Questões de Concursos MAPA

Resolva questões de MAPA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

361Q639788 | Informática, Engenharia de Software, Analista, MAPA, Dom Cintra Fundação

Segundo SOMMERVILLE, um protótipo de software apoia duas atividades do processo de engenharia de requisitos. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q592946 | Química, Químico, MAPA, CONSULPLAN

Na padronização de uma amostra de hidróxido de cálcio, utilizou-se uma solução 0,1 mol/L de ácido clorídrico. Para realizar este procedimento, 20 mL de hidróxido de cálcio foi titulado e o ponto final aconteceu com o gasto de 20 mL do ácido clorídrico. Qual é a concentração real do hidróxido de cálcio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q805196 | Legislação e Decretos, Decreto n 6296 2007 Aprova o Regulamento da Lei no 6198, Zootecnista, MAPA, CONSULPLAN

O Decreto nº 6.296/2007 regulamenta a inspeção e a fiscalização obrigatórias dos produtos destinados à alimentação animal, dando ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a atribuição de fiscalizar e inspecionar a produção, o comércio e o uso desses produtos. No exercício da inspeção e da fiscalização de que trata o Decreto nº 6.296/07, NÃO é atribuição do fiscal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q249191 | Português, Técnico de Laboratório, MAPA, CONSULPLAN

Texto associado.

Texto para responder às questões de 01 a 07.

E se o Brasil ainda fosse uma monarquia?

Dom Luiz de Orleans e Bragança estrelaria os desfiles de Sete de Setembro, data que teria muito mais pompa, já que não haveria o Quinze de Novembro para rivalizar como dia mais importante da nação. E, sem a Proclamação da República em 1889, o governo Getúlio, a ditadura militar e a redemocratização do País, as seis constituições que tivemos em cem anos não existiriam ou seriam diferentes. Nosso rei de hoje, então, seguraria as rédeas do governo com o Poder Moderador, herança da Constituição de 1824 que o coloca acima dos três poderes. "Se um partido fosse contra o que o rei queria, ele colocava a oposição no lugar", diz Eduardo Afonso, professor de história da Unesp. A capital seria Brasília do mesmo jeito, por se tratar de um plano da monarquia. Em 1823, o patriarca da independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, apresentou o projeto de levar a capital ao Centro-Oeste, distante de ataques de corsários no litoral. E seria nessa região que o governo teria seu maior apoio. Os produtores de soja e outros grãos seriam a base da política imperial, assim como os cafeicultores foram no século 19. "O império nunca formulou uma política econômica, só seguiu o projeto de uma colônia que sobrevive de seu reservatório", explica Estevão Martins, professor de história da UnB. Assim, agricultura, mineração e petróleo seriam ainda mais importantes para a economia do que são hoje. Nos anos 60, para combater a "ameaça comunista" dos movimentos da época, o imperador D. Pedro Henrique diminuiria o poder do Parlamento. Nessa ditadura, a MPB faria barulho com letras cheias de metáforas contra o império, driblando a censura. Essa não seria a única ameaça, já que houve um racha na linhagem real em 1908, quando D. Pedro de Alcântara renunciou ao direito dinástico ao se casar com uma reles condessa (e não uma princesa), passando a coroa ao irmão Luis Maria. A situação não ficou tensa porque, bem, já não havia um trono a disputar. Mas, se ainda fôssemos um reino, as relações familiares ficariam ruins. Os descendentes de D. Luis Maria, do chamado ramo de Vassouras, teriam de lidar com a oposição dos primos do ramo de Petrópolis. Isso ficaria claro em 2013. Durante as manifestações de junho, D. Luiz (neto de Luis Maria) recomendou a seus seguidores que não fossem às ruas, temendo "envolvimento em atos de anarquismo". Se fosse rei, a declaração o deixaria no alvo dos protestos. E o nome do liberal D. João, do ramo de Petrópolis, ganharia força. Empresário, fotógrafo e surfista, ele defende as monarquias parlamentaristas e representaria um sopro de mudança – pelo menos até que a república fosse declarada.

(Nathan Fernandes. Disponível em: http://super.abril.com.br/historia/se-brasil-ainda...5.shtml.)

No trecho "Dom Luiz de Orleans e Bragança estrelaria os desfiles de Sete de Setembro,..." (1º§), o termo destacado poderia ser intercambiado, sem que houvesse alteração do sentido originalmente proposto, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

365Q749938 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Quanto à legislação vigente no Brasil, referente ao uso de agrotóxicos e afins, julgue os itens a seguir.

Compete exclusivamente à União legislar acerca do uso e do armazenamento dos agrotóxicos, seus componentes e afins, não cabendo aos estados, ao Distrito Federal ou aos municípios legislar supletivamente acerca desses assuntos.

