Início

Questões de Concursos MPE PA

Resolva questões de MPE PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q1055536 | Direito Civil, Direito de Família, Analista Jurídico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Maria era casada com João quando este veio a óbito. O casal tinha dois filhos. Maria terá direito a herança, em concorrência com os descendentes se casada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

962Q1055537 | Direito Civil, Contratos em Espécie, Analista Jurídico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Marcos, renomado músico, transfere os direitos autorais sobre sua obra para Luís, através da formalização de negócio jurídico oneroso. Podemos afirmar que a transmissão do bem é realizada mediante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q1055029 | Português, Interpretação de Textos, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.

Aprimorar diálogo ajuda a prevenir tiroteios em escolas

Pesquisas sugerem que atiradores são deprimidos e suicidas. Iniciativas centradas no diálogo e na saúde mental de estudantes e professores podem ajudar a evitar tragédias, dizem especialistas.


Em 1999, poucos dias depois dos ataques ao Colégio Columbine, nos Estados Unidos, um incidente semelhante atingiu a pequena cidade de Taber, em Alberta, no Canadá. Um garoto de 14 anos invadiu o colégio W. R. Myers, disparando a esmo. Matou um estudante e feriu outros dois.

Especialista em estresse pós-traumático, o psicólogo Kevin Cameron foi chamado de imediato, para prestar atendimento às vítimas e sobreviventes. Desde então, ele e seus colegas tentam se antecipar a esse tipo de tragédia: “É possível prevenir tiroteios em colégio. E temos nos aprimorado nessa tarefa”, me disse ele durante o final de semana.

Cameron comanda hoje o Centro Norte-Americano para Avaliação de Riscos e Resposta a Traumas. Seu trabalho envolve ensinar educadores, policiais e pais a identificar jovens em risco para cometer atos de violência extrema, de modo a ajudá-los. Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. Não raro, têm histórico de convívio conflituoso com a família ou de abuso doméstico; e a maioria fala sobre seus planos, com amigos, pais ou professores, antes de executá-los: “A questão é que a maior parte das pessoas não leva a sério. Ninguém acha que aquele garoto seria capaz de praticar algo tão horrendo”, me disse Cameron. [...]

Segundo Cameron, o programa vem se mostrando bem-sucedido. Baseia-se em criar, nas escolas, ambiente propício ao diálogo e de proximidade com as famílias dos estudantes. A ideia é conhecer o contexto em que vivem, que problemas enfrentam, de modo a oferecer ajuda se necessário. Em 2013, o jornal The New York Times escreveu a respeito da iniciativa.

Na esteira do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na última quarta-feira, a questão se tornou fundamental também para o Brasil. Incidentes dessa natureza não são tão comuns no país quanto nos EUA ou no Canadá. Mas pesquisadores defendem que mudar a dinâmica do convívio escolar, de modo a estimular o diálogo e oferecer suporte psicológico a alunos e estudantes, pode reduzir índices de violência: “As escolas mais violentas são aquelas onde há pior comunicação”, me disse a professora Kathie Njaine, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em violência em escolas.

Njaine me disse que observou isso em trabalhos desenvolvidos por orientandas suas em municípios da Baixada Fluminense: “Mesmo naquelas situações em que o entorno do colégio era violento, as escolas onde havia uma boa relação com os jovens e as famílias tinham menos conflitos”, afirmou.

Construir ambiente propício ao diálogo nem sempre é tarefa simples. Por vezes, esbarra em problemas relacionados à estrutura das escolas: com tantos alunos, nem sempre professores e funcionários conseguem prestar a devida atenção a todos. É um desafio, também, porque exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros. Compreender os problemas dos jovens requer, por exemplo, estar atento ao contexto em que vivem. “É importante olhar para as relações com a família, para os projetos de vida desses adolescentes”, diz Njaine.

Se o projeto de Los Angeles serve de exemplo, esse esforço de comunicação traz resultados: “Quando tragédias como a de Suzano acontecem, muita gente passa a discutir segurança pública. Passa a falar sobre a necessidade de colocar policiais nas escolas. Isso não basta”, diz Njaine. “Isso não resolve se você não pensar na educação como um todo. É preciso criar, nas escolas, ambientes abertos ao diálogo”.

