Início

Questões de Concursos MPE SP

Resolva questões de MPE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q238015 | Direito Empresarial e Comercial, Falência, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Considere os seguintes enunciados:

I. A decretação da falência das concessionárias de serviços públicos implica extinção da concessão, na forma da lei.

II. O devedor poderá requerer a homologação em juízo do plano de recuperação extrajudicial que obriga a todos os credores por ele abrangidos, desde que assinado por credores que representem mais de 3/5 de todos os créditos de cada espécie por ele abrangidos.

III. No procedimento para a decretação de falência, citado, o devedor poderá apresentar contestação no prazo de 15 dias, podendo, ainda, no mesmo prazo, depositar o valor correspondente ao total do crédito, acrescido de correção monetária, juros e honorários advocatícios, hipótese em que a falência não será decretada.

IV. Os créditos derivados de legislação trabalhista, ainda que cedidos a terceiros, terão preferência sobre os demais, limitados os valores, porém, a 150 salários mínimos por credor.

V. Na falência, as cláusulas penais dos contratos unilaterais não serão atendidas se as obrigações neles estipuladas se vencerem em virtude da quebra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q119037 | Matemática, Analista de Promotoria Psicólogo, MPE SP, IBFC

O valor venal de um veículo de passeio é de R$18.400,00 e a alíquota do I.P.V.A. é de 4% sobre esse valor. Se o pagamento for antecipado o contribuinte tem um desconto de 3,5% sobre o valor da alíquota, ou seja, pagará de I.P.V.A.o valor de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q116735 | Direitos Difusos e Coletivos, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Analista de Promotoria I, MPE SP, IBFC

Com relação à Lei Federal n° 8.429/92 (Lei de Improbidade administrativa), assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q230262 | Direito Processual Penal, Da Prisão e da Liberdade Provisória, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Analise as seguintes assertivas com relação à prisão e à liberdade provisória:
I.   se a infração penal for inafiançável, a falta de exibição do mandado obstará a prisão;
II.  a falta de testemunhas da infração penal impedirá o auto de prisão em flagrante;
III. a prisão temporária poderá ser decretada de ofício pelo Juiz;
IV. nos casos de acidentes de trânsito de que resulte vítima, não se imporá a prisão em flagrante ao condutor de veículo, se prestar pronto e integral socorro a ela;
V.  nos crimes de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, a prisão temporária terá o prazo de 30 (trinta) dias.
Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

965Q235424 | Direito Civil, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a assertiva que expressa INCORREÇÃO.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

966Q553414 | Informática, Word, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Comparando dois documentos criados no Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, sendo um deles em modo paisagem e outro em modo retrato, mas ambos com a mesma fonte e tamanho de letra, e margens, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

967Q182989 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MPE SP, VUNESP

Considerando a classificação de desastres, pode-se afirmar que as inundações que ocorrem em regiões urbanas são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q230663 | Direito Constitucional, Direitos Individuais e Garantias, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em observância à inviolabilidade das comunicações telefônicas, prevista no inciso XII, do artigo 5o da Constituição Federal, a interceptação telefônica dependerá de ordem judicial expedida pelo juiz competente para a ação principal, em decisão devidamente fundamentada que demonstre sua conveniência e indispensabilidade para fins de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

969Q737036 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

A denúncia ou queixa conterá necessariamente:

I. a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias;

II. a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo;

III. a classificação do crime. Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

970Q169753 | Biologia, Biólogo, MPE SP, VUNESP

A dispersão passiva de vegetais envolve o transporte de seus frutos e suas sementes. Assinale a alternativa que apresenta essa forma de transporte e sua definição correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

971Q116805 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Analista de Promotoria I, MPE SP, IBFC

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

972Q237899 | Direitos Difusos e Coletivos, Ação Civil Pública, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa falsa, relativamente ao compromisso de ajustamento de conduta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

973Q119382 | Direito Constitucional, Intervenção Federal e Estadual, Analista de Promotoria I, MPE SP, IBFC

No que se refere a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q237665 | Direito Eleitoral, Propaganda política, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Analise as seguintes assertivas com relação ao direito de resposta assegurado pela legislação eleitoral a candidato, partido ou coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social:
I.   o direito de resposta é assegurado a partir do dia 5 de julho do ano eleitoral;
II.  quando se tratar da programação normal das emissoras de rádio e televisão, o prazo para pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral é de 24 horas;
III. o candidato ofendido que usar o tempo concedido sem responder aos fatos veiculados na ofensa terá subtraído tempo idêntico do seu programa eleitoral;
IV. no caso de ofensa veiculada em órgão da imprensa escrita, a resposta deverá ser divulgada no mesmo dia da semana em que ocorreu a ofensa;
V.  no horário eleitoral gratuito, o ofendido usará, para a resposta, tempo nunca inferior a um minuto.
Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

975Q721358 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Acre, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

Quando o Brasil negociava o preço do gás com a Bolívia, em junho deste ano, o presidente boliviano, além de acusar a Petrobrás de manter atividades ilegais, lamentou que uma grande área do território do seu país tenha sido comprada pelo Brasil em troca de um cavalo. Ele referiu-se ao Estado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q460009 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

No que concerne aos crimes de “peculato culposo”, “peculato mediante erro de outrem” e “concussão”, a reparação do dano que precede a sentença irrecorrível traz que consequência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q229285 | Direito Constitucional, Processo Legislativo, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Dentre os atos normativos abaixo indicados, qual não está compreendido no processo legislativo brasileiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

978Q232928 | Direito Penal, Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em relação ao crime de assédio sexual, previsto no art. 216-A do Código Penal, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

979Q228847 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

É INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q230922 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em quais hipóteses NÃO há dispensa e inexigibilidade de licitação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.