Início

Questões de Concursos MPE PA

Resolva questões de MPE PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q1055952 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Técnico Especializado Odontólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Mesmo com o avanço das técnicas restauradoras atuais alguns princípios básicos de preparo cavitário ainda se mantêm. Um dele é a denominação correta das partes constituintes das cavidades. Em relação à parede axial de um preparo cavitário, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

982Q1055976 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Técnico Especializado Odontólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Os sistemas adesivos autocondicionantes, de dois frascos (primer ácido + bond), já são uma realidade clínica quando se considera tempo de uso e resultados de adesão, durabilidade e baixa hipersensibilidade pós-operatória. Sobre o protocolo correto de uso deste material, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

983Q1055981 | Medicina, Neurologia, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Texto associado.
O caso hipotético contextualiza à questão. Leia-o atentamente.

“Homem, 35 anos, é atendido no pronto-socorro após ter apresentado, há uma hora, episódio de crise convulsiva tônico-clônica generalizada com duração de, aproximadamente, 60 segundos. Relato de presença de estado pós-ictal e liberação esfincteriana. No momento da avaliação encontra-se agitado, sudoreico e com tremores nas mãos. Sem a presença de deficits focais. Sinais vitais: PA 150 x 90 mmHg; FC 125 bpm; FR: 30 irpm; tempo de enchimento capilar menor que 3 segundos. Glicemia capilar 130 mg/dL. Temperatura axilar 36,8° C. Antecedente pregresso de etilismo diário, tendo cessado há 2 dias.”
Sobre o manejo adequado do paciente, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

984Q1055989 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Alterações no parênquima renal são encontradas com certa frequência em exames radiológicos. Alguns desses achados podem corresponder a patologias graves que podem cursar com falência renal. Trata-se de um achado que necessita de seguimento da investigação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

985Q1055740 | Biblioteconomia, Fontes de Informação Jurídica, Técnico Biblioteconomista, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Para fazer a leitura técnica para fins de representação de uma fonte jurisprudencial, é recomendável que o bibliotecário conheça a(as):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

986Q1055505 | Português, Interpretação de Textos, Analista Jurídico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Texto associado.
Desumanidade

Esse artigo bem que poderia ser chamado Lágrimas por Bucha. O que aconteceu na cidade situada nos arredores de Kiev é inominável. Quando as tropas russas abandonaram a região ao norte da capital ucraniana, deixaram evidências de crimes de guerra. E um rastro de dor e de horror que provocará traumas profundos na sociedade da ex-república soviética. As imagens que chegaram de Bucha causaram comoção e revolta em todo o mundo. Civis executados com tiros na cabeça; os corpos com as mãos amarradas às costas, além de sinais de tortura, abandonados pelas ruas. Um homem sem vida ao lado da bicicleta, no meio da estrada. Uma cova coletiva com 57 cadáveres nos arredores da cidade. Em Bucha e em localidades vizinhas, a Procuradoria-Geral da Ucrânia informou terem sido encontrados 410 civis mortos.

Guerras, por mais que sejam desprovidas de sentido e de lógica, precisam seguir regras de conduta. Uma delas é jamais atingir a população civil. Os alvos têm que se resumir aos objetivos militares. Recebi várias imagens de Bucha. Os cidadãos foram subjugados, provavelmente torturados e humilhados, antes de serem assassinados friamente. O Tribunal Penal Internacional precisa investigar a matança e punir de forma exemplar todos os responsáveis pelas atrocidades, do mais baixo ao mais alto escalão militar e de poder. A comunidade internacional tem a obrigação moral de reforçar as sanções contra Vladimir Putin e sua autocracia.

Não se trata mais de Putin sentir-se ameaçado pela expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) rumo ao Leste da Europa. O que está em questão aqui é a existência de provas cabais de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade. A guerra que muitos querem justificar como legítima está assassinando civis, que nada têm a ver com pretensões políticas ou militares de Putin e do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. São pais, mães, filhos, executados a sangue frio e sem piedade.

O único legado da guerra de Putin será a dor. A Ucrânia precisará se reerguer das ruínas, e seus cidadãos terão que aprender a conviver com o luto e com o trauma. A Rússia será relegada ao status de pária, e seus líderes deverão prestar contas à Corte de Haia. Soldados russos conviverão com a pecha de assassinos e com as memórias de quando escolheram a desumanização. Minhas lágrimas por Bucha.

