Questões de Concurso MPE SC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q231025 | Direito do Consumidor, Responsabilidade Pelo Fato do Produto ou Serviço, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

I O fabricante que tenha colocado no mercado produto intrinsecamente defeituoso terá, com exclusividade, a responsabilidade civil por danos. A nocividade do produto resultante de sua má utilização, por falta, insuficiência ou deficiência de informação, também faz recair ao fabricante.

II A responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço decorre da exteriorização de um vício/defeito de qualidade que pode ser defeituoso sem ser inseguro e, ao mesmo tempo, ser defeituoso e inseguro. Nos vícios que não resultam insegurança, pode-se dizer que a perda patrimonial não ultrapassa os limites valorativos do produto ou serviço defeituoso, o que não acontece com os defeitos de insegurança que ultrapassam os limites valorativos do produto ou serviço defeituoso.

III Se o produto adquirido pelo consumidor atender inteiramente sua necessidade e expectativa, em que pese nele (produto) inexistir informação regulamentar de apresentação, não será considerado impróprio e, assim, inviável ao consumidor solicitar a troca, devolução do dinheiro ou abatimento do preço.

IV A vedação de denunciação da lide tem aplicação, na norma consumerista, apenas na hipótese relativa a fato do produto, sendo cabível, de outra banda, o chamamento ao processo.

V O CDC não estabelece prazo fixo para que o consumidor possa reclamar pelo vício oculto. Nesse caso, o limite temporal da garantia está em aberto e seu termo inicial será o da descoberta do vício. Utiliza-se como parâmetro para evitar a garantia eterna a vida útil do produto, de forma a prestigiar o princípio da isonomia.

32 Q242533 | Contabilidade Geral, Técnico Contabilidade, MPE SC, FEPESE

De acordo com o artigo 184 da Lei 6.404/76, os elementos do passivo serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

1. as obrigações, encargos e riscos, conhecidos ou calculáveis, inclusive Imposto sobre a Renda a pagar com base no resultado do exercício, serão divulgados pelo valor histórico.

2. as obrigações em moeda estrangeira, com cláusula de paridade cambial, serão convertidas em moeda nacional à taxa de câmbio em vigor na data do balanço.

3. as obrigações, os encargos e os riscos classificados no passivo não circulante serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

4. as obrigações, os encargos e os riscos, conconhecidos ou calculáveis, inclusive Imposto sobre a Renda a pagar com base no resultado do exercício, serão computados pelo valor atualizado até a data do balanço.

5. as obrigações, os encargos e os riscos classificados no passivo não circulante serão divulgados pelo valor histórico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

33 Q173877 | Designer Gráfico, Designer Gráfico, MPE SC, ACAFE

O processo de Serigrafia é muito utilizado em diversos tipos de materiais gráficos devido à sua versatilidade em fixar a tinta nos diversos tipos de suportes.

Assim, é correto afirmar, exceto:

34 Q243570 | Contabilidade Geral, Técnico Contabilidade, MPE SC, FEPESE

Sobre o método de controle de estoques UEPS (Último Produtoa Entrar é o Primeiro a Sair), é correto afirmar:

1. Não é aceito para fins tributários.

2. É aceito para fins tributários.

3. Na devolução de vendas com custos unitários diferentes, o registro na ficha de controle de estoque deve obedecer à lógica do primeiro produto a sair será o primeiro a retornar para o estoque.

4. Na devolução de vendas com custos unitários diferentes, o registro na ficha de controle de estoque deve obedecer à lógica do último produto a sair será o primeiro a retornar para o estoque.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

35 Q237001 | Direito Tributário, Crimes Contra a Ordem Tributária, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

I - Fazer declaração falsa sobre rendas, bens ou fatos, para eximir-se, total ou parcialmente, de pagamento de tributo, é crime formal previsto no art. 2o., inciso I, da Lei n. 8.137/90.

II - A falsificação de fatura para redução de tributo subsume-se ao crime de duplicata simulada, previsto no art. 172 do CP, por força do princípio da especialidade.

III - O crime previsto no art. 1o., inciso V, da Lei n. 8.137/90 (negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada) é classificado como formal.

IV - A modalidade criminosa denominada "nota calçada", quando possibilita a redução do tributo, subsume-se ao tipo penal previsto no art. I, inciso III, da Lei n. 8.137/90, que descreve a conduta de falsificar ou alterar nota fiscal para redução ou supressão do tributo.

V - A utilização de programa de processamento de dados que permita ao sujeito passivo da obrigação tributária possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública, previsto no art. 2, inciso V, da Lei n. 8137/90, é crime que independe da redução ou supressão do tributo.

36 Q50805 | Filosofia, Promotor de Justiça, MPE SC

Enquanto os naturalistas compreendem o direito como decorrência natural da legislação pátria, os positivistas defendem que o direito se positivou independentemente da vontade humana e das leis, tendo como pressupostos os valores do ser humano e a busca da justiça.

37 Q112996 | Português, Sintaxe Período Simples e Composto, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Quanto á concordância verbal e nominal, todas as frases estão corretas, exceto a:

38 Q216280 | Português, Pontuação, Motorista, MPE SC, ACAFE

Assinale a alternativa cuja frase está correta quanto à pontuação.

39 Q186814 | Administração Geral, Administrador, MPE SC, FEPESE

Considere as seguintes afirmativas sobre o planejamento organizacional: 


1. Divide-se em tático, operacional e estratégico.
2. Conceitua-se como uma etapa de definição do que precisa ser feito e de que maneira deve ser feito.
3. Por se tratar de um processo centralizado, ele limita a integração.
 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

40 Q227473 | Direito Penal, Tipicidade, Procurador do Estado, MPE SC, FEPESE

Gisele trafegava em velocidade compatível com a via quando teve seu veículo abalroado pelo carro de Luiz. Como ele estava embriagado, evadiu-se do local deixando Gisele com ferimentos insignificantes. Esta chamou a polícia rodoviária que atendeu à ocorrência indo ao local do acidente. Chegando lá os oficiais entenderam por bem colocar a jovem na viatura e levá-la até o pronto-socorro mais próximo a fim de afastar qualquer suspeita de ferimentos internos. No trajeto até o pronto-socorro foram atingidos pela caminhonete de Bernardo, que vinha em alta velocidade e furou um sinal vermelho. Pela intensidade do choque Gisele veio a óbito no local do acidente em razão de traumatismo craniano provocado pela segunda batida.

Sabendo que não foi feita prova que pudesse atestar a alcoolemia de Luiz, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.