Início

Questões de Concursos MI

Resolva questões de MI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q781512 | Engenharia de Telecomunicações, Conceitos Básicos, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Com base na norma internacional “TIA- 569-B - Commercial Building Standard for Telecommunications Pathways and Spaces”, publicada pela TIA (Telecommunications Industry Association), Estados Unidos, em 2004, e que trata de infraestrutura para telecomunicações dentro das edificações comerciais, marque a opção correta em relação às frases abaixo.

I. Os prédios são dinâmicos. II. Os sistemas de telecomunicações são dinâmicos. III. Telecomunicações em uma edificação é mais do que somente voz e dados. IV. O projeto de telecomunicações de uma edificação deve ser conduzido desde o início do projeto arquitetônico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q644063 | Informática, Redes ATM, Analista de Sistemas de Informações e Redes, MI, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q376761 | Administração Pública, Patrimonialista, Analista Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Considerando o desenvolvimento da administração pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens subsequentes.

Quanto à profissionalização, o modelo racional-legal se opõe ao nepotismo que caracterizava o modelo patrimonialista.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q557530 | Informática, Internet, Assistente Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos de Internet e de intranet, julgue os itens subsequentes.

No endereço https://www.mi.gov.br, o termo https refere-se à intranet do Ministério da Integração Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q781556 | Engenharia de Telecomunicações, Antenas, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Em um projeto de transmissão rádio ponto-a-ponto, sem obstáculos, a 0,4 GHz, considerando que as antenas estão alinhadas a uma distância de 10 km, que a atenuação nos cabos e conectores é de 5,5 dB em cada lado, que o ganho da antena de transmissão em relação a uma antena isotrópica é de 10 dB, que a potência do transmissor é de 100 mW, que a sensibilidade do receptor é de -84 dBm (menos oitenta e quatro), assinale a opção da antena cujo ganho mais se aproxime do mínimo necessário para que o sistema funcione, deixando uma margem de garantia de 10 dB. [Considere log (2) = 0,3]

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q781954 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações ópticas, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Com relação a uma rede óptica passiva Ethernet (EPON), escolha a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q751098 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, NCE

No cultivo comercial de mamão, notadamente do grupo Solo, faz-se o plantio de 2 a 3 mudas por cova para posterior identificação e seleção da planta hermafrodita mais vigorosa. Essa prática é denominada sexagem. O cruzamento que permite a obtenção, na sua descendência, da maior porcentagem de plantas hermafroditas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q793912 | Ética na Administração Pública, Assistente Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens de 66 a 72 apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada quanto ao comportamento ético do servidor público.

O servidor público Cássio precisou utilizar-se de um equipamento do órgão público em que está lotado para atender a um imprevisto pessoal. No entanto, seu colega, o servidor público Hélio, ao flagrar Cássio praticando tal ato, advertiu-o de que é vedado ao servidor público retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer bem pertencente ao patrimônio público. Hélio também julgou necessário dar ciência do ocorrido aos seus superiores. Nessa situação, Hélio agiu em total consonância com o que estabelece o código de ética do servidor.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q482713 | Geografia, Demografia, Geógrafo, MI, NCE

As taxas de mortalidade vêm decrescendo no Brasil, desde o final do século XIX. Essa redução deve-se principalmente à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q782044 | Engenharia de Telecomunicações, Redes Sem Fio, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Considere o padrão IEEE 802.11 para transmissão de dados sem fio e indique a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q749647 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, NCE

No sensoriamento remoto orbital os usuários de dados de satélite têm à disposição dois tipos de produtos para extrair informações sobre alvos de superfície terrestre: os analógicos e os digitais. A esse respeito, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q794267 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Analista Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Acerca da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Juarez, servidor público do Poder Executivo federal, constatou ato de improbidade cometido por seu chefe imediato, mas não o representou à autoridade competente, dada sua relação de subordinação em relação ao chefe.

Nessa situação hipotética, a falta cometida por Juarez, que não comunicou fato contrário ao interesse público, poderá ser escusada com base no princípio do respeito à hierarquia.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q752176 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, CESPE CEBRASPE

Os principais componentes envolvidos no processo de aquisição de imagens de satélite da superfície terrestre são a radiação eletromagnética (REM), o alvo, o sistema sensor e a atmosfera. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A faixa espectral do ultravioleta, em que ocorre forte absorção da REM, não é regularmente utilizada no processo de geração de imagens de satélite.
  1. ✂️
  2. ✂️

154Q432214 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista de Sistemas de Informações e Redes, MI, ESAF

Sobre o sistema brasileiro de controle judicial de constitucionalidade, é incorreto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q398199 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas de Informações e Redes, MI, ESAF

As concessões de serviço público, conforme previstas na Lei n. 8.987, de 1995, deverão ser precedidas de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q400415 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas de Informações e Redes, MI, ESAF

Não constitui cláusula exorbitante dos contratos administrativos, legalmente prevista, a que estabeleça a seguinte possibilidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q399757 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas de Informações e Redes, MI, ESAF

Nos termos da legislação federal vigente, não há exigência expressa de motivação dos atos administrativos que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q781977 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Assinale a única opção que indica como um switch Ethernet de rede interna (LAN) aprende em quais portas as estações destinatárias dos pacotes estão conectadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q752510 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, CESPE CEBRASPE

Uma das formas mais comuns de se localizar um ponto da superfície terrestre dá-se por meio de coordenadas geográficas. Em relação às coordenadas geográficas, julgue os itens que se seguem.

Correspondem a medidas de distância (em metros ou em quilômetros) relativas à linha do equador e ao meridiano de Greenwich.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q481732 | Geografia, Geopolítica, Geógrafo, MI, NCE

O governo brasileiro vem implementando políticas que têm como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável, compatibilizando o desenvolvimento social e econômico com a proteção ambiental. Uma destas políticas está materializada nos Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento. Sobre esses Eixos é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.