Início

Questões de Concursos MPE PB

Resolva questões de MPE PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q230095 | Direito Civil, Promotor de Justiça, MPE PB, MPE PB

É correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q237584 | Medicina Legal, Promotor de Justiça, MPE PB, MPE PB

Não é característica dos ferimentos produzidos por projétil expelido por arma de fogo a distância:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q644896 | Informática, Linguagens, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Hibernate é um framework que implementa uma solução para persistência de objetos em Java. Nesse sentido, e sobre eleo Hibernate, pode-se afirmar:

I. É uma solução que oculta, para o usuário do framework, a linguagem banco de dados SQL empregada no gerenciamento dos objetos persistentes, não permitindo seu uso direto e, portanto, tornando a SQL transparente para o usuário.

II. Implementa uma solução de mapeamento objeto-relacional para a linguagem Java.

III. Usa arquivos XML com a extensão .hbm.xml para mapear classes Java para tabelas em bancos de dados.

IV. Permite modelar relacionamentos de herança, de associação e de composição.

V. Suporta uma linguagem de consulta própria, denominada HQL (Hibernate Query Language).

Está correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q409431 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Considere a seguinte situação hipotética: Determinado órgão público do Estado da Paraíba nomeia Marcílio para cargo público inexistente. Nesse caso, o ato administrativo de nomeação apresenta vício de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q262777 | Designer Gráfico, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Considere o bloco de código a seguir: script> $(document).ready(function(){ $("div").click(function(){ $(this).hide(); }); }); /script> Este bloco de código utiliza uma biblioteca JavaScript criada para simplificar a programação. Trata-se da biblioteca conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q118919 | Sistemas Operacionais , Analista de Sistemas, MPE PB, FCC

Considere o diagrama abaixo.

2015_08_24_55db163282806.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Sobre este diagrama é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q437399 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

No tocante aos direitos e deveres individuais e coletivos, considere:

I. São a todos assegurados, mediante o pagamento prévio de taxas, o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder.

II. São a todos assegurados, mediante o pagamento prévio de taxas, a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclareci mento de situações de interesse pessoal.

III. Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas.

De acordo com a Constituição Federal, está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q235430 | Direito Penal, Tipicidade, Promotor de Justiça, MPE PB, MPE PB

Analise as proposições abaixo, assinalando a alternativa que contém o correto julgamento acerca delas:

I - Ocorre crime falho quando o agente é interrompido durante a prática dos atos de execução, sem que tenha esgotado tudo aquilo que entendia necessário à consumação do crime.

II - No Estado Democrático de Direito, sob o aspecto da proteção penal, não há nenhuma preponderância do bem jurídico transindividual, de titularidade de caráter não pessoal, de massa ou universal, sobre o individual, de titularidade do particular que o controla e dele dispõe conforme sua vontade.

III - O crime de evasão mediante violência contra a pessoa traduz hipótese de crime de empreendimento.

IV - Não se admite a aplicação do arrependimento posterior no crime de furto qualificado pela destruição ou rompimento de obstáculo, em razão da violência empregada pelo agente na subtração.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q601269 | Biblioteconomia, Planejamento e Orçamento Governamental, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Planejamento é um processo e, como tal, permite que os rumos do plano possam ser revistos em qualquer de suas fases e, conseqüentemente, corrigidos. Essa atividade de percepção dos desvios e de correção é chamada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q319676 | Pedagogia, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:

I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.

II. Agir a partir de situações claramente entendidas.

III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.

IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.

