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Questões de Concursos MPERS

Resolva questões de MPERS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q982580 | Engenharia Civil, Prevenção e Combate e Incêndio, Engenharia de Segurança do Trabalho, MPERS, AOCP, 2025

Conforme a Lei Complementar nº 14.376, de 26 de dezembro de 2013, áreas de risco de incêndio é
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42Q982585 | Serviço Social, Serviço Social no campo sócio jurídico, Serviço Social, MPERS, AOCP, 2025

A partir do levantamento realizado pelo conjunto CFESS/CRESS, publicado em 2014 no documento Atuação de assistentes sociais no sociojurídico: subsídios para reflexão, assinale a alternativa que apresenta uma das atribuições do Serviço Social no Ministério Público.
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43Q978508 | Sistemas de Informação, Informática, MPERS, AOCP, 2025

Os Sistemas de Processo Eletrônico são ferramentas utilizadas para otimizar e digitalizar a gestão de processos administrativos, facilitando o acompanhamento, a execução e a transparência das tramitações.Taissistemassãofrequentementeempregados por órgãosgovernamentais para a gestão eficiente de documentos e processos de forma eletrônica, proporcionando agilidade e controle. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta um sistema utilizado por órgãos do governo para gerenciar processos administrativos e documentos de maneira digital.
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44Q982590 | Serviço Social, Serviço Social, MPERS, AOCP, 2025

De acordo com a lei que regulamenta a profissão (Lei n°. 8.662/1993), trata-se de uma atribuição do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
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45Q978507 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Informática, MPERS, AOCP, 2025

A BPMN (Business Process Model and Notation) é uma notação gráfica amplamente utilizada para modelar e representar processos de negócios de forma clara e compreensível. Ela facilita a comunicação entre as equipes e auxilia no gerenciamento eficiente das atividades. A notação utiliza diferentes elementos, como tarefas, fluxos, eventos e marcadores, para descrever o comportamento de processos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o tipo de marcador da BPMN em que as atividades podem ser realizadas de forma independente, sem a necessidade de seguirem uma ordem específica e sem a obrigatoriedade de execução de todas as tarefas.
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46Q978515 | Engenharia de Software, Ferramentas de Desenvolvimento de Software, Informática, MPERS, AOCP, 2025

O Git é um sistema de controle de versão amplamente utilizado no desenvolvimento de software, permitindo gerenciar alterações no código-fonte e colaborar em projetos de forma eficiente. Ele oferece diversos comandos para manipular o repositório local e remoto, um deles permite baixar as atualizações do repositório remoto sem realizar a mesclagem automática com o repositório local. Qual é esse comando?
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47Q982584 | Serviço Social, Serviço Social, MPERS, AOCP, 2025

Uma profissional passou no concurso do Ministério Público para atuar, de acordo com sua formação, como assistente social. Sem nenhuma experiência anterior nesse espaço sócio-ocupacional, ela começou a estudar sobre a atuação profissional e concluiu corretamente que, na área sociojurídica, o assistente social deve
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48Q982337 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, BPMN Bussines Process Modeling Notation, Biologia, MPERS, AOCP, 2025

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) envolve administração e otimização dos processos dentro de uma organização, com o objetivo de alcançar maior eficiência e alinhamento com as metas empresariais. Nesse sentido, a Modelagem de Processos é uma abordagem que visa mapear visualmente as etapas, recursos e fluxos de trabalho dos processos de negócios. Além disso, comumente são utilizadas ferramentas, como a notação BPMN (Business Process Model and Notation), para representar esses processos de maneira padronizada. Sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta o conceito de modelagem que corresponde a uma subpartição dentro da pool.
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49Q978513 | Engenharia de Software, Conceitos Básicos em Engenharia de Software, Informática, MPERS, AOCP, 2025

Os padrões arquiteturais de software definem diretrizes para a organização e a estruturação de sistemas, facilitando a escalabilidade, a manutenção e a reutilização de código. O SOLID é um conjunto de princípios de design que auxiliam na criação de software mais flexível e sustentável. Em relação ao Open/Closed Principle (OCP), um dos princípios do SOLID, assinale a alternativa correta.
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50Q983641 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Biologia, MPERS, AOCP, 2025

