Início

Questões de Concursos Instituto Rio Branco

Resolva questões de Instituto Rio Branco comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q172592 | Economia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria microeconômica, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Mudanças legislativas que facilitem a entrada de mão de obra estrangeira especializada na área de eletrônica contribuem para deslocar para baixo e para a direita a curva de oferta de longo prazo da indústria eletrônica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1122Q176192 | Português, Morfologia, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na
ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto
adaptado de Aryon DallIgna Rodrigues Sobre as línguas
indígenas e sua pesquisa no Brasil
. : Revista Ciência e
Cultura
, ano 57, n.º 2, abril/maio/jun./2005, p. 35-6 , julgue-os
quanto à correção gramatical.

A única estimativa de que dispomos sobre a diversidade das línguas indígenas existentes no Brasil há 500 anos, antes do início da colonização desta parte da América do Sul pelos europeus, é de 1992.

  1. ✂️
  2. ✂️

1123Q705375 | Não definido, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

No estudo das preferências dos consumidores, um dos pressupostos mais usados pode ser resumido em “quanto mais de um bem, melhor”. Todavia, nem sempre é assim. Ainda que isso facilite a criação de modelos para o estudo da teoria do consumidor e de curvas de demanda, há coisas que “enjoam”. Isso pode chegar ao ponto em que não apenas a satisfação adicional fique menor, mas que ela fique negativa com a aquisição da unidade adicional do bem. Considerando essa informação e a teoria econômica subjacente, julgue (C ou E) o item a seguir. O pressuposto de que “quanto mais de um bem, melhor” é tratado no axioma da monotonicidade das preferências.
  1. ✂️
  2. ✂️

1124Q705637 | Geografia, Diplomata Prova 1, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta, no ano de 2019, uma população total de aproximadamente 210 milhões de habitantes. Esse número expressivo revela questões importantes a respeito da distribuição da população pelo território nacional, bem como das implicações para a configuração intraurbana das cidades brasileiras, já que cerca de 84% da população vive em espaços urbanos.
Com base nessa informação, julgue o item a seguir.
As metrópoles brasileiras, em geral, têm apresentado um quadro de esvaziamento demográfico e desconcentração produtiva, perdendo população para novos centros dinâmicos: as cidades médias, que têm crescido em ritmo acelerado, recebendo infraestruturas produtivas e fluxos migratórios provenientes das regiões metropolitanas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1125Q173450 | Geografia, Blocos econômicos, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de fatos relacionados à criação e ao desenvolvimento do Mercado
Comum do Sul (MERCOSUL), julgue (C ou E) os itens a seguir.

Nascido da aproximação política entre os governos de Montevidéu e Assunção, em meados dos anos 80 do século passado, o MERCOSUL concretizou-se a partir do momento em que Argentina e Brasil aderiram ao projeto, superando sólidas e históricas rivalidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

1126Q704918 | Direito Internacional, Diplomata Prova 1, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
O Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) encontra-se em uma crise sem precedentes. Em razão da não nomeação de novos membros para o Órgão de Apelação desde 2017, esse órgão contará com apenas um integrante ao final de 2019 e não terá como julgar novas apelações trazidas pelos membros da organização.
A respeito da solução de controvérsias no âmbito da OMC, julgue o item a seguir.
Contrariamente ao que existia no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), o sistema de solução de controvérsias da OMC é um sistema único e integrado, que se aplica a todos os acordos da organização. Apesar desse fato, há regras e procedimentos especiais ou adicionais sobre a solução de controvérsias existentes em certos acordos da OMC, que são destinados a lidar com as particularidades da solução de controvérsias relacionadas às obrigações desses acordos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1127Q699036 | Política Internacional, Diplomata Prova 1, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
A União Europeia (UE) está passando por uma conjuntura crítica. Se, até alguns anos atrás, o bloco era considerado como o modelo mais exitoso de integração regional, na medida em que os países europeus superaram rivalidades históricas em benefício de um projeto supranacional comum, atualmente, vários desafios colocam em xeque a continuidade desse projeto, a exemplo do Brexit. Os desdobramentos da integração europeia afetarão as relações entre a União Europeia (UE) e o Brasil, sobretudo após a conclusão do Acordo de Associação MERCOSUL-UE. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
O Conselho da União Europeia, instituído pelo Tratado de Roma, de 1957, é um dos principais órgãos decisórios da UE. Esse órgão é composto pelos chefes de Estado e de governo de todos os países do bloco – atualmente sob a presidência de Donald Tusk – e é responsável, entre outras atribuições, pela celebração de acordos da UE com outros países e com organizações internacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1128Q701352 | Geografia, Diplomata Prova 1, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
No que se refere às transformações recentes na Região Nordeste, considerando as iniciativas de planejamento regional, julgue o item a seguir.
Os focos dinâmicos da agricultura moderna no sertão nordestino estão diretamente associados à construção de perímetros públicos irrigados, tais como o de Nilo Coelho (PE), Curaçá (BA) e Tabuleiro de Russas (CE).
  1. ✂️
  2. ✂️