  1. ✂️
  2. ✂️

366Q820190 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Engenheiro, MAPA, CONSULPLAN

A Lei nº 9.433/97 instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SNGRH). De acordo com os fundamentos dispostos no art. 1º desta Lei, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q750094 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Um produtor rural adquiriu, para uso em sua propriedade, uma certa quantidade do herbicida Poderoso 500 CE, mediante receituário agronômico. As características do herbicida são as seguintes: pós-emergente, sistêmico, de absorção foliar por meio dos estômatos e translocação via floema. A pulverização foi feita usando-se um pulverizador tratorizado com tanque com capacidade para 1.000 L, equipado com pontas de pulverização em leque, de distribuição de jato elíptica com ângulo de 110º. No preparo da calda, utilizou-se 10 L do herbicida em um tanque cheio. A pressão de pulverização foi de 3,0 kg/cm2, dando uma vazão de 200 L de calda por hectare. As condições atmosféricas durante a aplicação eram de céu claro, sem chuvas, temperatura de 25º C, umidade relativa do ar de 50% e ventos de 5 km/h. As plantas encontravam-se em plena atividade e desenvolvimento vegetativo durante a pulverização.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O produtor rural poderia ter variado o volume de calda aplicado em uma faixa aproximada de 50 L/ha a 500 L/ha, usando o mesmo equipamento descrito, variando apenas a pressão de pulverização.

  1. ✂️
  2. ✂️

368Q550184 | Informática, Excel, Técnico de Inspeção de Produtos de Origem Animal, MAPA, NCE

Nas questões 29 a 40, considere as configurações padrões dos aplicativos em português, a não ser quando especificado em contrário.

Sobre o MS-Excel 2000 em português, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q475107 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Os receptores formam uma parte importante do sistema de comunicação química que todos organismos multicelulares usam para coordenar as atividades de suas células e de seus órgãos. Sem eles nós não seríamos melhores que um amontoado de amebas.

H.P. Rang e J.M. Ritter. Farmacologia. 3.ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ed. 1997, p. 5 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Considerando-se o aspecto químico, os receptores de natureza protéica são os mais freqüentemente encontrados no organismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

370Q478185 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Os queijos podem ser classificados de acordo com o conteúdo de matéria gorda no extrato seco e o conteúdo de umidade. Algumas substâncias que podem ser adicionadas nesses produtos incluem os corantes, como o urucum e a cúrcuma, o dióxido de titânio e o cloreto de sódio. Com relação aos métodos de análise de queijos e de seus componentes, julgue os itens a seguir.

Supondo que uma amostra de 100 g de queijo foi posta em estufa a 105o C, por um período suficiente para atingir peso constante de 61,5 g, então, o teor de umidade desse produto é igual a 61,5%.

  1. ✂️
  2. ✂️

371Q749404 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

A mosca branca é uma das pragas mais comuns no Brasil, podendo atacar diversas culturas agrícolas. A respeito dessa praga julgue os itens subseqüentes.

A mosca branca causa sérios prejuízos à agricultura em função de seu hábito cortador e desfolhador, podendo ocasionar índices de desfolha de até 100% em condições de elevada infestação do inseto.

  1. ✂️
  2. ✂️

372Q181500 | Economia, Economista, MAPA, CONSULPLAN

No início dos anos 90, o Brasil havia intensificado os processos de abertura ao exterior, de fomento às privatizações, de renegociação da dívida externa e de desregulamentação do mercado. A estabilização, no entanto, permanecia um desafio resistente às várias tentativas de eliminação da inflação. Em 1993, o ministro do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, implementou um plano econômico de estabilização conhecido como Plano Real, apoiado por uma equipe de economistas, em sua maioria oriundos da PUC-Rio, dentre os quais se incluem Gustavo Franco, Winston Fritsch, André Lara Resende, Edmar Bacha e Pérsio Arida. Com base no exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q721164 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Uma das mais notáveis vitórias brasileiras, nos dias de hoje, acontece no campo da saúde pública, malgrado todas as dificuldades que ainda cercam o setor. Dois exemplos atestam esse êxito: a adoção dos medicamentos genéricos e o programa de tratamento da AIDS. Relativamente a ambos os casos, julgue os itens seguintes.

Causou surpresa o fato de a decisão oficial brasileira de pôr em prática uma política de tratamento aos atingidos pelo HIV e de estímulo à fabricação de genéricos ter sido combatida e derrotada em fóruns internacionais, como o da Organização Mundial do Comércio, além de não ter recebido o esperado apoio de organizações não-governamentais do exterior.

  1. ✂️
  2. ✂️

374Q592442 | Química, Químico, MAPA, CONSULPLAN

Uma esterificação de Fisher acontece entre quais tipos de compostos orgânicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q591743 | Química, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

Sobre um produto comercializado como pó de guaraná energético composto, levantou-se a suspeita de que o mesmo tinha menos pó de guaraná do que o rotulado em sua embalagem. Pensando em se resolver este problema através de técnicas de análises químicas, foi proposta a quantificação de cafeína neste produto e o confronto com os teores usuais de cafeína descritos na Farmacopéia Brasileira para este tipo de matériaprima. Sabendo que neste pó, além do pó de guaraná (frutos secos pulverizados), se adiciona lactose, Estearato de magnésio e corante caramelo em pó, na etapa de avaliação da exatidão do método, durante sua validação, deve se utilizar no preparo de amostra:

Nota: Placebo; mistura de Iactose, estearato de magnésio e corante caramelo em pó nas concentrações utilizadas no produto.