(Rafael Ciscati. Disponível em: https://epoca.globo.com/aprimorar-dialogo-ajuda-prevenir-tiroteios-em-escolas-23536751. 20/03/2019.Adaptado.)

Em “Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. ” (3º§), acerca da expressão “segundo ele” pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

964Q1055804 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Um estudo epidemiológico recente sugeriu que a prevalência do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) na população geral pode ser estimada em 6,8% (Kessler et al., 2005). Diante disso, o TEPT tem sido considerado o quarto transtorno mental mais comum (Yehuda, 2002), produzindo consequências sociais e econômicas significativas (Ballenger et al., 2004).
(Cordioli, Volpato et al.)
Sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q1055812 | Psicologia, Saúde Mental, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

De acordo com Alves (2008), a psicologia da saúde é entendida como um campo de aplicação da ciência da psicologia dedicado aos cuidados de saúde geral. Sua prioridade assenta-se sobre as assistências de promoção de saúde e de prevenção de doenças. Nesse modelo de atuação psicológica, as práticas do psicólogo se alargam para além das práticas clínicas e da saúde mental, já que o objetivo maior é a saúde global das pessoas inseridas em seus coletivos sociais. Sobre a Psicologia da Saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

966Q1055865 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Técnico Contador, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O Suprimento de Fundos se caracteriza como adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Sobre tal adiantamento, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

967Q1055098 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Webwriting é o conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais. Sobre as características de webwriting, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

968Q1055871 | Português, Ortografia, Auxiliar de Administração, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Texto associado.
O jargão

Nenhuma figura é tão fascinante quanto o Falso Entendido. É o cara que não sabe nada de nada, mas sabe o jargão. E passa por autoridade no assunto. Um refinamento ainda maior da espécie é o tipo que não sabe nem o jargão. Mas inventa.
– Ó Matias, você entende de mercado de capitais…
– Nem tanto, nem tanto…
(Uma das características do Falso Entendido é a falsa modéstia.)
– Você, no momento, aconselharia que tipo de aplicação?
– Bom. Depende do yield pretendido, do throwback e do ciclo refratário. Na faixa de papéis top market – ou o que nós chamamos de topi-maque –, o throwback recai sobre o repasse e não sobre o release, entende?
– Francamente, não.
Aí o Falso Entendido sorri com tristeza e abre os braços como quem diz “É difícil conversar com leigos…”.
Uma variação do Falso Entendido é o sujeito que sempre parece saber mais do que ele pode dizer. A conversa é sobre política, os boatos cruzam os ares, mas ele mantém um discreto silêncio. Até que alguém pede a sua opinião e ele pensa muito antes de se decidir a responder:
– Há muito mais coisa por trás disso do que vocês pensam…
Ou então, e esta é mortal:
– Não é tão simples assim…
Faz-se aquele silêncio que precede as grandes revelações, mas o falso informado não diz nada. Fica subentendido que ele está protegendo as suas fontes em Brasília.
E há o falso que interpreta. Para ele tudo o que acontece deve ser posto na perspectiva de vastas transformações históricas que só ele está sacando.
– O avanço do socialismo na Europa ocorre em proporções diretas ao declínio no uso da gordura animal nos países do Mercado Comum. Só não vê quem não quer.
E se alguém quer mais detalhes sobre a sua insólita teoria ele vê a pergunta como manifestação de uma hostilidade bastante significativa a interpretações não ortodoxas, e passa a interpretar os motivos de quem o questiona, invocando a Igreja medieval, os grandes hereges da história, e vocês sabiam que toda a Reforma se explica a partir da prisão de ventre de Lutero?
Mas o jargão é uma tentação. Eu, por exemplo, sou fascinado pela linguagem náutica, embora minha experiência no mar se resuma a algumas passagens em transatlânticos onde a única linguagem técnica que você precise saber é “Que horas servem o bufê?”. Nunca pisei num veleiro e se pisasse seria para dar vexame na primeira onda. Eu enjoo em escada rolante. Mas, na minha imaginação, sou um marinheiro de todos os calados. Senhor de ventos e de velas e, principalmente, dos especialíssimos nomes de equipagem.
Me imagino no leme do meu grande veleiro, dando ordens à tripulação:
– Recolher a traquineta!
– Largar a vela bimbão, não podemos perder esse Vizeu.
O Vizeu é um vento que nasce na costa ocidental da África, faz a volta nas Malvinas e nos ataca a boribordo, cheirando a especiarias, carcaças de baleia e, estranhamente, a uma professora que eu tive no primário.
– Quebrar o lume da alcatra e baixar a falcatrua!
– Cuidado com a sanfona de Abelardo!
A sanfona é um perigoso fenômeno que ocorre na vela parruda em certas condições atmosféricas e que, se não contido a tempo, pode decapitar o piloto. Até hoje não encontraram a cabeça do comodoro Abelardo.
– Cruzar a spínola! Domar a espátula! Montar a sirigaita! Tudo a macambúzio e dois quartos de trela senão afundamos, e o capitão é o primeiro a pular.
– Cortar o cabo de Eustáquio!


