Questões de Concursos MPE PA

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281Q736066 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Advogado, MPE PA, NCE

Conforme prescreve o ordenamento jurídico-penal brasileiro, é correto afirmar que o procedimento sumaríssimo

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282Q612614 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, MPE PA, NCE

Dada a função em Delphi, function xxx(x:integer):integer; begin if x>0 then xxx := xxx(x-1)*x else xxx := 1; end; A alternativa com os resultados da aplicação da função para o valor de entrada 6 é:

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283Q440943 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Exerce(m) suas atribuições junto ao Tribunal de Justiça do Estado:

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284Q725194 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Sociólogo, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Os padrões econômicos excessivos e a degradação do meio ambiente têm contribuído para a emergência da crise ambiental que atinge o planeta . Tais situações emergiram em função de

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285Q355864 | Contabilidade Geral, Receita Pública, Contador, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Dentre as Receitas Públicas abaixo, assinale a que representa uma Receita de Capital.

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286Q415168 | Direito Civil, Pessoas, Oficial de Serviços Auxiliares, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

A personalidade civil da pessoa natural começa desde

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287Q437554 | Direito Constitucional, Ministério Público, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Em relação às funções institucionais do Ministério Público previstas no Art. 129 da Constituição Federal de 1988 é correto afirmar:

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288Q431160 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Advogado, MPE PA, NCE

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre os direitos fundamentais da Constituição de 1988 assevera que

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289Q613899 | Informática, Redes de computadores, Analista de Sistemas, MPE PA, NCE

O IP Multicast baseia seu funcionamento nos seguintes elementos básicos:

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290Q811333 | Legislação Federal, Economista, MPE PA, NCE

Ainda com relação à Lei de responsabilidade Fiscal é correto afirmar:

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291Q725077 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Sociólogo, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

"É urgente colocar em prática um novo modelo de desenvolvimento para a região amazônica, que não se contente apenas em corrigir os efeitos perversos que caracterizam o modelo (ainda) atual, mas que comporte, ao menos as seguintes condições fundamentais ": LOUREIRO, 2001, p. 67). Podemos considerar como princípios fundamentais para a construção de um novo modelo de desenvolvimento para a região amazônica:

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292Q745816 | Economia, Demanda, Economista, MPE PA, NCE

EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:

A figura abaixo, na qual X e Y representam duas mercadorias, ilustra a modificação da posição de equilíbrio do consumidor provocada pela elevação do preço da mercadoria X. B A X A partir da análise da figura é correto afirmar:

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293Q335072 | Matemática, Aritmética e Algebra, Auxiliar de Serviços Gerais, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Uma das condições para que o trabalhador,do sexo masculino, adquira o direito à aposentadoria é ter a sua idade mais o tempo de contribuição à previdência igual a 95. Nessas condições, um trabalhador que contribuiu por 35 anos à previdência adquirirá o direito à aposentadoria se a sua idade for

