Início

Questões de Concursos MPE RS

Resolva questões de MPE RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q982341 | Direito Constitucional, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

De acordo com o artigo 1º da Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil tem como fundamentos essenciais alguns princípios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fundamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q982362 | Biologia, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Em relação à flora dos Pampas Gaúchos e às adaptações das espécies vegetais ao ambiente desse bioma, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q982396 | Contabilidade Pública, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Sobre o Balanço Orçamentário, Demonstração Contábil Aplicada ao Setor Público, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q982557 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, MPE RS, AOCP, 2025

Uma empresa contratada para a realização de investigação geotécnica apresentou, no registro de uma das sondagens de simples reconhecimento com SPT, para dada cota de análise, o seguinte resultado:


1/33 – 1/20


É correto afirmar que, nesse trecho,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q978473 | Legislação Federal, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

É correto afirmar que a Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q982573 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Engenharia de Segurança do Trabalho, MPE RS, AOCP, 2025

Conforme o item 9.4.1 da NR-9, deve ser realizada uma análise preliminar das atividades de trabalho e dos dados já disponíveis relativos aos agentes físicos, químicos e biológicos, a fim de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q978480 | Português, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

Texto associado.
DESCONECTAR PARA CONECTAR

Proibir celulares nas escolas é só o começo: desafio
maior é preparar jovens para interagirem de forma
saudável tanto no mundo real quanto no virtual

Stéphanie Habrich
Fundadora e diretora-executiva dos jornais Joca e Tino Econômico

O início do ano letivo trouxe polêmica com a lei que baniu celulares nas escolas. A pausa forçada no uso das telas gera resistência, mas levanta uma questão importante: isso realmente criará um ambiente de aprendizado mais saudável?
A ciência mostra benefícios claros dessa restrição: maior concentração e foco, redução da ansiedade, melhora na interação social e no contato humano. Além disso, combater o cyberbullying e incentivar atividades físicas significativos. e culturais são ganhos O “detox digital” também pode fortalecer o senso crítico e a autonomia dos estudantes.
Essa mudança, porém, exige acolhimento e conscientização. É essencial ouvir as preocupações dos alunos e explicar os benefícios. Pais e professores também precisam entender os impactos do uso excessivo da tecnologia, promovendo debates sobre saúde mental e dependência digital.
Pesquisas indicam que o excesso de telas compromete habilidades cognitivas essenciais, como memória e criatividade, além de estar associado a transtornos do sono e aumento da impulsividade. Escolas que já adotaram essa medida ao redor do mundo notam melhores resultados acadêmicos e maior engajamento em atividades extracurriculares.
Claro, a tecnologia é indispensável no mundo atual e pode ser uma grande aliada no aprendizado. O desafio está no equilíbrio entre seus benefícios e a necessidade de desenvolver habilidades interpessoais e emocionais. Cabe aos adultos orientar crianças e jovens no uso seguro e responsável das telas.
A educação midiática é um caminho essencial nessa jornada. Ensinar a diferenciar informações confiáveis de fake news fortalece o pensamento crítico e reduz a vulnerabilidade à desinformação. Esse processo começa cedo e se torna fundamental para a autonomia intelectual dos estudantes.
O afastamento do celular nas escolas também resgata o aprendizado ativo, incentivando a resolução de problemas, a colaboração em projetos e o desenvolvimento da criatividade sem distrações digitais. A aprendizagem significativa acontece quando há espaço para reflexão, troca de ideias e experimentação.
Reduzir o uso de celulares contribui para um futuro mais saudável, tanto para os estudantes quanto para seus relacionamentos. Mais do que proibir a tecnologia, trata-se de construir um ambiente que desenvolva habilidades essenciais para a vida e o mercado de trabalho, como empatia, resiliência e argumentação.
A discussão sobre o uso de celulares nas escolas vai além de evitar distrações em salas de aula. É uma oportunidade de repensar o papel da escola e o tipo de sociedade que queremos construir. A proibição é apenas o começo: o verdadeiro desafio está em preparar os jovens para interagirem de forma saudável tanto no mundo real quanto no virtual.
Os jornais Joca e Tino Econômico, voltados ao público infantojuvenil e seus educadores, acompanham temas atuais como o “brain rot” — ou “apodrecimento cerebral”—, causado pelo consumo excessivo de conteúdos digitais de baixa qualidade. Afinal, informação sem reflexão é só ruído.

Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/03/desconectar-para conectar.shtml. Acesso em: 26 mar. 2025.
Assinale a alternativa que fornece entre parênteses um sinônimo para o termo destacado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q982586 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

O período histórico que é coberto pela vigência da autocracia burguesa no Brasil demarca também um momento extremamente importante e significativo no evolver do Serviço Social no país.


Do estrito ponto de vista profissional, o fenômeno mais característico desse período relaciona-se à renovação da profissão. Considerando esse contexto histórico, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q982588 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. O Código de Ética do Assistente Social vigente é fruto da construção histórica e do amadurecimento teórico da profissão. O Código de Ética de _______ foi o primeiro a romper com o histórico conservadorismo dos códigos de ética brasileiros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q982342 | Direito Constitucional, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. A respeito dessa organização dos Poderes e com base no previsto na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q982364 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Acerca das Resoluções do CONAMA nº 302 e 303, de 20 de março de 2002, que tratam das áreas de preservação permanente, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q982368 | Biologia, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Em uma área de preservação ambiental no Rio Grande do Sul, um estudo sobre a população de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) foi realizado. Durante o monitoramento, observou-se que a população estava em equilíbrio de Hardy-Weinberg, o que significa que as frequências genéticas para o caráter dominante, relacionado à cor da pelagem, não estavam sendo alteradas por fatores externos como mutações, seleção natural, migração ou deriva genética. A frequência do gene dominante (representado por "A") para a pelagem escura foi determinada como 0,40, enquanto a frequência do alelo recessivo (representado por "a") para a pelagem clara foi de 0,60. Considerando essa informação, é possível calcular o número esperado de indivíduos com pelagem escura (fenótipo dominante) em uma população de 9000 capivaras, em equilíbrio genético.

Nesse sentido, com base na frequência do alelo dominante (A = 0,40), qual é o número esperado de capivaras com pelagem escura (fenótipo dominante) na população de 9000 indivíduos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q982371 | Direito Ambiental, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Durante uma operação de fiscalização no Parque Estadual do Tainhas, no Rio Grande do Sul, agentes ambientais flagraram um grupo extraindo ilegalmente araucárias (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção e protegida por lei. Além das toras de madeira, foram apreendidos diversos instrumentos utilizados na infração, incluindo motosserras, tratores e caminhões utilizados para o transporte ilegal da madeira.

Com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), qual deve ser a destinação dos instrumentos apreendidos, exceto nos casos de animais, produtos perecíveis ou madeira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q982390 | Contabilidade Pública, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Referente à temática de restos a pagar, considerando o contexto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, relacione o tipo de inscrição com as situações apresentadas e assinale a alternativa com a sequência correta.

Tipo de inscrição
1. Restos a pagar processados.
2. Restos a pagar não processados.

Situações
() Despesas não liquidadas cujo prazo para cumprimento da obrigação assumida pelo credor estiver vigente, que foram empenhadas, porém estão pendentes de liquidação e pagamento.
() O serviço ou material que foram empenhados e liquidados, porém ainda estão pendentes de pagamento.
() O serviço ou material contratado que tenha sido prestado ou entregue e que se encontre, em 31 de dezembro de cada exercício financeiro, em fase de verificação do direito adquirido pelo credor (despesa em liquidação).
() Despesas liquidadas e não pagas no exercício financeiro cujo serviço, a obra ou o material contratado tenha sido prestado ou entregue e aceito pelo contratante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q982395 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios orçamentários, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Determinado cidadão acabou de ser nomeado para assumir um cargo público. No seu primeiro dia como servidor público, ele percebeu duas situações:

Situação 01: As receitas e despesas na Lei Orçamentária Anual (LOA) estavam registradas pelo seu valor líquido, cujas deduções já estavam devidamente contabilizadas.