1129Q174270 | História do Brasil, Plano Cruzado, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das origens e conseqüências do Plano Cruzado, concebido durante a Presidência de José Sarney, julgue (C ou E) os próximos itens.

O Plano Cruzado impediu o retorno de altas taxas de inflação até o término do mandato de José Sarney.

  1. ✂️
  2. ✂️

1130Q179704 | Geografia, Meio Ambiente, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

O desenvolvimento da consciência ambiental e a vontade política fazem que o Brasil tenha, hoje, grande parte de seu território constituído por unidades de conservação de proteção integral com preservação da riqueza contida nesse território.

  1. ✂️
  2. ✂️

1131Q173601 | Política Internacional, Sistema Financeiro Internacional, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da atual crise econômica internacional, julgue C ou E.

Como membro do G-20, o Brasil insistiu na necessidade de se prover a economia mundial com créditos para o desenvolvimento, incrementar a regulação financeira, desenvolver políticas anticíclicas e combater os paraísos fiscais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1132Q704328 | Não definido, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Considerando essa informação e a teoria econômica subjacente, julgue (C ou E) o item a seguir. Bens que apresentam nível de quantidade a partir do qual a satisfação adicional é negativa têm curva de demanda crescente a partir dessa quantidade. 
  1. ✂️
  2. ✂️

1133Q172925 | Política Internacional, Sistema Financeiro Internacional, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da atual crise econômica internacional, julgue C ou E.

Apesar de discordar da resistência de países ricos em realizar reformas nos organismos multilaterais, como o FMI e o Banco Mundial, o Brasil comprou títulos emitidos pelo Fundo em 2009.

  1. ✂️
  2. ✂️

1134Q173204 | Política Internacional, A política externa argentina, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Brasil considera prioritários a estabilidade política e o
fortalecimento institucional da integração na América do Sul.
Acerca desse assunto, julgue C ou E.

Tradicionalmente, os peronistas são favoráveis à integração da Argentina com o Brasil, tema que constitui uma das prioridades de Estado na Argentina, mantendo sua continuidade apesar das diferenças de ênfase e de estilo dos governos de Carlos Menem, Eduardo Duhalde, Néstor Kirchner e Cristina Kirchner, presidentes que se incluem na tradição peronista.

  1. ✂️
  2. ✂️

1135Q723874 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue (C ou E) os próximos itens, à luz dos acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da jurisprudência de seu Órgão de Apelação. Conforme o Acordo sobre Subsídios e Medidas Compensatórias da OMC, são classificados como subsídios proibidos apenas aqueles vinculados a desempenho exportador e ao uso preferencial de produtos nacionais em detrimento de produtos estrangeiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

1136Q172718 | História, Século XX, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Não podemos comparar o mundo do final do breve
século XX ao mundo de seu início, em termos de
contabilidade histórica de mais e menos. Tratava-se de um
mundo qualitativamente diferente em pelo menos três
aspectos.

Primeiro, ele tinha deixado de ser eurocêntrico.
Trouxera o declínio e a queda da Europa, ainda centro
inquestionado de poder, riqueza, intelecto e civilização
ocidental quando o século começou. A segunda
transformação foi mais significativa. Entre 1914 e o início
da década de 1990, o globo foi muito mais uma unidade
operacional única, como não era e não poderia ter sido em
1914. Na verdade, para muitos propósitos, notadamente em
questões econômicas, o globo é agora unidade operacional
básica, e unidades mais velhas como as economias
nacionais, definidas pelas políticas de Estados territoriais,
estão reduzidas a complicações das atividades
transnacionais. A terceira transformação, em certos
aspectos a mais perturbadora, é a desintegraçãode velhos
padrões de relacionamento social humano, e com ela, aliás,
a quebra dos elos entre as gerações, quer dizer, entre
passado e presente.

Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).
São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 23-4 (com adaptações).

A partir da análise contida no texto acima, julgue os itens
seguintes, relativos ao processo histórico do mundo
contemporâneo.

Seguindo a trajetória ascensional da economia capitalista ao longo do século XIX, a Europa exerce incontrastável supremacia mundial quando do início do século XX. Ao comandar a expansão imperialista, especialmente em termos de neocolonialismo, as principais potências européias dividem o globo segundo seus interesses, muitas vezes justificando sua ação dominadora por meio de um construto ideológico - a missão civilizadora do branco europeu sobre povos e regiões considerados atrasados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1137Q699313 | Inglês, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
1 On any person who desires such queer prizes, New
York will bestow the gift of loneliness and the gift of
privacy. It is this largess that accounts for the presence
4 within the city’s walls of a considerable section of the
population; for the residents of Manhattan are to a large
extent strangers who have pulled up stakes somewhere and
7 come to town, seeking sanctuary or fulfillment or some
greater or lesser grail. The capacity to make such dubious
gifts is a mysterious quality of New York. It can destroy an
10 individual, or it can fulfill him, depending a good deal on
luck. No one should come to New York to live unless he is
willing to be lucky.
13 [...]
There are roughly three New Yorks. There is, first, the
New York of the man or woman who was born here, who
16 takes the city for granted and accepts its size and its
turbulence as natural and inevitable. Second, there is the
New York of the commuter—the city that is devoured by
19 locusts each day and spat out each night. Third, there is the
New York of the person who was born somewhere else and
came to New York in quest of something. Of these three
22 trembling cities the greatest is the last—the city of final
destination, the city that is a goal. It is this third city that
accounts for New York’s high-strung disposition, its
25 poetical deportment, its dedication to the arts, and its
incomparable achievements. Commuters give the city its
tidal restlessness; natives give it solidity and continuity; but
28 the settlers give it passion. And whether it is a farmer
arriving from Italy to set up a small grocery store in a slum,
or a young girl arriving from a small town in Mississippi to
31 escape the indignity of being observed by her neighbors, or
a boy arriving from the Corn Belt with a manuscript in his
suitcase and a pain in his heart, it makes no difference: each
34 embraces New York with the intense excitement of first
love, each absorbs New York with the fresh eyes of an
adventurer, each generates heat and light to dwarf the
37 Consolidated Edison Company.
White, E.B. (1999) Here is New York. New York:
The Little Book Room, with adaptations.
Mark the following item as right (C) or wrong (E) in summarizing the opinions of the author of the text. Loneliness and privacy are unambiguously valuable gifts.
  1. ✂️
  2. ✂️

1138Q483263 | Geografia, Espaço Geográfico, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos diferentes tratamentos do conceito de território na geografia, julgue (C ou E) os itens a seguir. A integração contemporânea de técnica, ciência e informação desabilitam a abordagem geográfica do território sob aspectos subjetivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1139Q700354 | Não definido, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

O Brasil passou por diversos momentos de expansão fiscal em sua trajetória. Acerca desses momentos e de suas consequências, julgue (C ou E) o item a seguir. A Lei Bancária, de janeiro de 1890, autorizou emissões inconversíveis que aumentaram muito a quantidade de papel-moeda em circulação e eram lastreadas em títulos da dívida pública, em clara inspiração no sistema de bancos nacionais norte-americano.
  1. ✂️
  2. ✂️

1140Q172248 | História, Movimentos nacionalistas, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre os movimentos nacionalistas que se destacaram na Europa
do século XIX, poucos poderiam rivalizar, em termos de
importância, com as unificações alemã e italiana. Fatores internos
e externos se conjugaram para que, ao fim de complexo processo
de luta, Alemanha e Itália surgissem como Estados nacionais. A
propósito desses acontecimentos, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

Absorvido pela política interna da Prússia, o chanceler Otto von Bismarck não empreendeu projetos na área econômica que pudessem contribuir para a Alemanha como um todo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.