Questões de Concursos MPE PA

Resolva questões de MPE PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q434931 | Direito Constitucional, Ministério Público, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

NÃO é considerada função institucional do Ministério Público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q464790 | Direito Previdenciário, Benefícios da Previdência Social, Assistente Social, MPE PA, NCE

O Trabalhador em Regime de Previdência Social tem a concessão dos seguintes benefícios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q459730 | Direito Penal, DIREITO PENAL PARTE GERAL, Advogado, MPE PA, NCE

Sobre interpretação e analogia em Lei penal, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q414789 | Direito Civil, Direito de Família, Advogado, MPE PA, NCE

É correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q428947 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auxiliar de Serviços Gerais, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

O art. 5º, inciso LIII, da Constituição Federal de 1988 enuncia que ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. A expressão autoridade competente contida no enunciado está relacionada ao/aos poder/es

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q235179 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Promotor de Justiça, MPE PA, FCC

Acerca das atividades administrativas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q356041 | Contabilidade Geral, Contador, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

CONSIDERANDO OS SALDOS DAS CONTAS ABAIXO DESCRITOS, QUE

CORRESPONDEM A INFORMAÇÕES COLETADAS NA EMPRESA %u201CSOLVENTO S/A%u201D,

EM 31/12/2002, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA DAS QUESTÕES DE 30 A 32.

Caixa e Bancos %u2013 R$ 500,00; Mercadorias - R$ 6.000,00; Capital - R$ 20.000,00;

Duplicatas a Pagar %u2013 R$ 2.000,00; Móveis e Utensílios - R$ 8.000,00; Salários a Pagar

R$ 1.000,00; Despesas Operacionais Diversas %u2013 R$ 4.000,00; Custo das Mercadorias

Vendidas %u2013 R$ 8.000,00; Vendas - R$ 16.000,00; Receitas Financeiras - R$ 800,00;

Juros Ativos a Vencer - R$ 200,00; Depreciações Acumuladas - R$ 4.000,00; Duplicatas

a Receber %u2013 R$ 12.500,00 e Lucros ou Prejuízos Acumulados - R$ 5.000,00.

 - Não houve incidência de Imposto sobre as Vendas. Considerar devidas a Contribuição

Social sobre o Lucro e a Provisão para o Imposto de Renda.

O total do Patrimônio Líquido soma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q611795 | Informática, Software, Analista de Sistemas, MPE PA, NCE

Sobre a fase de Concepção do Processo Unificado, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q356338 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Contador, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Sobre os estágios da despesa pública, é correto afirmar que a verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q434553 | Direito Constitucional, Ministério Público, Sociólogo, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

É correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q521920 | Auditoria, Auditoria Independente, Contador, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Ao auditar a empresa "QBELO S/A", o Sr. Lindomar Contas constatou que o saldo apresentado na Conta Movimento do Banco Correto S/A apresentava, em 31/12/2003, o saldo devedor de R$ 606,60. Nos procedimentos adotados, anotou em seus papéis de trabalho, as seguintes observações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q462321 | Direito Penal, DIREITO PENAL PARTE GERAL, Advogado, MPE PA, NCE

O crime de tortura difere dos crimes hediondos, entre outras coisas, porque somente no primeiro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q806761 | Legislação Federal, Sociólogo, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

A competência legal de designar membros do Ministério Público para exercer as atribuições de dirigente dos Centros de Apoio Operacional, ocupar cargos de confiança junto aos órgãos de Administração Superior, bem como encaminhar ao Poder Legislativo os Projetos de Lei de iniciativa do Ministério Público, é do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q437439 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Auxiliar de Serviços Gerais, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Dentre os fundamentos da República Federativa do Brasil, previstos nos cinco incisos do art. 1º da Constituição Federal de 1988, aquele que se relaciona mais diretamente com os direitos políticos (possibilidade de eleger e ser eleito) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q610900 | Informática, Redes de computadores, Analista de Sistemas, MPE PA, NCE

