Início

Questões de Concursos MI

Resolva questões de MI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q481125 | Geografia, Geoprocessamento, Geógrafo, MI, NCE

Geoprocessamento é a disciplina que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Analise as afirmativas abaixo:

 I - O espaço geográfico não pode ser definido em função das suas coordenadas, de sua altitude e de sua posição relativa e, portanto, não é possível ser cartografado.

II - A informação geográfica pode ser definida como uma coleção de localizações na superfície da Terra, sobre a qual ocorrem os fenômenos geográficos.

III - A informação geográfica apresenta uma natureza dual: um dado geográfico possui uma localização geográfica (conjunto de coordenadas) e atributos descritivos (banco de dados convencional).

IV - Ao representar os fenômenos geográficos, o geoprocessamento procura localizar estes fenômenos no espaço, determinando as relações espaciais entre eles.

As afirmativas corretas são apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q482931 | Geografia, Geoprocessamento, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Os sistemas de informações geográficas possuem a possibilidade de armazenar dados vetoriais e matriciais e é organizado em diversas categorias, conforme os tipos de dados. Sobre a organização de dados em sistemas de informações geográficas, são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) Os dados encontrados nos sistemas de informações geográficas e representados em planos de informações são organizados nas categorias de imagem, modelo numérico de terreno, temática, cadastral e rede. ( ) As feições desenhadas em um plano de informação da categoria cadastral têm seus atributos representados na forma de tabela, onde cada linha de registro corresponde a uma feição e cada coluna corresponde a um atributo. ( ) As feições desenhadas em um plano de informação da categoria temática têm seus atributos representados na forma de tabela, onde cada linha de registro corresponde a uma classe temática e cada coluna corresponde a um atributo. ( ) Atributos não espaciais podem ser representados espacialmente. ( ) A diferença entre as categorias de imagem e modelo numérico de terreno é que, na primeira, cada unidade de informação (pixel) representa um nível de cinza e, na segunda, uma cor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q375711 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Com relação a Estado, governo e administração pública, julgue os itens seguintes.

Os conceitos de governo e administração não se equiparam; o primeiro refere-se a uma atividade essencialmente política, ao passo que o segundo, a uma atividade eminentemente técnica.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q485298 | Geografia, Geoprocessamento, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

O programa Landsat é um dos mais antigos e bem sucedidos no levantamento orbital de recursos terrestres. A respeito desse programa, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) O primeiro satélite da série foi lançado em 1972 e tinha a bordo os sensores RBV e MSS. ( ) O Landsat 5 tem a bordo o sensor TM que funciona até hoje. ( ) O Landsat 6 tem a bordo o sensor ETM+ e funcionou perfeitamente por aproximadamente 4 anos. ( ) O sensor TM possui 7 bandas multiespectrais, sendo três no visível e quatro no infravermelho. ( ) A inserção de uma banda pancromática no sensor ETM+ permitiu a melhoria da resolução geométrica das imagens em relação às imagens do sensor TM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q751822 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, CESPE CEBRASPE

O sucesso do cultivo de espécies olerícolas requer o uso de modernas tecnologias de cultivo, desde a escolha da área de plantio, propagação, manejo cultural e fitossanitário até a colheita e pós-colheita. Em relação ao cultivo de hortaliças, julgue os itens subsequentes.

Para o sucesso no cultivo de cebola, o produtor comercial de bulbos deve estar atento ao local onde foi produzida a semente da variedade por ele escolhida. Isso porque as condições climáticas da região do produtor comercial devem ser semelhantes às da região do produtor de sementes (sexuada), notadamente na fase de bulbo até a obtenção da semente. Caso contrário, o produtor comercial não logrará êxito no seu empreendimento agrícola.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q485331 | Geografia, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Segundo a lei que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q376076 | Administração Pública, Governabilidade, Analista Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes a empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.

O governo empreendedor visa atender aos interesses da sociedade e da burocracia, controlando a economia e se orientando por missões e objetivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q484981 | Geografia, Geoprocessamento, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

O conceito de resolução de imagem é fundamental para se realizar os estudos de sensoriamento remoto. Sobre esse assunto são feitas várias afirmativas a seguir. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) A resolução radiométrica dos sensores atualmente em órbita é de 8 bits.

( ) As imagens pancromáticas utilizadas para estudos de recursos terrestres têm baixa resolução espectral com uma banda com largura da ordem de 0,3 a 0,4 ?m na região do visível e por vezes chegando ao infravermelho próximo.