V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q320852 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A educação tem um papel crucial na chamada "sociedade da informática", pois é um dos meios pelos quais os indivíduos serão capazes de compreender e de se situar na contemporaneidade. Assim, é correto afirmar que o educador deverá compreender e utilizar as novas tecnologias (computador e internet) como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q156508 | Medicina, Analista Ministerial Medicina, MPE PB, FCC

Homem de 55 anos é avaliado com queixa crônica de fraqueza e dores articulares. Após exame físico atento é solicitada ressonância magnética de sela turca que evidencia a presença de nódulo hipofisário de 12 mm. Laboratorialmente chama a atenção nível muito elevado de IGF-1 (insulin-like growth factor I). É mais provável o encontro de glicemia de jejum (mg/dL), laudo radiológico e pressão arterial (mmHg), respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q236638 | Legislação dos Tribunais de Justiça, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Promotor de Justiça, MPE PB, MPE PB

São requisitos essenciais para elevação de Comarca à segunda entrância:

I - população mínima de quarenta mil habitantes.

II - extensão territorial mínima de cem quilômetros quadrados.

III - mínimo de dez mil eleitores.

IV - movimento forense anual mínimo de quatrocentos feitos.

V - receita tributária estadual igual à exigida para criação de município no Estado.

A quantidade de itens certos é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q264329 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

O Ministério Público do Estado da Paraíba, após o devido procedimento licitatório, celebrou contrato administrativo com a empresa vencedora do certame. A publicação resumida do instrumento de contrato, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q232647 | Direitos Difusos e Coletivos, Promotor de Justiça, MPE PB, MPE PB

Julgue as seguintes assertivas:
I ? Ao criar uma fundação, seu instituidor deverá declarar a maneira de administrá?la. il ? Na hipótese de o patrimônio ser considerado insuficiente para constituir a fundação, será ele incorporado em outra fundação de fim igual ou semelhante, independentemente de disposição do instituidor.
III ? Não sendo o estatuto elaborado no prazo assinado pelo instituidor, ou, não havendo prazo, em cento e oitenta dias, a incumbência caberá ao Ministério Público.
IV ? É necessária a aprovação pelo Ministério Público para a alteração do estatuto da fundação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q119157 | Redes de Computadores , Analista de Sistemas, MPE PB, FCC

Um Administrador de Redes precisa realizar a administração do serviço de diretório em um ambiente de rede TCP/IP baseado na plataforma Linux. Uma ação correta a ser praticada por ele é utilizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q230801 | Direito Tributário, Limitações Constitucionais Poder Tributar, Promotor de Justiça, MPE PB, MPE PB

Considerando a limitação do poder de tributar, assinale a alternativa correta:

I- Apenas para efeito de iniciar o processo legislativo, pode-se instituir ou majorar tributos por meio de medidas provisórias.

II- Em decorrência de inflação, deflação ou outro aspecto que atinja de algum modo o valor do bem, há que se editar lei, periodicamente, para atualizar a base de cálculo do tributo que incida sobre o mesmo.

III- Dentro de uma atuação discricionária, a autoridade administrativa da União pode alterar as alíquotas dos impostos sobre importação de produtos estrangeiros, operações de crédito, propriedade territorial rural e produtos industrializados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q231343 | Direito Eleitoral, Direitos Políticos, Promotor de Justiça, MPE PB, MPE PB

Considere as assertivas abaixo, assinalando, em seguida, a alternativa que sobre as mesmas contenha o devido julgamento:

I - Na hipótese em que não houver realizado campanha, fica desobrigado da prestação de contas à Justiça Eleitoral o candidato que renunciar à candidatura, dela desistir, for substituído ou tiver seu registro indeferido.

II - O militar alistável que contar com mais de dez anos de serviço será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da posse, para a inatividade.

III - O valor da multa paga em virtude de condenação por crime eleitoral é recolhido ao Fundo Partidário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q263160 | Legislação de Trânsito CTB, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Texto associado.

Atenção: Responda às questões de números 51 a 60 de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Os sinais de trânsito são elementos de sinalização viária que se utilizam de placas, marcas viárias, equipamentos de controle luminoso, dispositivos auxiliares, apitos e gestos, destinados exclusivamente a ordenar ou dirigir o trânsito dos veículos e pedestres. Sobre a sinalização é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q551418 | Informática, Hardware, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Um Técnico de Suporte precisa conectar um computador pessoal (PC) em uma TV. O cabo e o conector corretamente escolhidos e definidos, são baseados no padrão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.