Início

Questões de Concursos MPE RS

Resolva questões de MPE RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q978488 | Segurança da Informação, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

Determinada instituição pública, como parte de suas operações diárias, lida com uma vasta quantidade de dados confidenciais relacionados a investigações e processos judiciais. Durante a manutenção dos sistemas utilizados para armazenar e processar essas informações, foi identificado um problema em que registros de processos haviam sido alterados indevidamente, comprometendo a confiabilidade das informações contidas nos sistemas. Para garantir que tais incidentes não se repitam, o setor de Tecnologia da Informação (TI) da instituição implementou novas políticas de segurança e adotou um princípio fundamental para proteger os dados em todas as fases de seu ciclo de vida, assegurando que não haja alterações não autorizadas nas informações.

Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o princípio de segurança da informação que foi reforçado para garantir que os dados permaneçam corretos e completos, sem alterações indevidas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q978495 | Informática, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

As redes neurais, inspiradas no funcionamento do cérebro humano, são uma parte fundamental da Inteligência Artificial (IA). Elas consistem em camadas de unidades, chamadas neurônios, que processam informações e aprendem a partir de dados. Essas redes são aplicadas em diversas áreas, como classificação, previsão, reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural e visão computacional. Dentre os algoritmos utilizados em IA, alguns são redes neurais, enquanto outros pertencem a diferentes categorias de aprendizado de máquina. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta um algoritmo de rede neural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q982339 | Legislação do Ministério Público, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Conforme a Lei Estadual nº 6.536/1973, que dispõe sobre o Estatuto do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, são requisitos para ingresso na carreira, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q982340 | Direito Penal, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Um servidor público, responsável pelo almoxarifado de um órgão governamental, está desviando, para uso particular, materiais de expediente adquiridos para a repartição. Ele retira regularmente caixas de papel, toners de impressora e outros insumos para utilizar em sua residência. Diante dessa situação hipotética, é correto afirmar que ele está cometendo o crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q978503 | Redes de Computadores, Modelo OSI, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

O modelo OSI (Open Systems Interconnection) é uma arquitetura de rede que divide a comunicação de dados em sete camadas, cada uma responsável por funções específicas, desde a transmissão física até a interação com o usuário. Com isso, ele facilita o entendimento e o desenvolvimento de redes e protocolos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a camada que está entre a camada de apresentação e a camada de transporte, ou seja, a camada que fica abaixo da camada de apresentação e acima da camada de transporte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q982345 | Biologia, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


DeepSeek, OpenAI, Microsoft, Alibaba, a água, a Amazônia e a COP30


'Busca profunda' que devemos almejar é ampliar a consciência hídrica dos povos; avanço da inteligência artificial depende de recurso escasso

Adriano Stringhini
Professor da Fundação Dom Cabral, é membro do Imagine Brasil, do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV e do “Todos pela COP30”; ex-diretor da Sabesp


Muito se tem falado sobre inteligência artificial após as versões 4.0 de DeepSeek e Alibaba surgirem. A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, diz que “iremos beber da fonte”. É nesse contexto que ouso emitir parcas reflexões sobre o impacto ambiental do avanço da IA no consumo de água e energia.


Horas na Netflix, redes sociais, e-mails, transacionar criptomoedas. Tudo isso pede uma colossal infraestrutura global, “cidades data centers” e cabos que dariam mais de 80 voltas na Terra. Alimentar as plataformas online exige mais potência das máquinas, o que implica maior consumo de água e energia.


A Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que, em 2022, os data centers consumiram 460 terawatt-hora (TWh) de energia no planeta. Com o crescimento da IA, esse consumo aumentará para 1.050 TWh até 2026. O valor é o dobro do consumo anual de energia elétrica no Brasil, de aproximadamente 500 TWh. [...]


Esses sistemas, a pleno vapor, precisam de ventilação para evitar o superaquecimento. Esse resfriamento, para ser eficiente (leia-se menor custo), utiliza muita água, um recurso escasso. Além disso, sabemos que os chips usados no treinamento de IA consomem muito mais água do que os de servidores comuns (acelerado pelo forte investimento em IA generativa em 2022). [...]


Diante desse cenário, é preciso “beber da fonte”, mas devemos lembrar que nós somos a fonte. Brasil e a Amazônia são a fonte principal de água do mundo, que, ao final, é essencial para sistemas de IA. Água é energia — e, como bem lembrou o filme Matrix (1999), não há inteligência artificial sem energia.


