Início

Questões de Concursos MPE RS

Resolva questões de MPE RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q982331 | Informática, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

O MPRS utiliza o navegador Mozilla Firefox para navegar na internet e acessar diversas ferramentas online relacionadas à sua atuação. Em uma situação em que um servidor do núcleo de informática está navegando em um site institucional e precisa salvar a página atual nos favoritos para consultá-la posteriormente, quais atalhos de teclado ele deverá utilizar para realizar essa tarefa de forma mais rápida?

(Obs.: o caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

862Q978497 | Arquitetura de Software, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

Kubernetes é uma plataforma open-source de orquestração de contêineres projetada para automatizar a implantação, a escalabilidade e o gerenciamento de aplicativos em contêineres. Originalmente desenvolvida pelo Google, é amplamente adotada em ambientes de produção, especialmente em sistemas distribuídos que envolvem múltiplos contêineres. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a unidade mais básica de implantação, dentro de um cluster Kubernetes, responsável por executar um ou mais contêineres.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

863Q982338 | Legislação do Ministério Público, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

De acordo com a Lei nº 8.625/1993, que dispõe sobre a organização do Ministério Público dos Estados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q978502 | Redes de Computadores, Segurança de Redes, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

O MPRS está revisando a infraestrutura de TI para garantir maior segurança nas comunicações e acesso aos sistemas internos. A rede corporativa do MPRS possui dados sensíveis relacionados a processos judiciais e informações de investigações, que precisam ser protegidos contra acessos não autorizados. Com a implementação de uma rede mais robusta e a crescente necessidade de filtrar e bloquear tentativas de ataques e acessos não autorizados, os administradores de TI decidem configurar um dispositivo que seja capaz de monitorar e controlar o tráfego da rede, assegurando que apenas usuários autenticados possam acessar os sistemas internos de forma segura.

Com base nesse cenário, assinale a alternativa que apresenta o equipamento de rede que deve ser utilizado para atender a essa necessidade de infraestrutura do MPRS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q978504 | Segurança da Informação, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

A criptografia de dados é uma técnica essencial para proteger informações sensíveis, transformando-as em um formato ilegível para que apenas pessoas ou sistemas autorizados possam acessá-las. Essa prática é amplamente utilizada em diversas aplicações de segurança, como no envio de dados pela internet, garantindo a privacidade e a integridade da comunicação.

Existem dois tipos principais de criptografia: simétrica e assimétrica. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta um algoritmo de criptografia assimétrica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q982348 | Português, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


DeepSeek, OpenAI, Microsoft, Alibaba, a água, a Amazônia e a COP30


'Busca profunda' que devemos almejar é ampliar a consciência hídrica dos povos; avanço da inteligência artificial depende de recurso escasso

Adriano Stringhini
Professor da Fundação Dom Cabral, é membro do Imagine Brasil, do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV e do “Todos pela COP30”; ex-diretor da Sabesp


Muito se tem falado sobre inteligência artificial após as versões 4.0 de DeepSeek e Alibaba surgirem. A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, diz que “iremos beber da fonte”. É nesse contexto que ouso emitir parcas reflexões sobre o impacto ambiental do avanço da IA no consumo de água e energia.


Horas na Netflix, redes sociais, e-mails, transacionar criptomoedas. Tudo isso pede uma colossal infraestrutura global, “cidades data centers” e cabos que dariam mais de 80 voltas na Terra. Alimentar as plataformas online exige mais potência das máquinas, o que implica maior consumo de água e energia.


A Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que, em 2022, os data centers consumiram 460 terawatt-hora (TWh) de energia no planeta. Com o crescimento da IA, esse consumo aumentará para 1.050 TWh até 2026. O valor é o dobro do consumo anual de energia elétrica no Brasil, de aproximadamente 500 TWh. [...]


Esses sistemas, a pleno vapor, precisam de ventilação para evitar o superaquecimento. Esse resfriamento, para ser eficiente (leia-se menor custo), utiliza muita água, um recurso escasso. Além disso, sabemos que os chips usados no treinamento de IA consomem muito mais água do que os de servidores comuns (acelerado pelo forte investimento em IA generativa em 2022). [...]


