor Sukup. A China frente à globalização: desafios e oportunidades. In: Revista
Brasileira de Política Internacional. Brasília, ano 45, n.o 2, 2002, p. 82 (com adaptações).

Julgue os itens subseqüentes, com relação ao temafocalizado no
texto acima.

Na opinião do autor, expressa no texto, a estratégia chinesa de inserção no mercado global lembra a experiência nipônica da segunda metade do século XIX. Com efeito, entre outros significados, a Era Meiji correspondeu à decisão japonesa de se modernizar como meio de se desenvolver pela via da não-subalternidade em relação ao Ocidente.

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1044Q176028 | História, Fascismo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi marcado pela radicalização política. A instalação de regimes totalitários em vários países europeus contribuiu para o acirramento das tensões, que, ao lado de outros fatores, colaborou decisivamente para a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A respeito desse quadro histórico, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.50

Na Alemanha, o totalitarismo nazista aproximava-se dos demais regimes fascistas, entre outros fatores, pela adoção do racismo como política de Estado.

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1045Q175776 | Geografia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Com relação à geografia moderna, estruturada no século XIX, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

O surgimento de escolas nacionais decorreu da necessidade de criação de identidades culturais no âmbito da geografia e da dificuldade de integração entre geógrafos de nacionalidades distintas.

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1046Q178890 | História, Segunda Guerra Mundial, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para as questões 60 e 61

Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevantes perto do objetivo urgente de reconstruir as economias das nações que estiveram em guerra. O pior conflito do mundo foi mais destrutivo para economias e sociedades do que o previsto. No pósguerra, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos aliados europeus URSS, França, Bélgica, Holanda e outros correspondia a menos de 4/5 do que valia em 1939; na maioria desses países, os índices de 1946 estavam bem menores que os do início da década de 20. As condições nos países derrotados eram muito piores.

A mudança de posição da Europa ocidental na economia internacional dificultaria a recuperação. Para se reconstruir, o continente precisava importar alimentos, matérias-primas e equipamentos tecnológicos. No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. Com a Guerra Fria, a Europa Ocidental passou a não ter mais acesso aos mercados das partes oriental e central do continente. Enquanto isso, os EUA e o restante do hemisfério ocidental desfrutavam de prosperidade.
Jeffry A. Frieden. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p. 283-4 (com adaptações).

Relativamente a aspectos da história contemporânea esboçados no texto acima, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O texto aponta para os efeitos danosos da Segunda Guerra Mundial na economia europeia. Continente fisicamente devastado que sofrera elevadas perdas humanas, cujo prestígio fora abalado e cuja posição no comércio global se alterara profundamente, a Europa não teria condições de, por suas próprias forças, empreender o dispendioso esforço de recuperação e de reconstrução.

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1047Q703440 | Política Internacional, Diplomata Prova 1, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
Considerando a trajetória da política externa argentina da década de 1980 ao presente, bem como as relações com o Brasil e as perspectivas daquele país em relação ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue o item a seguir.
A aproximação com os países da Aliança do Pacífico, a ênfase no liberalismo comercial e o interesse em concluir as negociações visando à instauração de uma área de livre comércio entre o MERCOSUL e a União Europeia configuram temas marcantes da política externa argentina sob a gestão de Maurício Macri.
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1048Q700656 | Não definido, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Considerando o texto apresentado, a respeito da produção intelectual africana anticolonialista, julgue (C ou E) o item a seguir. Apesar da importante produção intelectual que antecedeu os movimentos de independência africana, os principais pensadores políticos do continente foram alijados dos movimentos anticoloniais e não puderam participar dos primeiros governos constituídos nos próprios países.
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1049Q741654 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Considerando que, ao se analisar a formação de preços no mercado cambial, constata-se a existência de dois tipos básicos e de diversos tipos intermediários de regimes cambiais, julgue (C ou E) os itens a seguir. Ao se adotar como moeda local uma moeda comum com outros países, abre-se mão da política cambial própria. Nesse caso, a administração monetária e cambial passa a ser exercida conjuntamente, como no caso da união monetária europeia.
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1050Q180292 | História, Liberalismo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Com relação ao século XIX e ao movimento liberal, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A trajetória do liberalismo, no transcurso do século XIX, caracterizou-se por ambiguidade conceitual e prática, ora defendendo projetos reformistas, ora assumindo posições revolucionárias.