A Amazônia é um oceano subterrâneo, com volume total de 162 mil quilômetros cúbicos, o que é chamado pelos cientistas de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga). Essa água nutre toda a vida da Amazônia, do planeta. O Saga seria capaz de abastecer o planeta inteiro durante 250 anos. São mais de 150 quatrilhões de litros de água doce, o nosso verdadeiro petróleo.


Frise-se: não estou sugerindo que se use água da Amazônia para resfriar data centers. O que proponho aqui é que a sociedade gaste tempo no Google pesquisando mais sobre como economizar água e levar saneamento para todos em vez de gastá-la pesquisando no Google, ChatGPT e DeepSeek qual dos três é melhor ou pior, ou mais ou menos seguro. Afinal, sem água no mundo, nenhum dos três irá funcionar.


Na COP30, que ocorrerá em Belém, em novembro, teremos a oportunidade de falar sobre a importância de ampliar o reúso da água para a refrigeração dos data centers, mas, principalmente, alertar o mundo sobre a necessidade de preservar a “Amazônia hídrica”, os rios voadores e os rios/oceanos subterrâneos. [...]


Sem verde não há água; sem água não há verde; sem verde e sem água não há vida — nem natural nem artificial. Essa é a verdadeira “busca profunda” (“deep seek”) que devemos almejar: ampliar a resiliência e a consciência hídrica dos povos.


Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/02/deepseekopenai-microsoft-alibaba-a-agua-a-amazonia-e-a-cop30.shtml. Acesso em: 26 mar. 2025.
A partir da leitura do texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q982383 | Direito Ambiental, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Um biólogo foi contratado por uma empresa de consultoria ambiental para realizar um estudo sobre o uso sustentável de áreas naturais em uma região do Rio Grande do Sul. A empresa está planejando a criação de uma unidade de conservação que permita o uso de recursos naturais de forma controlada e que, ao mesmo tempo, proteja a biodiversidade local. O biólogo, ao analisar o projeto, percebe que a área proposta deve permitir atividades como turismo, pesquisa científica e o manejo sustentável de recursos naturais.

Com base na Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), qual das alternativas a seguir apresenta o tipo de unidade de conservação mais adequada para esse projeto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q982402 | Direito Financeiro, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Quanto à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q982547 | Português, Engenharia Civil, MPE RS, AOCP, 2025

Texto associado.

Os impactos ambientais da computação

Intensivo em uso de energia e água, o setor responde por 1,7% das emissões de carbono na atmosfera; uma nova área de pesquisa surge para lidar com o problema

Parte essencial da vida moderna, a computação está em todos os lugares. É difícil imaginar o cotidiano sem os recursos do mundo digital, como internet, redes sociais, streaming de vídeo, programas de inteligência artificial e os mais variados
aplicativos. Governos, organizações e empresas de diversos setores dependem cada vez mais das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O crescente aumento da demanda computacional, contudo, gera impactos no meio ambiente. Estima-se que entre 5% e 9% da energia elétrica consumida no mundo se destine à infraestrutura de TI e comunicações em geral e ao seu uso. A Agência Internacional de Energia (IEA) alerta para uma tendência de forte aumento nessa demanda. O gasto energético de data centers, instalações com robusto poder de armazenamento e processamento de dados, e dos setores de inteligência artificial (IA) e criptomoedas, segundo a entidade, poderá dobrar no mundo em 2026 em relação a 2022, quando foi de 460 terawatts-hora (TWh) – naquele mesmo ano, o Brasil consumiu 508 TWh de energia elétrica.

“O uso de energia é inerente à computação”, constata a cientista da computação Sarajane Marques Peres, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e pesquisadora do Centro de Inteligência Artificial C4AI, financiado por FAPESP e IBM. [...]

“Todas as nossas atividades digitais, como navegar na internet, acessar redes sociais, participar de videoconferências e enviar fotos para os amigos, têm, em última instância, efeitos sobre o ambiente”, aponta a cientista da computação Thais Batista, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professora do Departamento de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A energia destinada aos data centers é usada não apenas para a operação dos servidores, mas também para manter em funcionamento seu sistema de refrigeração. “Por trabalharem sem parar em processamento numérico, os computadores aquecem, emitem calor e precisam ser resfriados e mantidos em uma temperatura razoavelmente baixa”, ressalta o cientista da computação Marcelo Finger, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. “A depender da matriz que produz essa energia, haverá mais ou menos efeitos nocivos no ambiente”, afirma Peres, referindo-se à emissão de dióxido de carbono (CO₂) quando são queimados combustíveis fósseis para a obtenção da energia elétrica utilizada.