Diante desse cenário, é preciso “beber da fonte”, mas devemos lembrar que nós somos a fonte. Brasil e a Amazônia são a fonte principal de água do mundo, que, ao final, é essencial para sistemas de IA. Água é energia — e, como bem lembrou o filme Matrix (1999), não há inteligência artificial sem energia.


A Amazônia é um oceano subterrâneo, com volume total de 162 mil quilômetros cúbicos, o que é chamado pelos cientistas de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga). Essa água nutre toda a vida da Amazônia, do planeta. O Saga seria capaz de abastecer o planeta inteiro durante 250 anos. São mais de 150 quatrilhões de litros de água doce, o nosso verdadeiro petróleo.


Frise-se: não estou sugerindo que se use água da Amazônia para resfriar data centers. O que proponho aqui é que a sociedade gaste tempo no Google pesquisando mais sobre como economizar água e levar saneamento para todos em vez de gastá-la pesquisando no Google, ChatGPT e DeepSeek qual dos três é melhor ou pior, ou mais ou menos seguro. Afinal, sem água no mundo, nenhum dos três irá funcionar.


Na COP30, que ocorrerá em Belém, em novembro, teremos a oportunidade de falar sobre a importância de ampliar o reúso da água para a refrigeração dos data centers, mas, principalmente, alertar o mundo sobre a necessidade de preservar a “Amazônia hídrica”, os rios voadores e os rios/oceanos subterrâneos. [...]


Sem verde não há água; sem água não há verde; sem verde e sem água não há vida — nem natural nem artificial. Essa é a verdadeira “busca profunda” (“deep seek”) que devemos almejar: ampliar a resiliência e a consciência hídrica dos povos.


Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/02/deepseekopenai-microsoft-alibaba-a-agua-a-amazonia-e-a-cop30.shtml. Acesso em: 26 mar. 2025.
Assinale a alternativa em que o termo destacado pode ser substituído pelo que está entre parênteses sem que isso altere o sentido geral do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q982607 | Serviço Social, Violência e Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

De acordo com a Lei n° 11.340/2006, constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, algumas medidas protetivas de urgência. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas medidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q983642 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

No sistema endócrino, uma das glândulas tem um papel central no controle das funções de várias outras glândulas do corpo humano, regulando a liberação de hormônios que afetam o crescimento, a reprodução e o metabolismo. Essa glândula está localizada no cérebro, abaixo do hipotálamo. Qual é o nome dessa glândula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q982401 | Matemática, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Em um dos departamentos do Ministério Público, um colaborador consegue disparar, em 20 minutos, 60 e-mails. Se ele mantiver a mesma proporção, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q982406 | Contabilidade Pública, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Aspecto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público que compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros desse aspecto são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto.

O conceito apresentado refere-se ao aspecto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q982409 | Contabilidade Geral, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Quanto à Demonstração do Valor Adicionado (DVA), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Serão incluídas, na primeira parte da DVA, as formas com que a riqueza obtida pela entidade foi distribuída detalhadamente.

II. Na segunda parte da DVA, um dos componentes é a remuneração de capitais de terceiros, que são valores pagos ou creditados aos financiadores externos de capital, como juros, royalties, franquia e direitos autorais.

III. O custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros.

Desse modo, essas contas irão compor a primeira parte da DVA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

872Q978471 | Legislação do Ministério Público, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

Com base na Resolução nº 276/2023 do CNMP, que instituiu a Política Nacional do Ministério Público Digital (MP Digital), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q982571 | Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, MPE RS, AOCP, 2025

De acordo com a NR-3, o auditor fiscal do trabalho deve determinar a interdição ou o embargo com base na avaliação de riscos. Nesse sentido, a caracterização do grave e iminente risco deve considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q982334 | Informática, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

No editor de planilhas Excel 365 (em português), as funcionalidades estão organizadas em guias de funcionalidades que, por sua vez, estão dispostas em grupos; uma dessas guias é a guia Dados. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um grupo encontrado nessa guia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q982347 | Português, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


