Início

Questões de Concursos MF

Resolva questões de MF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q113187 | Português, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Texto associado.

2014_08_25_53fab404adbfa.jpg

A partir da organização das ideias no texto, subentende-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q203062 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

Acerca da interrelação entre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e as demais leis orçamentárias (LOA, LDO etc), pode-se fazer as afi rmativas abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q112228 | Finanças, Analista de Finanças e Controle Econômico Financeira, MF, ESAF

Outros fatores mantidos constantes, a duração de um título de renda fi xa é tanto mais alta quanto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q111233 | Engenharia de Software , Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

As estruturas de dados da especificação UDDI são as seguintes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q111427 | Gestão de Pessoas, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A respeito das Teorias sobre motivação, é correto afi rmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q111465 | Administração Pública, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Segundo Bresser Pereira (2001), a reforma gerencial de 1995 não se baseou na discussão com os neoliberais sobre o grau de intervenção do Estado na economia, pois já havia um consenso sobre a inviabilidade do Estado mínimo e da necessidade de ação reguladora, corretora e estimuladora do Estado. O debate permeou três perguntas:
I. Quais são as atividades do Estado?
II. Que atividades, para as quais ainda não existe essa exclusividade, a sociedade e o Estado consideram necessário fi nanciar (particularmente serviços sociais e científicos)?
III. Quais as atividades empresariais, de produção de bens e serviços, para o mercado?

A essas três perguntas foi adicionado mais uma: Quais são as formas de propriedade ou de organização relevantes no capitalismo contemporâneo: apenas a propriedade privada e a estatal, ou haveria entre as duas uma terceira, a propriedade pública não?estatal, que assume cada vez maior importância nas sociedades contemporâneas?

A partir dessas perguntas e da dicotomia da administração burocrática/administração gerencial, foi possível construir o modelo da reforma baseado nos Estados modernos. Leia as assertivas a seguir e marque a opção correta.
i) Assim, os Estados modernos contam com um setor de atividades exclusivas do Estado, dentro do qual estão o núcleo estratégico e as agências executivas ou reguladoras, no qual a propriedade será, por defi nição, estatal.
ii) Assim, os Estados modernos contam com um setor social e científi co, de atividades que não são exclusivas, mas que, dadas as externalidades e os direitos humanos envolvidos, exigem forte fi nanciamento do Estado, no qual a propriedade deverá ser essencialmente pública não?estatal.
iii) Assim, os Estados modernos contam com um setor de produção de bens e serviços para o mercado, no qual a propriedade será privada.
iv) Assim, os Estados modernos contam com um setor de atividades exclusivas do Estado, dentro do qual estão o núcleo estratégico e as agências executivas ou reguladoras, no qual a propriedade será, por defi nição, pública não?estatal.
v) Assim, os Estados modernos contam com um setor social e científi co, de atividades que não são exclusivas, mas que, dadas as externalidades e os direitos humanos envolvidos, exigem forte fi nanciamento do Estado, no qual a propriedade será, por defi nição, estatal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q113003 | Português, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Aponte o trecho com pontuação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q112242 | Governança de TI , Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

O papel do SCRUM que tem como função primária remover qualquer impedimento à habilidade de uma equipe de entregar o objetivo de um sprint é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q265588 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Todos os Cargos, MF, ESAF

O termo globalização é usualmente utilizado para defi nir o estágio atual da economia mundial, resultante de um longo processo histórico cujas origens remontam à expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI e que teve na Revolução Industrial seu grande impulsionador. Relativamente às principais características da ordem global contemporânea, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q111721 | Engenharia de Software , Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

O fator de ajuste indica a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q113529 | Espanhol, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Texto associado.

Se mantiene el sentido del enunciado en el que aparece la palabra "Aunque" (línea 4) si se sustituye por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q112023 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Assinale a única opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q112076 | Governança de TI , Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

O Decreto n. 7.579, de 11 de outubro de 2011, decreta, no seu art. 3º, que a Comissão de Coordenação do SISP será presidida por representante do órgão central e formada pelos representantes dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q113117 | Contabilidade Geral, Estrutura do plano de contas, Analista de Finanças e Controle Contábil Financeira, MF, ESAF

Assinale a opção correta em relação ao instrumento Tabela de Eventos que integra o Plano de Contas da Administração Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q113659 | Informática, Analista de Finanças e Controle Tecnologia da Informação, MF, ESAF

Considerando a seqüência de segmentos trocados entre duas máquinas para o handshake (negociação) em três vias do protocolo de transmissão de controle (TCP), o comando que o destino envia à origem, ao receber um segmento SYN (seq = x) inicial, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q111717 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Texto associado.

2014_08_25_53fab3e4ee319.jpg

Assinale a opção em que a sugestão de inserir o conectivo no início do período mantém o texto coerente e gramaticalmente correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q111821 | Português, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Texto associado.

2014_08_25_53fab24b6ce2b.jpg

Subentende-se das ideias expressas no texto que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q112126 | Contabilidade Geral, Investimentos em coligadas e controladas, Analista de Finanças e Controle Contábil Financeira, MF, ESAF

A Cia. Roseiral, em janeiro de 2010, vende a vista para sua controladora um terreno pelo valor de R$ 200.000,00, cujo custo registrado em sua contabilidade era de R$ 180.000,00. Ao final do período, a empresa compradora mantém esse bem registrado, em seu patrimônio, como um item do Ativo não Circulante, pois pretende construir uma unidade fabril no local. Com base nessas informações e considerando uma alíquota de 30% relativa aos tributos incidentes sobre a operação, pode-se afirmar que nos registros iniciais desse evento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q113919 | Contabilidade Geral, SIAFI, Analista de Finanças e Controle Contábil Financeira, MF, ESAF

Assinale a opção falsa, a respeito dos mecanismos de controle denominados Conformidade de Gestão e Conformidade Contábil, utilizados na contabilidade pública federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q112912 | Inglês, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Texto associado.

It can be said about the criteria used to rate countries on this survey that they

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.