Situação 02: As receitas previstas e as despesas fixadas, em cada exercício financeiro, estavam integrando documentos separados, não possuindo vinculação com a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Com base unicamente nas situações apresentadas, é correto afirmar que a situação 01 e a situação 02 ferem, respectivamente, aos princípios orçamentários de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q982407 | Contabilidade Geral, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Quanto à Escrituração Contábil Digital (ECD), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q982549 | Português, Engenharia Civil, MPE RS, AOCP, 2025

Texto associado.

Os impactos ambientais da computação

Intensivo em uso de energia e água, o setor responde por 1,7% das emissões de carbono na atmosfera; uma nova área de pesquisa surge para lidar com o problema

Parte essencial da vida moderna, a computação está em todos os lugares. É difícil imaginar o cotidiano sem os recursos do mundo digital, como internet, redes sociais, streaming de vídeo, programas de inteligência artificial e os mais variados
aplicativos. Governos, organizações e empresas de diversos setores dependem cada vez mais das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O crescente aumento da demanda computacional, contudo, gera impactos no meio ambiente. Estima-se que entre 5% e 9% da energia elétrica consumida no mundo se destine à infraestrutura de TI e comunicações em geral e ao seu uso. A Agência Internacional de Energia (IEA) alerta para uma tendência de forte aumento nessa demanda. O gasto energético de data centers, instalações com robusto poder de armazenamento e processamento de dados, e dos setores de inteligência artificial (IA) e criptomoedas, segundo a entidade, poderá dobrar no mundo em 2026 em relação a 2022, quando foi de 460 terawatts-hora (TWh) – naquele mesmo ano, o Brasil consumiu 508 TWh de energia elétrica.

“O uso de energia é inerente à computação”, constata a cientista da computação Sarajane Marques Peres, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e pesquisadora do Centro de Inteligência Artificial C4AI, financiado por FAPESP e IBM. [...]

“Todas as nossas atividades digitais, como navegar na internet, acessar redes sociais, participar de videoconferências e enviar fotos para os amigos, têm, em última instância, efeitos sobre o ambiente”, aponta a cientista da computação Thais Batista, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professora do Departamento de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A energia destinada aos data centers é usada não apenas para a operação dos servidores, mas também para manter em funcionamento seu sistema de refrigeração. “Por trabalharem sem parar em processamento numérico, os computadores aquecem, emitem calor e precisam ser resfriados e mantidos em uma temperatura razoavelmente baixa”, ressalta o cientista da computação Marcelo Finger, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. “A depender da matriz que produz essa energia, haverá mais ou menos efeitos nocivos no ambiente”, afirma Peres, referindo-se à emissão de dióxido de carbono (CO₂) quando são queimados combustíveis fósseis para a obtenção da energia elétrica utilizada.

Google, Microsoft, Apple, Amazon e outras grandes multinacionais de tecnologia, as chamadas big techs, comprometeram-se a zerar suas emissões de carbono até 2030 – segundo especialistas ouvidos pela reportagem, não há indícios de que esse objetivo possa ser atingido. Em 2023, último ano com dados disponíveis, as emissões dessas companhias cresceram principalmente por causa dos sistemas de inteligência artificial, que demandam grande poder de processamento – e, portanto, elevada carga energética – para serem treinados e funcionar.

O aumento do consumo de energia e da emissão de carbono não é o único fator que preocupa. O uso intensivo de água por data centers para manter em operação seus sistemas de refrigeração, bem como a emissão de calor no ambiente, também acendem um sinal de alerta. “O consumo hídrico é uma preocupação mais recente, visto que a maioria dos grandes data centers usa refrigeração líquida para seus equipamentos de grande porte”, ressalta o bacharel em computação científica Álvaro Luiz Fazenda, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus de São José dos Campos. Uma das soluções é usar fontes de água não potável para realizar os processos de resfriamento.