DeepSeek, OpenAI, Microsoft, Alibaba, a água, a Amazônia e a COP30


'Busca profunda' que devemos almejar é ampliar a consciência hídrica dos povos; avanço da inteligência artificial depende de recurso escasso

Adriano Stringhini
Professor da Fundação Dom Cabral, é membro do Imagine Brasil, do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV e do “Todos pela COP30”; ex-diretor da Sabesp


Muito se tem falado sobre inteligência artificial após as versões 4.0 de DeepSeek e Alibaba surgirem. A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, diz que “iremos beber da fonte”. É nesse contexto que ouso emitir parcas reflexões sobre o impacto ambiental do avanço da IA no consumo de água e energia.


Horas na Netflix, redes sociais, e-mails, transacionar criptomoedas. Tudo isso pede uma colossal infraestrutura global, “cidades data centers” e cabos que dariam mais de 80 voltas na Terra. Alimentar as plataformas online exige mais potência das máquinas, o que implica maior consumo de água e energia.


A Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que, em 2022, os data centers consumiram 460 terawatt-hora (TWh) de energia no planeta. Com o crescimento da IA, esse consumo aumentará para 1.050 TWh até 2026. O valor é o dobro do consumo anual de energia elétrica no Brasil, de aproximadamente 500 TWh. [...]


Esses sistemas, a pleno vapor, precisam de ventilação para evitar o superaquecimento. Esse resfriamento, para ser eficiente (leia-se menor custo), utiliza muita água, um recurso escasso. Além disso, sabemos que os chips usados no treinamento de IA consomem muito mais água do que os de servidores comuns (acelerado pelo forte investimento em IA generativa em 2022). [...]


Diante desse cenário, é preciso “beber da fonte”, mas devemos lembrar que nós somos a fonte. Brasil e a Amazônia são a fonte principal de água do mundo, que, ao final, é essencial para sistemas de IA. Água é energia — e, como bem lembrou o filme Matrix (1999), não há inteligência artificial sem energia.


A Amazônia é um oceano subterrâneo, com volume total de 162 mil quilômetros cúbicos, o que é chamado pelos cientistas de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga). Essa água nutre toda a vida da Amazônia, do planeta. O Saga seria capaz de abastecer o planeta inteiro durante 250 anos. São mais de 150 quatrilhões de litros de água doce, o nosso verdadeiro petróleo.


Frise-se: não estou sugerindo que se use água da Amazônia para resfriar data centers. O que proponho aqui é que a sociedade gaste tempo no Google pesquisando mais sobre como economizar água e levar saneamento para todos em vez de gastá-la pesquisando no Google, ChatGPT e DeepSeek qual dos três é melhor ou pior, ou mais ou menos seguro. Afinal, sem água no mundo, nenhum dos três irá funcionar.


Na COP30, que ocorrerá em Belém, em novembro, teremos a oportunidade de falar sobre a importância de ampliar o reúso da água para a refrigeração dos data centers, mas, principalmente, alertar o mundo sobre a necessidade de preservar a “Amazônia hídrica”, os rios voadores e os rios/oceanos subterrâneos. [...]


Sem verde não há água; sem água não há verde; sem verde e sem água não há vida — nem natural nem artificial. Essa é a verdadeira “busca profunda” (“deep seek”) que devemos almejar: ampliar a resiliência e a consciência hídrica dos povos.


Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/02/deepseekopenai-microsoft-alibaba-a-agua-a-amazonia-e-a-cop30.shtml. Acesso em: 26 mar. 2025.
Em relação ao emprego dos verbos em destaque nos seguintes excertos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q982372 | Biologia, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

No Rio Grande do Sul, o javali (Sus scrofa) foi introduzido com o intuito de ser utilizado para a caça esportiva, mas acabou se tornando uma espécie invasora, afetando significativamente os ecossistemas locais. Considerando os impactos ecológicos dessa espécie, assinale a alternativa que melhor descreve os fatores que contribuem para o seu status de invasora no estado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q982398 | Direito Administrativo, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Em relação às modalidades de licitação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O concurso é a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor.

