Início

Questões de Concursos MPF

Resolva questões de MPF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q975759 | Direito Processual Penal, Recursos Criminais, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Em processo penal é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q975654 | Direito Constitucional, Organização PolíticoAdministrativa do Estado, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Analise as assertivas a seguir:

I - É inconstitucional, por violação à competência legislativa privativa da União, lei estadual que concede porte de armas a Procuradores do Estado.
II - É competência da União a edição de normas que garantam uma base curricular única e nacional para a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, podendo os estados atuar de forma concorrente, desde que suas normas não afetem o que está estabelecido em lei federal.
III - Não existe direito público subjetivo do aluno ou de sua família ao ensino domiciliar, não previsto na legislação brasileira.

Assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q975659 | Direito Constitucional, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q975671 | Direito Ambiental, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Assinale a alternativa incorreta, considerando, inclusive, a jurisprudência dominante dos tribunais superiores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q975685 | Direito Internacional Privado, Direito Processual Internacional, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

No tocante à cobrança de pensão alimentícia de devedor domiciliado no exterior, com base no ordenamento jurídico brasileiro e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q975730 | Direito Penal, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Assinale a alternativa correta sobre o sistema punitivo do tráfico de drogas no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q975741 | Direito Processual Penal, Da Prisão e da Liberdade Provisória, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Assinale a única alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q975755 | Direito Processual Penal, Meios Autônomos de Impugnação, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Em matéria de habeas corpus:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q975666 | Direito Administrativo, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

No que se refere à responsabilidade civil do Estado, é incorreto afirmar, à luz da jurisprudência dos tribunais superiores, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q975683 | Direito Eleitoral, Abuso de poder, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa correta:

I - Conforme entendimento do TSE, o uso de estrutura empresarial para constranger ou coagir pessoas empregadas, funcionárias ou trabalhadoras, aproveitando-se de sua dependência econômica, com vistas à obtenção de vantagem eleitoral, pode configurar abuso do poder econômico, e fatos dessa natureza podem ser objeto tanto de ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) como de ação de impugnação de mandato eletivo (AIME).
II - Em caso de procedência de ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), com configuração da prática do ilícito e demonstração da responsabilidade subjetiva do sujeito passivo, as sanções cominadas são a de cassação do registro ou do diploma e a inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou.
III - A ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) constitui instrumento idôneo à apuração de atos abusivos, ainda que praticados antes do registro da candidatura.
IV - As condutas vedadas a agentes públicos, espécies de abuso de poder, estão taxativamente descritas na lei, não se admitindo interpretação extensiva, havendo hipóteses em que se limitaexpressamente o período no qual a conduta é vedada, enquanto em outras situações, como na proibição de ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, ressalvada a realização de convenção partidária, não há menção legal estabelecendo a partir de quando a conduta é proibida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q975691 | Direito Tributário, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

A empresa "Comércio Beta Ltda." foi autuada pela Receita Federal do Brasil em 10 de janeiro de 2023, referente ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre operações realizadas no ano de 2017. O lançamento tributário decorreu de uma divergência na classificação fiscal de determinados produtos, identificada por meio de cruzamento de dados fiscais. A empresa "Comércio Beta Ltda." havia declarado e pago o IPI com base em uma classificação que, segundo o fisco, estava incorreta. A notificação de lançamento foi enviada ao domicílio tributário da empresa e recebida em 15 de janeiro de 2023. Considerando o prazo decadencial quinquenal para a constituição do crédito tributário, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q975714 | Direito Administrativo, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Durante investigação civil instaurada pelo MPF, apurou-se que um agente público teria frustrado dolosamente a licitude de procedimento licitatório, causando prejuízo de grande monta ao erário. Durante as tratativas com o investigado, este, por meio de seus advogados, propôs celebrar um acordo de não persecução cível (ANPC), comprometendo-se ao integral ressarcimento do dano.

O Procurador da República responsável pela investigação manifestou-se favoravelmente à celebração do acordo, e remeteu a proposta ao órgão superior revisional do MPF, que, no prazo legal, não apresentou objeções.

Antes da assinatura do ajuste, contudo, o Procurador ajuizou a ação de improbidade administrativa com a finalidade de interromper o prazo prescricional.

Celebrado o acordo e submetido ao juízo competente, o magistrado, discordando do valor estipulado para a multa compensatória, decidiu alterar unilateralmente a cláusula do acordo, aumentando o valor da multa.

À luz do caso apresentado e do disposto no art. 17-B da Lei nº 8.429/1992, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q975731 | Direito Penal, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Segundo o art. 32 do Código Penal, as penas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q975744 | Legislação do Ministério Público, Legislação do Ministério Público da União, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Assinale a única alternativa errada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q975750 | Direito Processual Penal, Sentença e Coisa Julgada, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Em caso de absolvição por roubo, por ausência de prova da grave ameaça:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q975751 | Direito Processual Penal, Sentença e Coisa Julgada, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

. Em tema de atos judiciais no processo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q975655 | Legislação do Ministério Público, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q975665 | Legislação do Ministério Público, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Em relação ao regime disciplinar dos membros do Ministério Público, analise os itens abaixo e responda em seguida:

I - Sendo o Ministério Público uno e indivisível, o órgão que detém competência disciplinar no âmbito do Ministério Público Federal (MPF) pode aplicar sanção prevista em lei orgânica de Ministério Público Estadual, quando for menos gravosa ao infrator, com base nos princípios da simetria e da proporcionalidade.
II - A disponibilidade em caráter sancionatório pode ser aplicada por simetria pelos órgãos colegiados competentes de qualquer ramo do Ministério Público da União, tendo em vista a previsão constitucional que dá competência ao Conselho Nacional do Ministério Público para aplicar essa medida.
III - A prática de ato por membro do MPF que caracterize lesão aos cofres públicos enseja, em tese, a aplicação de sanção de demissão, desde que, antes da decisão administrativa do órgão competente, tenha havido reconhecimento do fato como improbidade, na esfera judicial.

IV - A prática de ato que, em tese, configure improbidade administrativa, nos termos da lei de regência, autoriza a cominação de sanção de demissão, independentemente de decisão na esfera judicial em que eventualmente tramitar ação de improbidade administrativa referente ao mesmo fato.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q975678 | Direito Administrativo, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

Em relação ao patrimônio cultural brasileiro, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q975734 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

A Constituição não admite pena de morte (salvo em caso de guerra declarada), prisão perpétua, de trabalhos forçados e penas cruéis (art. 5º XLVII). Assim, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.