Início

Questões de Concursos MPE RJ

Resolva questões de MPE RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q699091 | Direito Administrativo, Analista do Ministério Público Processual, MPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
Pedro, membro do Ministério Público do Estado Alfa, decidiu se inscrever em concurso público de provas e títulos para o provimento do cargo efetivo WW, afeto ao exercício do magistério em universidade federal.
Considerando que Pedro também exercia o magistério em uma universidade estadual, é correto afirmar que ele:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q232254 | Direito Processual Penal, Promotor de Justiça, MPE RJ, FUJB

Com a reforma processual penal de 2008, foram inseridas várias novidades no arcabouço da lei processual penal, nas fases de recebimento e absolvição sumária. Dentre elas, encontra-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q463507 | Direito Penal, Do Crime, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Luiz foi denunciado pela prática do crime do artigo 313-A do Código Penal, que tipifica a conduta do funcionário de inserir ou facilitar a inserção de dados falsos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública, com o fim de obter indevida vantagem para si ou para outrem ou para causar dano. A infração penal mencionada ostenta a natureza de crime:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q99245 | Direito Constitucional, o Controle Difuso ou Aberto, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Considerando o momento no qual é possível realizar o controle de constitucionalidade, os órgãos que podem exercitá-lo e os efeitos de seu reconhecimento, analise as afirmativas a seguir:

I. O controle preventivo de constitucionalidade é realizado pelo Poder Legislativo.

II. A CRFB/88 estatui que apenas pelo voto da maioria absoluta de seus membros, ou dos membros do respectivo Órgão Especial, os tribunais poderão declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

III. A declaração incidente de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo pelo Supremo Tribunal Federal desfaz, desde sua origem, a eficácia do ato declarado inconstitucional, com efeitos ex tunc para as partes do processo em que houve a declaração.

IV. O controle de constitucionalidade no plano estadual realiza- se por via incidental, sendo que o manejo de ação direta é peculiaridade do plano federal.

Pode-se concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q103858 | Informática, Windows, Analista Administrativo, MPE RJ, NCE UFRJ

Considere as afirmativas abaixo relacionando possíveis modos de executar o programa NOTEPAD.EXE, que faz parte do Microsoft Windows XP:

I. Entrar no menu Iniciar, clicar em Executar, digitar notepad.exe, clicar OK;

II. Abrir o Windows Microsoft Internet Explorer, digitar no campo de endereço http://notepad.exe, teclar enter;

III. Clicar em espaço vazio do desktop com o botão direito do mouse, clicar em Novo, clicar em Pasta.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q101334 | Português, Ortografia, Analista Administrativo, MPE RJ, NCE UFRJ

Texto associado.

Imagem 004.jpg
Imagem 005.jpg

O primeiro parágrafo emprega por duas vezes a palavra "já". Seus valores morfológicos são idênticos, mas semanticamente se distinguem. A frase abaixo em que a palavra "já" está empregada com um terceiro valor semântico é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q416473 | Direito Civil, Tutela e Curatela, Secretario de Procuradoria, MPE RJ, NCE

São legitimados para requerer a interdição do pródigo somente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q99109 | Direito Constitucional, Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão ADO, Analista Administrativo, MPE RJ, NCE UFRJ

Acerca da declaração de inconstitucionalidade por omissão, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q434224 | Direito Constitucional, Saúde, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Em matéria de tutela coletiva da saúde, de acordo com o texto constitucional, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com algumas diretrizes, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q100928 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Sobre os Princípios Institucionais do Ministério Público, analise as afirmativas a seguir:

I. Segundo o Princípio da Unidade, sob o prisma orgânico e administrativo, podemos falar em unidade no que tange aos Ministérios Públicos dos Estados e ao seu congênere da União.

II.É o Princípio da Unidade que legitima a atuação do Ministério Público Federal, junto aos Tribunais Superiores, nas ações ajuizadas pelos Ministérios Públicos Estaduais.

III. É o Princípio da Indivisibilidade que permite ao membro do Ministério Público, quando se fazer necessário, substituir outro, sem qualquer prejuízo ao exercício da atividade ministerial.

IV. Ainda que os membros do Ministério Público assumam posições divergentes em relação ao mesmo fato, tal, à luz do Princípio da Independência Funcional, em nada afetará a unidade da Instituição.

Estão corretas somente as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q702602 | Direito Civil, Analista do Ministério Público Processual, MPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
Alcebíades encomendou a Jeremias um celular modelo X, pagando-lhe antecipadamente. Dias depois, Jeremias procurou Alcebíades, para ofertar-lhe, em substituição ao modelo X, um aparelho de celular modelo Y. Alcebíades resignou-se e aceitou o telefone ofertado no lugar do devido. Entretanto, pouco depois, foi abordado pela polícia, que apreendeu o celular recebido, pois o aparelho tinha sido roubado por Jeremias.
Diante disso, Alcebíades pode exigir de Jeremias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q702937 | Direito Penal, Crimes contra o Patrimônio, Analista do Ministério Público Processual, MPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
Hugo estava em via pública com seu currículo na mão, considerando o fato de estar desempregado. Ao observar aquela situação, Carlos apresentou-se como funcionário da sociedade empresária que funcionava naquela rua e afirmou que teria um emprego para oferecer a Hugo. Para isso, Hugo precisaria inicialmente apresentar seus documentos. Posteriormente, Carlos solicitou que Hugo lhe entregasse seu aparelho de telefonia celular, afirmando que iria ao interior do estabelecimento comercial para registrar o wi-fi no aparelho. Hugo, então, entregou a Carlos seu celular e permitiu que ele fosse ao estabelecimento, combinando de aguardá-lo em via pública. Uma hora depois, entendendo que Carlos estava demorando, Hugo o procurou no estabelecimento, descobrindo que, na verdade, Carlos nunca trabalhara no local e que deixara a localidade na posse do seu telefone assim que o recebeu.
Os fatos são informados ao Ministério Público.
Com base apenas nas informações expostas, a conduta de Carlos condiz com a figura típica do crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q103410 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Jonas, Promotor de Justiça, respondeu a procedimento administrativo disciplinar que resultou em arquivamento, por decisão transitada em julgado proferida por órgão colegiado, em grau recursal, que modificou a decisão anterior que lhe havia aplicado a sanção de suspensão.