Google, Microsoft, Apple, Amazon e outras grandes multinacionais de tecnologia, as chamadas big techs, comprometeram-se a zerar suas emissões de carbono até 2030 – segundo especialistas ouvidos pela reportagem, não há indícios de que esse objetivo possa ser atingido. Em 2023, último ano com dados disponíveis, as emissões dessas companhias cresceram principalmente por causa dos sistemas de inteligência artificial, que demandam grande poder de processamento – e, portanto, elevada carga energética – para serem treinados e funcionar.

O aumento do consumo de energia e da emissão de carbono não é o único fator que preocupa. O uso intensivo de água por data centers para manter em operação seus sistemas de refrigeração, bem como a emissão de calor no ambiente, também acendem um sinal de alerta. “O consumo hídrico é uma preocupação mais recente, visto que a maioria dos grandes data centers usa refrigeração líquida para seus equipamentos de grande porte”, ressalta o bacharel em computação científica Álvaro Luiz Fazenda, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus de São José dos Campos. Uma das soluções é usar fontes de água não potável para realizar os processos de resfriamento.

A exploração muitas vezes insustentável de elementos terras-raras e outros minerais, como silício, cobre e lítio, usados para a produção de discos rígidos, chips e baterias, e o descarte de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos que rapidamente se tornam obsoletos, também elevam a pressão da computação sobre os ecossistemas. [...]

Buscando enfrentar o problema, uma nova área de estudos, conhecida como computação verde ou sustentável, tem ganhado força no Brasil e no mundo. “Ela se refere ao conjunto de práticas, técnicas e procedimentos aplicados à fabricação, ao uso e ao descarte de sistemas computacionais com a finalidade de minimizar seu impacto ambiental”, explica o pesquisador da UFABC.

A fim de alcançar esse objetivo, várias práticas têm sido propostas, como elevar a eficiência energética de hardwares e softwares, permitindo que realizem as mesmas operações consumindo menos energia. Projetar sistemas mais duradouros, reparáveis e recicláveis, que reduzam a geração de lixo eletrônico, é outra abordagem, assim como priorizar o emprego de materiais sustentáveis na produção e operação de dispositivos computacionais e o uso de energias renováveis em data centers. [...]

Reduzir o gasto energético dos sistemas de inteligência artificial foi o que tentaram fazer os pesquisadores da startup chinesa DeepSeek. O chatbot DeepSeek-V3, lançado no fim de janeiro, causou surpresa ao apresentar desempenho comparável ao dos modelos da OpenAI e do Google, mas com custo substancialmente menor.

“O DeepSeek é um exemplo de que é possível desenvolver IA de boa qualidade usando menos recursos computacionais e energia”, ressalta o cientista da computação Daniel de Angelis Cordeiro, da EACH-USP. “Investir em pesquisa de algoritmos mais eficientes e em melhorias na gestão dos recursos computacionais usados nas etapas de treinamento e inferência pode contribuir para a criação de uma IA mais sustentável.” [...]


Adaptado de: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactosambientais-da-computacao/ Acesso em: 15 mar. 2025.

Considerando elementos fonéticos e fonológicos de determinados trechos do texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q982577 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Engenharia de Segurança do Trabalho, MPE RS, AOCP, 2025

Um engenheiro de segurança do trabalho está avaliando se um ambiente é considerado espaço confinado. Um dos requisitos é saber se no ambiente existe ou pode existir atmosfera perigosa. Conforme a NR-33, assinale a alternativa que apresenta uma condição que, se estiver presente, a atmosfera será considerada perigosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q982332 | Direito Digital, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

A LGPD (Lei nº 13.709/2018) é a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais, garantindo transparência, segurança e direitos aos titulares, além de impor obrigações para empresas e órgãos públicos no uso dessas informações, sendo que, em seu Capítulo I, Disposições Preliminares, o artigo 5º define termos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta o conceito condizente com a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q978494 | Informática, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