II. O pregão é a modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.

III. O diálogo competitivo é a modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

878Q982553 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, MPE RS, AOCP, 2025

Na elaboração de um projeto de alvenaria estrutural, um dos responsáveis técnicos da equipe indicou que devem ser considerados os estados-limite últimos e os estados-limite de serviço. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta um estado-limite de serviço a ser considerado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q982560 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, MPE RS, AOCP, 2025

Considerando as estações de tratamento de esgoto, quanto aos processos e mecanismos para o tratamento de lodos (fase sólida), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q978483 | Português, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

Texto associado.
DESCONECTAR PARA CONECTAR

Proibir celulares nas escolas é só o começo: desafio
maior é preparar jovens para interagirem de forma
saudável tanto no mundo real quanto no virtual

Stéphanie Habrich
Fundadora e diretora-executiva dos jornais Joca e Tino Econômico

O início do ano letivo trouxe polêmica com a lei que baniu celulares nas escolas. A pausa forçada no uso das telas gera resistência, mas levanta uma questão importante: isso realmente criará um ambiente de aprendizado mais saudável?
A ciência mostra benefícios claros dessa restrição: maior concentração e foco, redução da ansiedade, melhora na interação social e no contato humano. Além disso, combater o cyberbullying e incentivar atividades físicas significativos. e culturais são ganhos O “detox digital” também pode fortalecer o senso crítico e a autonomia dos estudantes.
Essa mudança, porém, exige acolhimento e conscientização. É essencial ouvir as preocupações dos alunos e explicar os benefícios. Pais e professores também precisam entender os impactos do uso excessivo da tecnologia, promovendo debates sobre saúde mental e dependência digital.
Pesquisas indicam que o excesso de telas compromete habilidades cognitivas essenciais, como memória e criatividade, além de estar associado a transtornos do sono e aumento da impulsividade. Escolas que já adotaram essa medida ao redor do mundo notam melhores resultados acadêmicos e maior engajamento em atividades extracurriculares.
Claro, a tecnologia é indispensável no mundo atual e pode ser uma grande aliada no aprendizado. O desafio está no equilíbrio entre seus benefícios e a necessidade de desenvolver habilidades interpessoais e emocionais. Cabe aos adultos orientar crianças e jovens no uso seguro e responsável das telas.
A educação midiática é um caminho essencial nessa jornada. Ensinar a diferenciar informações confiáveis de fake news fortalece o pensamento crítico e reduz a vulnerabilidade à desinformação. Esse processo começa cedo e se torna fundamental para a autonomia intelectual dos estudantes.
O afastamento do celular nas escolas também resgata o aprendizado ativo, incentivando a resolução de problemas, a colaboração em projetos e o desenvolvimento da criatividade sem distrações digitais. A aprendizagem significativa acontece quando há espaço para reflexão, troca de ideias e experimentação.
Reduzir o uso de celulares contribui para um futuro mais saudável, tanto para os estudantes quanto para seus relacionamentos. Mais do que proibir a tecnologia, trata-se de construir um ambiente que desenvolva habilidades essenciais para a vida e o mercado de trabalho, como empatia, resiliência e argumentação.
A discussão sobre o uso de celulares nas escolas vai além de evitar distrações em salas de aula. É uma oportunidade de repensar o papel da escola e o tipo de sociedade que queremos construir. A proibição é apenas o começo: o verdadeiro desafio está em preparar os jovens para interagirem de forma saudável tanto no mundo real quanto no virtual.
Os jornais Joca e Tino Econômico, voltados ao público infantojuvenil e seus educadores, acompanham temas atuais como o “brain rot” — ou “apodrecimento cerebral”—, causado pelo consumo excessivo de conteúdos digitais de baixa qualidade. Afinal, informação sem reflexão é só ruído.

Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/03/desconectar-para conectar.shtml. Acesso em: 26 mar. 2025.
Em relação à organização geral do texto, NÃO é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.