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1051Q700485 | Geografia, Diplomata Prova 1, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
No que se refere às transformações recentes na Região Nordeste, considerando as iniciativas de planejamento regional, julgue o item a seguir.
O modelo de desenvolvimento industrial empregado por muitos estados da Região Nordeste priorizou a adoção de estratégias de atração de indústrias externas com financiamentos públicos via benefícios fiscais para a atração de unidades industriais.
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1052Q700488 | Português, Diplomata Prova 1, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
Texto
    Para fins deste Acordo, aplicar-se-ão as seguintes (L.01)
definições:
[...]
14    “Áreas Restritas” – áreas dentro da jurisdição (L.04)
territorial da República Federativa do Brasil, designadas
conjuntamente pelas Partes, às quais o Governo da
República Federativa do Brasil somente permitirá acesso a (L.07)
pessoas autorizadas pelo Governo dos Estados Unidos da
América, a fim de assegurar que, de maneira ininterrupta,
possam monitorar, inspecionar, acessar e controlar o acesso (L.10)
a Veículos de Lançamento dos Estados Unidos da América,
Espaçonaves dos Estados Unidos da América,
Equipamentos Afins e (ou) Dados Técnicos, para fins de (L.15)
realizar Atividades de Lançamento.
15.    “Áreas Controladas” – áreas dentro da jurisdição
territorial da República Federativa do Brasil, designadas (L.18)
pelo Governo da República Federativa do Brasil, nas quais o
Governo da República Federativa do Brasil permitirá acesso
apenas a pessoas autorizadas pelo Governo da República (L.19)
Federativa do Brasil, pelo Governo dos Estados Unidos da
América ou por governos de outros países envolvidos em
Atividades de Lançamento, e onde o Governo da República (L.22)
Federativa do Brasil assegurará que pessoas autorizadas
pelo Governo dos Estados Unidos da América possam, de
maneira ininterrupta, monitorar, inspecionar, acessar, (L.25)
acompanhar e controlar o acesso a Veículos de Lançamento
dos Estados Unidos da América, Espaçonaves dos Estados
Unidos da América, Equipamentos Afins e (ou) Dados (L,28)
Técnicos, para fins de realizar Atividades de Lançamento. (L.29)
Artigo II do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Salvaguardas Tecnológicas Relacionadas à Participação dos Estados Unidos da América em Lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara, firmado em Washington em 18/3/2019. Disponível em: aeb.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2019, com adaptações.
No que se refere aos aspectos linguísticos e textuais, julgue o item a seguir.
Do texto, infere-se que o acesso permitido pelo Governo da República Federativa do Brasil a pessoas autorizadas pelo Governo da República Federativa do Brasil, pelo Governo dos Estados Unidos da América ou por governos de outros países envolvidos em Atividades de Lançamento não necessariamente implica autorização para monitorar, inspecionar, acessar, acompanhar e controlar o acesso a Veículos de Lançamento e Espaçonaves dos Estados Unidos da América, Equipamentos Afins e (ou) Dados Técnicos, para fins de realizar Atividades de Lançamento.
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1053Q449368 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando as disposições constitucionais sobre o processo legislativo brasileiro e as competências da União e dos estados, julgue (C ou E) os itens a seguir. Os projetos de lei de iniciativa do presidente da República, em particular os que versem sobre questões orçamentárias, não podem receber emendas parlamentares que ensejem aumento de despesa pública.
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1054Q179087 | Política Internacional, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A política exterior do Brasil tem características de permanências
e de modificações no tempo. A respeito desse tema, julgue os
itens a seguir.

Pobreza e assimetria internacional entre ricos e pobres são temas de grande interesse do Brasil na sua contribuição crescente à formulação de normas e regras internacionais.

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1055Q177855 | Economia, Economia Monetária, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em um mundo globalizado, o estudo da teoria do comércio
internacional é imprescindível à compreensão dos fenômenos
econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Em um regime de taxas de câmbio flexíveis, a imposição de restrições ao comércio, tais como quotas às importações ou tarifas, não afeta a renda, porque a apreciação da moeda nacional aumenta as importações, compensando o aumento inicial das exportações líquidas.

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1056Q178379 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As últimas décadas do século XVIII foram marcadas por acontecimentos internacionais com reflexos no Brasil. A conjuntura econômica e política agravava a situação do lado de cá do Atlântico, pois tinha início a passagem de um regime de monopólios para o de livre concorrência. A crise do sistema colonial foi explorada por três conspirações capazes de revelar a influência dos ideais de liberdade disseminados pela Revolução Francesa, e a ideia de que uma eventual independência da América portuguesa tomava forma.
Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2010, p. 143-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o processo de independência do Brasil.

Entre as conspirações que exploraram o quadro de crise do sistema colonial, como apontado no texto, nenhuma foi mais importante que a Conjuração Mineira, em 1789, quando, a partir de Vila Rica próspero centro minerador e no auge de sua capacidade exploradora , os inconfidentes disseminaram pela colônia seus ideais emancipacionistas, republicanos e abolicionistas.

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1057Q173530 | Política Internacional, Sistema Financeiro Internacional, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da atual crise econômica internacional, julgue C ou E.

Diante da crise, as instituições de Bretton Woods não conseguiram propor soluções concretas por ocasião da reunião de Cúpula do G 20 realizada em Londres em 2009.

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1058Q179676 | História, Revolução Russa, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos aos impactos da Revolução Russa na América Latina e no Caribe.

Embora tenha existido algum comunismo romântico na América Latina das primeiras décadas do século XX, e mesmo uma revolução social e política do peso da Revolução Mexicana, poucos grupos políticos absorveram o caminho da guerrilha comunista na região naquela quadra histórica.

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1059Q178924 | Geografia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Com relação à geografia moderna, estruturada no século XIX, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A geografia moderna, desenvolvida principalmente por autores alemães (e prussianos), foi impulsionada pelo processo de unificação nacional tardio da Alemanha.

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1060Q179180 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do Estado federal brasileiro e do sistema de repartição de
competências entre os entes federativos, julgue (C ou E) os
próximos itens.

Competência concorrente é a faculdade que todas as entidades federativas têm de legislar ou praticar certos atos, conjuntamente e em situação de igualdade, em um campo comum de atuação, sem que o exercício de uma exclua a competência da outra.

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