Início

Questões de Concursos MANAUSPREVI AM

Resolva questões de MANAUSPREVI AM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q561360 | Informática, Protocolo, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

E-mail spoofing é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra. Esta técnica é possível devido à características do protocolo que permitem que campos do cabeçalho, como "From:" (endereço de quem enviou a mensagem), "Reply-To" (endereço de resposta da mensagem) e "Return-Path" (endereço para onde possíveis erros no envio da mensagem são reportados), sejam falsificados. Ataques deste tipo são muito usados para propagação de códigos maliciosos, envio de spam e em golpes de phishing.

O protocolo em destaque no texto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q823236 | Legislação Federal, Lei 10887 2004, Analista Previdênciário, MANAUSPREVI AM, FCC

Hortência é servidora pública efetiva do Município de Manaus. No início do ano de 2015, Hortência faleceu vítima de uma cirurgia plástica mal sucedida. Neste caso, de acordo com a Lei no 10.887/2004, considerando que Hortência ainda estava em atividade, na data do seu falecimento, o benefício de pensão por morte a ser concedido a seus dependentes será igual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q732042 | Direito Processual do Trabalho, Princípios do Direito Processual do Trabalho, Procurador Autárquico, MANAUSPREVI AM, FCC

Sobre a aplicação das normas processuais conforme previsão contida na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q337935 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

O carro de Laerte pode ser abastecido com gasolina, álcool ou ambos os combustíveis. Quando o tanque do carro estava completamente vazio, Laerte abasteceu 25% da capacidade do tanque com gasolina e 35% com álcool, o que implicou em mesmo gasto, em reais, com gasolina e com álcool. Se Laerte tivesse abastecido a mesma quantidade de combustível, porém, apenas com gasolina, seu gasto total, quando comparado ao que ele efetivamente gastou, teria sido superior em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q437006 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Previdênciário, MANAUSPREVI AM, FCC

No cálculo dos proventos de aposentadoria dos servidores titulares de cargo efetivo de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, previsto no §3o do art. 40 da Constituição Federal e no art. 2o da Emenda Constitucional no 41/2003, será considerada a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q333065 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

As dependências de uma escola possuem 5 corredores de salas de aula. Cada corredor tem 12 salas de aula. Cada sala de aula tem 3 fileiras com 4 carteiras, 2 fileiras com 6 carteiras, e mais uma carteira do professor. Cinco das salas de aula dessa escola devem ser desocupadas, sendo que todas suas carteiras serão distribuídas igualmente entre as demais salas até que sobre o menor número possível de carteiras sem sala de aula, que serão levadas para um depósito. Com a operação realizada, o depósito receberá um total de carteiras igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q822959 | Legislação Federal, Lei 8662 1993, Analista Previdênciário, MANAUSPREVI AM, FCC

O Art. 4º da Lei de regulamentação da profissão (Lei nº 8.662/1993 dispõe sobre as atribuições privativas do assistente social. Dentre às voltadas para ações de gestão, destacam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q739506 | Economia, Estruturas de Mercado, Analista Previdênciário, MANAUSPREVI AM, FCC

Admita-se uma situação de equilíbrio de um mercado em concorrência perfeita. Caso o governo decida pela aplicação de um imposto (lump-sum) sobre o bem ou serviço negociado nesse mercado, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q443901 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Procurador Autárquico, MANAUSPREVI AM, FCC

Considere as proposituras sobre seguridade social:

I. O sistema da seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa exclusivamente pública destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à saúde social.

II. A assistência social terá caráter universalizante e será prestada a quem dela necessitar, independente de contribuição à seguridade social.

III. O princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios prevê que o valor nominal dos benefícios previdenciários pagos não pode ser reduzido, salvo em caso de ocorrer deflação que gere índice negativo de correção monetária.

IV. A Constituição Federal garante a uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais como objetivo da seguridade social.

V. A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q406606 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Analista Previdênciário, MANAUSPREVI AM, FCC

Diante da ocorrência de acidente de trânsito envolvendo veículos civis e militares, em razão do qual os particulares aduzem terem sofrido danos materiais de grande monta, atribuindo a responsabilidade pela colisão aos agentes públicos que teriam avançado cruzamento quando a sinalização lhes era contrária, cabe
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q823092 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Analista Previdênciário, MANAUSPREVI AM, FCC

O Estatuto da Criança e Adolescente em seu Art. 4o define: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A garantia dessa prioridade compreende:

I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; e precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.

II. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.

III. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q559435 | Informática, Busca e Pesquisa, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

O Google, como ferramenta de pesquisa, é muito mais completo do que aparenta sua página inicial simples. Sendo o serviço de busca mais utilizado, oferece muitas opções para refinamento de busca, dentre as quais NÃO se encontra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q550588 | Informática, Outlook, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

No Microsoft Office Outlook 2007, em português, ao clicar na opção Novo aparecerá uma janela na qual poderá ser redigida a mensagem a ser enviada e digitado(s) o(s) endereço(s) de e-mail do(s) destinatário(s) da mensagem. Nesta janela, a partir da guia Mensagem, é possível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q559896 | Informática, Excel, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

No Microsoft Excel 2007, em português, é possível utilizar um conjunto de operações sobre os dados da planilha a partir das ferramentas de dados da guia Dados. NÃO faz parte deste grupo de ferramentas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q410053 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Procurador Autárquico, MANAUSPREVI AM, FCC

O Tabelionato de Notas de um determinado município procedeu ao reconhecimento de firma de uma procuração que outorgava poderes para alienação de um imóvel. Apurou-se, posteriormente, que a assinatura era falsa e que a procuração fora efetivamente utilizada no processo de alienação, lesando o real titular do domínio do bem. Diante desse cenário, afigura-se como solução coerente com o ordenamento jurídico a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q439350 | Direito Constitucional, Custeio da Seguridade Social, Procurador Autárquico, MANAUSPREVI AM, FCC

A seguridade social será financiada mediante recursos provenientes dos poderes públicos e de algumas contribuições sociais de particulares. Sobre estas últimas, após a criação por lei, somente poderão ser exigidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q560652 | Informática, Excel, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

Após selecionar uma ou mais células em uma planilha no Microsoft Excel 2007, em português, é possível formatar números, alinhamento, fonte, borda etc. Todas estas formatações estão disponíveis na janela "Formatar células" que pode ser aberta pressionando-se a combinação de teclas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q436240 | Direito Constitucional, Princípios Gerais da Atividade Econômica, Procurador Autárquico, MANAUSPREVI AM, FCC

Relativamente ao financiamento da seguridade social, a Constituição da República estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q741661 | Economia, Contabilidade Social, Analista Previdênciário, MANAUSPREVI AM, FCC

Considere uma economia aberta em que o governo recolha impostos e efetue gastos. A Contabilidade Nacional pode ser sucintamente representada pela seguinte relação: Y = C + I + G + X - M, em que as variáveis representam, respectivamente, a renda interna bruta, o consumo agregado, o investimento, os gastos do governo, as exportações e as importações. Essa equação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q410208 | Direito Administrativo, Serviço Público, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

Uma empresa privada, concessionária de serviço público de distribuição de gás, está sendo processada em ação de indenização movida por um administrado que se feriu gravemente ao cair em um bueiro que estava com a tampa deslocada. Pretende o administrado a responsabilização objetiva da empresa. A decisão de processar a concessionária de serviço público
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.