(Rodrigo Craveiro. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2022/04/4998550-rodrigo-craveiro-desumanidade.html – Em: julho de 2022.)
A frase com a qual o texto é finalizado: “Minhas lágrimas por Bucha” pode ser considerada uma reescrita que mantém a correção gramatical e o sentido original para a opção de título sugerido no início do texto? Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a pergunta anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

987Q1055796 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

[...] para Vygotsky, em cada etapa do desenvolvimento psicológico da criança encontra-se sempre também uma nova formação central que configura uma espécie de guia para todo o processo de reorganização da personalidade da criança sobre uma base nova.
(CORRÊA, Crístia. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicol. Esc. Educ. 21 (3) – Sep-Dec 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/fpKByLWpTT8BY4Yv9kRH6pB/?lang=pt#:~:text=Ao%20adotar%20uma%20vis%C3%A3o%20hol%C3%ADstica,de% 20maleabilidade%20presente%20nos%20indiv%C3%ADduos. Adaptado.)
Um dos conceitos fundamentais e mais expressivos de Vygotsky no processo de apropriação do conhecimento é o de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Considerando o conceito de ZDP, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

988Q1055030 | Português, Problemas da Língua Culta, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.

Aprimorar diálogo ajuda a prevenir tiroteios em escolas

Pesquisas sugerem que atiradores são deprimidos e suicidas. Iniciativas centradas no diálogo e na saúde mental de estudantes e professores podem ajudar a evitar tragédias, dizem especialistas.


Em 1999, poucos dias depois dos ataques ao Colégio Columbine, nos Estados Unidos, um incidente semelhante atingiu a pequena cidade de Taber, em Alberta, no Canadá. Um garoto de 14 anos invadiu o colégio W. R. Myers, disparando a esmo. Matou um estudante e feriu outros dois.

Especialista em estresse pós-traumático, o psicólogo Kevin Cameron foi chamado de imediato, para prestar atendimento às vítimas e sobreviventes. Desde então, ele e seus colegas tentam se antecipar a esse tipo de tragédia: “É possível prevenir tiroteios em colégio. E temos nos aprimorado nessa tarefa”, me disse ele durante o final de semana.

Cameron comanda hoje o Centro Norte-Americano para Avaliação de Riscos e Resposta a Traumas. Seu trabalho envolve ensinar educadores, policiais e pais a identificar jovens em risco para cometer atos de violência extrema, de modo a ajudá-los. Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. Não raro, têm histórico de convívio conflituoso com a família ou de abuso doméstico; e a maioria fala sobre seus planos, com amigos, pais ou professores, antes de executá-los: “A questão é que a maior parte das pessoas não leva a sério. Ninguém acha que aquele garoto seria capaz de praticar algo tão horrendo”, me disse Cameron. [...]

Segundo Cameron, o programa vem se mostrando bem-sucedido. Baseia-se em criar, nas escolas, ambiente propício ao diálogo e de proximidade com as famílias dos estudantes. A ideia é conhecer o contexto em que vivem, que problemas enfrentam, de modo a oferecer ajuda se necessário. Em 2013, o jornal The New York Times escreveu a respeito da iniciativa.

Na esteira do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na última quarta-feira, a questão se tornou fundamental também para o Brasil. Incidentes dessa natureza não são tão comuns no país quanto nos EUA ou no Canadá. Mas pesquisadores defendem que mudar a dinâmica do convívio escolar, de modo a estimular o diálogo e oferecer suporte psicológico a alunos e estudantes, pode reduzir índices de violência: “As escolas mais violentas são aquelas onde há pior comunicação”, me disse a professora Kathie Njaine, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em violência em escolas.

Njaine me disse que observou isso em trabalhos desenvolvidos por orientandas suas em municípios da Baixada Fluminense: “Mesmo naquelas situações em que o entorno do colégio era violento, as escolas onde havia uma boa relação com os jovens e as famílias tinham menos conflitos”, afirmou.

Construir ambiente propício ao diálogo nem sempre é tarefa simples. Por vezes, esbarra em problemas relacionados à estrutura das escolas: com tantos alunos, nem sempre professores e funcionários conseguem prestar a devida atenção a todos. É um desafio, também, porque exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros. Compreender os problemas dos jovens requer, por exemplo, estar atento ao contexto em que vivem. “É importante olhar para as relações com a família, para os projetos de vida desses adolescentes”, diz Njaine.