Durante uma expedição no litoral do Rio Grande do Sul, um biólogo sente náuseas e enjoo enquanto está a bordo de uma embarcação. Considerando os mecanismos fisiológicos envolvidos, qual a principal explicação para esse fenômeno?
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51Q982529 | Direito Constitucional, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

O Ministério Público é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, dentre outras funções. Com base no previsto na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que apresenta uma função dessa instituição.
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52Q978481 | Português, Funções morfossintáticas da palavra QUE, Informática, MPERS, AOCP, 2025

Texto associado.
DESCONECTAR PARA CONECTAR

Proibir celulares nas escolas é só o começo: desafio
maior é preparar jovens para interagirem de forma
saudável tanto no mundo real quanto no virtual

Stéphanie Habrich
Fundadora e diretora-executiva dos jornais Joca e Tino Econômico

O início do ano letivo trouxe polêmica com a lei que baniu celulares nas escolas. A pausa forçada no uso das telas gera resistência, mas levanta uma questão importante: isso realmente criará um ambiente de aprendizado mais saudável?
A ciência mostra benefícios claros dessa restrição: maior concentração e foco, redução da ansiedade, melhora na interação social e no contato humano. Além disso, combater o cyberbullying e incentivar atividades físicas significativos. e culturais são ganhos O “detox digital” também pode fortalecer o senso crítico e a autonomia dos estudantes.
Essa mudança, porém, exige acolhimento e conscientização. É essencial ouvir as preocupações dos alunos e explicar os benefícios. Pais e professores também precisam entender os impactos do uso excessivo da tecnologia, promovendo debates sobre saúde mental e dependência digital.
Pesquisas indicam que o excesso de telas compromete habilidades cognitivas essenciais, como memória e criatividade, além de estar associado a transtornos do sono e aumento da impulsividade. Escolas que já adotaram essa medida ao redor do mundo notam melhores resultados acadêmicos e maior engajamento em atividades extracurriculares.
Claro, a tecnologia é indispensável no mundo atual e pode ser uma grande aliada no aprendizado. O desafio está no equilíbrio entre seus benefícios e a necessidade de desenvolver habilidades interpessoais e emocionais. Cabe aos adultos orientar crianças e jovens no uso seguro e responsável das telas.
A educação midiática é um caminho essencial nessa jornada. Ensinar a diferenciar informações confiáveis de fake news fortalece o pensamento crítico e reduz a vulnerabilidade à desinformação. Esse processo começa cedo e se torna fundamental para a autonomia intelectual dos estudantes.
O afastamento do celular nas escolas também resgata o aprendizado ativo, incentivando a resolução de problemas, a colaboração em projetos e o desenvolvimento da criatividade sem distrações digitais. A aprendizagem significativa acontece quando há espaço para reflexão, troca de ideias e experimentação.
Reduzir o uso de celulares contribui para um futuro mais saudável, tanto para os estudantes quanto para seus relacionamentos. Mais do que proibir a tecnologia, trata-se de construir um ambiente que desenvolva habilidades essenciais para a vida e o mercado de trabalho, como empatia, resiliência e argumentação.
A discussão sobre o uso de celulares nas escolas vai além de evitar distrações em salas de aula. É uma oportunidade de repensar o papel da escola e o tipo de sociedade que queremos construir. A proibição é apenas o começo: o verdadeiro desafio está em preparar os jovens para interagirem de forma saudável tanto no mundo real quanto no virtual.
Os jornais Joca e Tino Econômico, voltados ao público infantojuvenil e seus educadores, acompanham temas atuais como o “brain rot” — ou “apodrecimento cerebral”—, causado pelo consumo excessivo de conteúdos digitais de baixa qualidade. Afinal, informação sem reflexão é só ruído.

Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/03/desconectar-para conectar.shtml. Acesso em: 26 mar. 2025.
Em relação aos termos destacados em “[...] trata-se de construir um ambiente que desenvolva habilidades essenciais para a vida e o mercado de trabalho [...]”, assinale a alternativa correta.
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53Q982606 | Serviço Social, Violência e Serviço Social, Serviço Social, MPERS, AOCP, 2025

Ana Paula, servidora pública de órgão estadual, procurou o Ministério Público para denunciar situação de violência doméstica cometida pelo companheiro. Ela relatou que sente medo de novas violências e que se sentiria mais segura indo para casa de familiares que moram em outro município, mas no mesmo Estado, porém não sabe quais são os seus direitos frente à transferência ou ausência de local de trabalho. Com base na Lei n° 11.340/2006, o técnico que atendeu Ana Paula explicou corretamente que o juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica
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54Q983639 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Biologia, MPERS, AOCP, 2025

A técnica CRISPR/Cas9 tem sido amplamente utilizada para criar organismos geneticamente modificados (OGMs), permitindo a inserção, deleção ou alteração de sequências específicas no DNA de um organismo. No Rio Grande do Sul, exemplos de culturas transgênicas incluem soja e milho, que foram modificadas para resistir a herbicidas e pragas. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
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55Q978479 | Português, Informática, MPERS, AOCP, 2025

Texto associado.
DESCONECTAR PARA CONECTAR

Proibir celulares nas escolas é só o começo: desafio
maior é preparar jovens para interagirem de forma
saudável tanto no mundo real quanto no virtual

Stéphanie Habrich
Fundadora e diretora-executiva dos jornais Joca e Tino Econômico

O início do ano letivo trouxe polêmica com a lei que baniu celulares nas escolas. A pausa forçada no uso das telas gera resistência, mas levanta uma questão importante: isso realmente criará um ambiente de aprendizado mais saudável?
A ciência mostra benefícios claros dessa restrição: maior concentração e foco, redução da ansiedade, melhora na interação social e no contato humano. Além disso, combater o cyberbullying e incentivar atividades físicas significativos. e culturais são ganhos O “detox digital” também pode fortalecer o senso crítico e a autonomia dos estudantes.
Essa mudança, porém, exige acolhimento e conscientização. É essencial ouvir as preocupações dos alunos e explicar os benefícios. Pais e professores também precisam entender os impactos do uso excessivo da tecnologia, promovendo debates sobre saúde mental e dependência digital.
Pesquisas indicam que o excesso de telas compromete habilidades cognitivas essenciais, como memória e criatividade, além de estar associado a transtornos do sono e aumento da impulsividade. Escolas que já adotaram essa medida ao redor do mundo notam melhores resultados acadêmicos e maior engajamento em atividades extracurriculares.
Claro, a tecnologia é indispensável no mundo atual e pode ser uma grande aliada no aprendizado. O desafio está no equilíbrio entre seus benefícios e a necessidade de desenvolver habilidades interpessoais e emocionais. Cabe aos adultos orientar crianças e jovens no uso seguro e responsável das telas.
A educação midiática é um caminho essencial nessa jornada. Ensinar a diferenciar informações confiáveis de fake news fortalece o pensamento crítico e reduz a vulnerabilidade à desinformação. Esse processo começa cedo e se torna fundamental para a autonomia intelectual dos estudantes.
O afastamento do celular nas escolas também resgata o aprendizado ativo, incentivando a resolução de problemas, a colaboração em projetos e o desenvolvimento da criatividade sem distrações digitais. A aprendizagem significativa acontece quando há espaço para reflexão, troca de ideias e experimentação.
Reduzir o uso de celulares contribui para um futuro mais saudável, tanto para os estudantes quanto para seus relacionamentos. Mais do que proibir a tecnologia, trata-se de construir um ambiente que desenvolva habilidades essenciais para a vida e o mercado de trabalho, como empatia, resiliência e argumentação.
A discussão sobre o uso de celulares nas escolas vai além de evitar distrações em salas de aula. É uma oportunidade de repensar o papel da escola e o tipo de sociedade que queremos construir. A proibição é apenas o começo: o verdadeiro desafio está em preparar os jovens para interagirem de forma saudável tanto no mundo real quanto no virtual.
Os jornais Joca e Tino Econômico, voltados ao público infantojuvenil e seus educadores, acompanham temas atuais como o “brain rot” — ou “apodrecimento cerebral”—, causado pelo consumo excessivo de conteúdos digitais de baixa qualidade. Afinal, informação sem reflexão é só ruído.

Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/03/desconectar-para conectar.shtml. Acesso em: 26 mar. 2025.
Considere o excerto “Claro, a tecnologia é indispensável no mundo atual e pode ser uma grande aliada no aprendizado.” e assinale a alternativa em que a reescrita apresentada modifica substancialmente o sentido veiculado pela expressão destacada.
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56Q978510 | Engenharia de Software, Informática, MPERS, AOCP, 2025

A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de modelagem amplamente utilizada no desenvolvimento de sistemas, com o objetivo de representar diferentes aspectos de um sistema. Existem dois tipos principais de diagramas na UML: diagramas estruturais e diagramas comportamentais. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta um diagrama da UML estrutural.
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57Q982375 | Biologia, Qualidade de vida das populações humanas, Biologia, MPERS, AOCP, 2025

Em uma situação hipotética, pescadores e moradores ribeirinhos próximos ao Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, relataram a morte de diversos peixes e alterações na coloração da água. Diante de tais relatos, equipes ambientais realizaram coletas e identificaram altos níveis de mercúrio (Hg) nos sedimentos e na biota aquática. A contaminação foi associada ao despejo de resíduos industriais e ao uso de defensivos agrícolas contendo compostos mercuriais. Como consequência, além da mortandade de organismos aquáticos, a pesca foi comprometida, impactando economicamente a população local.

Com base nesse cenário, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

() O mercúrio pode sofrer biomagnificação na cadeia alimentar aquática, sendo sua maior concentração esperada nos organismos situados nos níveis tróficos superiores, como os grandes peixes predadores.
() A biorremediação, que envolve o uso de microrganismos capazes de converter mercúrio metálico em formas menos tóxicas, pode ser uma alternativa para reduzir os impactos da contaminação ambiental.
() A toxicidade do mercúrio para organismos aquáticos é minimizada em ambientes de águas paradas, pois a menor circulação de água impede sua dispersão e absorção pelos seres vivos.
() O consumo frequente de peixes contaminados com mercúrio pode representar um risco à saúde humana, especialmente para comunidades que dependem da pesca para alimentação.
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58Q982538 | Português, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

Texto associado.

Os impactos ambientais da computação

Intensivo em uso de energia e água, o setor responde por 1,7% das emissões de carbono na atmosfera; uma nova área de pesquisa surge para lidar com o problema

Parte essencial da vida moderna, a computação está em todos os lugares. É difícil imaginar o cotidiano sem os recursos do mundo digital, como internet, redes sociais, streaming de vídeo, programas de inteligência artificial e os mais variados
aplicativos. Governos, organizações e empresas de diversos setores dependem cada vez mais das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O crescente aumento da demanda computacional, contudo, gera impactos no meio ambiente. Estima-se que entre 5% e 9% da energia elétrica consumida no mundo se destine à infraestrutura de TI e comunicações em geral e ao seu uso. A Agência Internacional de Energia (IEA) alerta para uma tendência de forte aumento nessa demanda. O gasto energético de data centers, instalações com robusto poder de armazenamento e processamento de dados, e dos setores de inteligência artificial (IA) e criptomoedas, segundo a entidade, poderá dobrar no mundo em 2026 em relação a 2022, quando foi de 460 terawatts-hora (TWh) – naquele mesmo ano, o Brasil consumiu 508 TWh de energia elétrica.

“O uso de energia é inerente à computação”, constata a cientista da computação Sarajane Marques Peres, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e pesquisadora do Centro de Inteligência Artificial C4AI, financiado por FAPESP e IBM. [...]

“Todas as nossas atividades digitais, como navegar na internet, acessar redes sociais, participar de videoconferências e enviar fotos para os amigos, têm, em última instância, efeitos sobre o ambiente”, aponta a cientista da computação Thais Batista, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professora do Departamento de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A energia destinada aos data centers é usada não apenas para a operação dos servidores, mas também para manter em funcionamento seu sistema de refrigeração. “Por trabalharem sem parar em processamento numérico, os computadores aquecem, emitem calor e precisam ser resfriados e mantidos em uma temperatura razoavelmente baixa”, ressalta o cientista da computação Marcelo Finger, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. “A depender da matriz que produz essa energia, haverá mais ou menos efeitos nocivos no ambiente”, afirma Peres, referindo-se à emissão de dióxido de carbono (CO₂) quando são queimados combustíveis fósseis para a obtenção da energia elétrica utilizada.