(Luís Fernando Veríssimo. Publicada em “As Mentiras que os homens contam”.)
Considerando-se os conhecimentos acerca das regras de ortografia oficial, pode-se inferir, de acordo com o texto, que o emprego da letra maiúscula para registrar “Falso Entendido” justifica-se, pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

969Q1055117 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Biblioteconomia, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A Biblioteca Artemis Leite da Silva, do Ministério Público do Estado do Pará, disponibiliza em seu portal a relação dos serviços oferecidos. Entre esses serviços aquele que se caracteriza como um serviço de referência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

970Q1055896 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar de Administração, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Por este Princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.
(BELLOTTO, Heloísa Liberalli.)

A afirmação anterior se refere ao princípio arquivístico da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

971Q1055643 | Gerência de Projetos, Pmbok e Processos de Gerenciamento de Projetos, Técnico Analista de Sistemas Modelagem de Sistemas, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

No guia PMBOK 6ª edição, o Grupo de Processos de Monitoramento e Controle consiste dos processos necessários para acompanhar, analisar e ajustar o progresso e o desempenho do projeto; identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano; e, iniciar as respectivas mudanças. Assinale o processo, o qual faz parte do grupo anteriormente descrito, que visa garantir que as necessidades de informação do projeto e de suas partes interessadas sejam atendidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

973Q1055921 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O tratamento de feridas é parte essencial do processo de trabalho da enfermagem. Existem disponíveis no mercado inúmeras opções para o tratamento de feridas, com indicações específicas, de acordo com avaliação individual. Um curativo Carvão ativado é indicado na situação de feridas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

974Q1055922 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Existem diversos fatores que dificultam a cicatrização de feridas, como sua avaliação. A avaliação das feridas deve ser ampla e considerar aspectos físicos, sociais e psicológicos, devendo ser interdisciplinar; o seu tratamento deve ser dialogado pelos profissionais e pelo usuário. A perda parcial de tecido envolvendo a epiderme ou a derme, que se apresenta em forma de escoriação ou bolha, se refere ao grau de lesão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

975Q1055923 | Enfermagem, Saúde Mental, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas é uma forma de atendimento, fruto de um longo processo de luta social que culminou com a Reforma Psiquiátrica, em 2001. Seu principal objetivo está na mudança do modelo de tratamento excludente, opressiva e reducionista, na tentativa de construir um sistema de assistência orientado pelo princípio fundamental do SUS; assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

976Q1055924 | Enfermagem, Saúde Mental, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas foi pactuada em julho de 2011, como parte das discussões de implantação do Decreto nº 7.508/2011, e prevê, ainda:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

977Q1055925 | Enfermagem, Promoção da Saúde, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A educação em saúde representa uma estratégia pela qual os profissionais realizam determinadas atribuições, a fim de diminuir a incidência de doenças e agravos em saúde e promover a melhoria das condições de saúde pública. Nesse contexto, considera-se que o paciente portador de Diabetes mellitus necessita receber adequadamente diversas orientações sobre o seu tratamento, bem como hábitos corretos a serem adotados na rotina de vida. Dessa forma, em relação à educação em saúde relacionada aos pacientes diabéticos em uso de insulinoterapia, analise as afirmativas a seguir.

