Início

Questões de Concursos MPE SP

Resolva questões de MPE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q117068 | Matemática, Analista de Promotoria Psicólogo, MPE SP, IBFC

O produto da soma entre três números naturais diferentes de zero e da soma de seus inversos, admite valores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

862Q791151 | Engenharia Química, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Com relação ao etanol e ao metanol, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

863Q216746 | Matemática, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

A distância que um trem percorre durante 2h45min, numa velocidade média de 160 km/h, é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

864Q235251 | Direito Ambiental, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Considerando o disposto na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza SNUC (Lei no 9.985/2000), entende-se por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q233755 | Direito Constitucional, Características e limitações, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q119327 | Legislação Federal, Analista de Promotoria I, MPE SP, VUNESP

J.A., criança de 7 (sete) anos de idade, permaneceu sob os cuidados de Zenaide, sua avó materna, desde o falecimento dos pais, há 5 (cinco) anos, mostrando-se adaptada ao lar familiar, bem constituído. Ajuizada a ação de guarda pela avó materna, viúva, com pedido de antecipação de tutela, o Juiz de Direito encaminhou os autos em vista ao Ministério Público.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta a manifestação inicial do Ministério Público, nos termos dos artigos 33 e seguintes do Estatuto da Criança e do Adolescente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q233298 | Direitos Difusos e Coletivos, Direito Ambiental, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q382824 | Biologia, Gestão Ambiental, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Um dado importante na restauração de florestas tropicais é a classe de substrato usado para garantir a germinação de sementes e um bom desenvolvimento das mudas. Devem ser consideradas as seguintes características: boa estrutura e consistência, porosidade suficiente para boa drenagem e aeração das raízes, capacidade de retenção de água, ausência de sementes de ervas daninhas, viabilidade econômica e boa disponibilidade e facilidade de preparo. Assinale a alternativa que contém correta e respectivamente a classe, o exemplo e as vantagens de substratos comumente usados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q216704 | Português, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Considere a oração abaixo e as afirmações que seguem. É necessário umildade na vida. I.Há um erro de concordância nominal, pois o correto seria "necessária". II.Há um erro ortográfico na palavra "humildade". Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

870Q483017 | Geografia, Espaço Geográfico, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Acerca dos principais agentes e vetores no processo de territorialização, pode-se destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q232812 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Considere:


I. Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima.


II. O agente que toma conhecimento do estupro de sua filha e, sob a influência de violenta emoção, no dia seguinte encomenda a terceiro, a morte do estuprador ? fato que se concretiza posteriormente ?, pratica o denominado homicídio privilegiado, previsto no § 1o , do art. 121, do Código Penal.


III. O médico que, diante de iminente perigo de vida, efetua uma intervenção cirúrgica no paciente sem o seu consentimento ou de seu representante legal, pratica o crime de constrangimento ilegal.


IV. O policial que depara com um desconhecido empunhando uma faca na iminência de agredir mortalmente a um menor, que acabou de praticar ato infracional, podendo evitar o resultado resolve se omitir, permitindo que o crime se consume, não é partícipe do crime de homicídio, mas pratica o delito de perigo para a vida ou saúde de outrem (art. 132, CP).


V. Configura hipótese de crime de homicídio privilegiado-qualificado o homicídio eutanásico praticado com emprego de veneno.


Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

872Q117660 | Direitos Difusos e Coletivos, Analista de Promotoria I, MPE SP, IBFC

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q234912 | Direito Civil, Do Direito de Família, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q181501 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Engenheiro Civil, MPE SP, VUNESP

O traço de concreto pode ser estabelecido empiricamente para o concreto das classes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q235534 | Direito Processual Civil, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Sobre as medidas cautelares, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q216720 | Matemática, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Assinale a expressão que fornece o maior resultado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

877Q229021 | Direito Processual Penal, Da Ação Civil, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

No tocante à reparação dos danos causados pela infração penal, analise os seguintes itens:
I. intentada a ação penal, o Juiz deverá suspender o curso da ação civil para ressarcimento do dano decorrente da infração penal até o julgamento definitivo daquela;

II. a execução da sentença penal condenatória transitada em julgado pelo valor mínimo fixado para reparação dos danos causados pela infração impede a liquidação para apuração do dano efetivamente sofrido pelo ofendido;

III. tratando-se de crime de ação penal pública condicionada à representação, caracterizada a hipótese de infração penal de menor potencial ofensivo, o acordo relativo à composição dos danos civis homologado pelo Juiz acarreta a renúncia ao direito de representação;

IV. a não reparação do dano sem motivo justificado é causa de revogação facultativa da suspensão condicional do processo prevista na Lei n.º 9.099/95 (Juizados Especiais Criminais);

V. nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a prévia composição do dano ambiental, salvo comprovada impossibilidade, é condição para a proposta de transação penal prevista no art. 76 da Lei n.º 9.099/95 (Juizados Especiais Criminais).
Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

878Q621224 | Informática, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Considerando bancos de dados relacionais, no modelo relacional há os conceitos de chaves candidata, primária e estrangeira, sobre os quais é correto afirmar que uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q115901 | Direito Processual Penal, Encerramento do Inquérito Policial, Analista de Promotoria I, MPE SP, VUNESP

O arquivamento de Inquérito Policial ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q115916 | Português, Sintaxe, Analista de Promotoria I, MPE SP, IBFC

Considere as orações abaixo.

I. Devem-se impor limites ao sensacionalismo.
II. Tratam-se de questões polêmicas.
III. Considerou-se, no julgamento, todas as provas apresentadas pela promotoria.

A concordância está correta somente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.