O Aprendizado de Máquina (Machine Learning – ML) é uma subárea da Inteligência Artificial (IA) que capacita os sistemas a “aprenderem” a partir de dados, ou seja, a ajustarem seu comportamento com base em padrões identificados nos dados, sem a necessidade de programação explícita para cada tarefa. Em vez de serem programados para realizar tarefas específicas, os algoritmos de aprendizado de máquina analisam dados, detectam padrões e fazem previsões ou tomam decisões baseadas nesse aprendizado. Considerando isso, assinale a alternativa que apresenta a técnica de aprendizado de máquina que agrupa dados de maneira que os itens dentro de um grupo sejam mais semelhantes entre si e diferentes de outros grupos. Exemplo: segmentação de clientes com base em seu comportamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q982592 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Uma assistente social foi intimada a depor como testemunha a respeito de situação sigilosa sobre a qual teve conhecimento no exercício profissional. Sem saber como agir, ela entrou em contato com o Conselho Regional de Serviço Social, onde foi corretamente orientada que, de acordo com o Código de Ética do/a Assistente Social,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q982397 | Direito Administrativo, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

No tocante ao processo de Inexigibilidade de Licitação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Será inexigível a licitação quando o órgão público realizar uma aquisição ou locação de imóvel cujas características de instalações e de localização tornem necessária sua escolha.

II. Será inexigível a licitação quando inviável a competição, para a aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos.

III. Será inexigível a licitação que envolva objetos que devam ou possam ser contratados por meio de credenciamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q982552 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, MPE RS, AOCP, 2025

Acerca do emprego de câmaras úmidas e tanques para a cura de corpos de prova, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q978469 | Direito Administrativo, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

Em um procedimento licitatório para a contratação de serviços de manutenção de computadores, um servidor da área de informática de um Ministério Público estadual identificou que o edital da licitação apresentava critérios que favoreciam determinada pessoa jurídica interessada. Apesar disso, o servidor deixou de cumprir com o dever funcional de comunicar a irregularidade à autoridade competente. Em decorrência da inércia do servidor, a pessoa jurídica favorecida foi contratada, inclusive mediante valores superiores aos praticados no mercado, o que acabou gerando prejuízo aos cofres públicos.

Diante desse caso hipotético, assinale a alternativa correta em conformidade com a Lei Federal nº 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

897Q982568 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, MPE RS, AOCP, 2025

O fator de manutenção deve ser empregado em projetos de iluminação para garantir que os requisitos-alvo sejam atingidos. Na determinação deste, são considerados outros fatores, dentre os quais está aquele que expressa a probabilidade de uma fonte de luz e/ou luminária continuar operando em determinado momento. Esse referido fator é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q982572 | Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, MPE RS, AOCP, 2025

Sobre a CIPA das organizações contratadas para prestação de serviços com 360 (trezentos e sessenta) dias de duração, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Quando a organização contratada para prestação de serviços a terceiros exercer suas atividades em estabelecimento de contratante enquadrado em grau de riscos _____________ e o número total de seus empregados no estabelecimento da contratante se enquadrar no Quadro I da NR-5, deve constituir CIPA própria neste estabelecimento, considerando o grau de risco _____________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q982578 | Segurança e Saúde no Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, MPE RS, AOCP, 2025

A respeito da avaliação da exposição ocupacional ao ruído, conforme a NHO-01, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).



I. Os medidores de leitura instantânea não fixados no trabalhador devem ser utilizados na avaliação de situações complexas, como atividades de manutenção.


II. Os medidores de leitura instantânea não fixados no trabalhador devem ser utilizados nas situações que envolvam movimentação constante do trabalhador.


III. A avaliação da exposição ocupacional ao ruído contínuo ou intermitente deverá ser feita por meio da determinação da dose diária de ruído ou do nível de exposição, parâmetros representativos da exposição diária do trabalhador.


IV. Em atividades com dinâmica complexa, como a condução de empilhadeiras, o tempo de medição deve cobrir, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da jornada de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q982587 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

No Brasil, a terceirização se transformou no mais importante recurso estratégico para a redução dos custos do trabalho, tanto nos serviços privados como nos serviços públicos. Nessa conjuntura, a mercantilização e a financeirização dos serviços públicos, a transformação das políticas sociais em nichos de rentabilidade para o capital modificam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.