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294Q707366 | Legislação do Ministério Público, Estagiário Direito, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A aprovação do Regulamento do Estágio no Ministério Público, que disciplina seleção, investidura, atribuições, vedações e dispensa de estagiários, é de competência do:
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295Q707283 | Português, Interpretação de Textos, Estagiário Direito, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
Aprimorar diálogo ajuda a prevenir tiroteios em escolas 
 Em 1999, poucos dias depois dos ataques ao Colégio Columbine, nos Estados Unidos, um incidente semelhante atingiu a pequena cidade de Taber, em Alberta, no Canadá. Um garoto de 14 anos invadiu o colégio W. R. Myers, disparando a esmo. Matou um estudante e feriu outros dois. Especialista em estresse pós-traumático, o psicólogo Kevin Cameron foi chamado de imediato, para prestar atendimento às vítimas e sobreviventes. Desde então, ele e seus colegas tentam se antecipar a esse tipo de tragédia: “É possível prevenir tiroteios em colégio. E temos nos aprimorado nessa tarefa”, me disse ele durante o final de semana. Cameron comanda hoje o Centro Norte-Americano para Avaliação de Riscos e Resposta a Traumas. Seu trabalho envolve ensinar educadores, policiais e pais a identificar jovens em risco para cometer atos de violência extrema, de modo a ajudá-los. Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. Não raro, têm histórico de convívio conflituoso com a família ou de abuso doméstico; e a maioria fala sobre seus planos, com amigos, pais ou professores, antes de executá-los: “A questão é que a maior parte das pessoas não leva a sério. Ninguém acha que aquele garoto seria capaz de praticar algo tão horrendo”, me disse Cameron. [...] Segundo Cameron, o programa vem se mostrando bem-sucedido. Baseia-se em criar, nas escolas, ambiente propício ao diálogo e de proximidade com as famílias dos estudantes. A ideia é conhecer o contexto em que vivem, que problemas enfrentam, de modo a oferecer ajuda se necessário. Em 2013, o jornal The New York Times escreveu a respeito da iniciativa. Na esteira do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na última quarta-feira, a questão se tornou fundamental também para o Brasil. Incidentes dessa natureza não são tão comuns no país quanto nos EUA ou no Canadá. Mas pesquisadores defendem que mudar a dinâmica do convívio escolar, de modo a estimular o diálogo e oferecer suporte psicológico a alunos e estudantes, pode reduzir índices de violência: “As escolas mais violentas são aquelas onde há pior comunicação”, me disse a professora Kathie Njaine, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em violência em escolas. Njaine me disse que observou isso em trabalhos desenvolvidos por orientandas suas em municípios da Baixada Fluminense: “Mesmo naquelas situações em que o entorno do colégio era violento, as escolas onde havia uma boa relação com os jovens e as famílias tinham menos conflitos”, afirmou. Construir ambiente propício ao diálogo nem sempre é tarefa simples. Por vezes, esbarra em problemas relacionados à estrutura das escolas: com tantos alunos, nem sempre professores e funcionários conseguem prestar a devida atenção a todos. É um desafio, também, porque exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros. Compreender os problemas dos jovens requer, por exemplo, estar atento ao contexto em que vivem. “É importante olhar para as relações com a família, para os projetos de vida desses adolescentes”, diz Njaine. Se o projeto de Los Angeles serve de exemplo, esse esforço de comunicação traz resultados: “Quando tragédias como a de Suzano acontecem, muita gente passa a discutir segurança pública. Passa a falar sobre a necessidade de colocar policiais nas escolas. Isso não basta”, diz Njaine. “Isso não resolve se você não pensar na educação como um todo. É preciso criar, nas escolas, ambientes abertos ao diálogo”.
  (Rafael Ciscati. Disponível em: https://epoca.globo.com/aprimorar-dialogo-ajuda-prevenir-tiroteios-em-escolas-23536751. 20/03/2019. Adaptado.)
Em “Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. ” (3º§), acerca da expressão “segundo ele” pode-se afirmar que:
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296Q357352 | Contabilidade Geral, Contador, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Dívida Pública significa o conjunto de compromissos assumidos pelo Estado com Terceiros. Toda a Receita-Extraorçamentária, os Restos a Pagar, as Restituições a Pagar e os Débitos em Tesouraria configuram-se como

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297Q614103 | Informática, Software, Analista de Sistemas, MPE PA, NCE

Sobre o Processo Unificado, é correto afirmar:

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298Q707315 | Português, Interpretação de Textos, Estagiário Direito, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
O desenvolvimento tecnológico é indubitavelmente um fato positivo que traz progresso à vida humana em todos os seus âmbitos, no Direito não há de ser diferente. Existe, contudo, um parvo e limitado ponto de vista segundo o qual a introdução de novas tecnologias no meio jurídico fomentará a substituição de advogados e juízes por máquinas, que seriam mais eficientes, assertivas e rápidas (tanto para fazer petições iniciais quanto formular defesas ou tomar decisões), tudo embasado em softwares que buscariam no arcabouço jurídico normas, doutrinas e jurisprudência. A falha da supracitada suposição deve-se ao fato de o referido ponto de vista ignorar fatores e características importantes de um ser humano. Uma máquina ou um programa computacional não possuem capacidade de trabalhar casuisticamente (trabalhariam somente com teses padronizadas e programadas), assim como são incapazes de colocar emoções nas acusações ou defesas, e muito menos podem interagir com o cliente e com todas as variáveis de cada situação. Existem muitas características exclusivamente humanas que são essenciais para as profissões jurídicas e jamais poderão ser alcançados por softwares
Quanto aos termos destacados em: “Existe, contudo, um parvo e limitado ponto de vista segundo o qual a introdução de novas tecnologias no meio jurídico fomentará a substituição de advogados e juízes por máquinas, que seriam mais eficientes, assertivas e rápidas (tanto para fazer petições iniciais quanto formular defesas ou tomar decisões), tudo embasado em softwares que buscariam no arcabouço jurídico normas, doutrinas e jurisprudência.” (1º§) pode-se afirmar que:

I. Todos têm o mesmo referente e são classificados como partículas integrantes das orações em que estão inseridos. 
II. As duas ocorrências do vocábulo “que” demonstram o desempenho da função sintática de sujeito nas orações em que se apresentam. 
III. Apenas as duas ocorrências do “que” possuem referente textual, o mesmo não ocorre com “o qual”, expressão responsável por contribuir para a progressão textual.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
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299Q707827 | Português, Interpretação Textual, Estagiário Administração, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Elogio das pequenas coisas

      Há o tempo das grandes ambições e o tempo da sabedoria, quando passamos a fazer o elogio das pequenas coisas. A felicidade pode ser fazer uma viagem ao outro lado do mundo, mas é também caminhar no parque todo dia ou, se for o caso, uma vez por semana ou duas vezes por mês. Não importa. Há o tempo das atividades controladas, monitoradas por especialistas, voltadas para atingir metas corporais. Há também aquilo que se faz pela mente, a caminhada para espairecer, olhar a natureza, respirar ar puro, pensar na vida, passar o tempo, desligar-se do celular, deixar-se levar bifurcando ao som do vento.

      Ser feliz, quando chega o tempo da compreensão da importância das pequenas coisas, é ir ao estádio com um velho amigo, ver jogar o time do coração, com o coração menos interessado na vitória obrigatória do que no momento compartilhado, contando o percurso, a ida e a volta, o intervalo, as lembranças, os assuntos postos em dia. Há o tempo de querer descobrir novos lugares, sempre mais longes, e o tempo de curtir velhos recantos, bastante próximos. Há quem considere a valorização das pequenas coisas como acomodação. Há quem veja na obrigação de rodar o mundo uma imposição da indústria do turismo. O que importa mesmo é que cada um encontre um passatempo, uma paixão.

      Há o tempo dos grandes voos no escuro e o tempo dos pequenos passos no clarão da manhã. Tudo vale quando o coração se agiganta para aninhar as coisas que não têm preço e por isso não podem ser compradas. Há o tempo das vaidades incontroláveis e o tempo de estender a mão, cancelar inimizades, pedir perdão, deslumbrar-se com o sol caindo sobre o rio, fazer trilhas sob a lua cheia, voltar ansioso para o Natal em família, saudar ano novo com amigos, pertencer a alguma coisa, um clube, uma confraria, uma tradição, uma roda qualquer. Há o tempo de esquecer de mandar flores, o tempo de encomendar flores pelo telefone e o tempo de andar orgulhoso pelo bairro com flores nos braços. Há o tempo de romper com o cotidiano, de acumular milhas de avião sem tempo de usá-las e o tempo de amar a sua rua, cumprimentar os vizinhos, amar a aldeia e andar mais lentamente.

Adaptado de:<https://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/ elogio-das-pequenas-coisas-1.374386> .Acesso em 24 out. 2019.

De acordo com as ideias expressas no texto, assinale a alternativa correta.

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300Q614952 | Informática, Armazenamento de Dados, Analista de Sistemas, MPE PA, NCE

Em relação ao arranjo redundante de discos independentes (RAID), o tipo que se caracteriza por ser o primeiro da hierarquia a possuir redundância e pode ser usado em, no mínimo, dois discos rígidos é

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