I. A aplicação de insulina pela via subcutânea pode ser realizada nos braços, no abdômen, nas coxas e nádegas através do rodízio de aplicações que deverá ser utilizado somente pelos pacientes portadores de lipohipertrofia ou lipoatrofia insulínica.
II. A insulina em uso pode ser mantida na temperatura ambiente (até 30° C) para limitar a irritação no local da injeção que pode ocorrer quando a insulina gelada é aplicada. Os frascos de insulina que não estão em uso devem permanecer refrigerados.
III. Durante a administração insulínica por via subcutânea quando a injeção for muito dolorosa ou exteriorizar sangue após a aplicação, o portador de diabetes deve pressionar o local durante 5 a 8 segundos, sem esfregá-lo. Deve-se, nestes casos, avaliar e monitorar a glicemia várias vezes ao dia.
IV. A velocidade de absorção da insulina varia conforme o local de aplicação, sendo mais rápida no abdômen, intermediária nos braços e mais lenta nas coxas e nádegas; por isso, se deve orientar aos pacientes a utilizarem o mesmo local de aplicação para cada uma das doses diárias e ainda que realize o rodizio no local escolhido.
V. A pessoa que está administrando a insulina deve inspecionar o frasco antes de cada uso quanto a sinais de aquecimento, congelamento, precipitação ou mudança na cor que podem significar diminuição da potência de ação do fármaco. O exame visual deverá mostrar que as insulinas de ação rápida devem estar brancas/leitosas, e outras insulinas NPH, ultralentas devem estar uniformemente límpidas/claras.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

978Q1055933 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Paciente DSN, admitido na enfermaria com quadro clínico de pneumonia adquirida na comunidade, 60 anos, lúcido porém desorientado em tempo e espaço, apresenta sinais vitais: frequência cardíaca de 150 batimentos cardíacos por minuto; frequência respiratória de 15 respirações por minuto; pressão arterial de 150 x 100 mmHg; e, temperatura de 38,9° C. Queixa principal de dor e ardência ao urinar com piora durante o período que acorda. O enfermeiro realizou o exame físico do paciente e o auxiliar de enfermagem procedeu com os cuidados admissionais e, em seguida, fez as anotações de enfermagem no prontuário do paciente. Considerando o caso hipotético, NÃO se trata de condição clínica do paciente DSN:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

979Q1055938 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Considerando que o Balanço Hídrico (BH) é uma ferramenta muito utilizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo de responsabilidade da enfermagem a sua execução e elaboração, analise as afirmativas a seguir.

I. O cálculo das perdas insensíveis é realizado individualmente de acordo com peso do paciente; sudorese; respiração; presença de tecido com queimadura; e, uso de ventilação mecânica. Lesões pós-operatorias supurativas e drenagens cavitárias não devem aumentar as perdas insensíveis.
II. Deve-se realizar o monitoramento do balanço hídrico do paciente, com observação e registro da quantidade de líquidos administrados e eliminados pelo paciente, com exceção da transfusão de hemocomponentes.
III. Para o fechamento do BH, deve-se somar as quantidades administradas e subtrair as quantidades eliminadas.
IV. Fezes devem ser anotadas após pesagem das fraldas o mais rapidamente após serem retiradas do paciente.
V. São consideradas como entradas/ganhos: dietas orais, por CNG, CNE, ostomias. Ingestão de água; sucos; chás; e, sopas. Terapia medicamentosa como soros, medicações com diluição; e, NPP.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

980Q1055946 | Redes de Computadores, Gerência de Redes, Técnico em Informática, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Sobre o gerenciamento de redes de computadores, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode-se afirmar que o gerenciamento de redes é a implementação integrada e organizada de hardware, software e pessoas para monitorar, testar, consultar, configurar e analisar todos os elementos da rede, a fim de garantir exigências de desempenho e qualidade.
II. O protocolo RDP é usado para transmitir informações e comandos entre uma entidade gerenciadora e um agente que opera nome da entidade dentro de um dispositivo de rede gerenciado.
III. O protocolo SNMP opera na camada de rede e, por isso, é ineficaz para o gerenciamento de rede, pois não se pode monitorar serviços de alto nível tão importantes nas redes atuais, tais como: http, ftp e dns.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.