A exploração muitas vezes insustentável de elementos terras-raras e outros minerais, como silício, cobre e lítio, usados para a produção de discos rígidos, chips e baterias, e o descarte de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos que rapidamente se tornam obsoletos, também elevam a pressão da computação sobre os ecossistemas. [...]

Buscando enfrentar o problema, uma nova área de estudos, conhecida como computação verde ou sustentável, tem ganhado força no Brasil e no mundo. “Ela se refere ao conjunto de práticas, técnicas e procedimentos aplicados à fabricação, ao uso e ao descarte de sistemas computacionais com a finalidade de minimizar seu impacto ambiental”, explica o pesquisador da UFABC.

A fim de alcançar esse objetivo, várias práticas têm sido propostas, como elevar a eficiência energética de hardwares e softwares, permitindo que realizem as mesmas operações consumindo menos energia. Projetar sistemas mais duradouros, reparáveis e recicláveis, que reduzam a geração de lixo eletrônico, é outra abordagem, assim como priorizar o emprego de materiais sustentáveis na produção e operação de dispositivos computacionais e o uso de energias renováveis em data centers. [...]

Reduzir o gasto energético dos sistemas de inteligência artificial foi o que tentaram fazer os pesquisadores da startup chinesa DeepSeek. O chatbot DeepSeek-V3, lançado no fim de janeiro, causou surpresa ao apresentar desempenho comparável ao dos modelos da OpenAI e do Google, mas com custo substancialmente menor.

“O DeepSeek é um exemplo de que é possível desenvolver IA de boa qualidade usando menos recursos computacionais e energia”, ressalta o cientista da computação Daniel de Angelis Cordeiro, da EACH-USP. “Investir em pesquisa de algoritmos mais eficientes e em melhorias na gestão dos recursos computacionais usados nas etapas de treinamento e inferência pode contribuir para a criação de uma IA mais sustentável.” [...]


Adaptado de: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactosambientais-da-computacao/ Acesso em: 15 mar. 2025.

Assinale a alternativa em que a(s) vírgula(s) tenha(m) sido empregada(s) pela mesma razão que em “Por trabalharem sem parar em processamento numérico, os computadores aquecem [...]”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q982575 | Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, MPE RS, AOCP, 2025

As atividades ou operações que expõem os empregados a roubos ou outras espécies de violência física podem ser consideradas perigosas, desde que atendida uma das condições do item 2 do Anexo 3 da NR-16. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo desse tipo de atividade, conforme descrito nos referidos item e Anexo da NR16.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q978487 | Segurança da Informação, Informática, MPE RS, AOCP, 2025

A política de segurança de rede é um conjunto de diretrizes e práticas que têm como objetivo proteger a infraestrutura de rede de uma organização contra ameaças externas, acessos não autorizados e possíveis ataques cibernéticos. Ela integra um conjunto mais amplo de políticas de segurança da informação e adota diversas tecnologias essenciais para a proteção dos dados e da comunicação dentro da rede. A criptografia é uma dessas tecnologias fundamentais, com a criptografia assimétrica sendo um dos tipos mais utilizados. Tendo isso em vista, assinale a alternativa que descreve corretamente ofuncionamento da criptografia assimétrica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

920Q982335 | Sistemas Operacionais, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

No MPRS, a equipe de informática está gerenciando a estrutura de pastas compartilhadas em um servidor de arquivos. Durante a organização das pastas, um dos membros da equipe precisa criar uma nova pasta para armazenar documentos relacionados a um projeto público em andamento. O nome da pasta será Público, com a adição de um caractere extra, o qual é uma exigência do MPRS. Ao tentar nomear a pasta, o profissional se depara com uma mensagem de erro indicando que o nome escolhido contém caracteres reservados pelo sistema operacional.

Diante dessa situação, o profissional precisa determinar a forma correta de nomear a pasta Público com o caractere adicional no Windows 11 (em português), sem utilizar caracteres reservados, para que a operação seja concluída com sucesso.

Como esse profissional deve nomear a referida pasta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.