Questões de Concursos MF

Resolva questões de MF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q111211 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A respeito dos tipos de departamentalização, julgue se os itens a seguir estão corretos (C) ou errados (E) e assinale a opção correta.

a - No tipo de departamentalização funcional, as atividades e as tarefas são agrupadas observando as principais funções da organização.
b - Uma desvantagem da departamentalização funcional é a concentração interdepartamental.
c - A departamentalização por serviços é também chamada de estrutura divisionalizada, e as atividades são agrupadas de acordo com o serviço realizado.
d - A departamentalização geográfica enfatiza a coordenação em detrimento da especialização.
e - Na departamentalização por processo, observa-se uma sequência de eventos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q266443 | Português, Coesão e coerência, Todos os Cargos, MF, ESAF

Assinale a opção que preenche a lacuna do texto de forma coesa e coerente.
Com a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que depende da aprovação de um projeto de lei já enviado ao Congresso, o governo pretende aproximar ainda mais os centros de pesquisas dos produtores rurais, dos quais apenas 25% têm acesso aos conhecimentos tecnológicos. ___________________ _____________________________________________ _____________________________ Com isso, o que se espera é a modernização mais rápida da agropecuária brasileira, com o aumento da produtividade e maiores ganhos para os produtores.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 19/6/2013).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q112922 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Na disseminação do conhecimento, as interações que ocorrem entre o conhecimento tácito e explícito são classifi cadas em: socialização, externalização, combinação e internalização.
Analise as opções que se seguem e assinale a correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q113011 | Contabilidade Geral, Analista de Finanças e Controle Contábil Financeira, MF, ESAF

Uma empresa que utiliza o custeio por processo tem os seguintes dados para o período:

• Custo da produção do período: R$ 8.000,00;

• Unidades iniciadas no período: 180 unidades;

• Unidades em elaboração no final do período: 60 unidades, sendo o equivalente a 2/3 acabadas;

• Unidades semiacabadas do período anterior: 40.
As unidades semiacabadas do período anterior já haviam absorvido, no período anterior, 50% de todos os custos de produção. O custo unitário da produção semiacabada do período anterior é de R$ 20,00. As unidades semiacabadas do período anterior foram totalmente acabadas no período.

Tomando-se como base os dados apresentados e os conceitos de equivalente de produção, o custo unitário do período e o custo total da produção acabada são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q266230 | Português, Todos os Cargos, MF, ESAF

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de O Globo de 7/6/2013. Assinale a opção que foi transcrita com erro gramatical.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q114022 | Economia, Analista de Finanças e Controle Econômico Financeira, MF, ESAF

Em relação às Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), pode-se dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q111631 | Contabilidade Geral, Analista de Finanças e Controle Contábil Financeira, MF, ESAF

O Princípio de Contabilidade, segundo as normas do Conselho Federal de Contabilidade, que pressupõe a simultaneidade no reconhecimento das despesas e receitas relativas a uma determinada venda de produto ou serviço, é o Princípio da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q112809 | Macroeconomia, Analista de Finanças e Controle Econômico Financeira, MF, ESAF

Se o público retém 80% dos meios de pagamentos em depósitos a vista nos bancos comerciais, supondo que alíquota de depósito compulsório de 30% e que, além disso, os bancos retêm 7,5% dos depósitos a vista como reserva para contingência e se o saldo de papel moeda em circulação for de 5 trilhões de unidades monetárias, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q113474 | Contabilidade Geral, Variações patrimoniais, Analista de Finanças e Controle Contábil Financeira, MF, ESAF

Em um hospital público, entidade autárquica, o aumento do ativo imobilizado por reavaliação, o uso de medicamentos na prestação de serviços e a contratação de uma operação de crédito de longo prazo são considerados, respectivamente, variação patrimonial

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q112652 | Finanças Públicas, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

No que se refere à tributação, o conceito de eqüidade remete à idéia de justiça social, ou seja, os indivíduos pagarão mais ou menos tributos conforme suas características. Nesse contexto, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q113166 | Macroeconomia, Analista de Finanças e Controle Econômico Financeira, MF, ESAF

O modelo pós-keynesiano de fragilidade financeira, desenvolvido por Hyman Minsky, aponta que os bancos, como captadores de depósitos a vista (obrigações), estão sempre sujeitos a ter que financiar seus passivos a todo instante, o que leva estas instituições a diversificar suas fontes de captação para mitigar o risco de descasamento entre ativo e passivo em situações de retiradas excessivas de recursos pelos depositantes. Um dos principais pilares desse modelo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q113532 | Macroeconomia, Analista de Finanças e Controle Econômico Financeira, MF, ESAF

Um indivíduo pode decidir entre consumir no presente ou postergar seu consumo, com base na sua renda permanente. Considere que sua renda no presente seja y0 e sua renda futura seja representada por y1 . Suponha também que este indivíduo tenha acesso a crédito à taxa de juros r.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q111210 | Administração Geral, Teoria geral da administração TGA, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna abaixo.
Enfatizando que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, sendo tudo relativo, a __________________ explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Nesse contexto, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de uma relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional, do tipo "se-então", pode levar a um alcance efi caz dos objetivos da organização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q112379 | Contabilidade Geral, Demonstração do Valor Adicionado DVA, Analista de Finanças e Controle Contábil Financeira, MF, ESAF

Os gastos com serviços de terceiros e materiais utilizados para construção de ativos para a própria empresa devem ser apropriados na Demonstração do Valor Adicionado como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q111834 | Finanças Públicas, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), indique a opção que não é pertinente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q200965 | Ciências Políticas, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

O controle dos governantes é uma das exigências normativas para o funcionamento da democracia representativa e de sua burocracia pública. De quem é a responsabilidade por exercer esse controle? Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q112490 | Administração Geral, Teoria geral da administração TGA, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Assinale a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q112767 | Microeconomia, Analista de Finanças e Controle Econômico Financeira, MF, ESAF

A função de custo indireta, muitas vezes chamada simplesmente de função de custo, de uma empresa tomadora de preços é dada pela expressão c(w,r, y) = (w+ r) y2 na qual c(w,r, y) é a função de custo indireta, w e r são os preços dos dois únicos insumos empregados no processo produtivo e y é a quantidade produzida. Nessas condições, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.