SQR; mesmo que substância química de referência ou padrão secundário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q549626 | Informática, Barra de Tarefas, Técnico de Inspeção de Produtos de Origem Animal, MAPA, NCE

Nas questões 29 a 40, considere as configurações padrões dos aplicativos em português, a não ser quando especificado em contrário.

Ao utilizar o Windows, para obter ajuda sobre o MS-Windows 2000, deve-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q749657 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

O armazenamento a granel de produtos agrícolas de diferentes depositantes poderá ser feito no mesmo silo ou célula desde que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q209596 | Português, Farmacêutico, MAPA, FJPF

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

AMEAÇAS AO AGRONEGÓCIO

A indústria agroquímica instalada no Brasil vem sendo

objeto de uma ação orquestrada por interesses oportunistas

visando somente o acesso facilitado a esse mercado de forma

privilegiada. As ações são desenvolvidas em duas direções:

simplificação do sistema de registro de produtos e abertura

de mercado no âmbito do Mercosul.

A justificativa para tais medidas é a de suposta

concentração de mercado e, como conseqüência, a ocorrência

de prática abusiva de preços. Ambas já foram analisadas em

diferentes documentos que demonstraram o quanto são

falaciosos esses argumentos.

A grande preocupação quanto ao encaminhamento dessas

medidas é que elas possivelmente causariam uma

desorganização do setor, com implicações para a agricultura.

Este é um risco real, particularmente considerando a

complexidade das ações que envolvem o processo de

produção, comercialização, assistência técnica e

desenvolvimento de novos produtos atualmente fornecidos

pelas empresas instaladas em nosso país.

Para se compreender a magnitude das conseqüências

de um possível ato inconseqüente sobre o setor, é necessário

lembrar que a indústria de defensivos agrícolas é, do ponto de

vista técnico, segmento de uma cadeia bem maior – a química

fina – que, por sua vez, pertence ao vasto complexo da indústria

química. Na realidade a evolução da indústria de defensivos

caminha em sintonia com a da indústria química em geral e

de suas principais empresas. Tanto isso é verdade que as

principais empresas químicas são também fabricantes de

defensivos agrícolas. Existem alguns casos de especialização

notória em defensivos, mas são exceções.

O desenvolvimento desse setor industrial encontra–se

intimamente relacionado, também, com a importância

crescente da produção agrícola brasileira. Segundo estudo do

IPEA, os principais elementos técnicos na determinação da

demanda desses insumos são a definição do produto, as

características bioclimáticas e os terrenos. Já a escolha do

produto é influenciada pela especificidade de uso, os

coeficientes técnicos básicos, o grau de eficácia esperado e

o preço relativo – o qual, associado ao coeficiente técnico de

uso, determina o custo por hectare.

Outro estudo do IPEA explicita que o ganho de

competitividade da agricultura observado nas últimas três

décadas esteve fortemente assentado no índice de mudança

técnica (progresso tecnológico) e no índice de mudança de

eficiência técnica. No caso específico dos defensivos agrícolas

é possível observar o seu ganho de produtividade, uma vez

que as doses utilizadas por hectare caíram sensivelmente nos

últimos anos, além da redução do índice de toxicidade

(Produção agrícola no Brasil, FGV, 2005).

Essas análises indicam claramente que o desempenho

da agricultura brasileira é fortemente dependente de uma

cadeia de negócios eficiente, organizada e moderna, antes e

depois da porteira. Fica evidente que mudanças abruptas na

legislação que rege o sistema de registro e na abertura de

mercado irão atender apenas os interesses de poucos, em

detrimento da organização da oferta e com sérias

conseqüências para a competitividade do agronegócio.

Como existe um forte clamor contra a demora na

aprovação de novos registros, é fundamental a rápida

regulamentação do Decreto 4074/2002, bem como a

determinação aos órgãos responsáveis pelas análises dos

pleitos de registros que simplesmente cumpram os prazos

estabelecidos em lei.

(GUEDES, L. C. Auvray. In Jornal do Brasil, 01/01/07, p. A22, com adaptações.)

Abaixo foram transcritos trechos do texto com verbos na voz passiva e, ao lado, os trechos foram reescritos com os verbos na voz ativa, EXCETO em um trecho no qual o verbo continuou expresso na voz passiva. O trecho em que o verbo continua expresso na voz passiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q342477 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Agente Administrativo, MAPA, Dom Cintra Fundação

Suponha que todos os professores sejam supersticiosos e que todos os supersticiosos sejam inteligentes. Pode-se concluir que, se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q248618 | Química, Técnico de Laboratório, MAPA, CONSULPLAN

Assim como ocorre em outros tipos de absorção de energia, as moléculas, quando absorvem radiação no infravermelho, são excitadas para atingir um estado maior de energia. Nesse processo, as moléculas absorvem as frequências de radiação no infravermelho que equivalem aos(às)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.