Em relação ao protocolo ARP, quando a estação remetente deseja resolver (descobrir) o endereço físico (ex. Ethernet) da estação de destino a partir do endereço IP desta última, envia uma mensagem de solicitação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q706674 | Português, Interpretação de Textos, Estagiário Direito, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
Aprimorar diálogo ajuda a prevenir tiroteios em escolas 
 Em 1999, poucos dias depois dos ataques ao Colégio Columbine, nos Estados Unidos, um incidente semelhante atingiu a pequena cidade de Taber, em Alberta, no Canadá. Um garoto de 14 anos invadiu o colégio W. R. Myers, disparando a esmo. Matou um estudante e feriu outros dois. Especialista em estresse pós-traumático, o psicólogo Kevin Cameron foi chamado de imediato, para prestar atendimento às vítimas e sobreviventes. Desde então, ele e seus colegas tentam se antecipar a esse tipo de tragédia: “É possível prevenir tiroteios em colégio. E temos nos aprimorado nessa tarefa”, me disse ele durante o final de semana. Cameron comanda hoje o Centro Norte-Americano para Avaliação de Riscos e Resposta a Traumas. Seu trabalho envolve ensinar educadores, policiais e pais a identificar jovens em risco para cometer atos de violência extrema, de modo a ajudá-los. Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. Não raro, têm histórico de convívio conflituoso com a família ou de abuso doméstico; e a maioria fala sobre seus planos, com amigos, pais ou professores, antes de executá-los: “A questão é que a maior parte das pessoas não leva a sério. Ninguém acha que aquele garoto seria capaz de praticar algo tão horrendo”, me disse Cameron. [...] Segundo Cameron, o programa vem se mostrando bem-sucedido. Baseia-se em criar, nas escolas, ambiente propício ao diálogo e de proximidade com as famílias dos estudantes. A ideia é conhecer o contexto em que vivem, que problemas enfrentam, de modo a oferecer ajuda se necessário. Em 2013, o jornal The New York Times escreveu a respeito da iniciativa. Na esteira do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na última quarta-feira, a questão se tornou fundamental também para o Brasil. Incidentes dessa natureza não são tão comuns no país quanto nos EUA ou no Canadá. Mas pesquisadores defendem que mudar a dinâmica do convívio escolar, de modo a estimular o diálogo e oferecer suporte psicológico a alunos e estudantes, pode reduzir índices de violência: “As escolas mais violentas são aquelas onde há pior comunicação”, me disse a professora Kathie Njaine, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em violência em escolas. Njaine me disse que observou isso em trabalhos desenvolvidos por orientandas suas em municípios da Baixada Fluminense: “Mesmo naquelas situações em que o entorno do colégio era violento, as escolas onde havia uma boa relação com os jovens e as famílias tinham menos conflitos”, afirmou. Construir ambiente propício ao diálogo nem sempre é tarefa simples. Por vezes, esbarra em problemas relacionados à estrutura das escolas: com tantos alunos, nem sempre professores e funcionários conseguem prestar a devida atenção a todos. É um desafio, também, porque exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros. Compreender os problemas dos jovens requer, por exemplo, estar atento ao contexto em que vivem. “É importante olhar para as relações com a família, para os projetos de vida desses adolescentes”, diz Njaine. Se o projeto de Los Angeles serve de exemplo, esse esforço de comunicação traz resultados: “Quando tragédias como a de Suzano acontecem, muita gente passa a discutir segurança pública. Passa a falar sobre a necessidade de colocar policiais nas escolas. Isso não basta”, diz Njaine. “Isso não resolve se você não pensar na educação como um todo. É preciso criar, nas escolas, ambientes abertos ao diálogo”.
 
(Rafael Ciscati. Disponível em: https://epoca.globo.com/aprimorar-dialogo-ajuda-prevenir-tiroteios-em-escolas-23536751. 20/03/2019. Adaptado.)
Pode-se reconhecer que o desenvolvimento do conteúdo textual em análise teve como elemento motivador: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q433310 | Direito Constitucional, Ministério Público, Auxiliar de Serviços Gerais, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

É competente para rever o arquivamento de inquérito civil :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q612105 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, MPE PA, NCE

Considere a transmissão de informação analógica, como um sinal de voz, através de um sinal digital utilizando a técnica PCM (Pulse Code Modulation). Assumindo que a banda passante necessária para este sinal tem largura igual a 4000Hz e que cada amostra é codificada com oito bits, a taxa de transmissão gerada será de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q740184 | Economia, Inflação, Economista, MPE PA, NCE

Uma nota promissória com valor nominal de R$ 15.550,00 (quinze mil, quinhentos e cinqüenta reais) terá seu resgate previsto para quatro (4) anos. A taxa de inflação é estimada em 25% a.a. O valor real desta promissória hoje será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.