Acerca do contexto fático acima, analise as afirmativas a seguir:

I. de fato, inexiste a possibilidade de alteração da decisão de arquivamento, face à imutabilidade decorrente do trânsito em julgado;
II. poderia eventual interessado, inconformado com a decisão de arquivamento, solicitar ao Conselho Nacional do Ministério Público a revisão de tal ato administrativo, mesmo que decorridos 06 (seis) meses do seu trânsito em julgado;
III. o órgão colegiado que proferiu a decisão de arquivamento, no âmbito da estrutura administrativa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, é o Conselho Superior do Ministério Público;
IV. dada a natureza da sanção inicialmente aplicada ao Promotor de Justiça, de acordo com a Lei Complementar n° 106/03, teria esta sido imposta pelo Procurador-Geral de Justiça.

As afirmativas corretas são somente:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q698427 | Direito Administrativo, Intervenção do Estado na Propriedade, Analista do Ministério Público Processual, MPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
O Prefeito do Município Alfa editou decreto no qual informava que o Poder Público utilizaria, por seis meses, os serviços e as instalações do único hospital privado da região. A decisão decorreu do fato de o nosocômio ter informado que cessaria o atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde, o que comprometeria o serviço de saúde no Município.
À luz da sistemática legal, a situação narrada caracteriza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q104004 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

A planilha abaixo foi criada no EXCEL 2007 BR. Nela, os dados mostrados nas colunas B, C, D e E foram digitados, enquanto que nas células de F5 a F7 foram utilizadas expressões, com base nas condições listadas a seguir.

• se a quantidade existente for inferior à mínima, na célula de situação deve ser mostrada a mensagem “REPOR”;

• se a quantidade existente for igual à mínima, na célula de situação deve ser mostrada a mensagem “ATENÇÃO”;

• se a quantidade existente for superior à mínima, na célula de situação deve ser mostrada a mensagem “SATISFATÓRIA”.

Imagem 009.jpg

A expressão inserida em F5 é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q233876 | Direito Eleitoral, Direitos Políticos, Promotor de Justiça, MPE RJ, FUJB

No tocante às condições de elegibilidade e às causas de inelegibilidade, analise as seguintes proposições:
I. Enquanto as condições de elegibilidade podem estar previstas na Constituição Federal e em leis ordinárias, as causas de inelegibilidade devem estar contempladas na Constituição Federal e em leis complementares.
II. Nos termos da Constituição Federal, são sempre inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.
III. O alistamento eleitoral é pressuposto para o exercício do direito de votar, não sendo exigido, contudo, para que o cidadão possa se eleger, bastando para esta última hipótese sua prévia fliação partidária.
IV. Nos termos da legislação vigente, são inelegíveis para qualquer cargo aqueles que forem condenados por crimes eleitorais para os quais a lei comine pena privativa de liberdade, desde a condenação até o transcurso do prazo de 08 (oito) anos após o cumprimento da pena, impondo-se, todavia, prévio trânsito em julgado da condenação criminal para confguração da inexigibilidade, em respeito ao princípio constitucional do estado de inocência.
V. Constitui crime eleitoral a arguição de inelegibilidade deduzida de forma temerária ou de manifesta má-fé.

Estão corretas somente as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q701102 | Direito Constitucional, Técnico do Ministério Público Administrativa, MPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
João, renomado jornalista, recebeu de determinada fonte vídeo contendo imagens e áudio em que José, Prefeito Municipal, aparece recebendo propina para favorecer determinada sociedade empresária em certa licitação. Inconformado, José ingressa com medida judicial pleiteando a proibição de veiculação do vídeo pelo jornalista e a obrigação de fazer para ele indicar o nome da pessoa que lhe entregou o vídeo.
De acordo com o texto constitucional, o pleito de José:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q235298 | Direito Ambiental, Promotor de Justiça, MPE RJ, FUJB

Fábio Biscoito, cidadão exemplar na defesa do meio ambiente, oferta representação ao Ministério Público Estadual demonstrando o seu interesse em solucionar a questão da necessidade de averbação da reserva legal das propriedades rurais no cartório competente do Município de Quissamã. Afirma, ainda, que é proprietário de várias fazendas no município, com diversas plantações, e possui interesse em solucionar a questão. Atuando na Promotoria de Tutela Coletiva com atribuição, para possibilitar uma futura assinatura de termo de ajustamento de conduta, deve- se considerar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q705501 | Direito Processual Civil, Do Ministério Público, Oficial do Ministério Público Administrativa, MPE RJ, FGV, 2019

André foi condenado em primeira instância pela prática de um crime de latrocínio e, como respondeu ao processo na condição de preso, foi extraída carta de execução provisória. Durante a execução provisória de sua pena, André foi encontrado com vários aparelhos de telefonia celular e uma faca escondidos em sua cama. Descobertos os fatos por agentes penitenciários, André:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q397345 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Secretario de Procuradoria, MPE RJ, NCE

É inexigível a licitação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.