Se o projeto de Los Angeles serve de exemplo, esse esforço de comunicação traz resultados: “Quando tragédias como a de Suzano acontecem, muita gente passa a discutir segurança pública. Passa a falar sobre a necessidade de colocar policiais nas escolas. Isso não basta”, diz Njaine. “Isso não resolve se você não pensar na educação como um todo. É preciso criar, nas escolas, ambientes abertos ao diálogo”.

(Rafael Ciscati. Disponível em: https://epoca.globo.com/aprimorar-dialogo-ajuda-prevenir-tiroteios-em-escolas-23536751. 20/03/2019.Adaptado.)

O emprego de verbos impessoais possui características específicas que os distinguem do que ocorre com outros verbos de modo geral. A conformidade de seu uso de acordo com a variedade padrão da língua pode ser observada em “há ao menos duas coisas importantes” (3º§). Indique, a seguir, a alternativa que NÃO apresenta erro de acordo com a norma padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

989Q1055031 | Português, Pontuação, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.

Aprimorar diálogo ajuda a prevenir tiroteios em escolas

Pesquisas sugerem que atiradores são deprimidos e suicidas. Iniciativas centradas no diálogo e na saúde mental de estudantes e professores podem ajudar a evitar tragédias, dizem especialistas.


Em 1999, poucos dias depois dos ataques ao Colégio Columbine, nos Estados Unidos, um incidente semelhante atingiu a pequena cidade de Taber, em Alberta, no Canadá. Um garoto de 14 anos invadiu o colégio W. R. Myers, disparando a esmo. Matou um estudante e feriu outros dois.

Especialista em estresse pós-traumático, o psicólogo Kevin Cameron foi chamado de imediato, para prestar atendimento às vítimas e sobreviventes. Desde então, ele e seus colegas tentam se antecipar a esse tipo de tragédia: “É possível prevenir tiroteios em colégio. E temos nos aprimorado nessa tarefa”, me disse ele durante o final de semana.

Cameron comanda hoje o Centro Norte-Americano para Avaliação de Riscos e Resposta a Traumas. Seu trabalho envolve ensinar educadores, policiais e pais a identificar jovens em risco para cometer atos de violência extrema, de modo a ajudá-los. Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. Não raro, têm histórico de convívio conflituoso com a família ou de abuso doméstico; e a maioria fala sobre seus planos, com amigos, pais ou professores, antes de executá-los: “A questão é que a maior parte das pessoas não leva a sério. Ninguém acha que aquele garoto seria capaz de praticar algo tão horrendo”, me disse Cameron. [...]

Segundo Cameron, o programa vem se mostrando bem-sucedido. Baseia-se em criar, nas escolas, ambiente propício ao diálogo e de proximidade com as famílias dos estudantes. A ideia é conhecer o contexto em que vivem, que problemas enfrentam, de modo a oferecer ajuda se necessário. Em 2013, o jornal The New York Times escreveu a respeito da iniciativa.

Na esteira do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na última quarta-feira, a questão se tornou fundamental também para o Brasil. Incidentes dessa natureza não são tão comuns no país quanto nos EUA ou no Canadá. Mas pesquisadores defendem que mudar a dinâmica do convívio escolar, de modo a estimular o diálogo e oferecer suporte psicológico a alunos e estudantes, pode reduzir índices de violência: “As escolas mais violentas são aquelas onde há pior comunicação”, me disse a professora Kathie Njaine, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em violência em escolas.

Njaine me disse que observou isso em trabalhos desenvolvidos por orientandas suas em municípios da Baixada Fluminense: “Mesmo naquelas situações em que o entorno do colégio era violento, as escolas onde havia uma boa relação com os jovens e as famílias tinham menos conflitos”, afirmou.

Construir ambiente propício ao diálogo nem sempre é tarefa simples. Por vezes, esbarra em problemas relacionados à estrutura das escolas: com tantos alunos, nem sempre professores e funcionários conseguem prestar a devida atenção a todos. É um desafio, também, porque exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros. Compreender os problemas dos jovens requer, por exemplo, estar atento ao contexto em que vivem. “É importante olhar para as relações com a família, para os projetos de vida desses adolescentes”, diz Njaine.

Se o projeto de Los Angeles serve de exemplo, esse esforço de comunicação traz resultados: “Quando tragédias como a de Suzano acontecem, muita gente passa a discutir segurança pública. Passa a falar sobre a necessidade de colocar policiais nas escolas. Isso não basta”, diz Njaine. “Isso não resolve se você não pensar na educação como um todo. É preciso criar, nas escolas, ambientes abertos ao diálogo”.

