Início

Questões de Concursos MCTI

Resolva questões de MCTI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q785726 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e aos riscos de acidentes inerentes às atividades laborais, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um empregado da seção de pintura a pistola com ar comprimido recebeu treinamento geral sobre a empresa e treinamento específico sobre a prevenção de acidentes. Depois de quatro meses atuando no setor, ao retirar os óculos de proteção que o incomodavam, jatos de tinta atingiram seus olhos.

Nessa situação, não se considera acidente de trabalho o acidente sofrido pelo empregado.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q339853 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Técnico I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, considerando proposição P, a seguir: O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se, não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

A negação da proposição P está corretamente enunciada da seguinte forma: “Ou o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, ou não haverá investimento em pesquisa acadêmica no Brasil”.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q546708 | Física, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

A temperatura efetiva e a temperatura operativa estão entre os índices ambientais usados na avaliação do conforto térmico propiciado por um espaço ocupado. Acerca desses dois índices, julgue os itens subsequentes.

A temperatura operativa é medida diretamente por um termômetro de bulbo seco, quando o ambiente se encontra em condições normais de uso, isto é, com sua ocupação plena, iluminação artificial acionada, portas e janelas fechadas e vazão de ar externo de renovação ajustada ao valor recomendado.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q484690 | Geografia, Meteorologia, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Em relação a poluição atmosférica e camada de ozônio, julgue os próximos itens.

A camada de ozônio é a camada da atmosfera que se encontra entre 10 km e 50 km, estando a concentração máxima de ozônio situada, geralmente, na faixa de 20 km a 25 km.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q341196 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Técnico I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, considerando proposição P, a seguir: O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se, não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

A proposição P é logicamente equivalente a “Se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, e se houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento do país não permanecerá estagnado”.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q443707 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

Considere que a presidenta da República tenha apresentado ao Congresso Nacional um projeto de lei que cria um programa denominado Programa Nacional de Gestão Administrativa, que estabelece princípios norteadores para a gestão pública e uma série de regras referentes à gestão e à transparência públicas, aplicáveis nas esferas federal, estadual e municipal. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Por tratar de um programa de abrangência nacional, o referido projeto de lei deve tramitar inicialmente no Senado Federal e, após aprovação nessa casa, deve passar à Câmara dos Deputados.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q331080 | Matemática, Sistemas Lineares, Técnico I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Uma creperia vende, em média, 500 crepes por semana, a R$ 20,00 a unidade. O proprietário estima que, para cada real de aumento no preço unitário de venda dos crepes, haverá redução de dez unidades na média semanal de vendas. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Ao se dobrar o preço de venda de cada crepe, o faturamento médio semanal da creperia também dobrará.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q561486 | Informática, Busca e Pesquisa, Técnico I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Ao realizar uma pesquisa na Internet a partir do sítio de pesquisa Google, um usuário desejava encontrar uma página que contivesse a palavra-chave projeto, que fosse restrita a páginas do MCTI (www.mcti.gov.br) e em cujo título existisse a palavra tecnologia.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Para fazer a pesquisa restrita ao sítio desejado, o usuário deveria utilizar a sintaxe site www.mcti.gov.br.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q742542 | Economia, Estruturas de Mercado, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à microeconomia.

Patentes geram o benefício de encorajar a inovação, mas incentivam a formação de monopólios.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q815021 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

O chefe de determinada repartição de um órgão público federal, ao chegar ao seu local de trabalho pela manhã, constatou que a janela da sala estava quebrada e que um computador que integrava o patrimônio público do órgão havia sido furtado. O chefe da repartição, então, acionou a Polícia Federal, que instaurou inquérito policial para apurar o furto. Após algumas diligências, ficou comprovado que o crime fora praticado por duas pessoas, uma delas servidor efetivo do próprio órgão e outra, um particular.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens consecutivos à luz do direito administrativo e da Lei de Improbidade Administrativa.