( ) As imagens multiespectrais têm resolução espectral com várias bandas em diferentes faixas do espectro eletromagnéticos com larguras da ordem de 0,1 a 0,5 ?m.

( ) As imagens hiperespectrais têm resolução espectral com muitas bandas em diferentes faixas do espectro eletromagnéticos com larguras da ordem de 1 a 2 nm.

( ) Satélites para estudos meteorológicos como o Meteosat tem resolução temporal horária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q749948 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, CESPE CEBRASPE

O sucesso do cultivo de espécies olerícolas requer o uso de modernas tecnologias de cultivo, desde a escolha da área de plantio, propagação, manejo cultural e fitossanitário até a colheita e pós-colheita. Em relação ao cultivo de hortaliças, julgue os itens subsequentes.

Em solos de baixa fertilidade, além da fertilização com macronutrientes, o complemento com zinco e boro na adubação das culturas da batata e do repolho, respectivamente, tem contribuído para o aumento do rendimento de tubérculos de batata e cabeças de repolho com melhor padrão de mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q340605 | Raciocínio Lógico, Analista Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

O casal Cássio e Cássia tem as seguintes peculiaridades: tudo o que Cássio diz às quartas, quintas e sextas-feiras é mentira, sendo verdade o que é dito por ele nos outros dias da semana; tudo o que Cássia diz aos domingos, segundas e terças-feiras é mentira, sendo verdade o que é dito por ela nos outros dias da semana.

A respeito das peculiaridades desse casal, julgue os itens subsecutivos.

Se, em certo dia, ambos disserem “Amanhã é meu dia de mentir”, então essa afirmação terá sido feita em uma terça-feira.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q782210 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Considerando um endereço IP da classe B, assinale a opção cuja faixa de valores pode ocupar o primeiro octeto do pacote.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q543378 | Probabilidade e Estatística, Séries Temporais, Estatístico, MI, ESAF

Considere um processo autoregressivo estacionário Zt = 10 + 0,5 Zt-1 + at, onde at é ruído branco com variância ?2 = 3. A média e a variância de Zt são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q781870 | Engenharia de Telecomunicações, Conceitos Básicos, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Atualmente é preciso separar os processos de planejamento, projeto, contratação e construção de uma edifi cação em disciplinas. Entre as que formam a base de conhecimento tecnológico de um empreendimento, há duas que estão intimamente relacionadas com a perfeita adequação da estrutura à demanda de recursos de comunicação e contribuem para que se obtenha a melhor relação “benefício/custo”. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q376150 | Administração Pública, Gerencial, Analista Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Considerando o desenvolvimento da administração pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens subsequentes.

Na perspectiva da reforma gerencial, o Estado amplia seu papel de prestador direto de serviços, abstendo-se, porém, do papel de regulador de serviços sociais como educação e saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q749746 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, CESPE CEBRASPE

A respeito da viabilidade de projetos de irrigação, captação e transporte de água, julgue os seguintes itens.

Na captação de água de um rio, em geral, a entrada do canal deverá estar localizada no lado interno de uma curva, a montante da bissetriz do arco, reduzindo a entrada de sedimentos no canal.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q749839 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, CESPE CEBRASPE

No que se refere a fenômenos atmosféricos, julgue os itens seguintes.

A escala espacial dos fenômenos atmosféricos na categoria de macroescala caracteriza o clima de grandes áreas pelos fatores geográficos; por sua vez, a mesoescala restringe-se à escala local, em que a topografia condiciona o topoclima ou o mesoclima e, por isso, deve-se considerar no planejamento de implantação e manejo de um cultivo agrícola.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q483357 | Geografia, Geopolítica, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Sobre as leis que dispõem sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q333817 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Contador, MI, NCE

O resultado da expressão numérica [(0,5)2 + (1,5)2] – [(1/2)3 + (3/2)2]

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q782050 | Engenharia de Telecomunicações, Faixas de frequencia, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Um reprodutor de CD (Compact Disc) está lendo e transferindo uma música, já convertida para seu formato analógico, para um amplifi cador de potência através de sua interface de saída. Os comprimentos de onda dos componentes em frequência do sinal elétrico no cabo de cobre que interliga os dois equipamentos podem variar de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q391085 | Direito Administrativo, Lei 8666 93, Assistente Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema de registro de preços, julgue os itens a seguir.

Qualquer órgão ou entidade da administração pública pode utilizar a ata do registro de preços, mesmo que não tenha participado do certame licitatório, mas, para isso, depende de consulta prévia junto ao órgão gerenciador e desde que devidamente comprovada a vantagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.