Google, Microsoft, Apple, Amazon e outras grandes multinacionais de tecnologia, as chamadas big techs, comprometeram-se a zerar suas emissões de carbono até 2030 – segundo especialistas ouvidos pela reportagem, não há indícios de que esse objetivo possa ser atingido. Em 2023, último ano com dados disponíveis, as emissões dessas companhias cresceram principalmente por causa dos sistemas de inteligência artificial, que demandam grande poder de processamento – e, portanto, elevada carga energética – para serem treinados e funcionar.

O aumento do consumo de energia e da emissão de carbono não é o único fator que preocupa. O uso intensivo de água por data centers para manter em operação seus sistemas de refrigeração, bem como a emissão de calor no ambiente, também acendem um sinal de alerta. “O consumo hídrico é uma preocupação mais recente, visto que a maioria dos grandes data centers usa refrigeração líquida para seus equipamentos de grande porte”, ressalta o bacharel em computação científica Álvaro Luiz Fazenda, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus de São José dos Campos. Uma das soluções é usar fontes de água não potável para realizar os processos de resfriamento.

A exploração muitas vezes insustentável de elementos terras-raras e outros minerais, como silício, cobre e lítio, usados para a produção de discos rígidos, chips e baterias, e o descarte de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos que rapidamente se tornam obsoletos, também elevam a pressão da computação sobre os ecossistemas. [...]

Buscando enfrentar o problema, uma nova área de estudos, conhecida como computação verde ou sustentável, tem ganhado força no Brasil e no mundo. “Ela se refere ao conjunto de práticas, técnicas e procedimentos aplicados à fabricação, ao uso e ao descarte de sistemas computacionais com a finalidade de minimizar seu impacto ambiental”, explica o pesquisador da UFABC.

A fim de alcançar esse objetivo, várias práticas têm sido propostas, como elevar a eficiência energética de hardwares e softwares, permitindo que realizem as mesmas operações consumindo menos energia. Projetar sistemas mais duradouros, reparáveis e recicláveis, que reduzam a geração de lixo eletrônico, é outra abordagem, assim como priorizar o emprego de materiais sustentáveis na produção e operação de dispositivos computacionais e o uso de energias renováveis em data centers. [...]

Reduzir o gasto energético dos sistemas de inteligência artificial foi o que tentaram fazer os pesquisadores da startup chinesa DeepSeek. O chatbot DeepSeek-V3, lançado no fim de janeiro, causou surpresa ao apresentar desempenho comparável ao dos modelos da OpenAI e do Google, mas com custo substancialmente menor.

“O DeepSeek é um exemplo de que é possível desenvolver IA de boa qualidade usando menos recursos computacionais e energia”, ressalta o cientista da computação Daniel de Angelis Cordeiro, da EACH-USP. “Investir em pesquisa de algoritmos mais eficientes e em melhorias na gestão dos recursos computacionais usados nas etapas de treinamento e inferência pode contribuir para a criação de uma IA mais sustentável.” [...]


Adaptado de: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactosambientais-da-computacao/ Acesso em: 15 mar. 2025.

Dentre as expressões destacadas nas alternativas, a que exerce a mesma função sintática do segmento sublinhado em “[...] uma nova área de pesquisa surge para lidar com o problema” é
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59Q978474 | Direito Penal, Informática, MPERS, AOCP, 2025

A respeito dos crimes praticáveis por funcionário público contra a Administração em geral, previstos no Código Penal, o crime de peculato consiste em
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60Q982582 | Serviço Social, Serviço Social, MPERS, AOCP, 2025

Uma assistente social do Ministério Público precisa elaborar um parecer social sobre uma situação relacionada à violência contra pessoa idosa. Para a elaboração de tal documento, ela precisará realizar um estudo social, pautado nos preceitos ético-políticos da profissão, com o objetivo de
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