Se, à época de sua aposentadoria, o servidor acusado do furto estiver respondendo a processo na esfera disciplinar, ele não poderá se aposentar voluntariamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q723103 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

O Brasil é signatário de diversos acordos internacionais relacionados a questões ambientais. Entre eles, destacam-se os acordos pactuados nas Convenções da Basileia, de Roterdã e de Estocolmo, acordos multilaterais relativos ao meio ambiente que compartilham o objetivo de proteger a saúde dos seres humanos e o meio ambiente, face aos possíveis danos provocados por produtos químicos e resíduos nocivos.

A Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, documento produzido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com outras instituições, é um dos mais importantes instrumentos utilizados pelo governo brasileiro para verificar a conservação da biodiversidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q650598 | Ciências Políticas, Teoria Democrática, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

A respeito de sistemas de governo, governabilidade, relação entre poderes e intermediação de interesses, julgue os próximos itens.

O presidencialismo de coalizão, representativo do sistema político brasileiro, caracteriza-se pela presença de representação proporcional, multipartidarismo e presidência forte mas dependente de coalizões entre partidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q405429 | Direito Administrativo, Parte Geral, Tecnologista Pleno 1, MCTI, CESPE CEBRASPE

Segundo a Lei n.º 8.666/1993, a empreitada por preço global deve ser utilizada quando se deseja contratar por preço certo unidades determinadas de um serviço de TI.

As contratações de tecnologia da informação dividem-se em duas fases: seleção de fornecedor e gestão do contrato.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q650892 | Ciências Políticas, Teoria Democrática, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

A respeito de sistemas de governo, governabilidade, relação entre poderes e intermediação de interesses, julgue os próximos itens.

Embasados em dados de votações nominais na Câmara dos Deputados, Fernando Limongi e Argelina Figueiredo argumentaram que os partidos políticos são indisciplinados e têm comportamento que dificulta a previsibilidade de suas decisões.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q641918 | Informática, Aspecto Gerais, Tecnologista Pleno 1, MCTI, CESPE CEBRASPE

Acerca do papel da Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (ICANN), da governança global da Internet e do Fórum de Governança da Internet (IGF), julgue os itens subsequentes, relativos à Internet no mundo.

O IGF coordena as múltiplas ações de governança da Internet realizadas por diversas organizações, tal como o ICANN e o CGI.BR.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q650664 | Ciências Políticas, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

Acerca de burocracia e dos tipos de políticas públicas, julgue os itens que se seguem.

As políticas regulatórias não passam pelo processo formal de implementação, uma vez que, por consistirem em decisões monocráticas do poder público, elas prescindem de implementação.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q542665 | Probabilidade e Estatística, Média, Tecnologista Pleno 1, MCTI, CESPE CEBRASPE

Com relação à estatística descritiva e às medidas de posição e dispersão, julgue os itens que se seguem.

Se um conjunto de dados possui forte assimetria positiva, então a média amostral desses dados é maior que a mediana desse mesmo conjunto de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q721638 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

São dois os tipos de taxas cobradas dos poluidores: as taxas de serviços, que consistem na cobrança de biorremediação de solo contaminado por metais leves, e a taxa de produto, associada a emissões de carbono na atmosfera.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q484623 | Geografia, Meteorologia, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sistemas meteorológicos existentes no Brasil e suas principais características, julgue os itens subsecutivos.

A zona de convergência do Atlântico sul, conhecida como uma persistente banda de nebulosidade orientada no sentido NW/SE, está associada a uma zona de convergência nos níveis baixos da troposfera, que se estende desde o sul da Amazônia ao centro do oceano Atlântico sul, às vezes por milhares de quilômetros.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q723929 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

Entende-se por ecoinovação o processo de desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços que, diferentemente das demais inovações, não focaliza a lucratividade das empresas e utiliza novas tecnologias de forma restrita.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.