(Rafael Ciscati. Disponível em: https://epoca.globo.com/aprimorar-dialogo-ajuda-prevenir-tiroteios-em-escolas-23536751. 20/03/2019.Adaptado.)

Em “exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros.” (7º§), as vírgulas foram empregadas com o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

990Q1055063 | Odontologia, Periodontia, Odontologia, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

“Ao iniciar o tratamento periodontal de uma paciente com 55 anos de idade, um cirurgião-dentista observou que no dente 43 (canino inferior direito) a distância da margem gengival à junção cemento esmalte foi de 1 mm. Neste mesmo dente, a distância da margem gengival ao fundo da bolsa periodontal foi de 5 mm.”
Com base nesses dados, assinale a alternativa correta sobre esse dente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

991Q1055863 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, Técnico Contador, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A Lei Complementar nº 101/2000 estabelece que uma gestão fiscal responsável busca prevenir riscos e corrigir desvios que possam afetar o equilíbrio das contas públicas. Essa Lei tem de ser cumprida por todos os entes federativos. Com base nas disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

992Q1055864 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, Técnico Contador, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Conforme disposto no Art. 25 da Lei Complementar nº 101/2000, entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre as transferências voluntárias entre os entes federativos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

993Q1055868 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Técnico Contador, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Sobre demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F as para as falsas.
( ) A Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido (DMPL) é obrigatória para as empresas estatais dependentes constituídas sob a forma de sociedades anônimas.
( ) Qualquer alteração relevante no patrimônio líquido, seja pelo valor ou pela natureza da informação, deve ser divulgada em notas explicativas.
( ) O montante dos fluxos de caixa líquidos decorrentes das atividades operacionais é um indicador chave da extensão na qual as operações da entidade são financiadas por meio de tributos (direta e indiretamente) e/ou pelos destinatários dos bens e serviços oferecidos pela entidade.
( ) Os fluxos de caixa operacionais consolidados do setor público proporcionam uma indicação da proporção em que o governo vem financiando suas atividades correntes por meio da tributação e outras cobranças.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

994Q1055882 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Auxiliar de Administração, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Nos moldes do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará, instituído pela Lei nº 5.810/1994, assinale a assertiva que associa corretamente o termo e seu conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

995Q1055138 | Gerência de Projetos, Áreas de Conhecimento, Administração, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A gestão de projetos pode ser entendida como processo por meio do qual determinado projeto é levado a uma conclusão. Quanto aos conceitos em gestão de projetos, é correto afirmar que, na fase de Estrutura Analítica de Projeto (EAP):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

996Q1055651 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Técnico Analista de Sistemas Modelagem de Sistemas, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Os requisitos de software são frequentemente classificados como requisitos funcionais e requisitos não funcionais. Em relação aos requisitos não funcionais, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

997Q1055908 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Auxiliar de Administração, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Considerando a utilização da planilha eletrônica Microsoft Office Excel 2019, configuração padrão, idioma Português- -Brasil, sobre funções na planilha eletrônica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) REPT: pode ser utilizada para repetir um texto por um determinado número de vezes, utilizando, para isso, dois parâmetros.
( ) MÁXIMO: pertence à categoria de funções estatísticas; é utilizada para retornar o valor máximo em uma lista de argumentos.
( ) ABS: retorna o valor absoluto de um número, utilizando, para isso, um parâmetro com o número e outro com a quantidade de casas decimais a serem utilizadas.
( ) INT: arredonda um número para cima até o número inteiro mais próximo.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

998Q1055653 | Engenharia de Software, Gestão de Projetos em Engenharia de Software, Técnico Analista de Sistemas Modelagem de Sistemas, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A gestão de projetos representa a primeira camada do processo de engenharia de software, ou seja, abrange todo o processo de seu desenvolvimento. A atividade compreendida pelo gerenciamento de projeto de desenvolvimento de software, a qual representa a definição das tarefas que devem ser executadas ao longo do desenvolvimento do software, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

999Q1055147 | Administração Geral, Organizações, Administração, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

No que tange à organização por processos, assinale a alternativa que se traduz como uma de suas características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1000Q1055155 | Engenharia Civil, Estruturas, Engenharia Civil, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A construção civil caracteriza-se pela existência de uma grande variedade de metodologias construtivas, sendo cada uma com suas particularidades. No Brasil, a grande maioria das obras são executadas em estruturas de concreto armado e alvenarias de vedação, com blocos de cimento ou cerâmicos, devido a questões de disponibilidade de material, custos, entre outras. O sistema construtivo de concreto armado tem como característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.