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Questões de Concursos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Resolva questões de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q389919 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue os próximos itens. As noções de diversidade cultural e de patrimônio imaterial fazem parte do pensamento sobre patrimônio histórico e cultural brasileiro desde a sua fase inicial, na década de 1930.
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62Q607704 | Biblioteconomia, Conservação de acervos, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da preservação de coleções digitais, julgue os próximos itens. O modelo de referência OAIS (Open Archival Information System Reference Model) é o sistema brasileiro de gestão da propriedade intelectual para a promoção da preservação digital.
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63Q717085 | Arquitetura, Desenho técnico, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, a respeito da representação gráfica do projeto arquitetônico. Na representação gráfica de uma tubulação de drenagem, o desenho pode apresentar-se interrompido, desde que a linha de cota também acompanhe o mesmo padrão.
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64Q720138 | Arquitetura, Projeto, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, referentes a projetos complementares de reformas e restaurações em edificações de interesse histórico. Em projetos complementares para edificações protegidas, deve-se prever o mínimo de intervenção possível, além de adequação, compatibilidade e, principalmente, respeito aos valores estéticos e culturais da edificação objeto de intervenção.
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65Q378383 | Administração Pública, Governabilidade, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à gestão de políticas públicas intersetoriais, julgue os itens que se seguem. A intersetorialidade demanda alterações na forma de articulação dos segmentos da organização governamental, assim como dos seus interesses.
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66Q805533 | Legislação e Decretos, Patrimônio Histórico Nacional, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando o disposto na legislação brasileira sobre preservação de bens culturais, julgue os itens subsecutivos. O Decreto-lei n.º 25/1937 prevê a possibilidade de se considerarem patrimônio histórico e artístico nacional as obras de origem estrangeira.
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67Q599248 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

O maracujazeiro tem grande importância econômica, social e alimentar no Brasil e em diversos países. Ele pode ser utilizado no consumo in natura e na indústria de sucos, sorvetes, doces, geleias, além de possuir larga utilização como alimento funcional e como planta ornamental em parques e jardins, em razão da grande variedade de cores e formatos de flores e folhas. No que se refere a propagação, sistema de condução e práticas culturais e fitossanitárias essenciais ao cultivo do maracujazeiro, julgue os próximos itens. A prática de polinização manual no maracujazeiro azedo ou amarelo aumenta a produtividade por aumentar o número de frutos, apesar da pequena redução no seu tamanho, em comparação à não utilização dessa prática.
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68Q529819 | Engenharia Civil, Patologia, Técnico 1, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Durante a inspeção de uma edificação histórica, foram identificadas algumas patologias nas paredes de pau a pique da construção, como, por exemplo, perda de material junto à base da parede, fissuramento vertical da superfície e destacamento de parte da parede, próximo ao telhado.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

A causa provável das patologias identificadas nas paredes de pau a pique da edificação em questão é a falta de proteção contra a ação das águas das chuvas, que correm sobre as superfícies das paredes, dissolvendo e carreando material, o que causa as fissuras verticais.
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69Q714960 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue os itens subsequentes. A cultura é sempre determinada por fenômenos infraestruturais, como as necessidades fisiológicas, o caráter psicológico de uma população, as relações de produção material e a organização social e política, e se transforma em decorrência de mudanças nesses fatores estruturais básicos, mas não é capaz de gerar transformações sobre eles.
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70Q319422 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à educação a distância (EaD), julgue os itens subsecutivos. Na EaD, a escolha de ferramentas sincrônicas em vez de ferramentas assíncronas é aconselhável, porque a participação simultânea de professores e estudantes torna a aprendizagem mais eficiente.
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71Q608772 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da catalogação de fotografias pelo Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR 2), julgue os próximos itens. A existência de um título, em etiqueta afixada em recipiente que acondiciona um conjunto de fotos, ainda que não fornecido pelas fotos em separado, é válida como fonte de informação para catalogação.
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72Q326036 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A definição de novas ações que abordem as diferenças sociais e culturais dos estudantes pode implicar a renovação das práticas pedagógicas dos docentes dessa escola.
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73Q324154 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais. A dialogicidade como princípio favorece o encontro entre culturas na medida em que rompe com a ideia de dissociação entre cultura popular e cultura erudita.
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74Q714655 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue os itens subsequentes. Tomando-se a cultura como código e sistema de signos, infere-se que as transformações em um dos aspectos de uma sociedade repercutirão em outras dimensões de sua vida.
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75Q377958 | Administração Pública, Processos participativos de gestão pública, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, relativos à participação social nos processos de gestão na administração pública e ao controle social. Os conselhos estabelecem mecanismos de formulação de diretrizes, prioridades e programas sociais, além de formas de acompanhamento e controle da gestão.
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76Q647686 | Informática, Normalização, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da abordagem relacional, da normalização e do SGBD, entre outros conceitos relativos a banco de dados, julgue os itens a seguir. Uma relação está na quarta forma normal (4FN) quando o conteúdo do registro não pode ser mais reconstruído (efetuar join) a partir de outros registros menores extraídos desse registro considerado.
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77Q540960 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Técnico 1, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Na contratação de um escritório de arquitetura para elaborar o projeto completo de construção de um edifício público, o fiscal técnico solicitou que o projeto garantisse a facilidade de sua execução e possibilitasse o emprego de materiais e mão de obra disponíveis no local, não só para a execução da obra, mas também para sua conservação. O fiscal recusou o estudo inicial apresentado pelo projetista, pois a solução proposta não atendia ao requisito da economicidade.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens, com base na legislação vigente que trata de contratos públicos.

Não é recomendável exigir que um projeto garanta a facilidade de execução da obra, já que isso pode implicar prejuízo para a durabilidade da edificação.
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78Q378287 | Administração Pública, Reformas administrativas no Brasil, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue os itens subsequentes. Descentralização administrativa e competição entre as unidades administrativas são dois princípios da nova administração pública (NAP).
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79Q720136 | Arquitetura, Projeto, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os seguintes itens, a respeito dos cuidados com relação à circulação de pessoas e à proteção contra intempéries nas edificações. Nos locais de trabalho, os pisos não devem apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.
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